amoviseu

Page 24

24

AMBIENTE

Betula celtiberica Rothm. & Vasc.

A importância dos espaços verdes em meio urbano A população mundial - que se estima ter atingido o número de 7,6 biliões em Outubro 2017 - tem vindo consistentemente a aumentar desde a Idade Média. O impacto deste crescimento demográfico tem-se traduzido numa urbanização do planeta: com a construção de cidades compactas que permitam albergar essa população crescente. Este crescimento materializou-se em betão, com sacrifício da natureza e do bem-estar dos seus habitantes – pois um mundo cada vez mais artificial e industrializado trouxe inúmeros problemas de saúde, nomeadamente respiratórios. A constatação deste desequilíbrio veio criar movimentos como o da Cidade Jardim, no qual a natureza integrava o desenho urbano e se tentava equilibrar as áreas construídas – impermeabilizadas e inertes – com espaços verdes permeáveis e arborizados. Surgiram termos como Pulmão Verde e os grandes parques começaram a ganhar expressão nas cidades como locais por excelência de reunião, recreio e sociabilização. Desde essa altura que o impacto positivo dos espaços verdes nos meios urbanos tem sido estudado e tem vindo a ser correlacionado com a qualidade de vida numa cidade. A presença de espaços verdes e a continuidade destes no tecido urbano através da arborização urbana são fundamentais para: - garantir a infiltração das águas – que promove a recarga dos aquíferos – mas também permite reduzir os riscos de cheia. - amenizar o clima que em meios extremamente inertes se torna inóspito

Eis, uma das mais belas espécies existentes na cidade de Viseu, que deixa os seus ramos dançar alegremente à melodia do vento.

– muito quente no Verão e com ventos muito fortes no Inverno – as árvores promovem um ensombramento e efeitos quebra-vento que reduzem significativamente esse efeito. - a vegetação tem o poder de fixar poeiras em suspensão na atmosfera – reduzindo a poluição atmosférica e melhorando a qualidade do ar. Respirar ar puro melhora os níveis de serotonina (neurotransmissor do bem-estar) no organismo e consequentemente tornanos mais felizes. - permitir a presença de fauna e vida silvestre nas cidades, graças à criação de corredores verdes. - o contacto com a natureza exerce ainda efeitos calmantes, reconectando-nos com os ciclos naturais das estações do ano, a vegetação com efeitos cambiantes vão assinalando as estações do ano, com mudança das cores das folhas no outono e as florações na primavera. Este contacto com a natureza reduz o stress e promove um maior bem-estar psicológico e mental, o que tem vindo a ser comprovado pela ciência através de inúmeros estudos científicos. Viseu tem vindo a ser eleita a melhor cidade portuguesa para viver e a qualidade de vida da cidade é indissociável dos seus espaços verdes e belas alamedas arborizadas, que nos fazem sentir orgulhosos Viseenses.

Corine Lopes arquiteta paisagista

Uma fralda descartável 450 anos

Em 1995 o consumo doméstico de energia eléctrica per capita era de 735,6 KWh e no ano de 2016 foi de 1267,4 KWh? Em 2016 circulavam 6.208.350 veículos em Portugal? Em 1970 éramos 8.663.252 e em 2016 já éramos 10.309.573 habitantes?

Uma linha de pesca 650 anos Pensos higiénicos 500 a 800 anos Um saco de plástico 20 a 1000 anos Uma garrafa de vidro 1 milhão de anos ou mais Um pedaço de esferovite 1 milhão de anos ou mais...

Quase metade de todo o plástico produzido pelo homem termina no mar? No distrito de Viseu arderam em 1981 - 167 hectares, em 2015 – 767 hectares e em 2017 todos sabemos a desgraça que foi. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico que peixes nos Oceanos? O que fazemos ao Planeta a nós retornará.

Em Portugal no ano de 2016 foram recolhidos resíduos urbanos na quantidade 460,9 kg/habitante e que apenas 75,1 kg/ habitante foram recolhidos selectivamente?

É considerada uma espécie pioneira, pois melhora as propriedades solo proporcionando melhores condições de instalação de outras espécies mais exigentes. Além disso, sendo uma espécie que necessita de luz, oferece o ensombramento adequado para o desenvolvimento dos carvalhos. A floração ocorre entre Abril e Maio. Pode atingir 20 metros de altura e tem uma esperança de vida compreendida entre os 80 e 130 anos, apresentando um crescimento relativamente rápido até aos 30 anos, idade em que estabiliza. Uma característica muito comum do género Betula é o ritidoma branco. As suas raízes são pouco profundas e extensas. A palavra livro tem origem no latim “librum”, nome dado à parte interna do ritidoma, que era utilizada como papel na Antiguidade. Em medicina popular a seiva pode ser usada como diurético, antirreumático e anti-inflamatório renal. Pode igualmente ser fermentada para produzir “cerveja de bidoeiro”. As folhas jovens são comestíveis cruas ou cozinhadas. A flexibilidade dos seus ramos permite a aplicação em cestaria, ataduras, vassouras. Os finlandeses utilizam os ramos mais finos e verdes, para se açoitarem nas saunas, pois favorece a circulação sanguínea.

Trata-se de uma espécie que pode ser utilizada como folhosa de altitude para silvo-pastorícia e para compartimentação de resinosas, com função de proteção contra incêndios.

Uma embalagem de leite 5 anos As pilhas 100 a 500 anos

Devido à sua rusticidade, adapta-se a vários tipos de solo, exigente em humidade, suporta o encharcamento estacional. Tolera solos superficiais argilosos, compactos ou pouco arejados, daí a sua adaptabilidade como planta ornamental, tanto em arruamentos como em parques urbanos.

A madeira é macia, leve e durável. Pode ser usada em pequenas peças, tornearia, móveis, bastidores, artigos desportivos e parquet.

Sabia que... Um jornal demora 2 a 6 semanas a decompor-se?

É uma espécie de origem europeia distribuindo-se até à Ásia. Em Portugal, podemos encontrá-la em altitudes elevadas, nomeadamente nas serras do Norte e Centro, junto a linhas de água e em encostas.

Dados estatísticos: pordata.pt

Inge Balls


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.