Page 1

Ano II - Nº 22 - Fevereiro de 2014

Boletim 22 x 0

Violência

Fique por

Copa do mundo 2014.

Qual é a vantagem mesmo? O Brasil esse ano sediará o maior evento esportivo do mundo, e tem realizado muitos esforços para seguir a risca as exigências da FIFA. Em 2011 iniciou o processo de preparação do país para a Copa. Nesses dois últimos anos, a população tem assistido uma série de violações de seus direitos. Este evento surge de forma tão impositiva para o nosso país, que até lei própria ele tem, a Lei Geral da Copa se sobrepõe a Constituição Federal de 1988, que assegura a todos os cidadãos seus direitos fundamentais. A Lei Geral da Copa cria o chamado Estado de Exceção, semelhante ao que acontece em guerras ou catástrofes ambientais. O Brasil tem investido muito dinheiro público em construções de arenas, vias de acesso, reformas de aeroportos, financiamentos de investimento privado, etc. Paralelo a isso, muita gente tem ficado desabrigada ou tem sido obrigada a mudar de suas comunidades. Há ainda um aumento nos índices de

exploração sexual, tráfico de drogas e de pessoas e na corrupção, além da inflação nos preços de passagem área e terrestre e tantas outras violações. A população indignada com os excessos cometidos busca frear esses absurdos, manifestando a oposição e denunciando os acontecidos. A grande mídia não tem divulgado coerentemente, pois também tem interesses econômicos e políticos com a realização do evento.Assim, os protestos nos grandes centros, que tem sido um dos principais instrumentos dos movimentos sociais para a democratização do país, tem contado com muita violência contra a população por parte da polícia, além das restrições ao direito de manifestar-se. Se pudermos falar de algum legado da Copa do Mundo, que seja ressaltado a organização das pessoas pela constante democratização do país e pela exigência de reparação a todas as violações e que outras violações não aconteçam.

dentro O carnaval está chegando! Tempo de festa, diversão, brincadeira e muita alegria. Mas, também um tempo onde a exploração sexual contra crianças e adolescentes pode aumentar. Temos que lembrar sempre, exploração sexual não é brincadeira! Se você presenciar, souber, ouvir falar de algum caso de violência sexual denuncie. Procure o Conselho Tutelar da cidade em que estiver ou disque 100.

Giro

DE NOTÍCIAS Aconteceu entre os dias 30 de janeiro a 02 de fevereiro na Prainha do Canto Verde, o I Encontro de Jovens da Zona Costeira do Ceará. O encontro reuniu 120 jovens de oito comunidades tradicionais, e cinco diferentes etnias indígenas. Dentre os temas abordados as questões: território, juventude e trabalho, sexualidade e exploração sexual tiveram espaço na programação. A Campanha ANA foi divulgada no evento. Que todas as juventudes tenham informações para se proteger das violências sexuais!

1


Instagram da ANA

Envie suas fotos para o Boletim da Campanha ANA Para enviar as fotos é simples. Basta marcar a Campanha ANA nas suas fotos com a frase #ANA_INSTAGRAM com uma pequena legenda que iremos publicar em nossas redes e no Boletim mensal da campanha.

I Encontro de Jovens da Zona Costeira do Ceará

Para seguir o perfil da ANA Acesse: http://instagram.com/anamovimento

Conhecendo

a Rede

O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública de proteção social que atende toda a população que dele precisar, em especial a família. Este equipamento e a equipe devem ser capazes de promover a superação das situações de violação de direitos, tais como: a violência intrafamiliar, abuso e exploração sexual, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, trabalho infantil, contingências de idosos e pessoas com deficiência em situação de dependência com afastamento do convívio familiar e comunitário,

discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia, dentre outros.

Oi gente, estou muito feliz porque o Coletivo Mulher Vida iniciará um processo de formação de jovens em São Lourenço da Mata (minha terra natal), Paulista e Olinda, e a Campanha ANA estará presente nas mobilizações. Divulguem! Faça parte! Se você tem entre 14 a 18 anos, mora em um desses municípios, procure o Coletivo Mulher Vida.

www.anamovimento.blogspot.com.br @Campanhaana Campanha ANA Realização

Brasil

Apoio

Parceria

2

Boletim ana edição 22  

Copa do mundo 2014, encontro Jovens zona costeira, Creas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you