Page 1

Patrocínio

Realização


Elaboração:

Anselmo D’Affonseca Diogo de Souza Louise Lauschner

Colaboração: Gisele Maciel Vera da Silva

Ilustração e Layout: Clicia Vidal

Contato Ampa - (92) 3236-2739 Ipaam - (92) 2123-6739 Ibama - (92) 3879-7100 Polícia Ambiental - (92) 99962-2340 ou 190 facebook.com/peixeboi.ampa @ ampa_peixeboi www.ampa.org.br


Vive na água, mas não é peixe; come plantas, mas não é boi. Estamos falando do peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis)!

1


O peixe-boi é um mamífero, ou seja, mama quando filhote e possui pelos esparsos pelo corpo. A gestação dura um ano e nasce apenas um filhotinho por vez, que é cuidado pela mãe por dois anos. É o maior mamífero herbívoro de água doce do mundo.

3m Peso: 450 kg Expectativa de vida: 65 anos

Peso ao nascer: 10kg 1m

2


Por conta da caça intensa, o peixe-boi se tornou uma espécie ameaçada e se não for preservada por todos nós, poderá desaparecer no futuro.

3


O emalhe acidental de mamíferos aquáticos nos rios da Amazônia é comum, e representa uma das principais causas de morte do peixe-boi, boto-vermelho e o tucuxi. Os filhotes mais novos são os mais indefesos, e por isso acabam caindo acidentalmente nas malhadeiras.

4

5


Sinais de Desnutrição Animal magro e visivelmente fraco . Verifique se o animal está saudável, sem cortes no corpo.

6

PEIXE-BOI SAUDÁVEL

ossos da cabeça aparentes

pescoço visível costelas e ossos da coluna aparentes

PEIXE-BOI DEBILITADO

7


A) Se o filhote estiver bem, deve ser solto o mais rápido possível no mesmo local onde foi capturado, e com o mínimo de contato. B) Observe se o filhote continua na área. Mesmo quem tem o olho treinado, encontra dificuldade em avistar a mãe peixe-boi. Ela é esperta e arisca, se esconde bem no rio e chama o seu filhote emitindo sons que ele reconhece.

8


Todos os anos os órgãos ambientais como o Ipaam, Ibama e a Polícia Ambiental, resgatam filhotes de peixes-boi saudáveis que foram capturados em redes de pesca. Estes animais provavelmente foram afastados da mãe sem necessidade, por pessoas que, na boa vontade de ajudar, acabaram separando o filhote da mãe.

9


Atenção Se você encontrar um filhote de peixe-boi aparentando estar fraco, vagando próximo da beira do rio no capim flutuante, na praia, ou encalhado em algum lugar raso, neste caso, ele pode ter perdido a mãe para a caça ilegal e precisa ser resgatado para receber tratamento especializado da Equipe da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

10

11


Qualquer dúvida entre em contato com /Ampa ou com os órgãos ambientais do seu município que orientarão a melhor maneira de lidar com o filhote de peixe-boi. O peixe-boi da Amazônia está ameaçado e pode desaparecer da natureza! Vamos ajudar os filhotes a permanecerem com a mãe. Com a sua ajuda podemos preservar o peixe-boi e permitir que as próximas gerações também o conheçam.

12

Profile for Associação Amigos do Peixe-boi

Sou Amigo do Peixe-boi  

Como liberar filhotes capturados acidentalmente

Sou Amigo do Peixe-boi  

Como liberar filhotes capturados acidentalmente

Advertisement