Revista DFato n.12

Page 27

INIVALDIR MOURA DAVID Quando passou no concurso para o Ministério Público de Pernambuco, só havia três mulheres trabalhando no órgão. Já sabia algo da dinâmica da instituição, porque chegou a ser estagiária antes. Mas isso não a impediu de enfrentar diversas dificuldades: já tinha um filho e, por ele, precisava ir e voltar frequentemente do Recife à sua primeira comarca, Venturosa. Lá, conheceria a realidade dos interiores nordestinos pela primeira vez. Afinal, nascida e criada na capital, ainda não tinha tido contato com tanta miséria e violência, o que foi um choque. Por ser mulher, precisou se impor e provar o próprio valor a todo instante, em uma sociedade ainda muito conservadora e fechada. Não imaginava que a carreira seria tamanho desafio, mas nunca desistiu porque, como boa idealista, acreditou a todo instante no que estava fazendo. Como ela mesma diz, “quem tem um ideal que lute por ele”. E assim o faz.

JOSÉ TAVARES “Acho que acertei sendo Ministério Público.” De José Tavares, estas palavras ecoam. De fato, ele acertou. Começou a servir como promotor de Justiça na cidade de Ouricuri, a mais de 600 km do Recife. De lá para cá cresceu na instituição, trilhando todos os caminhos, sem pular fases. Do interior, chegou à capital. Foi secretário-geral; depois, conquistou o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Tem orgulho em dizer que foi também vice-presidente da AMPPE. Cresceu, ainda, em amizades. No início, quando morava no interior, não conhecia bem os colegas, já que era, no fundo, tímido. Mas, ao assumir outros cargos, foi se aproximando de seus pares. Tornou-se uma referência: é aquele que todos buscam para resolver problemas ou partilhar experiências, afinal respeita e cuida de cada um. Em troca, ganhou a admiração de todos, mas não só. Passou a ser cada vez mais querido e é reverenciado até mesmo por aqueles que não conviveram com ele no trabalho. Hoje, aposentado, não se desliga completamente do MP, sendo membro ativo na associação. Continua acompanhando as causas, até porque, o que mais o atrai na instituição é poder servir à população.

Agosto 2018 Dfato 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.