Page 1


Guataçara Monteiro As ilustrações que coloriram a identidade do Festival Contaí 2016 foram extraídas de obras da amostra “Coração do Rio”, do artista plástico Guataçara Monteiro. Nesta exposição, pinturas, esculturas e instalações retratam a natureza, a arte popular e a fé do Vale do Paraíba. Na segunda quinzena de outubro deste ano, o “Coração do Rio” entrará em exposição no Museu do Louvre, em Paris.


ÍNDICE p.05 Pré Festival Contaí p.06 Abertura Oficial p.09 Contação de Histórias p.15 Sarau p.16 Intervenções Cursos e Oficinas p.21 p.26 Vivências p.28 Cinema p.30 Cinema Infantil p.33 Show Musical p.34 Dança p.35 Formação p.37 Encerramento p.38 Calendário Contaí Calendário Contaí: p.40 Pelos 5 Cantos da Cidade


INTRODUÇÃO

Todo mundo conta histórias. “Contaí, conta?!”. Esse é um jeito da gente perguntar quando está cheio de curiosidade sobre um “causo” vivido por aqueles com os quais nutrimos afetos. Não há expressão mais característica da espécie humana do que contar uma boa história. O II Festival Contaí de São José dos Campos traz para essa edição o tema das Histórias de Vida e das Histórias de Tradição como fundamentais para a promoção do intercâmbio de experiências diversas nos variados lugares de convívio que existem nas cidades e no campo. Questionado pelo escritor e roteirista Jean-Claude Carrière sobre o que seria uma pessoa normal, o neurologista e psiquiatra inglês Oliver Sacks respondeu: “uma pessoa normal é aquela que sabe contar a sua própria história”. Vivemos tempos de transição e de enfrentamento da necessidade de novas respostas às questões complexas que se apresentam a cada dia. E esse enfrentamento passa por garantir o direito de cada um e cada uma contar a sua própria história. Foi pensando nisso que o Contaí desse ano resolveu apostar numa parceria solidária entre as histórias de vida e as histórias tradicionais como um chão mais estável para se caminhar no sentido de uma vida que valoriza a experiência como fundamento para a construção do bem comum. Ao contar as nossas próprias histórias e as histórias de nossos vizinhos, vamos abrindo caminho para que novos contos se façam e outras possibilidades apareçam nesse processo contínuo de invenção da vida.

Giuliano Tierno 4


PRÉ-FESTIVAL As atividades pré-festival iniciaram dia 07 de abril com a palestra ministrada por Giuliano Tierno para professores da rede municipal de ensino e da FUNDHAS. O tema “Narrações de Vida e Narrações Tradicionais” foi abordado nas Unidades de Educação por meio de situações que já fazem parte da proposta pedagógica como, por exemplo, funcionários e parentes que participaram de momentos de contação e brincadeiras de sua infância, além do resgate de memórias familiares. A atividade resultou na inscrição das histórias para participarem de uma seleção das 10 narrativas que mais se destacaram. As narrativas escolhidas serão apresentadas nas aberturas das principais atividades do Contaí. Esse projeto teve a participação de toda a comunidade escolar municipal, atingindo mais de 40.000 pessoas.

5


ABERTURA OFICIAL

02/06

Quinta-feira | 19h30 Local: Auditório do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC. Atividades com tradução em Libras!

RODA DE BATE-PAPO COM:

Daniel Munduruku

Escritor indígena com mais de 40 obras, graduado em Filosofia com licenciatura em História e Psicologia, pós-doutor em Literatura pela UFSCAR e doutor em Educação pela USP. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz. Recebeu diversos prêmios de literatura no Brasil e exterior entre eles o Prêmio Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras. 6

Acessível

em Libras


Kiusam de Oliveira

Escritora, contadora de histórias e artista multimídia. Autora de quatro livros, entre eles: O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013) e Omo-Oba: Histórias de Príncipes (Global, no prelo). Bailarina, coreógrafa, professora de danças afro-brasileiras. Pedagoga com habilitações em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista na temática das relações étnico-raciais, participando de conferências, congressos, simpósios etc.

Giba Pedroza

Contador de histórias, estudioso e pesquisador da tradição e da literatura infantil, trabalha com o tema desde 1987. Gravou os CDs “Roda de Histórias” com o grupo Girasonhos e “Contos de Todos os Cantos” (com Renata Mattar) e recentemente o CD-Livro “Medo de Que?” através do Espaço de Leitura. Tem dois livros infantis publicados, além da participação em coletâneas de literatura infantil. É também roteirista de programas radiofônicos e televisivos como o extinto “Quintal Encantado” (rádio USP) e “Turma da Fofura” (TV Bandeirantes). 7


Mediador: Giuliano Tierno

Contador de Histórias, escritor, pesquisador e arte educador. Doutor e Mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da UNESP. Sócio-Fundador d´A Casa Tombada (Lugar de Arte, Cultura e Educação). Assessor de Literatura e Bibliotecas das Fábricas de Cultura do Governo do Estado de SP. Curador Artístico-Pedagógico do Colégio Augusto Laranja. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias (Abordagens Poética, Literária e Performática), pela FACON.

8


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

“O alfaiate no final do universo” Grupo Esopo com Dó Maior

02/06

Quinta-feira | 15h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Elenco: Markito Alonso, Anselmo Mancini e Rafael Amaral. Depois de pegar sete baratas siderais de uma única vez, o Alfaiate desiste de seu antigo negócio e parte em uma grande aventura à caça de mais baratas siderais. Pensando ser uma boa propaganda, o Alfaiate pinta a frase na nave “Sete de uma vez”, mas o que parecia bom logo vira uma grande confusão. Afinal, que sete são esses que o Alfaiate pegou de uma só vez? Em pouco tempo, nosso anti-herói chama a atenção da Guarda Imperial e embarca em uma verdadeira saga em busca de uma vida melhor.

9


“Oralidades do Brasil” com Giba Pedrosa

02/06

Quinta-feira | 16h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC. Venha fazer um passeio pela tradição oral brasileira através dos contos populares, celebrando a figura do tradicional contador de histórias. A cada narração vamos conhecer uma variante dos contos e da oralidade brasileira de diferentes regiões; todas elas permeadas de adivinhações rimadas, cantigas, trava-línguas, quadrinhas e ditados populares.

10

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


“A Princesa de Bambuluá” com Cris Velasco - Histórias de Boca

03/06

Sexta | 10h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Elenco: Cristiane Velasco e Fernando Almeida A história conta as aventuras de João para se casar com a Princesa de Bambuluá. Segundo uma criança, o reino tinha esse nome “porque tinha muito bambu lá”. Para outra criança, “tinha bambu e lua”. Essa apresentação é uma adaptação do conto popular de raízes africanas, recolhido por Câmara Cascudo em “Contos Tradicionais do Brasil”, com cantigas e danças tradicionais brasileiras.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

11


“A História da Jesuína” com Cris Velasco - Histórias de Boca

03/06

Sexta | 15h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Elenco: Cristiane Velasco Uma divertida contação sobre a aventura da menina Jesuína quando encontra um pé de cabaça encantado. O conto é narrado ao som do berimbau e apresenta também um pouco da história desse instrumento. Essa apresentação é uma adaptação da história ouvida da boca do educador mineiro Adelsin, que ouviu da boca de sua avó Nae, nascida em Salvador no século XIX.

12

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


“Histórias da Mala de Ébano” com Mariana Per

04/06

Sábado | 15h30 Local: Anfiteatro do Parque da Cidade. Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana, SJC. Mariana leva em sua mala as histórias de seus ancestrais das menores aldeias aos grandes impérios africanos. Descobriu que olhando de perto África e Brasil não estão distantes. Os africanos trouxeram de África além da sua beleza, histórias de personagens fortes e amáveis como a doce Kethiwe, a rainha a Imbira. Sempre disposta a compartilhar as histórias e contos que conhece, acredita que as histórias nos constroem e nos transformam sempre.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

13


“As Maravilhosas Histórias do Vale” com Grupo Teatro Iluminado

04/06

Sábado | 16h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Elenco: César Cruz, Idiane Dias e Ezequiel Dionísio O Projeto A Hora do Conto apresenta “As Maravilhosas Histórias do Vale”, um espetáculo de contos e lendas populares do Vale do Paraíba seguida de uma Oficina Interativa “Roda de Histórias e Brincadeiras Cantadas”, onde a arte de contar histórias incentiva a leitura e escrita formando novos leitores do futuro.

14

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


“O Belo e o Avesso das Coisas”

SARAU

com Kiara Terra

06/06

Segunda | 10h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Sarau da Academia Academia Joseense de Letras Sarau literário com os membros da Academia Joseense de Letras

03/06

Acessível

em Libras Nessa contação o nosso herói difere muito do tipo mais comum encontrado nos contos populares. Ingênuo e distraído, confunde-se, fracassa, erra em seus percursos. Na sua fragilidade, vence! Graças à sorte, talento e sinceridade desconcertante. É ao mesmo tempo fantástico e parecido com todos nós.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

15

Sexta | 18h Local: Sede Laboratório Oswaldo Cruz Praça Cândida Maria Cesar Sawaya Giana, 128 - Jardim Nova América, SJC.


INTERVENÇÕES

Rua do Causo - Histórias tradicionais, histórias de vida 03/06

Sexta | 17h Local: Rua José Gonçalves de Oliveira, Campos de São José, SJC. O Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido há mais de um ano pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), junto à comunidade do bairro Campos de São José (Região Leste) realiza a Rua do Causa sob a coordenação de Maria Siqueira Santos. O projeto aberto conta com a participação de moradores que se reúnem no local após o trabalho para contarem “causos”. O encontro ocorrerá na Rua José Gonçalves de Oliveira e possibilitará uma maior interação dos participantes com o público.

16


Taikô com Grupo Gookai Wadaiko

04/06

Sábado | 10h Local: Largo São Benedito, Centro, SJC.

Direção Geral: Luzia Takano Grupo Gookai Wadaiko realiza uma apresentação de Taikô e conta com a participação de membros da Associação Nipo Brasileira - BBC. O Taikô é um instrumento de percussão de origem mitológica no folclore japonês, sua prática é uma forma de divulgar e preservar a cultura japonesa.

Feira dos Saberes e Fazeres: Trecos e Tarecos 04/06

INTERVENÇÕES

17

Sábado | 10h às 14h Local: Parque Alambari. Av. Antônio da Costa Nunes, s/n, Campos de São José, SJC.

Edição Especial da Feira dos Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos, onde moradores expõem e comercializam produtos artesanais e culinários feitos por eles mesmos.


Nosso Canto com Dö Mc com Grupo Maxado

04/06

Pelas alamedas da saudade

Direção Geral: Coletivo Grupo Maxado Com a dinâmica de um programa de TV, o Encontro Cultural é um espaço de liberdade e expressão para a valorização da arte local. Entre os diálogos em torno de um tema, o encontro trás o documentário “Nosso Canto”, intervenções de rap com Dö Mc, exibição de vídeos e microfone aberto, promovendo a interação e a liberdade de expressão.

com Grupo Seresteiros do Vale

04/06

Sábado | 19h Local: Pavilhão do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, SJC.

Sábado | 11h Local: Calçadão, Rua 7 de Setembro, Centro, SJC.

Elenco: Fábio Damusi, Erik Fernandes, Poli Fernandes e Regiane da Silveira. Venha vivenciar o romantismo das serestas e ter uma experiência plena de música e poesia caminhando pelas alamedas da saudade através de canções e poemas autorais, inspirados no cancioneiro e nas cantigas populares num o clima romântico e nostálgico. 18

INTERVENÇÕES


Livroteca - Histórias que cabem na palma da mão com Cia Bisclof

05/06

Domingo | 10h30 Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC. Elenco: Andreísa Canguçu e Ricardo Barison Uma intervenção literária, na qual dois artistas carregam instrumentos musicais e um livro cada um. Mas estes não são livros comuns. Dentro deles há uma “mini biblioteca” repleta de livrinhos que cabem na palma da mão. O público é convidado a escolher um livrinho e descobrir qual história há dentro dele. Estas pequenas histórias então, são contadas utilizando música ao vivo, instrumentos de efeito e/ou recursos de teatro de animação.

INTERVENÇÕES

19


Maracatu de Baque Virado com Maracatu no Parque

05/06

Domingo | 16h Parque Santos Dumont. R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000, Vila Adyana, SJC.

Direção Geral: Alex Malabar Maracatu de Baque Virado é uma manifestação da cultura popular brasileira afrodescendente. O ritmo envolvente tem conquistado diversos estados do Brasil, a partir do movimento “mangue beat” e do grupo Nação Zumbi, quando ficou mundialmente conhecido. O grupo Maracatu no Parque realiza uma apresentação contagiante em celebração ao primeiro ano do grupo.

20

INTERVENÇÕES


CURSOS E OFICINAS

Boneca Contaí com Flávia Cerqueira As bonecas do Contaí foram criadas Sexta | 15h com uma livre inspiração nas Local: Biblioteca do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC. bonecas Waldorf, caracterizadas por respeitarem e estimularem a imaginação, não reproduzindo fielmente Vagas limitadas! 30 vagas a partir de 15 anos. as particularidades da figura humana, Informações e inscrições (12) 3932-8631 deixando para a fantasia a atividade criadora. Com objetivo inicialmente decorativo, as bonecas transcenderam a sua função ao estabelecer elos afetivos com os participantes, que a elegeram espontaneamente um símbolo do Festival. Atendendo á pedidos ofereceremos a oficina da boneca em tamanho reduzido para que se possa também levar o Festival Contaí para casa.

03/06

21


Oficina de Biojóia com Guataçara Monteiro

03/06

Sexta | 16h Local: Parque Vicentina Aranha. Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyanna.

Vagas limitadas! 30 vagas a partir de 15 anos. Informações e inscrições (12) 3932-8631

22

O Brasil é rico por sua diversidade natural. São flores, folhas, sementes e frutos que tornam a nossa flora, exótica e exuberante. Com tanta matéria- prima, os brasileiros, aos poucos, desenvolveram técnicas de aproveitamento desses materiais. Nessa oficina, mais que a confecção de um colar de sementes de açaí, vamos vivenciar de forma lúdica a lenda do açaí, que nos remete ao feminino, ao cuidado e doação maternal - um verdadeiro amuleto de prosperidade e amor.

CURSOS E OFICINAS


Bonecas Abayomi com Regina Pereira

05/06

Domingo | 10h Local: Parque Vicentina Aranha. Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyanna.

Vagas limitadas! 30 vagas a partir de 15 anos. Informações e inscrições (12) 3932-8631 A pequena comunidade quilombola do Cafundó ficou famosa por ter sobrevivido como um pedaço do passado no coração de São Paulo. Localizado a apenas 125 km da capital, o Cafundó ainda possui falantes de uma língua própria, a cupópia. A representante da Associação Kimbundu de Cafundó, Regina Aparecida Pereira, dividirá conosco a importância dos ancestrais quilombolas e as antigas lideranças do Cafundó na luta pelas terras e a preservação da cultura da sua comunidade. Ao mesmo tempo teremos a oportunidade de aprendermos a técnica das bonecas Abayomi, verdadeiro símbolo de resistência e vínculo materno. CURSOS E OFICINAS

23


As cidades e seus artistas

módulo: Ouro preto

Período de Inscrições: 23/05 a 01/06 Atividade com certificação! Público-alvo: A partir do 16 anos Vagas por turma: 30 Duração por módulo: 1h20 (as inscrições deverão ser feitas por módulo) Com Prof. Iriê Salomão de Campos. O curso objetiva a popularização da arte, aproximando as pessoas da história de importantes cidades que tiveram grande desenvolvimento artístico, e também das obras de artes e monumentos que podem ser vistos nestes locais. Compreendendo ainda os estilos que prevaleceram em cada uma das cidades, os motivos que levaram a realização das obras arquitetônicas, monumentos e obras de arte presentes em cada uma delas. Ministradas pelo professor Iriê Salomão Jr, mestre em História e Critica de Arte e editor-chefe da Revista Tecnography de forma descontraída e inusitada iniciaremos essa viagem por metrópoles do mundo, seus artistas e sua arte.

Data: 02/06 | quinta Horário: 9h Local: Centro De Formação Do Educador – CEFE. Módulo somente para educadores da rede municipal.

24

CURSOS E OFICINAS


módulo: Madrid

módulo: Cidade do México

Data: 03/06 | sexta Horário: 19h30 Local: Sala 13 do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131. Jardim América, SJC. Vagas limitadas: 30 vagas Faixa etária: a partir de 16 anos

Data: 04/06 | sábado Horário: 16h Local: CFP Artes de Ofício no Parque Vicentina Aranha. Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila AdyannaVagas limitadas: 30 vagas Faixa etária: a partir de 16 anos Inscrições: (12) 3932-8631

Inscrições: (12) 3932-8631

CURSOS E OFICINAS

25


VIVÊNCIAS

Danças Circulares com Guataçara Monteiro

05/06

Domingo | 10h Local: Árvore Centenária do CEFE. Avenida Olivo Gomes, 250, Santana, SJC.

As Danças Circulares compõem um movimento cultural mundial, criado pelo bailarino e artista plástico “alemão/polonês” Bernhard Wosien na década de 50, e se espalhou pelo planeta divulgado pela comunidade escocesa de Findhorn. O movimento chegou ao Brasil na década de 80 em Nazaré Paulista - SP e espalhou-se por todo o território nacional, atrelando-se às nossas danças indígenas e cirandas de roda. A vivência de Danças Circulares é um momento mágico de partilha, onde danças muito simples são repassadas de forma divertida e lúdica para que todo o grupo aprecie com alegria ritmos de diversas partes do planeta. 26


Bordando nossas histórias com Rochele Beatriz Sá

05/06

Domingo | 15h Local: Parque Santos Dumont. R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000, Vila Adyana, SJC.

Conheça São José: Tour Narrativo

Unidos por um único tecido redondo, uma mandala, o público é convidado a participar deste bordado coletivo que busca resgatar a partir das lembranças e da memória das pessoas a importância de suas histórias.

04 e 05/06

Sábado e Domingo | 10h30 e 15h30 10h30 - Com tradução em Libras

Local de Saída: Estacionamento do Parque da Cidade, Av. Olívio Gomes, Acessível 100, Santana, SJC. em Libras Vagas limitadas: 40 lugares (crianças também precisam de ingresso). Distribuição de ingressos no local com 1h de antecedência. Um passeio pela cidade e uma viagem no tempo através de suas histórias! Teremos a oportunidade de desfrutar de um passeio por pontos tradicionais de São José dos Campos ouvindo narrativas de histórias que, apesar de toda a modernidade, sobrevivem através do tempo nos ajudando a conhecer nosso passado e entender o nosso presente.

VIVÊNCIAS

27


CINEMA

Cinema Conta História: “Pequenas Histórias” 03/06

Direção: Helvécio Ratton | Ano: 2007 Gênero: Comédia Duração: 1h20 Classificação: Livre

Sexta | 19h Local: Parque Vicentina Aranha. Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyanna.

Na varanda da fazenda, uma senhora (Marieta Severo) conta breves e encantadoras histórias enquanto corta e costura pedaços de pano que se unem em uma grande e colorida colcha de retalhos. As pequenas e divertidas narrativas contadas chamam-se: “E a Água Levou...”, “Procissão das Almas”, “O Espírito do Natal” e “Zé Burraldo”. Histórias brasileiras, com muito amor e magia para a diversão de toda a família.

28


SOnhos 05/06

Domingo | 18h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Mais que filme, “Sonhos” é um desfile de imagens maravilhosas. Baseado em sonhos verdadeiros do cineasta Akira Kurosawa, esta produção japonesa-americana divide-se em oito histórias distintas, mas unidas pelo mesmo tema, lidando com medos e vontades subconscientes, bem como tradições milenares. Grande mestre do cinema japonês, Akira foi uma influência assumida para diretores como Steve Spielberg, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e George Lucas. “Sonhos” certamente encherá seus olhos. E não se surpreenda se também arrebatar sua mente e coração. Direção: Akira Kurosawa | Ano: 1990 Gênero: drama-fantasia | Duração: 2 horas Classificação: livre | Legendado CINEMA

29


CINEMA INFANTIL

Cinema Conta História: Festa No Céu 03/06

Sexta | 8h30 Local: Auditório do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC. O jovem Manolo está dividido entre cumprir as expectativas impostas por sua família de toureiros ou seguir a vontade de seu coração - que o leva à música. Tentando se decidir, ele embarca em uma viagem por três diferentes mundos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Eternizados em uma aventura sobrenatural.

Direção: Jorge R. Gutierrez | Ano: 2014 Gênero: Animação | Duração: 1h 35 Classificação: Livre | Dublado

30


Cinema Conta História: OZ, Mágico Poderoso 05/06

Domingo | 15h Local: Auditório do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa é afastado da poeirenta Kansas e acaba na vibrante Terra de Oz, ele acha que tirou a sorte grande, até encontrar três feiticeiras, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que ele é o grande mágico que todos estão esperando. Relutantemente envolvido nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Lançando mão de suas artes mágicas por meio da ilusão, ingenuidade e até de um pouco de magia, Oscar transforma-se não apenas no grande e poderoso Mágico de Oz, mas também em um homem melhor. CINEMA INFANTIL

Direção: Sam Raimi | Ano: 2013 Gênero: Fantasia | Duração: 2h 08 Classificação: Livre | Dublado

31


Cinema Conta História: “Coração de Tinta” 06/06

Sexta | 8h30 Local: Auditório do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Meggie (Eliza Bennett) trocaria facilmente sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo (Brendan Fraser), esconde um estranho segredo – ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê seus trechos em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio (Andy Serkis) surge das páginas de “Coração de Tinta” em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram em um intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida.

Direção: Iain Softley | Ano: 2008 Gênero: Fantasia | Duração: 1h45 Classificação: 10 anos | Dublado

32

CINEMA INFANTIL


SHOW MUSICAL

“Contador de Canções” com Deo Lopes

02/06

Quinta | 21h Local: Espaço Quiosque do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

O cancioneiro popular Deo Lopes apresenta um concerto ao violão. Inspirado pela natureza e sentimentos nobres como o amor e a amizade, o compositor externa a sua maneira de ver o mundo, de entender os relacionamentos através da música e da poesia. Deo é compositor de inúmeras canções, uma delas inclusive gravada pelo cantor Jessé, “Eterno Menino”. O músico também é o vocalista do grupo “Trem da Viração”, que esteve em diversos programas televisivos.

33


DANÇA

“In Natura” Elo Cia de Dança

03/06

Sexta | 14h Local: Auditório do Centro da Juventude. Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, SJC.

Direção Geral: Elizabeth Reis O projeto “In Natura” da Elo Cia de Dança, consiste na circulação do espetáculo de dança contemporânea e clássica aprovado no Fundo Municipal de Cultura de SJC, que apresenta por intermédio da dança as problemáticas ambientais ocorridas na sociedade, sob uma ótica folclórica. Assim, visa ampliar a bagagem cultural e conscientizar o público-alvo sobre a importância da preservação ambiental e que em pequenos atos podem mudar o mundo. 34


FORMAÇÃO

Formação em Contação de Histórias: Nível I com Simone Grande

04 e 05/06

Sábado: Turma I e Domingo: Turma II 8h às 12h Local: CEFE - Centro De Formação Do Educador. Avenida Olivo Gomes, 250, Santana, SJC.

Inscrições: inscricoes.contai@ajfac.org.br Maiores de 16 anos Vagas Limitadas. 80 vagas. Com certificação. Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática - FACON e A Linguagem da Infância - UniÍtalo. Fundadora da Casa da História, lugar que abriga as criações de seus grupos, além de cursos, apresentações e atividades relacionadas à Narração de Histórias.

Simone Grande é contadora de histórias, atriz, autora e diretora teatral. Fundadora dos Grupos As Meninas do Conto e A Fabulosa Cia. que pesquisam a junção das linguagens do teatro e da narração de historias há 20 anos. Formadora de Contadores de Histórias desde 2002, professora de dois cursos de Pós-Graduação: A Arte De 35


Formação em Contação de Histórias: Nível II com Giuliano Tierno

04 e 05/06

Sábado: Turma I e Domingo: Turma II 14h às 18h Local: CEFE - Centro De Formação Do Educador. Avenida Olivo Gomes, 250, Santana, SJC.

Inscrições: inscricoes.contai@ajfac.org.br Maiores de 16 anos Vagas Limitadas. 80 vagas. Com certificação. Contador de Histórias, escritor, pesquisador e arte educador. Doutor e Mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da UNESP. Sócio-Fundador d´A Casa Tombada (Lugar de Arte, Cultura e Educação). Assessor de Literatura e Bibliotecas das Fábricas de Cultura do Governo do Estado de SP. Curador Artístico-Pedagógico do Colégio Augusto Laranja. Idealizador, coordenador e professor do curso de pósgraduação lato sensu A Arte de Contar Histórias (Abordagens Poética, Literária e Performática), pela FACON. 36

FORMAÇÃO


ENCERRAMENTO

Oswaldo Montenegro em “Show Canção Nua” 06/06

Segunda | 20h Local: Teatro Municipal, no Shopping Centro. Rua Rubião Júnior, 84, Centro, SJC.

Oswaldo Montenegro conversa com o público, conta histórias, atende pedidos, numa total interação que transforma “Canção Nua” num encontro inesquecível entre artista e plateia. É claro que no espetáculo não faltam seus grandes sucessos, como “A Lista”, “Lua e Flor”, “Bandolins”, “Estrelas”, e tantas outras, misturadas a canções mais recentes do seu último DVD “3x4”, músicas das trilhas de seus três filmes, “O Perfume da Memória”, “Léo e Bia” e “Solidões”, como a elogiada “A Lógica da Criação”, além d’A Porta da Alegria, canção que chegou acompanhada de um videoclipe feito com orquestra e direção de André Horta.

Distribuição de ingressos Data: 31/05 | 9h às 20h Local da distribuição: Centro da Juventude Ingressos Limitados: 2 ingressos por pessoa Na data do show, os ingressos serão válidos para entrada até às 19h30. Após esse horário, os assentos serão disponibilizados. Necessário apresentação de documentos. 37


Calendário Contaí DIA 02 | QUINTA 9h As Cidades e Seus Artístas 15h Esopo em Dó Maior -“O alfaiate no final do universo” 16h Giba Pedroza - Oralidades do Brasil 19h30 Abertura Oficial - Contaí 21h Show com Deo Lopes -“Contador de Canções” DIA 03 | SEXTA 8h30 Cinema conta História - Infantil - “Festa no Céu” Cris Velasco - Histórias de Boca 10h30 “A Princesa de Bambuluá” Elo Cia de Dança 14h “In Natura”- Dança Oralidades do Brasil Cris Velasco - “A História da Jesuína” 15h Flávia Cerqueira -“Oficina de Bonecas Contaí” 16h Guataçara Brasil -“Oficina de Biojóia”

17h 18h 19h 19h30

Rua do Causo -“Histórias tradicionais, histórias de vida” Sarau da Academia Joseense de Letras Cinema Conta História - Adulto -“Pequenas Histórias” As cidades e seus artistas - Madri

DIA 04 | SÁBADO Simone Grande 8h Formação Contador de Histórias - Nível I Gookai Waidako - “Taikô” 10h Feira dos Saberes e Fazeres - Trecos e Tarecos 10h30 Tour Narrativo - “Conheça São José” Seresteiros do Vale 11h “Pelas alamedas da saudade” Giuliano Tierno 14h Formação - Contador de Histórias - Nivél II 16h As cidades e seus artistas - Cidade do México 38


Tour Narrativo - “Conheça São José” Mariana Per - “Histórias da Mala de Ébano” Grupo Teatro Iluminado 16h “As Maravilhosas Histórias do Vale” 19h Grupo Maxado - “Nosso Canto com Dó Maior”

14h

15h30

15h

DIA 05 | DOMINGO 8h 10h 10h30 11h

15h30 16h 18h

Simone Grande Formação Contador de Histórias - Nível I Guataçara Monteiro - “Danças Circulares” Regina Pereira - “Oficina de Bonecas Abayomi” Tour Narrativo - “Conheça São José” Cia Bisclof “ Histórias que cabem na palma da mão” Seresteiros do Vale “Pelas alamedas da saudade”

Giuliano Tierno Formação Contador de Histórias - Nível II Rochele Beatriz “Mandala: bordando nossas histórias” Cinema conta História - Infantil “Oz Mágico Poderoso” Tour Narrativo - “Conheça São José” Maracatu no Parque - Maracatu de Baque Virado Cinema Conta História - Adulto - “Sonhos”

DIA 06 | SEGUNDA 8h30 Cinema conta História - Infantil “Coração de Tinta” 10h Kiara Terra - “O Belo e o Avesso das Coisas” 20h Show - Oswaldo Montenegro - “Canção Nua” 39


Calendário Contaí: Pelos 5 Cantos da Cidade DIA 02 | QUINTA Feira de Santana 8h Fundação Casa 9h30 Pró - Visão 10h Fundação Casa 10h30 Casa do Idoso - Centro 11h30 UNIFESP 13h30 Fundação Casa Asin 14h Casa do Idoso - Leste 14h30 E.E. M. Luiza G. Medeiros 15h C.C. Johann Gutlich 15h30 Fundação Casa 16h E.E. Xenofote S. Castro

17h Rodoviária Nova 20h40 Univap - Centro DIA 03 | SEXTA 8h Feira Jardim da Granja Casa do Idoso – Sul 10h N. E. São F. Xavier C.C. Chico Triste EMEF Prof. Mercedes R. Edwards 14h CEPHAS N. E. São F. Xavier C.C. Putim 15h N. E. São F. Xavier

40

16h

C.C. Rancho do Tropeiro ECO

DIA 04 | SÁ

8h Feira Jd No 9h C. Lar Crist


ÁBADO

ovo Horizonte tão

DIA 05 | DOMINGO 8h Feira Jardim Colonial 9h Feira Jardim Morumbi 10h30 Pq da Cidade 15h C. T. Desafio Jovem

10h Mercado Municipal 12h Praça do Sapo 15h C. Terapêutica Nova | Esperança

41

DIA 06 | SEGUNDA E.E.Ruth C. Sobreiro 8h30 S.S. Coração de Jesus Casa do idoso/Norte 10h Cooperativa Futura ETRS Torrão de Ouro 13h SOS Mulher 14h Centro de R. Feminino 15h Obra A. Irmã Clara 19h30 Casa das Meninas e Meninos


INFORMAÇÕES Sobre o Contaí Telefone: (12) 3932 8631 Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

Funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América São José dos Campos

Produção Executiva

Apoio

Secretaria da Educação

Realização

Participação

Telefone: (12) 3932 8600 ou www.sjc.sp.gov.br facebook.com/amigosdocentrodajuventude

42




Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.