__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AMPPE EM PAUTA

DEZEMBRO DE 2019

RETROSPECTIVA 2019 BALANÇO DE GESTÃO REFORMAS PATRIMONIAIS EVENTOS | CONVÊNIOS


MENSAGEM DO PRESIDENTE Finalizando seu primeiro ano de gestão, Marcos Carvalho faz um balanço das atividades desenvolvidas em 2019 e fala sobre os planos para 2020

foto: Ascom/AMPPE

Com a posse da Diretoria atual, em agosto de 2018, o ano de 2019 passou a se aproximar de forma bastante desafiadora: um novo governo assumiria no plano federal e, consequentemente, o termo reforma retornaria com força ao noticiário nacional, levando, como sempre, o serviço público para o olho do furacão. O ano teve início com uma decisão liminar do CNMP que atingia vantagens devidas aos membros do MPPE, alcançando ainda outras unidades ministeriais, o que demandou esforço coletivo de diversas associações estaduais - capitaneadas pela Conamp - e das gestões dos Ministérios Públicos. Conquistamos, unidos, a cassação da decisão. A luta no Congresso Nacional também foi incessante. Vários projetos que atentavam e atentam contra direitos e prerrogativas dos membros do Ministério e do Poder Judiciário foram apresentados, muitos como revanchismo em virtude de ações que atingiram políticos influentes e grandes empresários. Esses projetos, quando não foram brecados no nascedouro com a intervenção de parlamentares comprometidos

com o interesse público, tiveram os textos melhorados, visando a redução de dano possível. O ano termina com o sentimento de luta renovado; no serviço público, notadamente nas carreiras típicas de Estado, estamos preparados para o bom combate, não foi à toa a retirada de pauta da Reforma Administrativa. O papel de bode expiatório do serviço público fica cada vez mais evidente e enfraquecido quando os resultados imediatos prometidos com as reformas, como a trabalhista e a da previdência, não aparecem. A AMPPE tem procurado atuar de forma firme e independente, defendendo os interesses da classe sem olvidar a manutenção do nosso patrimônio, a ampliação dos serviços e dos eventos informativos e recreativos, buscando aproximar cada vez mais colegas. Um Feliz 2020 para todos nós!!! Marcos Carvalho Presidente da AMPPE


MEMORIAL AMPPE PROJETO AUDIOVISUAL

Preservar a memória da instituição através das pessoas. Este é o propósito do projeto Memorial AMPPE, que vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2019, e contará com uma série de vídeos em formato de entrevista. Em conversas informais, o presidente da AMPPE, Marcos Carvalho, tem entrevistado colegas aposentados(as) no casarão da Benfica, que virou cenário de gravações audiovisuais novamente, como no filme Curva do Tempo. No Memorial AMPPE, assim como no documentário lançado em 2018 pela associação, a nostalgia é o que dá o tom todo

especial às histórias marcantes das trajetórias dos associados. No primeiro episódio do Memorial - que é possível assistir por meio do QR Code abaixo, conversamos com o associado Muryllo Salgado. Aos 84 anos, o promotor, que assumiu o cargo no MP em julho de 1975, lembrou de momentos diversos de sua carreira, revelou hobbies atuais e falou de sua ligação com a associação, rememorando os anos em que foi membro de diretorias passadas. O novo projeto audiovisual da associação terá vários episódios, que serão divulgados mensalmente durante o ano de 2020. Fique de olho nas nossas redes sociais!

Para conferir o primeiro vídeo do projeto Memorial AMPPE, abra a câmera do seu celular e aponte para o símbolo ao lado (QR Code). Assim, você será direcionado para o nosso canal do Youtube, onde poderá assistir a este e a outros materiais audiovisuais da associação. Em alguns aparelhos celulares pode ser necessário utilizar um app de leitura de QR Code, que já vem nos celulares.


CUIDANDO DO QUE É NOSSO O zelo com o patrimônio da AMPPE é um dos compromissos da atual gestão, firmados durante a eleição. Por isso, em abril deste ano, foi dado início a uma série de melhorias, tanto na sede administrativa da associação, na Madalena, quanto no Clube Campestre, em Aldeia. As reformas, que terminaram no mês de novembro, foram realizadas tanto na parte estrutural, quanto na pintura e na decoração de ambos os imóveis.


CLUBE CAMPESTRE

Em Aldeia, a estrada principal do clube foi ampliada, a casa recebeu pintura nova, o campo de futebol foi aumentado para atender ao padrão society, uma televisão de 43" foi instalada na sala, um freezer industrial foi adquirido e as árvores ganharam placas identificadoras. Também foram instaladas cortinas blackout nos quartos e toda a área do clube recebeu rede wi-fi. Além disso, seis novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas. E ano que vem tem mais: já está planejada a construção de um vestiário para nossos jogadores de futebol.


SEDE ADMINISTRATIVA

Na Benfica, além da pintura de todo o imóvel, diversos espaços ganharam uma nova roupagem, como a sala da presidência, a sala de reuniões, o auditório, o salão Dirceu Borges, a secretaria e a sala de jogos, que foi totalmente repaginada e recebeu o nome do colega Romildo Ramos, uma homenagem in memoriam. A associação também adquiriu nova cadeira de rodas, para facilitar o acesso de pessoas com locomoção reduzida, e nova maca para o consultório médico e atendimento de massoterapia.


V TORNEIO NORDESTE DE FUTEBOL SOCIETY DO MINISTĖRIO PÚBLICO A AMPPE e a Conamp realizaram, entre os dias 15 e 17 de novembro, o disputado torneio nordestino de futebol society do Ministério Público. A bola rolou em campos padrão Fifa, no CT Guabiraba, espaço pertencente ao Clube Náutico Capibaribe. E a melhor notícia: A equipe Pernambuco 1, do AMPPE F.C., se consagrou vice-campeã! O time pernambucano chegou à final de forma invicta, após vencer todas as três partidas das quais participou sem levar gols. O AMPPE F.C. levou ainda aos jogos a equipe Pernambuco 2. No total, o Torneio contou com a participação de mais seis Estados além do anfitrião: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Entre os vencedores, se destacaram ainda o Maranhão, que levou o primeiro lugar, e a Bahia, em terceira colocação.

As equipes do AMPPE F.C.: Pernambuco 2 e Pernambuco 1, da esquerda para a direita.

"Com muita satisfação, sediamos o torneio nordestino pela primeira vez! Agradeço a todos que colaboraram para o sucesso do evento e parabenizo as equipes." Alen Pessoa, Diretor do Departamento de Esportes


O pódio em sentido anti-horário: a equipe vice-campeã Pernambuco 1, o ouro do Maranhão e o bronze da Bahia.

Os craques do AMPPE F.C.: o goleiro Alen Pessoa e o atacante Muni Catão. O PGJ do MPPE, Francisco Dirceu, jogou pela Paraíba, que estava sem goleiro.


CLUBE DE VANTAGENS

O Departamento de Convênios mereceu destaque neste primeiro ano de gestão. Afinal, foram firmadas 34 novas parcerias, que beneficiam o associado tanto na capital, quanto nos principais polos do interior de Pernambuco. Além disso, em acordo inédito firmado com a Associação Paraibana do Ministério Público, associados da AMPPE passaram a ter direito ao uso de convênios paraibanos e vice-versa. Confira, abaixo, os novos parceiros do Clube de Vantagens AMPPE: No Recife Casa Chacon Colégio Damas Colégio Murakami Delta Café Imperador Restaurante Casa Leve Faculdade Imaculada Conceição do Recife Faculdade Egas Moniz BSB Musical Lavanderia 5asec Espinheiro e Jaboatão dos Guararapes Mundo Azul Viagens Hotel Luzeiros Recife Hotéis Canarius Clínica Audix - aparelhos auditivos Clínica Dermatológica Emmanuel França Joyce Oliveira - Fisioterapeuta Jorge Bischoff Clínica Koury de Fisioterapia Clínica Odontológica Prof. Dr. Luiz Garcia Clínica Odonto Select Fonoaudióloga Andrea Vaz Psicopedagoga Maria Verônica Nascimento Monserraz - moda masculina Atelier Lais Kalliany Arranjos Express Corretora de imóveis Valerão Mendes e Armando Nogueira Em Garanhuns Restaurante O Botequim Restaurante O Relojoeiro Em Petrolina Associação de Tiro Espaço Sabor e Saúde Locar Loja Todeschini Em Caruaru Associação de Tiro do Agreste Jorge Bischoff Loja Forum

34 convênios firmados neste primeiro ano de gestão, formando um total de

141 parcerias, com benefícios oferecidos através do Clube de Vantagens AMPPE. Para saber mais, acesse www.amppe.com.br ou contate o Departamento de Convênios através do telefone e Whatsapp (81) 99684-5201.


BALANÇO DE GESTÃO A chapa Independência e Ação, encabeçada pelo promotor de Justiça Marcos Carvalho, foi eleita em junho do ano passado para administrar a AMPPE durante os anos de 2018 e 2019, assumindo o compromisso de fazer uma gestão transparente e moderna, mantendo o vínculo entre associados e associação e zelando pelo patrimônio da AMPPE. Passada a primeira etapa do biênio, convidamos para um passeio pelos trabalhos desenvolvidos neste percurso inicial da gestão.


LUTAS ASSOCIATIVAS Neste primeiro ano de gestão, foram muitas as causas pelas quais a AMPPE lutou em Brasília/DF e em Pernambuco. Destacamos aqui a atuação diante da Reforma da Previdência, da Lei de Abuso de Autoridade, das questões do Extrateto, da Competência Eleitoral da Justiça Estadual e da Permuta Nacional. A classe se mobilizou ainda a respeito da não incidência do Imposto de Renda sobre o Auxílio Moradia e do desarquivamento da PEC da legitimidade passiva eleitoral dos membros do MP.

RECIFE


BRASÍLIA

Na Capital Federal, além de visitar parlamentares para falar sobre a Reforma da Previdência, membros da diretoria AMPPE participaram também de reuniões das comissões de Mulheres e de Aposentados da Conamp.


CURSOS & PALESTRAS Um dos compromissos firmados pela atual gestão, investir em cursos de formação tem sido uma prática na associação. Neste último ano, promovemos o Curso de Formação Feminista, com a Profa. Clarissa Galvão, e tivemos também palestras sobre gênero e violência, no Mês da Mulher, com a doutora em Serviço Social Ana Helena Ithamar Passos e a procuradora do Trabalho Ludmila Reis Lopes. E, para falar sobre investimento financeiro, em parceria com a XP Investimentos, foram realizadas palestras no Recife e em Petrolina.


DISCUTA SEUS DIREITOS

Em 2019, foram realizadas três edições do Discuta seus Direitos na AMPPE, todas com transmissão ao vivo pelas redes sociais, para que associados de todo o Estado pudessem acompanhar. Trouxemos o Procurador da República Rodrigo Tenório para conversar com nossos associados sobre a Reforma da Previdência. Também convidamos o Diretor da Previdência Social da Funape, Maurício Benedito para falar do tema. Fechando o ano, Lauro Nogueira e Pedro Ivo Sousa estiveram conosco para falar sobre formas de movimentação na carreira do MP.


CONGRESSO ESTADUAL Entre os dias 29 e 31 de maio, a cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano, recebeu o XIII Congresso do Ministério Público de Pernambuco. Com o tema O diálogo como fundamento do Estado Democrático, o evento científico contou com a presença de palestrantes renomados nacionalmente, como a conselheira do Conselho Nacional de Justiça Ivana Farina, o ministro do TSE Og Fernandes e a Subprocuradora-Geral da República Ela Wiecko. Além dos painéis, o congresso também contou com a tradicional defesa de teses. Nas fotos, em sentido horário: o presidente Marcos Carvalho na solenidade de abertura; a Subprocuradora-Geral da República Ela Wiecko; o promotor de Justiça do MPPE Maxwell Vignoli; o ministro do TSE Og Fernandes no encerramento do congresso; e a membra da comissão organizadora do congresso e promotora de Justiça do MPPE Deluse Amaral.


CONGRESSO NACIONAL Após aprovação no congresso estadual do MP, em maio, os associados tiveram a oportunidade de apresentar suas defesas na 23ª edição do Congresso Nacional do Ministério Público, em setembro deste ano. Todos os tesistas pernambucanos tiveram seus trabalhos aprovados.

Nas fotos, de cima para baixo e da esquerda para a direita, os membros do MPPE Selma Magda, José Soares, Fabiano Beltrão, Márcio Franca, Rosemary Souto Maior, Salomão Ismail, Alfredo Martins e Gustavo Dias.


CONVÍVIO SOCIAL Festa de São João, coquetéis durante o congresso estadual, AMPPE Encontro com novos associados e com colegas de longa data, Dia das Crianças, Colônia de Férias, campanhas de vacinação... Este ano foi cheio de oportunidades para confraternizar e fortalecer nossa amizade! Confira alguns momentos especiais nas fotos a seguir.

Em Gravatá, após o congresso estadual, forró e muita comida junina na Festa de São João. Em sentido horário: no topo, Irah Caldeira põe todos para dançar; a banda Os Lampiões e a Maria Bonita, do associado Diego Reis, anima a noite; todos dançam a quadrilha; o promotor de Justiça Raul Lins e sua namorada, Ana Cecília Siqueira; a diretora do Departamento de Aposentados, Bernadete Aragão, e seu marido, Flávio Barbosa, posam com a promotora de Justiça Helena Martins.

FESTA DE SÃO JOÃO


RECEBENDO A CRIANÇADA

Desde o início da gestão, foram duas Colônias de Férias, dois Dias das Crianças e uma Campanha de Vacinação. Em sentido horário: no topo, a criançada se diverte no futebol de sabão; os super-heróis têm a chance de conhecer uma garotada animada; a promotora de Justiça Fabiana Patriota e suas meninas corajosas após a vacinação; muitos truques de mágica na Colônia de Férias; e o promotor de Justiça Édipo Soares se diverte com seu filho em Aldeia.


BOAS-VINDAS AOS NOVOS COLEGAS

Em sentido horário: no topo, novos e antigos associados confraternizam após a tradicional cerimônia de entrega do broche; o novo promotor de Justiça Jefson Romaniuc é recebido pelos veteranos Marcelo Greenhalgh e Marcos Carvalho; o promotor de Justiça Thiago Bernardo recebe o broche do colega José Roberto; as promotoras de Justiça Andréa Griz e Paula Catherine Ismail; a promotora de Justiça Helena Capela oferece o broche ao novo colega Carlos Vegetti.


ENCONTRO DE GERAÇÕES

Os eventos do AMPPE Encontro são também oportunidade de reunir jovens gerações a aposentados e pensionistas. Em sentido horário: no topo, amizade de longa data; familiares e amigos inauguram sala em homenagem in memoriam a Romildo Ramos; o procurador de Justiça aposentado Darley Ferreira lança livro; a promotora de Justiça recémaposentada Selma Barreto recebe homenagem; o associado aposentado Avelar Caribé anima a festa.


DIRETORIA

Presidente: Marcos Antônio Matos de Carvalho 1ª Vice-Presidente: Maria Ivana Botelho Vieira da Silva 2º Vice-Presidente: Clóvis Ramos Sodré da Motta 1ª Secretária: Deluse Amaral Rolim Florentino 2º Secretário: Oscar Ricardo de Andrade Nóbrega 1º Tesoureiro: Sueldo de Vasconcelos Cavalcanti Melo 2ª Tesoureira: Allana Uchôa de Carvalho Assessores Especiais: Arabela Maria Matos Porto Gilson Roberto de Melo Barbosa José Tavares Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa Suplentes: Camila Mendes Santana Coutinho Daniel de Ataíde Martins Fernando Della Latta Camargo Hodir Flávio Guerra Leitão de Melo Janaína do Sacramento Bezerra Maria Izamar Ciriaco Pontes Conselho Fiscal e Consultivo: Fabiano Morais de Holanda Beltrão Francisca Carmina Soares Salomão Abdo Aziz Ismail Filho Sérgio Roberto da Silva Pereira Sílvia Amélia de Melo Oliveira Departamentos: Aposentados: Maria Bernadete Aragão Beneficência: Israel Cabral Cavalcanti e Letícia Guedes Coelho Comunicação: Geraldo Margela Correia e Janaína do Sacramento Bezerra Cultural: Marcelo Greenhalgh Penalva Santos e Frederico José Santos de Oliveira Esportes: Alen de Souza Pessoa e Ivan Viegas Renaux de Andrade Jurídico: Isabela Rodrigues Bandeira Carneiro Leão e João Paulo Pedrosa Barbosa Patrimonial: Emmanuel Cavalcanti Pacheco e Sônia Cardoso da Silva Santos Social: Helena Martins Gomes e Silva Apoio Institucional: Bianca Stella Barroso e Hilário Marinho Patriota Integração Regional: Almir Oliveira de A. Júnior, Domingos Sávio Pereira Agra, Júlio César Soares Lira e Sophia Wolfowitch Spinola

EXPEDIENTE

AMPPE Associação do Ministério Público de Pernambuco Rua Benfica, 810, Madalena - Recife/PE (81) 3228-7491 www.amppe.com.br Departamento de Comunicação Jornalistas: Marina Moura Maciel e Thaís Lima


Profile for AMPPE Pernambuco

AMPPE em Pauta - edição 1  

O projeto AMPPE em Pauta reune as pautas cotidianas da Associação do Ministério Público de Pernambuco e balanços de gestão, funcionando como...

AMPPE em Pauta - edição 1  

O projeto AMPPE em Pauta reune as pautas cotidianas da Associação do Ministério Público de Pernambuco e balanços de gestão, funcionando como...

Advertisement