Page 1

ASSOCIAÇÃO

Órgão Informativo da AMM - Nº 1 - Junho de 2018

Primeiro ano da diretoria (2017-2019)

Coragem para mudar

Gestão participativa e democrática com foco no planejamento, eficiência, economicidade e transparência


ASSOCIAÇÃO

Junho de 2018

www.portalamm.org.br

Assim que assumiu a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), em 12 de maio de 2017, o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, definiu os pilares da sua gestão: planejamento, eficiência, economicidade e transparência. Com essa visão administrativa e sensibilidade para as questões socioeconômicas, revolucionou o modo de gerir a Associação e os resultados estão neste primeiro informativo AMM INFORMA. “A nossa gestão à frente da Associação Mineira de Municípios (AMM), compartilhada com os outros 43 prefeitos diretores e com o compromisso de toda a equipe de colaboradores da entidade, completa seu primeiro ano com muitas conquistas. Com a casa organizada, administrativa e financeiramente, buscamos a defesa implacável dos interesses dos municípios mineiros. Foram várias as ações e manifestações, reunindo centenas de prefeitos em Belo Horizonte e Brasília, evidenciando a todos, a crise por nós vivida. Pelo interior do Estado, com importantes parceiros institucionais, tivemos a oportunidade de conhecer e debater os problemas locais de todas as regiões de Minas, apontando ideias e soluções. Mostramos que é na cidade que o cidadão vive e que isso deve ser considerado fundamental para o planejamento dos que anseiam governar Minas e o Brasil nos próximos quatros anos. Como reflexo, de forma inédita, foi a nossa eleição para a 1ª vice-presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM), representando os prefeitos mineiros. Mais forte e representativa, a AMM estará sempre com sua bandeira municipalista em alto mastro, com atuação aguerrida e democrática na luta pelas causas dos municípios mineiros.” Julvan Lacerda Prefeito de Moema, Presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM

“Dentro dos direcionamentos do presidente Julvan, nosso planejamento executivo foi com foco na gestão transparente, com muito trabalho, visando economia nos gastos e eficiência administrativa na direção da AMM. Reorganizamos as ações, objetivando resultados positivos. Com uma equipe unida, os avanços foram muitos e os números comprovam o alcance da estabilidade financeira real. Neste primeiro ano da atual gestão, foram 2.500 atendimentos a mais de 500 municípios, pelo contato direto da nossa equipe técnica com os gestores municipais. O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) ampliou a oferta de cursos, qualificando mais duas mil pessoas em diversas áreas da gestão municipal. Um trabalho inédito de reorganização cadastral dos municípios e ações pontuais com as prefeituras, mostrando as vantagens de ser associado à AMM, resultou, hoje, em 610 municípios afiliados nos quadros da entidade; um crescimento de 23% em apenas um ano. O mesmo ocorreu com o Diário Online, o diário oficial dos municípios mineiros, que teve crescimento de 27% das adesões. Foram ações que mereceram o reconhecimento da imprensa mineira e nacional, mostrando a todos o papel da maior entidade municipalista estadual do Brasil.” Rodrigo Franco Superintendente executivo da AMM SUPERINTENDENTE EXECUTIVO Rodrigo Franco

COORDENADOR-GERAL DE COMUNICAÇÃO

Lu Pereira APURAÇÃO E REDAÇÃO Ana Luísa Marçal Mayra Castro DESIGN GRÁFICO Fábio Junio / Rodney Arôuca Impressão: O Lutador Tiragem: 7.000 mil exemplares

Periodicidade: Mensal Distribuição Gratuita DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO comunicacao@amm-mg.org.br Tel.: (31) 2125-2431 ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICÍPIOS Av. Raja Gabaglia, 385 - Cidade Jardim BH Minas Gerais - Cep: 30380 - 103 Tel.: (31) 2125-2400 amm@amm-mg.org.br www.portalamm.org.br


ASSOCIAÇÃO

Mobilizações

Junho de 2018

www.portalamm.org.br

AMM reúne mais de mil pessoas durante seis meses de intensas mobilizações “Gostaríamos que vocês assumissem, com os prefeitos mineiros, esse compromisso público de fazer um movimento. A gente sabe que não depende somente de vocês. A questão é que vocês assumam conosco esse compromisso de fazer movimentos nas casas (Câmara Federal e Senado) para que esses projetos possam se tornar leis e amenizar as dificuldades que a gente vive, hoje, nos municípios”, afirmou o presidente da AMM, Julvan Lacerda, em seu pronunciamento na reunião dos prefeitos na Macha a Brasília em 2017.

Novembro de 2017 - Mobilização Nacional “Não Deixem os Municípios Afundarem” com presença de mais de 350 prefeitos mineiros, em Brasília.

Novembro de 2017 - Mobilização em defesa da Pauta Prioritária do Municípios Mineiros, em Belo Horizonte. Mais de 300 prefeitos, 200 vereadores, e deputados federais e estaduais.

Dezembro de 2017 - “Municípios Mineiros Pedem Socorro” - Mais de 250 prefeitos, vereadores e servidores municipais se reuniram na ALMG para cobrar do governo estadual o cumprimento da lei.

Fevereiro de 2018 - “1º Encontro de Prefeitos Mineiros” - Na Cidade Administrativa, a mobilização reuniu cerca de 400 prefeitos, além de vereadores, secretários municipais e deputados para pressionar o Governo do Estado a tomar uma posição frente à crítica situação dos municípios.


ASSOCIAÇÃO

65 anos da AMM

Junho de 2018

www.portalamm.org.br

AMM comemora 65 anos de luta municipalista A Associação Mineira de Municípios comemorou, no dia 17 de outubro, 65 anos da sua fundação. Para festejar a data, no dia 31 de outubro, a gestão da entidade prestou homenagens aos ex-presidentes da Associação pelos serviços prestados e aos dois funcionários mais antigos da AMM, em nome do corpo de colaboradores que trabalham diariamente em defesa dos municípios mineiros. Na solenidade, foi apresentado o selo dos 65 anos. Os Correios foram parceiros do aniversário da AMM com uma peça que contém a imagem da logomarca da Associação, criada especialmente para as comemorações da fundação da entidade. Por eternizar o tema celebrado, o selo configura também como peça de coleção.

Reinaugurado o Espaço da AMM na

Ações da AMM foram pautas em mais de

Cidade Administrativa

oito mil publicações na mídia

Na pauta dos eventos dos 65 anos da AMM estava, também, a reinauguração do espaço da Associação na Cidade Administrativa, após obras de ampliação e modernização do local, que tem a finalidade de atender os gestores públicos. Criado em 2012, o espaço possui infraestrutura necessária para reuniões e encaminhamentos, com profissionais à disposição dos gestores, responsáveis por receber as demandas e assessorálos nos trâmites e processos nos órgãos do Governo Estadual.

O trabalho da gestão do presidente Julvan Lacerda de levar capacitação ao interior do Estado, organizar intensas mobilizações em prol do municipalismo, além das ações movidas em defesa das prefeituras mineiras, foi pauta na mídia 8.102 vezes, nos últimos 12 meses. Na era digital, aparecer na chamada grande imprensa - mineira e nacional - mostra a importância do trabalho da AMM em defesa dos interesses e do desenvolvimento dos municípios mineiros.


ASSOCIAÇÃO

Interiorização

Junho de 2018

www.portalamm.org.br

Projeto “AMM nos Municípios” percorre as 10 macrorregiões de Minas Gerais O primeiro ciclo do projeto de interiorização “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões” rodou Minas Gerais com o objetivo de unir os prefeitos e capacitar os servidores públicos. De 21 de julho a 1º de dezembro, este projeto pioneiro da AMM levou a equipe da entidade e palestrantes dos órgãos parceiros às dez macrorregiões do Estado, oferecendo debate político e institucional de alta qualidade a 2.637 pessoas.

Guarda-Mor

Poté

Guidoval

Ipatinga

Andradas

Itapecerica

Catuti

CQGP da AMM oferece 50 cursos e qualifica mais de duas mil pessoas em um ano de trabalho Nos últimos doze meses, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) superou, em muito, a capacidade de oferecer capacitação nos principais temas ligados à gestão pública. Foram 50 cursos promovidos, com mais de dois mil gestores e servidores qualificados, em Belo Horizonte, e também no interior do Estado.

Itapagipe

Curvelo

Guimarânia

CQGP no Interior Coronel Fabriciano Curvelo Guanhães São João del-Rei Timóteo

Alunos do curso de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)


ASSOCIAÇÃO

Junho de 2018

Transparência aos afiliados

www.portalamm.org.br

Crescimento no número de afiliações e adesão ao Diário On-line mostra a força da AMM São 610 afiliados à Associação e 280 ao Diário On-line, o espaço para publicações oficiais das prefeituras, câmaras municipais e autarquias e fundações. Somente nos últimos doze meses, foi registrado crescimento de mais de 10% nas afiliações à entidade. Com o Diário On-line, é possível fazer as publicações da prefeitura, de forma ampla, pagando valor até 80% menor se comparado à forma impressa dos diários oficiais dos municípios. Ao aderirem à Associação, os gestores reforçam a missão da AMM de representar os municípios mineiros e defender a causa municipalista.

Equipe técnica da AMM auxilia as gestões públicas de todo o Estado em mais de 2 mil atendimentos Somente neste último ano, a equipe da assessoria técnica da Associação fez mais de 2.300 atendimentos – na sede da entidade e no Espaço da Cidade Administrativa – a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e servidores públicos das diferentes regiões do Estado. Além disso, os assessores foram a 50 cidades atender as equipes de prefeituras mineiras, reforçando o projeto de interiorização das ações da AMM, levando conhecimento prático por meio das 12 áreas técnicas da administração pública: Jurídica, Contábil e Tributária, Econômica, Convênios, Captação de Recursos, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.


ASSOCIAÇÃO

Junho de 2018

Transparência e economia nos gastos mostram gestão eficiente

www.portalamm.org.br

CONSELHO DIRETOR Presidente Julvan Resende Araujo Lacerda - Moema 1º Vice-presidente Wander José Goddard Borges - Sabará 2º Vice-presidente Marcos Vinicius da Silva Bizarro - Cel. Fabriciano 3º Vice-presidente Rui Gomes Nogueira Ramos - Pirajuba 1º Secretário Maria Aparecida Magalhaes Bifano - Manhuaçu 2º Secretário José de Freitas Cordeiro - Congonhas 1º Tesoureiro Daniel Batista Sucupira - Teófilo Otoni 2º Tesoureiro Geraldo Martins Godoy - Periquito CONSELHO FISCAL - Membros Efetivos Conselheiro Higino Zacarias de Sousa – Ritápolis Conselheiro Geraldo Magela Barbosa - Onça do Pitangui Conselheiro Armando Greco Filho - Abaeté CONSELHO FISCAL - Membros Suplentes Marisa de Souza Alves - Bocaiuva Roberto Alcantara Botelho - Jequitinhonha Welington Marcos Rodrigues - Mar de Espanha REGIÃO NOROESTE Odilon de Oliveira e Silva - Cabeceira Grande Edmar Xavier Maciel - João Pinheiro Edgar José De Lima - Guarda-Mor REGIÃO ALTO PARANAÍBA Agnaldo Ferreira da Silva - Cruzeiro da Fortaleza Adílio Alex dos Reis - Guimarânia

O trabalho da administração da Associação está sendo pautado

Paulo Cezar de Almeida - Campos Altos REGIÃO ZONA DA MATA

pelo equilíbrio nas contas – entre arrecadação e gastos –, princípio

Soraia Vieira de Queiroz - Guidoval

básico da boa gestão, por meio de novos sistemas e um fluxo de

Claudiomir Jose Martins Vieira - São Sebastião da Vargem Alegre

planejamento e controle no departamento financeiro da AMM. A dedicação das equipes envolvidas no processo refletiu em

Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos - Muriaé REGIÃO JEQUITINHONHA / MUCURI Gildesio Sampaio de Oliveira - Poté Evaldo Lucio Peixoto Sena - Medina

resultado positivo, conforme apresentado nos relatórios de

Milton Coelho de Oliveira - Novo Cruzeiro

prestação de contas dos dois últimos quadrimestres, aprovados

REGIÃO SUL

pelo Conselho Fiscal da AMM no dia 7 de maio de 2018. O relatório financeiro é disponibilizado mensalmente até o décimo quinto dia do mês subsequente, em ambiente virtual. Para acessálos, basta entrar no endereço eletrônico: www.portalamm.org.br/ portaldatransparencia.

Rodrigo Aparecido Lopes - Andradas Hideraldo Henrique Silva - Boa Esperança Walker Americo Oliveira - São Sebastião do Paraíso REGIÃO TRIÂNGULO Benice Nery Maia - Itapagipe Paulo Roberto Barbosa - Planura Pedro Socorro do Nascimento - Limeira do Oeste REGIÃO CENTRO –OESTE Wirley Rodrigues Reis - Itapecerica Ronaldo Antonio Zica da Costa - Dores do Indaiá Adeberto José de Melo - Piumhi REGIÃO NORTE Valmir Morais de Sá - Patis José Nilson Bispo de Sá - Padre Carvalho José Barbosa Filho - Catuti REGIÃO RIO DOCE Edmo Cesar Feliciano Reis - Itabirinha Ailton Silveira Dias - Entre Folhas

Geraldo Magela Barbosa (prefeito de Onça de Pitangui), Armando Greco (prefeito de Abaeté), Julvan Lacerda (presidente da AMM e prefeito de Moema) e Higino Zacarias (prefeito de Ritápolis) na reunião do Conselho Fiscal

REGIÃO CENTRAL Ilce Alves Rocha Perdigão - Vespasiano Wilber José de Souza - Bela Vista De Minas Maurílio Soares Guimarães - Curvelo SUPERINTENDENTE EXECUTIVO Rodrigo Franco


ASSOCIAÇÃO

Junho de 2018

www.portalamm.org.br

De forma inédita, prefeitos mineiros conquistam 1ª vice-presidência da CNM Minas Gerais agora conta com forte representação no movimento municipalista nacional. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, tomou posse como 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na presença de milhares de prefeitos de todo o País, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “A nossa eleição para compor a diretoria da CNM mostra a força que temos com os prefeitos de Minas Gerais. É a primeira vez que o Estado chega tão perto da presidência da CNM. E em um momento em que o País nos deixa em segundo plano, primeira vez na história do Brasil que não temos nem um ministro de estado, perdendo espaço em nível federal. E o municipalismo e a União dos prefeitos fizeram com que a gente conquistasse esse espaço. Vamos trabalhar juntos, foram eleitos todos nós, não só eu, Julvan.” Quem assume como presidente da CNM é o ex-prefeito de Saldanha Marinho, Glademir Aroldi, substituindo Paulo Ziulkoski.

Estande da AMM na Marcha a Brasília

A diretoria e a equipe da assessoria técnica da AMM ficaram à disposição dos mais de 400 prefeitos que passaram pelo estande da Associação na Marcha a Brasília 2018

AMM Informa nº 1  

Órgão Informativo mensal da Associação Mineira de Municípios - Junho de 2018

AMM Informa nº 1  

Órgão Informativo mensal da Associação Mineira de Municípios - Junho de 2018

Advertisement