Page 5

Maio de 2012

A MELHOR IDADE

Saúde

O

Escoliose

bservando-se o corpo humano pelas costas, a coluna vertebral normal apresenta-se reta, da cabeça até a região sacral. Quando a coluna se apresenta curva, no plano das costas, essa deformidade é denominada escoliose. A escoliose pode apresentar uma curva em “C” ou uma dupla curva em “S”. A escoliose não deve ser confundida com má postura. Quando a causa é desconhecida ela recebe o nome de escoliose idiopática. Aproximadamente 85% das escolioses são idiopáticas. É a grande maioria. Durante a infância, a escoliose afeta meninos e meninas. Na fase adolescente, as meninas são 5 a 8 vezes mais afetadas pela escoliose. Entretanto, 90% dos casos de escoliose idiopáticas são devidos a acréscimos moderados da curvatura da coluna e, geralmente, não são contemplados com tratamento intensivo. Durante a juventude, geralmente, a escoliose não apresenta processos de dor. Se a escoliose não for corrigida, na fase adulta, podem ocorrer dores nas costas.

No plano das costas, parte da musculatura atua mantendo a coluna reta e estável. Para isso a natureza fez esses músculos aos pares e simétricos. Quando um músculo fica mais tensionado que o seu par, ele acaba puxando a coluna para o seu lado e, assim, provoca a escoliose. Para os casos onde as deformidades da coluna não forem causadas por doenças nos ossos ( osteoporose, tuberculose etc ) ou deformações nas vértebras, é obvio que o tratamento deve reconduzir a coluna para a posição normal e, através da fisioterapia, desenvolver a musculatura interessada para mantê-la na posição corrigida. A recondução da coluna para a sua posição normal poderá ser feita facilmente com o emprego de uma força de tração na mesma. A tração aumenta o espaço entre as vértebras e além disso reduz a curvatura nos pontos críticos. A aplicação de tração na coluna é uma forma engenhosa para promover o seu “endireitamento” sem que seja necessário pegar ou manusear vértebras e discos. http://www.magnaspine.com.br

OFTALMOLOGIA E CIRURGIA PLÁSTICA

5

A Melhor Idade  

Jornal mensal da cidade de Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, BR, que trata de assuntos relacionados aos idosos.

A Melhor Idade  

Jornal mensal da cidade de Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, BR, que trata de assuntos relacionados aos idosos.

Advertisement