Edição digital / Design e Ilustração Gráfica: Equipa Biblioteca Escolar /Jornal Ana Dias / Clara Amorim / Susana Vale Vítor Melo
Colaboração: Comunidade Educativa
Técnica
Ficha
Editorial ………………………………….
de Estudo
Plano Nacional de Cinema ……….….. Clube de Leitura ………………..….…. Projetos e Atividades ………....…….... 2 3 7 8 13 14
Informática
In English ……………...…..……....… En Français …..………………….…… Cantinho dos mais pequeninos …..... 27 30 31 32 33 35 1
Visitas
………………....…… Desfile de moda …….…………….……
Desporto Escolar ….…….…..………. PDPSC ...…….……………………….. Dica
………….…..………
DIFICULDADES,SUPERAÇÃOE AFETOS!
Mais um ano passado! Mais um ano letivo no seu final!
Saímos de uma pandemia que nos obrigou à adaptação permanente; foi difícil, muito difícil, mas nem por isso este que agora acaba foi fácil, longe disso, mais um diferente Mais um ano muito difícil, mais um a termos que lidar com o já chamado de “síndrome pós pandemia” em que os “nervos estão à flor da pele”, a que se juntou toda a conjuntura internacional e alguma intranquilidade, alguma convulsão, alguma incerteza, generalizada a todo o país e que ainda não terá terminado
Uma vez mais, sinto um grande orgulho em toda a nossa comunidade educativa que, apesar de todas as eventualidades, demonstra sempre o seu sentido de missão, a sua identidade, o seu sentido de pertença, aquilo que nos caracteriza e distingue por tudo fazerem em prol das nossas crianças e jovens.
Todos deram tudo e, se me permitem, mais ainda, só assim foi possível garantir o bem-estar, a segurança, a aprendizagem e a qualidade em tudo que “oferecemos” a quem nos move, os nossos alunos
Deixo aqui um gigantesco e singelo bem-haja a todas e a todos, às nossas crianças e jovens, aos nossos educadores e professores, aos nossos assistentes técnicos e técnicos superiores, aos nossos assistentes operacionais, aos pais e encarregados de educação, às edilidades, juntas de freguesia e câmara municipal, associações de pais e encarregados de educação, a todas as instituições e parceiros, todos unido à volta do bem mais precioso da nossa comunidade - as crianças e jovens!
Sabemos que temos sempre de continuar na procura de melhorar, queremos sempre mais, muito mais qualidade, e continuaremos nós (toda esta comunidade) a esforçarmo-nos todos os dias, com enorme vontade e dedicação, com o objetivo de darmos sempre o nosso melhor, com honestidade, com sinceridade e com humildade, pelas nossas crianças e jovens, por elas, com elas e para elas!
Antes de terminar, não quero escrever mais sobre dificuldades, prefiro escrever sobre algo que também nos caracteriza enquanto agrupamento, “os afetos”!
De acordo com o dicionário consultado, afeto é impulso do ânimo, sua manifestação, sentimento, paixão, amizade, amor, simpatia, dedicação, afeição, incumbido, entregue Talvez seja por isso, que somos defensores dos afetos. ("afeto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 20082023, https://dicionario priberam org/afeto
Resta-me desejar a todos um saudável, tranquilo, feliz e merecidíssimo descanso! Despeço-me com muita amizade e carinho, e permitam que utilize, mais uma vez, mas é intemporal e incontornável, a expressão preferida do saudoso Raúl Solnado, “façam o favor de ser felizes”!
Forte abraço!
Diretor do Agrupamento de Escolas de Pevidém
João Manuel Pedro
EDITORIAL
2
VISITA DE ESTUDO
VISITA DE ESTUDO AO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO E OCEANÁRIO DE LISBOA
Os vinte e cinco alunos inscritos na Oficina 3D e STEAM do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Pevidém e outros, que participaram nas iniciativas deste Clube, participaram juntamente com 225 alunos de todo o país, na atividade intitulada “Treinar como um astronauta” da Missão X, no Pavilhão do Conhecimento de Lisboa – uma iniciativa da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial do Reino Unido, coordenada a nível nacional pela Esero Portugal.
Foi proposto aos alunos, através de atividades, treinarem como astronautas em Terra.
As atividades práticas propostas, tentaram reproduzir as sensações e os desafios sentidos pelos astronautas no Espaço e numa Estação Espacial - flutuar no Espaço, caminhar e recolher amostras na Lua, movimentar-se dentro da estação espacial, até mesmo, o ficar de cabeça para baixo, foi conseguido! Ao longo das atividades foi reforçada a importância do exercício físico na saúde dos astronautas de forma a vencer as exigências do Espaço, mas também teve como objetivo incentivara adoçãodo exercício físico nas nossas práticas diárias, de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
Os alunos viram respondidas algumas curiosidades, tendo passado com mérito a sua primeira missão espacial, que venha já outra!
Para relaxar de um dia tão intenso, tendo iniciado esta aventura ainda a luz da alvorada não tinha raiado, visitamos o Oceanário de Lisboa. Descontraidamente os alunos percorreram os corredores do Oceanário e registaram na galeria de imagens de seus telemóveis, inúmeras fotos de animais marinhos de variadíssimas espécies. Para além dos tubarões, mantas e as lontras, o que lhes despertou mais atenção foi o peixe-lua, pelo seu formato verdadeiramente estranho!
Depois de tanta atividade, seguiu-se uma longa viagem de regresso, e quando o autocarro parou na escola, já o relógio indicava um novo dia!
3
A Coordenadora do Clube Ciência Viva, Jenny Cunha
VISITA DE ESTUDO VISITA DE ESTUDO À EMPRESA “LAMEIRINHO”
No dia 31 de março de 2023, saímos da escola a pé, para visitar a Empresa Lameirinho.
A empresa Lameirinho é uma indústria têxtil, que conta com aproximadamente 782 trabalhadores, e que se dedica, principalmente, ao fabrico de têxteis-lar desde 1948 Na sua origem, ela foi fundada na casa dos fundadores, que começaram por produzir os primeiros teares, e, daí, foi se desenvolvendo ao longo do tempo. Por essa razão, atualmente a empresa ocupa uma extensa área em plena vila de Pevidém, com aproximadamente 130 pavilhões de trabalho, onde se encontra ainda a casa dos fundadores O seu nome “Lameirinho” relaciona-se com o local onde se encontra
Ficamos a saber que a origem da maior parte das matérias-primas utilizadas na empresa vem dos EUA, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Tailândia, Gâmbia e da Índia. É uma grande empresa, com bastante fama nacional e internacional e que vende os seus produtos nos cinco continentes, exportando para 35 países, sendo os EUA o mais importante mercado, seguindo-se, a Europa, nomeadamente, países como França e Reino Unido. A empresa tem uma capacidade produtiva de cerca de 5 milhões de peças anuais!
Durante a visita, ficamos a saber que esta empresa tenta contribuir para o desenvolvimento sustentável, não só devido à preocupação com as boas práticas na origem da matéria-prima e com a garantia de que os seus fornecedores respeitam as condições laborais e ambientais da sua produção, mas, também preocupando-se com a racionalização e qualidade da água usada ou, por outro lado, com o reaproveitamento de restos de tecidos Além disso, de modo a contribuir para o bem estar dos seus funcionários, não só respeita o código laboral, como também presenteia-os com prémios de produção e cabazes alimentares em ocasiões especiais como o Natal.
4
VISITA DE ESTUDO À EMPRESA “LAMEIRINHO”
Depois de visitarmos todas as estações de trabalho e conhecermos todas as etapas da produção, recebemos uns brindes e deslocámo-nos novamente a pé para a nossa escola. Por fim, percebemos a razão desta visita de estudo Ela relaciona-se totalmente com os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia, pois foram abordados vários temas desenvolvidos nas aulas do 9ºano, como as “Atividades económicas”, no que concerne à produção industrial e seus impactes ambientais e sociais, e “Contrastes de desenvolvimento”, no que respeita aos objetivos de desenvolvimento sustentável
Nesta visita de estudo, deparámo-nos com bastantes aspetos positivos, sendo um deles, o contributo para a consolidação do conhecimento adquirido na sala de aula, tanto de Geografia, como de outras disciplinas Além disso, ganhámos mais competências no que respeita a “tirarmos apontamentos”, necessários para o nosso relatório de Geografia, como também tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de como se trabalha numa empresa têxtil, e de como acontece todo o processo de formação de têxteis até eles chegarem à nossa casa. Quanto a aspetos negativos, não temos nada a referir, pois apreciamos bastante esta visita e desejamos que mais como estas venham a acontecer no futuro do nosso percurso escolar
5
Diana Machado 9ºC
VISITA DE ESTUDO
PROJETO ERASMUS +
Nos dias 5 a 10 de maio, a turma B do 9.º ano participou na primeira experiência de Mobilidade Erasmus em Itália, a qual foi muito bem sucedida. Os alunos visitaram Milão, Veneza, Parma e Fidenza Foi em Fidenza, na escola AGOSTINO BERENINI, que tiveram a oportunidade de assistir a aulas na área da Química e das Ciências Naturais, sempre no âmbito do tema do nosso projeto “M+ Para Um Ambiente Sustentável”.
Os nossos alunos também partilharam com os seus pares o projeto “Embalagens de cera de abelha”, projeto muito apreciado por todos os alunos e docentes da escola visitada. Além das aulas partilhadas, houve muitos momentos de confraternização, de muita alegria, cumplicidade e grandes conversas entre todos, sempre na língua oficial do Erasmus, a língua inglesa
Os nossos alunos revelaram sempre um grande sentido cívico, tendo mesmo sido notado pelos professores.
A visita à escola de Fidenza proporcionou uma valiosa experiência de intercâmbio cultural e educacional para os alunos do programa Erasmus+ O contacto direto com estudantes italianos, o envolvimento nas atividades escolares e a participação em discussões enriquecedoras contribuíram para uma compreensão mais ampla do mundo e para o fortalecimento das relações internacionais. A visita alcançou os seus objetivos e deixou uma impressão duradoura nos participantes.
Este projeto, “Projeto Erasmus+“ proporciona na vida dos jovens e das famílias, experiências inolvidáveis, que contribuem para a formação de cidadãos mais completos e conhecedores de diferentes realidades e culturas.
Turma 9.ºB
6
DESFILE DE MODA
Cientes cada vez mais da importância da sustentabilidade do planeta, os Clubes e Projetos, Ciência Viva, Proteção Civil e Eco-Escolas, fundiram as suas sinergias e propuseram uma atividade diferente, um desfile de moda intitulado " Desplastifica-te" com produção de outfits próprios reutilizando materiais, em especial o plástico
A comunidade escolar aceitou o repto e no dia 31 de maio de 2023, realizou-se o evento que contou, para além de outfits altamente criativos envergados pelos alunos, com momentos de animação e sobretudo, de sensibilização das consequências da utilização desregrada do plástico
A todos os participantes, professores e funcionários envolvidos, o nosso agradecimento pela sua colaboração, sem a qual o sucesso da atividade não tinha sido conseguido!
7
“DESPLASTIFICA-TE”
PLANO NACIONAL DE CINEMA
PROJETO “O CINEMA ESTÁ À TUA ESPERA”
Celebrar a Memória, Valores e Participação dos Alunos
O Plano Nacional de Cinema (PNC) tem sido uma fonte contínua de inspiração cinematográfica no nosso agrupamento Dedicado a promover a transmissão de valores e a memória coletiva, o PNC trouxe a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos uma experiência enriquecedora.
Esta atividade, que decorreu na manhã do dia 19 de abril foi organizada pela equipa do PNC em parceria com entidades como o Cineclube de Guimarães, Cinemateca Portuguesa, Direção Geral da Educação, Câmara Municipal de Guimarães, Paróquia de Pevidém e Associação de Pais e Encarregados de Educação, e expressa o compromisso em oferecer uma educação significativa e enriquecedora para nossos alunos.
Este ano tivemos o prazer de retomar as sessões da atividade "O Cinema está à tua espera" Assim, após serem superados os desafios impostos pela pandemia, os alunos puderam finalmente desfrutar de sessões de cinema no Salão Paroquial.
8
"O cinema é a arma de influência mais poderosa, capaz de transmitir valores, moldar perspetivas e inspirar gerações."
Martin Scorsese
PROJETO “O CINEMA ESTÁ À TUA ESPERA”
Na primeira sessão, destinada a alunos dos 6 º e 9 º anos, foi exibido o documentário "As Armas e o Povo", do Coletivo dos Trabalhadores da Arte Cinematográfica, que captou a essência do período revolucionário dos Cravos, em sintonia com a celebração das efemérides do 25 de abril e 1 º de maio A atividade, organizada pela equipa do PNC, em colaboração com os professores de História e História e Geografia de Portugal, contou com a participação sempre generosa do professor doutor Paulo Cunha, do Cineclube de Guimarães/Universidade da Beira Interior Nesta iniciativa ressaltou o contributo do cinema na transmissão de valores fundamentais como a liberdade e a democracia
Na segunda sessão de "O Cinema está à tua espera", os alunos dos 4 º, 5 º, 7 º e 8 º anos assistiram a três curtas-metragens de animação portuguesa: Os Olhos do Farol, de Pedro Serrazina, Kali, O Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa e Água Mole, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves Após as sessões, os alunos puderam participar em atividades de análise fílmica e jogos interativos, acerca do filme “Olhos do Farol”
Ficamos extremamente satisfeitos com a participação ativa e entusiasmo demonstrados pelos nossos alunos nessa atividade, que lhes permitiu expandir seu conhecimento cinematográfico e refletir sobre valores importantes O cinema é uma poderosa ferramenta para a transmissão de valores, a expressão criativa e a promoção de debates enriquecedores na nossa comunidade escolar.
Agradecemos a todos os envolvidos, desde os professores até as entidades parceiras e, acima de tudo, aos alunos, que contribuíram para o sucesso dessa atividade
Para conferir o registo desses momentos, convidamos a todos a visitarem o canal do PNC do nosso agrupamento no YouTube, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=_y8fnYJP4u0&t=16s
A Equipa do PNC
Lino Barbosa, Mónica Mamede, Pedro Cruz, Pedro Ramos
9
PLANO NACIONAL DE CINEMA
"CINEMA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO”
O "Plano Nacional de Cinema" (PNC) continua a trazer o mundo do cinema ao nosso agrupamento escolar Em diferentes contextos, como na sala de aula, nas atividades da Biblioteca ou na sala de Cinema, e em atividades artísticas e tecnológicas, os alunos estão aprimorando o seu olhar, aprendendo a linguagem, a cultura e a estética do cinema, bem como os valores que essa forma de arte transmite
Este ano, a atividade "Dias do Cinema" teve como tema "Cinema Contra a Discriminação"
Foram realizadas duas edições dessa atividade ao longo de duas semanas (em novembro e março) na Biblioteca Escolar, envolvendo todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, respetivamente no 1 º e 2 º semestres Para estas sessões foram selecionados filmes que permitissem refletir acerca dos valores da dignidade humana, a discriminação, a xenofobia e o preconceito.
Assim, os alunos do 2 º ciclo assistiram ao filme "Coisas de Pássaros", dirigido por Ralph Eggleston. O filme, além de ser lúdico, aborda de forma significativa questões morais relacionadas com a discriminação e o bullying. Após a visualização do filme realizou-se um debate com os alunos que puderam experimentar jogos interativos online Também conheceram exemplos de brinquedos óticos - os flipbooks - que permitiram elucidá-los sobre as técnicas de animação utilizadas na realização de um filme.
No 3 º ciclo, o documentário "Balada de um Batráquio", dirigido por Leonor Teles, levou os alunos a debater sobre discriminação e xenofobia. Neste contexto, participaram em atividades interativas na plataforma “Mentimeter”, realizando, nomeadamente, uma nuvem de palavras e um questionário.
No fim, os alunos expressaram a sua opinião sobre os filmes visionados e os temas abordados.
10
PLANO NACIONAL DE CINEMA
Algumas opiniões/reflexões de alunos sobre o filme “Coisas de pássaros”, porque no cinema os espetadores são o mais importante: “Coisas de Pássaros”
Eu gostei da curta-metragem Vou começar a pensar mais sobre como a discriminação e o bullying são maus e vou tentar incluir todos os meus amigos nos jogos que eu jogo.
João Magalhães, 5.º A
A minha opinião sobre a curta-metragem é que não deves desrespeitar os outros nem deves fazer aos outros aquilo que não queiras que te façam a ti.
Alexandre Cardoso, 5.º B
Adorei a curta-metragem , foi muito interessante, educativa e, sobretudo, traz a mensagem incrível: não fazer bullying.
Luísa Cunha, 5.º B
A minha opinião é que não se deve julgar pelo aspeto de alguém ou de alguma coisa, em qualquer momento, como os pássaros pequenos fizeram.
Iara Oliveira, 6.º E
Não se deve julgar os outros pelas aparências, mas sim pela personalidade Se as pessoas não julgassem os outros não haveria discriminação
Ana Salgado, 6.º E
11
PLANO NACIONAL DE CINEMA
Algumas opiniões/reflexões de alunos sobre o filme “Balada de um batráquio”:
“Balada de um Batráquio”
Esta curta-metragem reflete muito bem sobre o tema da discriminação, representando o sentimento de uma realizadora de raiz cigana. (7 º B)
Gostei de ter a oportunidade de ver esta curta-metragem, uma vez que, embora o mundo já tenha evoluído muito, ainda há muita xenofobia e preconceito com os que são diferentes. Este filme, na minha opinião, pode ajudar a prevenir comportamentos desnecessários (9 º F)
Há que respeitar todos as pessoas e etnias, como, por exemplo, os ciganos.(7.ºB)
É interessante alguém fazer uma curta-metragem sobre a discriminação contra os ciganos (7 º D)
A ideia da realizadora foi incrível e, apesar de não muito corretas, as ações [partir os sapos de loiça colocados à porta das lojas] foram necessárias para deixarem uma mensagem: os ciganos não devem ser postos de parte. (7.º D)
Este filme diz que somos todos iguais e temos os mesmos direitos Aconselho toda a gente a ver (7 º C)
É uma curta-metragem muito boa, educativa. Aprendi o significado dos sapos de loiça à porta das lojas. Deve voltar a apresentar-se futuramente para combater o racismo (9 ºA)
Agradecemos a todos os alunos e professores que participaram, especialmente os professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
Um especial agradecimento ao Cineclube de Guimarães por todo o apoio
Estas reflexões foram expostas em painel na Biblioteca Escolar, aquando da receção dos alunos do 4.º ano que puderam também aí participar em atividades relacionadas com a curtametragem “Coisas de Pássaros”
12
CLUBE DE LEITURA
O Clube de Leitura da Escola EB 2,3 de Pevidém, durante o terceiro período, realizou as seguintes atividades:
- Declamação do poema “O Dia da Liberdade” de José Jorge Letria, em parceria com os grupos de História e Geografia de Portugal e História do 3.º Ciclo
- Declamação do poema “Para Sempre” de Carlos Drummond de Andrade, para assinalar o “Dia da Mãe”. Os vídeos encontram-se publicados no Facebook do Agrupamento
-Participação no Dia de Substituição das Atividades Letivas (31 de maio) com uma dança e um lanche convívio
Comentários dos alunos:
Quando os docentes responsáveis pelo Clube de Leitura nos desafiaram para participarmos com uma dança, nas atividades de 31 de maio, nós fomos das alunas que rapidamente nos voluntariamos, porque gostamos imenso de dançar. Depois de terminada a nossa participação, ficamos muito orgulhosas do que fizemos, pois foi uma honra termos dançado para os nossos colegas, funcionários e professores. Um bem-haja a todos!
Miriam Vaz e Rafaela Alves - 9.º C
Dançar para a Escola foi uma experiência incrível e muito enriquecedora, pois perdi o “medo” de dançar em frente a pessoas conhecidas. João Gomes – 9.º F O lanche convívio, proporcionado pelo Clube de Leitura, foi incrível, pois o nosso 9.º ano está a terminar e o convívio permitiu-nos seguir em frente com mais uma recordação dos anos fantásticos que passamos nesta Escola.
Emiliana Alves e Beatriz Abreu – 9.º E
Em primeiro lugar, foi fantástico ver alguns elementos do Clube de Leitura dançarem com um sorriso no rosto e harmonia nos movimentos, a demonstrar que a dança nos pode tornar mais felizes e amigos. Mas a manhã não poderia terminar da melhor forma - um lanche convívio para todos os alunos de 9.º Ano. Foi muito bom convivermos com colegas de outras turmas e, agora que um ciclo se fecha, estes momentos só nos permitem concluir que fomos muito felizes nesta escola. É uma atividade que deveria ter continuidade no futuro para que novos alunos vivessem a alegria que nós partilhamos.
Texto coletivo redigido pelos alunos das turmas A, B e D
13
Este projeto foi implementado no ano letivo 2021- 2022 pela docente de Português, Amélia Mendes, e os alunos do 8 º ano, turma E em colaboração com a Biblioteca Escolar e a Associação de Pais, tendo como objetivo desenvolver a literacia de toda a Comunidade Escolar. Apesar do Projeto, durante estes dois anos letivos, ter sido um sucesso, está na altura dos alunos voarem para o ensino secundário Por esta razão, os alunos e a docente responsáveis por esta aventura, pensam que está na hora de passarem o testemunho a todos aqueles que estejam interessados em contribuir para o aumento dos níveis de literacia do nosso Agrupamento.
Bem haja a todos!
A Professora responsável, Amélia Mendes.
PROJETO
E VEM” 14
“VAI
Projeto Vai e Vem: se gostas de mim, deixa-me voar…
PROJETO DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE (P.E.S.)
Este movimento nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos e conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.
As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial
O Agrupamento não ficou indiferente a este movimento e também viveu abril, mês de prevenção dos maus-tratos em crianças e jovens A efeméride foi marcada com a colocação de laços azuis no gradeamento da escola-sede.
Alejandra Ferreira (Prof. Coordenadora do Projeto PES)
“MOVIMENTO LAÇO AZUL”
15
PROJETO “PODES SALVAR VIDAS!”
No dia 30 de maio deste ano, realizou-se na escola EB2,3 de Pevidém uma ação de suporte básico de vida, por parte de técnicos do INEM, Cruz Vermelha e Saúde Escolar, no âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais e em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde. Durante a manhã, os alunos do nono ano puderam presenciar uma aula diferente, que teve como objetivo sensibilizar os mais jovens e fazer com que eles aprendam como proceder em caso paragem cardiorrespiratória
Ao longo dos anos conseguimo-nos aperceber que as crianças têm tido um papel fundamental a salvar vidas, pois em muitas situações elas sabem como reagir. Para tal acontecer com mais frequência, foi dinamizada esta iniciativa que pretende que no futuro, as gerações mais jovens saibam reagir e proceder corretamente quando alguém precisar da sua ajuda. No início da ação, na biblioteca, conseguiram ver uma curta-metragem sobre o papel fundamental que o INEM tem para o nosso dia a dia e como devemos reagir em caso de ser preciso contactá-lo Em seguida, os alunos presenciaram uma demonstração de todas as técnicas que observaram ao longo do pequeno filme. Para finalizar, no espaço exterior, passaram a realizar, em grupos, os procedimentos necessários para poder salvar uma vida, como por exemplo, praticar as compressões e a posição lateral de segurança
Esta ação teve como objetivo principal sensibilizar os alunos, pois muitas vezes, quando os adultos ficam paralisados, sem saberem o que fazer, são os mais jovens, como eu que temos de reagir!
Francisca Silva, 9. º A
16
PROJETO “ BANCA DA SAÚDE”
Este ano, integrada no dia sem componente letiva, 30 de maio, realizou-se a Banca da Saúde, destinada, principalmente, a receber os alunos do 4.º ano do primeiro ciclo que vieram visitar a escolasede do Agrupamento Todos os alunos que por ela passaram tiveram a oportunidade de adquirir medidas promotoras da saúde individual e coletiva e de as levar para a comunidade exterior ao Agrupamento
Nessa banca estava disponível um fumador mecânico, que mostrava o efeito do tabaco nos pulmões; diversos métodos contracetivos sobre os quais aprenderam a sua função e utilização; oxímetros que utilizaram para medir a percentagem de oxigénio no sangue e a pulsação; uns óculos que simulam a visão de um alcoólico e que lhes possibilitou observar o efeito que o consumo das bebidas alcoólicas tem na visão, no equilíbrio e na orientação.
Com esta atividade a equipa de Promoção e de Educação para a Saúde espera ter contribuído para prevenção de alguns fatores de risco e para a promoção de saúde na comunidade escolar
A mesma equipa ficou muito satisfeita com o elevado número de alunos participantes, com a curiosidade por eles demonstrada e pela satisfação em terem participado, mensagem transmitida posteriormente. Nós é que agradecemos a vossa participação e colaboração na melhoria da saúde de todos.
17
Professora Alejandra Ferreira (Coordenadora do Projeto PES)
PROJETO DEVOLVER À TERRA
“BORA LÁ COMPOSTAR!”
O projeto “DEVOLVER À TERRA” é um projeto de educação ambiental, transversal, que resultou de uma parceria entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a SILVEX – Indústria de Plásticos e Papéis, S.A.
A escola candidatou-se e foi selecionada para este projeto no ano letivo 2019/2020 e em 2020/2021 deu-se início à compostagem com a chegada do equipamento necessário. Os compostores foram instalados na área vedada, nas traseiras do Bloco A, cujo acesso ao espaço foi condicionado, mas aberto a toda a comunidade escolar Os compostores, ao longo destes três anos, receberam mais de 800 kg de resíduos orgânicos recolhidos na cantina, na sala dos professores e na sala do aluno, pesados e monitorizados, semanalmente, por professores e alunos. No âmbito do projeto foi adquirida uma estufa onde foram realizadas pequenas culturas de plantas aromáticas e morangueiros, com utilização do composto produzido.
O "Devolver à Terra" tem como objetivo principal promover a compostagem doméstica, incentivando as boas-práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente no que diz respeito à aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos e na sua transformação em composto de grande qualidade e pretende-se que sejam eles a incentivar esta prática nas suas casas
18
Estes resíduos, sem valor aparente, podem ser úteis para fertilizar os jardins e as hortas, desviando assim toneladas de resíduos dos nossos aterros e poupando toneladas de emissões de CO2.
A compostagem doméstica é um método simples de reciclagem de resíduos orgânicos resultantes da confeção de refeições e da limpeza de espaços verdes, que pode facilmente ser posto em prática quer em escolas, quer pelas famílias Desta forma, estaremos a produzir composto, um material rico em nutrientes, que permite devolver ao solo a matéria orgânica reciclada e a fomentar, junto dos mais jovens, práticas mais ecológicas e hábitos mais saudáveis.
Para o efeito, é sabido que a Câmara Municipal de Guimarães através da iniciativa rrciclo-economia circular em Guimarães (https://rrrciclo.pt/biorresiduoscompostagem/) incentiva a prática da compostagem no concelho com a entrega de compostores.
Já pediu o seu? Bora lá compostar e devolver à Terra aquilo que ela nos dá!!!!
Professora Alejandra Ferreira
(Coordenadora do Devolver à Terra)
“BORA
COMPOSTAR!” 19
LÁ
PROJETOS DE MATEMÁTICA
No dia 19 de abril realizou-se o concurso de PANGEA cujo objetivo é espalhar o entusiasmo pela matemática!
O nosso Agrupamento contou com a participação dos alunos:
* Cecília Pinheiro Passos (7.ºC)
* João Henrique Mendes Fernandes (8.ºA)
* Luísa Maria Pinheiro Rodrigues (8.ºA)
* Afonso José Soares De Barros (8.ºB)
* Inês Fernandes Mendes (8.ºB)
* Maria João Araújo De Sousa (8.ºB)
* Gonçalo Sousa Silva (8.ºC)
* Manuel Guilherme Pereira Rodrigues (8.ºD)
* Yannick Miguel Pereira Dias (8.ºD)
* Rodrigo Sequeira Carmo (8.ºE)
* Sofia Fernandes Costa (9.ºC)
* Luciana Maia Gonçalves (9.ºD)
No passado dia 26 de Abril, pelas 15 horas, realizou-se o "Torneiro Interescolar Khan Academy (TIKA 2023)".
É uma iniciativa promovida pela Fundação Altice Portugal e constitui um desafio destinado a fomentar a melhor utilização da Khan Academy nas escolas portuguesas.
Um dos objetivos é motivar os alunos para a utilização sistemática dos recursos da plataforma Khan Academy (KA) em português europeu em contexto escolar, proporcionando-lhes oportunidades de prática e promovendo a aprendizagem da Matemática na Khan Academy.
No nosso Agrupamento participaram dois alunos do 3 º ciclo, a saber: Yannick Dias (8.º D) e Rodrigo Carmo (8.º E).
A escola agradece a sua valiosa colaboração!
Parabéns aos Participantes!
20
21
22
23
24
PROJETO “CANTÂNIA”
No passado dia 13 de maio a turma do 6.°F (alunos do professor Sérgio Silva) e a turma do 4.°A, de S. Martinho de Candoso (alunos da professora Sílvia Magalhães), tiveram o seu concerto do projeto Cantânia, no Centro Cultural Vila Flor
O projeto Cantânia foi concebido e é produzido pelo serviço educativo do L’Auditori de Barcelona, sendo desenvolvido em Portugal pela Sociedade Musical de Guimarães –Conservatório de Guimarães, com apoio do Município de Guimarães. Em 2023 cumpre 34 anos de existência. Nos últimos anos, o projeto tem-se estendido de Barcelona ao resto da Catalunha, Madrid, Valladolid, Sevilha, Salamanca, Zaragoza, Alcanyís, Caracas, México D.C, Mainz, Bremen e Bruxelas
Em Guimarães, o projeto Cantânia começou a ser implementado no ano de 2017, no Grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, contando com a participação de várias escolas e com cerca de 400 alunos dos 1.º e 2.º ciclos.
Cantânia é um projeto que envolve escolas do Concelho de Guimarães, professores e alunos, com o objetivo de promover a educação musical e o canto coral entre as crianças Neste projeto desenvolvem-se espetáculos musicais, especialmente para as crianças, que são apresentados em teatros e/ou em outros espaços culturais das respectivas cidades
Durante o projeto Cantânia, os alunos das escolas participantes têm a oportunidade de aprender e praticar música de forma divertida e interativa. Eles ensaiam as canções durante o ano letivo e, no final, apresentam-se num grande concerto junto com outros estudantes de diferentes escolas O evento reúne centenas de crianças e é uma celebração da música e do talento jovem
A edição deste ano, teve como título: “As Portas do Mundo”, com composição de Raquel García-Tomás e texto de Bernat Castany Prado. O texto conta a história de Sara, uma menina cega, de sete anos de idade, que sonha dar a volta ao mundo como o seu herói, Phileas Fogg, personagem principal de “A Volta ao Mundo em 80 Dias” Embora o seu pai, Daniel, considere impossível, Sara acredita que há muitas maneiras de viajar e mantém-se convicta de que vai encontrar uma. Com a ajuda da avó de Sara e dos seus vizinhos, eles fingem que viajam pelo mundo, visitando apartamentos decorados como se de diferentes países se tratasse , possibilitando a Sara conhecer outras culturas e histórias!
Este ano, a edição de Cantânia em Guimarães “mais um enorme sucesso”, contou com a participação entusiasta de muitos alunos e escolas da região O espetáculo final decorreu no dia 13 de maio, no Centro Cultural Vila Flor, em duas sessões, uma às 11h30 e outra às 16h30
25
Professores - Sérgio Silva e Sílvia Magalhães
PROJETO “PENHA À VISTA!”
Os alunos do 5 º e 6 º anos participaram ativamente no concurso “Penha à Vista”, com o tema "Penha de A a Z" (sigla “P.A.Z.”) na categoria de desenho (criação plástica), promovido pelo Centro de Formação Francisco de Holanda e Irmandade da Penha.
Este tema foi trabalhado nas aulas de Educação Visual, onde foi promovida a utilização de materiais reutilizados, bem como a expressão livre da cor e textura
Aqui ficam alguns exemplos de trabalhos realizados pelos alunos, onde colocaram em prática não só as suas aptidões artísticas, mas também a sua imaginação e criatividade
Estão todos de parabéns pelo empenho e interesse demonstrados e pela expressiva participação neste concurso!
Pedro Cruz
Subcoordenador de Educação Visual e Educação Tecnológica:
26
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TORNEIOS DE BASQUETEBOL, ANDEBOL E VOLEIBOL
No segundo período decorreram os Torneios de Basquetebol para as turmas do sétimo ano de escolaridade, de Andebol para as turmas do oitavo ano de escolaridade e de Voleibol para as turmas do nono ano de escolaridade
Nos Torneios de Basquetebol a turma do 7º B venceu em femininos e em masculinos:
Final do Torneio Feminino: 7.º B x 7.º E……..18 - 02
Final do Torneio Masculino: 7 ºA x 7 ºB 04-10
Nos Torneios de Andebol para as turmas do oitavo ano de escolaridade, as turmas vencedoras foram o 8.º C em femininos e o 8.º E em masculinos:
Final do Torneio Feminino: 8 º C x 8 º E 02 - 01
Final do Torneio Masculino: 8 º A x 8 º E 04 – 05
Nos Torneios de Voleibol para as turmas do nono ano de escolaridade, as turmas vencedoras foram o 9.º D em femininos e o 9.º E em masculinos:
Final do Torneio Feminino: 9 º A x 9 º D 26 - 38
Final do Torneio Masculino: 9 º E x 9 º F 40 – 34
27
TORNEIO DE BADMINTON
No segundo período decorreu o Torneio de Badminton para os alunos dos 2 º e 3 º ciclos
Classificação Final
DESPORTO ESCOLAR
Futsal
A equipa de Futsal do escalão de Infantis B masculinos participou na primeira fase do Torneio de Futsal do CDLE de Braga e ficou em 1 º lugar do seu grupo, ficando apurada para a fase final, onde ficou classificada num meritório segundo lugar.
28
Escalão 1.º Lugar 2.º Lugar Infantis “A” Feminino Iara Oliveira 6.º E Matilde Leite 6.º B Infantis “A” Masculino Rafael Fernandes 6.º B Gustavo Silva 6.º F Infantis “B” Feminino Luana Mendes 7.º B Joana Oliveira 7ª D Infantis “B” Masculino Tomás Pereira 7.º B Leonardo Fernandes 7.º D Iniciados Feminino Beatriz Canário 8.º D Luciana Gonçalves 9.º D Iniciados Masculino Tamim 8.º A Duarte Costa 9.º E
TÉNIS DE MESA
As equipas dos escalões de Iniciados masculinos e femininos participaram nos torneios coletivos e individuais do CLDE de Braga. Em femininos, no torneio coletivo na 1.ª fase a nossa escola ficou em 1 º lugar do seu grupo, ficando apurada para a fase final do CDLE de Braga onde ficou classificada num honroso 3 º lugar
Na competição individual na 1.ª fase, as alunas Nair Fernandes e Ana Oliveira, ficaram em 1.º e 2.º lugar respetivamente, tendo sido apuradas para a fase final do CDLE de Braga onde ficaram em 5 º e 9 º lugares, respetivamente Em masculinos, no torneio colectivo da 1.ª fase a nossa escola ficou em 3.º lugar do seu grupo. Na competição individual na 1.ª fase, os alunos Gonçalo Silva e Paulo Leite ficaram em 7.º e 8.º lugares, respetivamente
No escalão de Infantis Masculinos, na 1 ª fase do torneio individual do CLDE de Braga, os alunos Tomás Pereira e Tiago Lopes, ficaram em 4.º e 7.º lugares da classificação, respetivamente.
29
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO
Ao longo do ano letivo foi implementado o Programa de Consolidação de Competências Socioemocionais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), aliando ainda a Educação para a Cidadania previsto para o 1.º ciclo do Ensino Básico juntamente com a Promoção do Uso Saudável das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Deste modo, foram desenvolvidas, na modalidade de trabalho de projeto, sessões sobre a Igualdade de Género, Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos e Direitos da Criança e os Meios de Comunicação.
Através da utilização das TIC, os alunos foram realizando registos de informação e reflexões pessoais acerca do tema trabalhado em cada turma. Foi ainda possível promover as competências de comunicação assertiva, de cooperação e partilha, individualidade e diversidade (a importância de cada um/a e de todos/as para o grupo) Apostou-se , ainda, na realização de atividades que pretendiam familiarizar os alunos com as regras de segurança a considerar na utilização das tecnologias e na navegação no mundo digital.
Para evidenciar as aprendizagens e temáticas exploradas, cada turma realizou um projeto final que será apresentado aos Encarregados de Educação, através da visualização de vídeos, exposições e podcasts. Desta forma, foi possível promover um trabalho colaborativo entre os Técnicos do PDPSC, alunos e Professores Titulares de Turma!
30
DICA INFORMÁTICA A TUA PASSWORD É SEGURA?
1. Sabias que há ferramentas IA(Inteligência Artificial) que decifram as senhas/passwords em menos de 1 segundo!
2. Testa a tua password aqui e verifica se é realmente segura.
https://www.homesecurityheroes.com/ai-password-cracking/
Na tabela abaixo podemos verificar o tempo que uma password demora a ser decifrada Exemplos:
- password com 4 carateres a sua descoberta pode ser instantânea!
- password com 10 carateres ( incluindo números, letras maiúsculas, e minúsculas e símbolos) poderá demorar 5 anos a ser descoberta!
Fonte: https://www.homesecurityheroes.com/ai-password-cracking/
31
Navega em Segurança! A imagem Esta Fotografia de Autor Desconhecido está licenciada ao abrigo da
Let’s talk about the Environment. What do the 5 ”R’s” mean? Match the following headings with the sentences below.
It was easy, right?
Now… What about you? Do you recycle at home?
If you don’t… watch these mini vídeos and try to learn how it should be done!!! Dinis.mp4 YASMIN.mp4
CLOTHES (9)
PHYSICAL FEATURES (9)
IN ENGLISH… .
:Solutions -A refuse
reuse-C recycle-D rot-E S S S J D S H K O E R H I I C A E O R R K N S E T T S S S S C A P H A T J A C K E T E Y E S M S N O S E O H H A I R U O C H I N T R T A L L H T T H I N S L I M
reduce-B
Iara e Laura, 6.º E Ana e Adriel, 6.º E
32
PLAY AND LEARN...
EN FRANÇAIS… .
Je ne reçois pas d´argent de poche mais, quand j´ai besoin de quelque chose, je le demande à mes parents. À mon avis, les parents font du bien de donner de l´argent de poche mais les enfants devraient valoriser davantage l´argent, c´est-à-dire, parfois ils devraient faire quelque chose pour le gagner, pour pouvoir valoriser la valeur de l´argent.
(Ana Oliveira, nº 3, 8ºA)
Je reçois 20 euros par mois de mon grand-père… j´utilise cet argent pour acheter des vêtements ou des choses que je veux, mais la plupart du temps je le garde à la banque.
Je suis pour l´argent de poche car on devient indépendant et on n ´ a pas besoin de demander aux parents de l´argent pour acheter des petits trucs qu ´ on veut
Je ne reçois pas d´argent de poche, mais de temps en temps, quand je veux quelque chose, pour obtenir un peu d´argent, je dois aider à la maison en faisant des tâches comme, par exemple, ranger et nettoyer ma chambre. Pour acheter mes affaires, normalement quand c´est quelque chose de moins cher, je fais des économies pendant quelque temps
À mon avis, selon l´âge et la maturité de l´adolescent ou de l´enfant et aussi en fonction de la situation financière de la famille, oui, un montant d´argent de poche doit être accordé entre parents et enfants.
(Gonçalo Neto, nº9, 8ºB)
(Fábio Machado, nº 8, 8ºA)
Je reçois environ 20 euros par mois d´argent de poche ; en général, j´en garde une partie mais j´en dépense toujours un peu pour les déjeuners, aller au cinéma, des sorties entre amis… Je suis pour l´argent de poche, certains jeunes ne savent pas comment le dépenser correctement mais je pense que c´est un excellent moyen d´apprendre à gérer l´argent d´une manière responsable car, si on le dépense tout, on va manquer d´argent pendant le reste do mois
(Matilde Marques, nº 16, 8ºB)
Des ados de l´école E.B. 2, 3 de Pevidém témoignent sur la gestion de leur argent de poche.
33
Je ne reçois pas d´argent de poche mais je demande de l´argent à mes parents pour acheter des choses dont j´ai besoin. Pour obtenir un peu plus d´argent, de temps en temps je fais du babysitting et je promène les chiens. Je suis pour l´argent de poche parce que celui-ci aide les adolescents à gérer leur propre argent.
(Beatriz
Je ne reçois pas d´argent de poche mais quand j´ai besoin de quelque chose, mes parents me le donnent ou m´aident à le payer puisque j´ai aussi de l´argent pour mon anniversaire, à Noel et à Pâques. Mes parents me donnent de l´argent quand je les aide à la maison ou quand j´ai de bonnes notes.
Je ne reçois pas d´argent de poche, quand je veux quelque chose je demande de l´argent à mes parents, ce qui arrive très rarement…
Mes parents me donnent ce que je veux mais parfois je fais aussi des petits boulots, j´aide mon grand-père dans son bar et je reçois une petite somme d´argent que j´économise pour acheter ce que je veux.
A mon avis, il ne faut pas recevoir de l´argent de poche car, pour moi, contrairement à ce qu ´ on dit d´apprendre aux enfants à économiser, je préfère qu´ils optent pour faire des petits boulots pour obtenir leur argent car ainsi ils valorisent plus l´argent.
(Otávio Peres, nº 17, 8ºB)
Je ne reçois pas d´argent de poche mais pour mon anniversaire ou lors d´occasions spéciales, je reçois de l´argent de ma famille et je l´économise pour pouvoir m´acheter quand je trouve quelque chose que j´aime (vêtements, maquillage…). Je suis d´accord avec l´argent de poche, même si je ne le touche pas, le fait est que, quand je veux quelque chose qui n´est pas essentiel, j´en parle à mes parents et ils voient s´ils peuvent me l´acheter.
(Mariana Ribeiro, nº 12, 8ºD)
(Pedro Martins, nº 15, 8ºD)
Pour acheter mes affaires, je demande à ma mère de me les payer. Je ne suis ni pour ni contre l´argent de poche ; cela peut être est un moyen pour les adolescents d´avoir de l´autonomie et de les préparer à la vie d´adulte, mais il peut aussi leur permettre d´acheter ce qu´ils ne devraient pas…
(Ana Abreu, nº 4, 8ºE)
Oui, je reçois 20 euros d´argent de poche par mois et je le garde pour quand je vais sortir avec mes amis, pour ne pas avoir à demander `a mes parents. Je pense que l´argent de poche est une bonne chose parce que les adolescents doivent apprendre à être indépendants.
(Margarida Pinto, nº 14, 8ºE)
Carvalho, nº 3, 8ºC)
34
CANTINHO DOS MAIS PEQUENINOS
PROJETO - HORTA PEDAGÓGICA
As crianças da sala 2, da JI do Barreiro, cultivaram uma horta pedagógica com empenho e dedicação. Um dos objetivo deste projeto é sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e sustentável
Um agradecimento especial aos familiares que, em articulação com a escola, doaram sementes e pequenas hortícolas, assim como ajudaram a preparar o terreno para o cultivo!
35
A turma do 3 º ano da EB1 de Eirinha participou no novo projeto do CCVG intitulado de Escola Ciência Viva, entre os dias vinte e três e vinte e cinco de maio. O transporte dos alunos e professora titular de turma esteve a cargo da Junta de Freguesia e o almoço foi servido na EB23 Egas Moniz.
No primeiro dia:
» Atividade – Pequenos cientistas
Diálogo com os alunos sobre o conceito “ser cientista” e quais os materiais necessários para o seu trabalho Apresentação do microscópio e das suas partes constituintes
Os alunos manusearam os diferentes materiais, fazendo medição de líquidos (água), que vazavam de material para material e a partir daí, em diálogo, tiravam conclusões Realizaram duas experiências com o microscópio. Começaram por analisar, no microscópio, a letra F Concluíram que ela aumentou de tamanho e a viam invertida Analisaram, ainda ao microscópio, células animais (com uma zaragatoa retiraram células da boca) e células vegetais (película da cebola)
Para cada situação, desenhavam o que visualizavam.
PROJETO “ESCOLA CIÊNCIA VIVA” 36
No segundo dia:
1
ª Atividade – Geologia: O que é?
Em diálogo aberto, foi sendo explorado este tema com os alunos, levando-os a dizer o que lhes sugeria o nome “geologia” Foi partida a palavra em “geo” que significa Terra e “logia” que significa ciência, logo, concluíram que é a ciência que estuda a Terra.
Manusearam rochas e viram as diferenças na sua constituição mineral
Fez-se um passeio, a pé, pelas ruas mais próximas da escola, observando o chão e as casas, tentando descobrir os tipos de rocha
2.ª Atividade – Geologia/Paleontologia
Novamente, foi pedido aos alunos se sabiam o que é a Paleontologia
Sendo o estudo de fósseis, foi-lhes apresentado e explicado os tipos de fósseis: moldagem, mineralização e mumificação/conservação Manusearam fósseis e experienciaram a moldagem de fósseis: misturaram pó de gesso com água, fazendo uma massa, pincelaram as conchas com azeite e colocaram-nas nessa massa.
Deixaram secar e retiraram os moldes
De seguida, cada um foi paleontólogo, usando um pincel e uma pinça para procurar num recipiente, com areia, fósseis (simulação)
Com os pedaços de fósseis encontrados fizeram a montagem levando-os à descoberta de um dinossauro!
37
No terceiro dia:
1.ª Atividade – Contos com reciclagem
Sessão iniciada com a leitura de uma história “Felismina Cartolina e João Papelão” Foi o mote para se dialogar sobre a reciclagem de papel
Os alunos meteram mãos à obra e, seguindo o protocolo, sob orientação, vivenciaram todos os passos de como se recicla papel. Terminaram esta atividade fazendo dois origamis: um coração e um barquinho, como símbolos do amor vivido pelas personagens da história
2.ª Atividade – Estados da Matéria
Para além dos três estados da matéria – líquido, sólido e gasoso – ficaram a conhecer o gel. As Gomas foi o exemplo dado em que os ingredientes principais são gelatina e açúcar. A gelatina pode ser de origem animal (proteína colagénio) e ágar-ágar (algas) Falaram das aplicações da gelatina: na alimentação, na cosmética, no revestimento de medicamentos, entre outras aplicações
Processo de gelificação.
Foi explicado o processo de uma forma simples e para melhor ser percebido, fizeram gomas, seguindo o protocolo
Terminada esta tarefa, os alunos tiraram uma fotografia de grupo, vestidos com a bata da
Escola Ciência Viva.
Antes de regressarmos à nossa escola de Eirinha, ainda deu tempo de os alunos se recrearem na sala da robótica.
Chegou ao fim mais uma caminhada em prol do conhecimento!
38
PROJETOS – GONDAR EM AÇÃO…
No dia 5 de maio de 2023, os alunos da turma do 1.º e 2.º ano, da EB de Gondar, participaram numa ação de sensibilização sobre “Prevenção Rodoviária”, promovida pelo parceiro Fundação Real Madrid (Alma Branca), que consistiu numa aula teórica sobre regras e sinais rodoviários, seguida da componente prática realizada numa pista montada no recreio. Os alunos do Pré-escolar também puderam assistir à aula prática e experimentar a condução dos veículos disponibilizados
Para o “Dia da Mãe” todas as turmas realizaram, com muito amor e carinho, um trabalho de Artes Visuais para oferecerem no primeiro domingo de maio.
A Equipa de Colaboradoras da empresa Vimágua, no dia 10 de maio, dinamizou uma atividade para divulgar o processo de tratamento e encaminhamento da água até às nossas casas e para promover o consumo da água da torneira, oferecendo, para tal, uma garrafa de plástico reutilizável
No dia 19 de maio, a Associação de Pais organizou uma atividade, no fim das aulas, para se comemorar o “Dia da Família”, que constou de jogos tradicionais e uma barraquinha de produtos alimentares para venda.
No passado dia 24 de maio, todos os alunos tiveram oportunidade de ir ao cinema, no Espaço Guimarães, para assistir ao filme “Super Mário”, tendo sido, para alguns, uma estreia emocionante
39
No dia 26 de maio, o projeto “Palácio da Imaginação” promoveu a atividade “Habitar o Brincar”, mas, devido ao mau tempo, teve de usar o espaço da escola para colocar as suas oficinas (skate, natureza, desenhar com vento e do conto) e lanche convívio.
Os alunos do 4 º ano participaram na atividade “Desplastifica-te”, no dia 31/05, tendo tido a oportunidade de conhecer melhor os espaços da EB2/3, almoçar e passar pelos clubes existentes. Os alunos agradecem, ao parceiro Fundação Real Madrid - Alma Branca, o transporte proporcionado para esse dia.
Em junho, comemoramos o Dia da Criança com atividades ao ar livre, com jogos tradicionais e uma atividade física com um circuito coordenativo.
A turma do 3 º/4 º ano colaborou no projeto “Pacto trocado por miúdos”, com a criação de uma história no âmbito dos Direitos da Criança, e gravaram um vídeo que será apresentado no dia 27 de novembro de 2023, no 1 º Encontro Internacional ProChild CoLAB, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian
Também continuamos a ter a presença quinzenal dos avós do grupo do 1 º e 2 º ano, que vêm colaborar em atividades lúdicas e recreativas, sem descurar da partilha de saberes.
Entretanto, o grupo do 3 º e 4 º ano prepara-se para colaborar/interagir, novamente, com os utentes do Centro Social e Paroquial de Gondar.
40
No terceiro período, os alunos do 4 ºB de São Cristóvão, realizaram uma visita de estudo às Senhoras do Monte e ao Moinho existente na localidade. Tiveram a oportunidade de conhecerem a Sra. Rosa de Jesus Gonçalves, filha do Sr. José Gonçalves, o primeiro zelador das Senhoras do Monte e fundador dos zeladores das Senhoras do Monte Fizeram muitas descobertas sobre o Cruzeiro lá existente e ouviram histórias antigas passadas nesse local.
Depois realizaram uma visita a um Moinho centenário que ainda está em funcionamento embora tenha sido alvo de algumas intervenções de requalificação. Viram como funciona e observaram a transformação do grão em farinha Estas visitas foram concretizadas com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Selho S Cristóvão.
A Dra Marta Gonçalves, Presidente da Junta, acompanhou-nos nesta investigação No dia 7 de junho, os alunos realizaram uma visita à Casa da Memória para assistirem à inauguração da exposição “Pergunta ao Tempo” e viram entusiasmados o resultado de todo o trabalho que desenvolveram ao longo do ano
Estava maravilhoso! !!
PROJETO - PERGUNTA AO TEMPO 41
PROJETO - RRRCICLO
RRRCICLO, pretende ser o nome da estratégia global de Economia Circular assumida por Guimarães, em consonância com os desígnios e metas europeias.
Os alunos do 4 º ano, da EB de S. Cristóvão, participaram na atividade âncora RRRCICLO cujo objetivo foi consciencializar toda a comunidade para uma redução substancial do lixo indiferenciado encaminhado para o aterro sanitário, através da separação e valorização da maior parte dos bio resíduos produzidos, adotando assim um verdadeiro compromisso ambiental
42
4.ºA e B da Escola S. Cristóvão
Os alunos do quarto ano turmas A e B participaram no projeto o “Pacto trocado por miúdos”. Procurando cumprir o seu propósito –colocar as crianças no centro, com famílias mais felizes e numa sociedade mais justa – o ProChildColaB irá organizar no dia vinte e sete de novembro de dois mil e vinte e três, na Fundação Calouste Gulbenkien, em Lisboa, o primeiro Encontro Internacional do ProChildColaB
As atividades que os alunos desenvolveram tiveram como objetivos: i) promover a voz ativa a atuante da criança nos seus direitos; ii) refletir sobre a importância que as crianças atribuem aos seus direitos; divulgar o “Pacto trocado por miúdos Os alunos criaram maravilhosos cenários e produziram um vídeo final que será apresentado nesse encontro
PROJETO - PACTO TROCADO POR MIÚDOS 43
A AJUDARIS é uma associação particular de caráter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.
A AJUDARIS promove várias atividades Entre elas, está a atividade “Juntos a criar Histórias Felizes” Histórias feitas por crianças e para crianças! Os nossos pequenos escritores juntaram-se a esta causa solidária e participaram, com grande entusiasmo criando bonitos poemas com o tema “Paz” e assim, juntaram-se à grande família de afetos.
Com esta atividade, a AJUDARIS concretizou o sonho de levar no “Dia Mundial da Criança” um conjunto de 10 livros “Histórias da Ajudaris” a 10 Hospitais pediátricos do país. Nesse dia, a AssociaçãoAJUDARIS visitou o Hospital Senhora da Oliveira para apresentar o seu projeto.
A nossa escola esteve representada pela Coordenadora de Estabelecimento, a professora Laura Correia, que levou algumas mensagens carinhosas dos alunos para as crianças que se encontravam internadas na pediatria. Crianças ajudaram crianças.
Missão cumprida!
Escola Básica de Selho S. Cristóvão
44
PROJETO - SOLIDARIEDADE - AJUDARIS
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
O Dia Mundial da Criança é sempre vivido com grande entusiasmo pelos nossos alunos E, mais uma vez, este dia foi especial! A Associação de Pais organizou um programa recheado de atividades. As crianças brincaram nos insufláveis, fizeram pinturas faciais, dançaram, deliciaram-se com algodão doce e pipocas Ainda tiveram um lanche diferente!
Não há nada mais puro do que o sorriso de uma criança!
Escola Básica de Selho S. Cristóvão
45