Issuu on Google+


Era uma vez uma menina a quem todos chamavam Capuchinho Vermelho. Subitamente, Vermelho A

mãe

a

avó

do

ficou chamou-a

Capuchinho doente.

e

disse-lhe:

– Quero que leves à tua avó este bolo. Vai direitinha, sem te afastares do caminho.


Quando chegou à floresta, Capuchinho Vermelho encontrou um lobo. - Bom dia, Capuchinho Vermelho, disse o lobo. Aonde vais tão cedo e com tanta pressa? – Vou levar esta cestinha à minha avó, que está doente. – E onde mora a tua avó? - Numa casa no meio da floresta.


Assim,

muito

risonho,

o

lobo

falou:

– Não vás com tanta pressa, Capuchinho Vermelho. Vês essas lindas flores? Por que não colhes algumas para a tua avó? Além disso, se andares mais devagar, aprecias melhor os encantos da floresta.


Enquanto Capuchinho Vermelho estava distraída, o lobo andou bem depressa e chegou à casa da avó e entrou. Vendo o lobo, a avó teve muito medo! Correu e trancou-se na despensa.


Enquanto isso, a menina entra em casa e fica muito admirada ao ver a sua avó, e disse-lhe: – Que orelhas grandes tens, avó! É para te ouvir melhor, minha neta! –

E

que

grandes

olhos,

avó!

– São para te ver melhor, minha neta!


Capuchinho Vermelho reparou, então, nas grandes patas do lobo saindo por debaixo do lençol. – E que braços peludos tu tens avó! – São para te abraçar melhor, minha neta! –

E

que

grandes

dentes

– São para te comer melhor.

tu

tens!


Dizendo estas palavras, o lobo saltou da cama e correu atrás de Capuchinho Vermelho, que fugiu, apavorada. Nesse momento, um caçador amigo da avó passava por perto. Vendo a porta aberta,

disse

– "Vou ver o que está a acontecer.

consigo:


Quando viu o lobo, acertou-lhe com a espingarda no rabo, e ele fugiu para bem longe. Ouvindo o tiro, a avรณ abriu a porta da dispensa. Capuchinho Vermelho correu para abraรงar a avรณ. Convidaram o caรงador para comer um pedaรงo de bolo.


Adaptado de: Chapéuzinho Vermelho. Narrativa de Elza Nascimento; Ilustrações de Shiba Productions. Distribuidora Record.

Extraído do site: www.minerva.uevora.pt


Capuchinho vermelho2