Issuu on Google+


Esta colectânea de resumos e ilustrações é um trabalho colectivo, resultante da leitura e exploração da obra DENTE BRANCO, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. Nós gostámos muito desta obra e o seu conteúdo manteve-nos entusiasmados até à última página. Autores: alunos do3º e 4º ano da EB1 de Macinhata

FICHA DE ANÁLISE DA OBRA Título do livro: DENTE BRANCO Texto e ilustração: A. M. LEFÈVRE, M. LOISEAUX, M. NATHAN-DEILLER, A. VAN GOOL Colecção: CLÁSSICOS JUVENIS Editora em Portugal: PORTO EDITORA

O que te sugere o título do livro? O título do livro faz-me lembrar o dentista mas, como vejo a capa, acho que deve ser o nome do índio que vai no trenó.

Descreve a capa do livro: Na capa vêem-se muitos cães a puxar o trenó de um índio e ao fundo, enormes montanhas cobertas de neve.

De que fala a obra que leste? Este livro fala da vida de uma alcateia que vivia no Alasca que pertence aos Estados Unidos da América. Os lobos são animais selvagens. O pai de Dente Branco morreu e ele passou a viver sozinho com a mãe. Pouco tempo depois foram apanhados pelos índios e passaram a viver no seu acampamento. Iam à caça das renas e depois os índios iam à cidade vender as suas peles. Um dia, na cidade, o índio vendeu Dente Branco a um homem que o aproveitou para fazer lutas de cães e assim ganhar muito dinheiro. Numa dessas lutas apareceu um cão muito feroz que atacou violentamente Dente Branco. Felizmente apareceu um ricaço que o comprou, levou para a sua quinta e tratou dos ferimentos. Todos gostavam de Dente Branco e ele também foi muito amigo daquela sua nova família. Arranjou uma Collie na quinta e, dessa relação, nasceram seis crias que são meio lobos, meio cães.



PNL_RESUMO E ILUSTRAÇÃO _O DENTE BRANCO