Dificuldades na manutenção da abstinência nos toxicodependentes em tratamento.

Page 57

Dificuldades na manutenção da abstinência nos toxicodependentes em tratamento

Capítulo 3:

Apresentação

e

Discussão

dos

Resultados 3.1. Aspecto da Historia Pessoal de Consumo

As análises revelam que a maioria dos participantes iniciou o uso de drogas na adolescência, entre os 11 e os 17 anos, tendo somente um dos participantes começados na fase de jovem adulto, 18 aos 19 anos. De acordo com os dados pode-se perceber que o início do uso de drogas, ocorre geralmente na adolescência. Dados que são coerentes com os encontrados por Murad (1987) que aponta para um crescente número de usuários nas camadas mais jovens da população e com Knobel (1988) que esclarece que o adolescente pelas próprias características da fase do desenvolvimento é mais vulnerável às possibilidade de ter essa necessidade.

Segundo os dados fornecidos pelos participantes, todos iniciaram o seu consumo de substâncias psicoactivas pelo álcool e padjinha, que são as drogas mais acessíveis e disponíveis na nossa sociedade. Segundo Milby (1988), o uso de drogas é determinado em grande parte por sua disponibilidade na comunidade.

Os motivos que levaram ao consumo com maior incidência foram influências de amigos, problemas familiares e desejo de fazer parte de um grupo. Os dados obtidos a nível dos motivos que levaram ao consumo são coerentes com o exposto por Murad (1987) que relata como alguns dos principais motivos e razões que levam os jovens ao uso de drogas: a revolta contra a autoridade, problemas familiares, curiosidade e modismo, pressões do grupo, imitação, fuga de tensões, discriminação social e privação.

Wikler (1973) propõe causas múltiplas para o início do uso das drogas, tais como fugir do tédio e obter a aceitação dos companheiros

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.