Page 1

Publicação da Câmara Americana de Comércio

Conselho da Amcham para 2013 toma posse Fotos: Agência Foto

Hélio Magalhães, do Citibank, é novo presidente

Hélio Magalhães, novo presidente do Conselho da Amcham, ladeado por seus antecessores, Alexandre Silva (esq.) e Eduardo Wanick (dir.)

Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda

São Paulo, 28 de março de 2013

A

Amcham empossou seu Conselho de Administração para 2013 em 14/03 durante almoço na sede da entidade, em São Paulo. O grupo tem como novo presidente Hélio Magalhães, country officer do Citibank. “O Conselho da Amcham toma posse com o sentimento de que a entidade pode apoiar avanços de forma concreta no Brasil por meio de proposições construtivas que refletem a contribuição das cinco mil empresas associadas, um painel privilegiado e dinâmico da iniciativa privada no País. Juntos, podemos influenciar o ambiente de negócios brasileiro e contribuir para a melhoria da competitividade nacional”, destacou Magalhães, que já havia ocupado o posto entre 2005 e 2006. Ele sucede Eduardo Wanick, presidente e CEO da DuPont América Latina, que liderou o conselho em 2011 e 2012. Neste ano, o Conselho da Amcham ganha nove novos integrantes: Aguinaldo Diniz (Cedro Cachoeira); Fernando Martins (Intel Brasil); Henrique Meirelles (J&F); Nicésio Ronan Cascone (Invista); Oswaldo Burgos Schirmer (Lojas Renner); Paulo Penido (Usiminas); Rodrigo Kede (IBM Brasil); Ronaldo Veirano (Veirano Advogados); e Sandra Ralston (Colliers do Brasil). Confiança A cerimônia teve como convidado especial o ex-ministro Delfim Netto, que abordou o atual momento da economia brasileira. Ele chamou atenção para pontos positivos do País, como a solidez das instituições e a higidez do sistema fiscal, e se mostrou otimista quando às ações que o governo federal vem adotando para estimular o crescimento. “Quando maturarem as mudanças todas que estão sendo feitas simultaneamente, teremos transformado as condições de desenvolvimento do País. Deem um crédito de confiança porque o Brasil está fazendo a coisa certa, ainda que a aparência seja de um certo tumulto”, instou. Prestação de contas Houve, durante o evento, também espaço para prestação de contas aos associados sobre o trabalho da Amcham em 2012. Mereceram destaque especial o avanço do programa Competitividade Brasil, que promoveu interlocução público-privada em questões fundamentais como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Parcerias Público-Privadas e regulação trabalhista; a crescente interação com autoridades americanas e a participação na visita da presidente Dilma Rousseff a Barack Obama; e a ampliação da atuação nacional, incluindo a inauguração da regional Joinville (seguida por Campo Grande neste início de ano). #amchambr


CURTAS Brasil

Brasília, Campinas, Recife e Salvador

Em comemoração ao Mês da Mulher, o tema liderança feminina nas organizações esteve em foco em encontros em Campinas (15/03), Salvador (21/03), Recife (22/03) e Brasília (28/03). As reuniões atraíram um público total superior a 350 profissionais.

Brasil

Em março, a Amcham atualizou e reeditou as publicações Brazil Highlights e How to Obtain Visas for Brazil. A entidade também lançou o novo título How to Understand IT Law. Para mais informações sobre os guias: amcham.com.br/howto. #comexamcham #brasileua

Belo Horizonte Brasil-EUA

Entrando em seu quarto ano, o programa da Amcham que orienta e capacita empresas com alto potencial de crescimento deve ultrapassar a marca de 900 gestores atingidos. No triênio anterior, mais de 700 executivos participaram de etapas realizadas em 12 cidades pelo Brasil. Em 2013, a meta é alcançar cerca de outros 200 nas regiões de Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia e Ribeirão Preto. O lançamento dos trabalhos deste ano aconteceu em 05/03, em seminário na BM&FBovespa para lideranças regionais da Amcham.

Novas publicações

São Paulo

O Fórum de Empreendedorismo em Uberlândia reuniu em 14/03 lideranças de Hospital Sírio Libanês, Buscapé, Dry Wash e Sorridents para falar dos principais desafios de empreender. Em 19/04, a Amcham-São Paulo também realiza evento nessa área, o Encontro de Empreendedores.

Gestão estratégica

Dicas para estabelecer uma liderança positiva e focada na qualidade de vida dos colaboradores foram tema do comitê de Gestão Estratégica da Amcham-Goiânia em 06/03. Gestão estratégica também foi o mote de workshop em Curitiba no dia 15/03.

Brasília e Campo Grande

São Paulo e Uberlândia Empreendedorismo

Energia Liderança feminina

Com a adoção das bandeiras tarifárias a partir de 2014, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera dar racionalidade ao consumo de energia. O sistema de bandeiras tarifárias consiste em sinalizar ao consumidor se a energia ficará mais cara ou barata no futuro próximo, após avaliação sobre a necessidade de acionamento ou não de usinas térmicas, explicou Julião Silveira Coelho, diretor da Aneel, no comitê estratégico de Energia em 08/03.

Curitiba e Goiânia

Gestão de pessoas

#missoesamcham #brasileua

São Paulo

Empresas em expansão

A Amcham programou quatro missões comerciais aos EUA para 2013. A primeira ocorre em abril e é voltada a startups de tecnologia da informação (TI). Outro grupo, no segundo semestre, se voltará ao setor de food service. Há também duas viagens que seguirão o novo formato prime, focado em instituições de grande porte. A expectativa para este ano envolve ainda avançar no modelo tailor made, de viagens desenhadas sob demanda.

Destaques

Em 07/03, o Senado aprovou o TIEA, acordo de troca de informações tributárias entre Brasil e EUA. O documento, assinado pelos dois países em 2007, já havia sido votado pela Câmara em 2009. A Amcham trabalhou intensamente pela ratificação. No entendimento da entidade, o TIEA valoriza a transparência, é um passo importante para os dois países avançarem rumo a um tratado que elimine a bitributação de empresas brasileiras com operação nos EUA e vice-versa, e também contribui para que o País progrida para novos acordos comerciais internacionais. #brasileua

Missões aos EUA

Brasil-EUA

Brasília

O CHRO Fórum, em 22/03, abriu o Ciclo de Decisões 2013 da Amcham-Brasília com um debate sobre como alinhar a política de recursos humanos e a estratégia das empresas. Em Campo Grande, no mesmo dia, o I Fórum de Gestão de Pessoas tratou dos temas “O novo Papel do Gestor de RH” e “Melhores Práticas de Atração de Talentos”.

Joinville, Porto Alegre e Ribeirão Preto

O case de internacionalização da marca Havaianas foi a pauta do comitê de Comércio Exterior da Amcham-Porto Alegre em 14/03. Em Ribeirão Preto, o Fórum de Logística, em 19/03, abordou novos conceitos de eficiência na área, como o sistema Lean, que busca evitar desperdícios de recursos. Já em Joinville, o grande destaque do mês foi o Seminário de Perspectivas Comerciais, que se debruçou, em 12/03, sobre tendências de negócios em Santa Catarina.

Todd Chapman, ministro conselheiro da Embaixada dos EUA no Brasil, participou em 07/03 de almoço com representantes de empresas associadas à Amcham para debater a intensificação de negócios entre Minas Gerais e os EUA. Belo Horizonte foi escolhida pelo governo americano para receber um consulado do país nos próximos meses. #brasileua


Sondagem da Amcham aponta maior otimismo do empresariado para economia e negócios em relação a 2012

Setor privado debate impactos de medidas que alteram legislação de ICMS

O

R

empresariado está mais otimista em relação à economia nacional e ao desempenho de seus negócios neste ano em comparação com 2012, mostrou sondagem realizada pela Amcham durante a cerimônia de posse do conselho da entidade para 2013, em São Paulo, no dia 14/03. Participaram da votação 155 executivos. A primeira questão buscou identificar como será o crescimento da economia brasileira em 2013 frente a 2012. A avaliação predominante (67% dos executivos) é de que a expansão ficará acima da do ano passado, sendo que 64% apostam em um nível de até 3,5% e outros 3% acreditam em evolução maior do que 3,5%. Foram 21% os que sinalizaram acreditar em manutenção do crescimento de 2012 e uma fatia de 12% aponta para ampliação aquém da de 2012.

Como o empresariado vê 2013 frente a 2012 36%

47%

3%

13%

4%

ac to en m i c ito Cres mu to da n e to Crescim e en m i da c res do Mesmo c ixo a b oa ent Crescim

Fonte: Amcham

Questionados quanto a seus próprios negócios, os executivos manifestam maior percepção positiva. Nada menos que 83% dos votantes esperam expansão superior à da média da economia, sendo que 47% sinalizam crescimento acima e 36% muito acima do da economia. Segundo um grupo de 13%, a evolução será igual à da média da economia e 4% dizem que ficará abaixo dela. A pesquisa procurou levantar também como serão os investimentos das companhias em relação ao ano passado. Há uma divisão entre os executivos que enxergam manutenção (45%) ou aumento (40%) dos aportes. Outros 15% apostam em diminuição. Por fim, a enquete procurou saber em quais áreas os investimentos serão concentrados. São elas: estoque de capital (11% das respostas); melhoria de processo/ganho de produtividade (33%); esforço comercial, marketing, distribuição e equipe de venda (40%); e treinamento, qualificação e retenção de mão de obra (16%). #estudosamcham #conteudoamcham

im ad od ac a ec im onomia ad ec od on a ec o om nomia co ia no mi a

Nos próprios negócios, a expectativa é de...

que 3,5%)

i ac to en t m i c s Cre en im esc do r c Mesmo ixo o ba a ad o ent cim Crescim oa t i mu nto Crescime o

12%

de 20 12 de 20 12 (m aio r

21%

Na economia como um todo, espera-se...

m ad od e 20 de 12 (até 3,5%) 20 12

64%

ecentes medidas do governo federal alteram a legislação de ICMS, propondo o fim da guerra fiscal e o equilíbrio entre os estados. Para debater os impactos dessas mudanças sobre o setor privado, a Amcham-São Paulo promoveu uma reunião conjunta dos comitês de Tributação e Comércio Exterior em 21/03. “A situação atual, pós-resolução 13 [Resolução do Senado Federal número 13/2012], é dramática. Há efeitos em termos de distorções de mercado, custos adicionais – derivados de insegurança jurídica e processos judiciais – e distorções para investimentos a médio e longo prazos por conta da imprevisibilidade da taxa de retorno”, resume o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral, que preside o comitê de Comércio Exterior. A resolução 13 estabelece que será de 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro, não tenham sido submetidos a processo de industrialização, ou que, após processo de industrialização, resultem em bens com conteúdo de importação superior a 40%. Mantêm-se as atuais alíquotas interestaduais de 7% ou 12% aos bens importados do exterior que não tenham similar nacional, entre outros casos. Na reunião na Amcham, também foram abordados os efeitos do Projeto de Resolução do Senado 1/2013, que propõe a unificação da alíquota do ICMS em 4% até 2016, e da Medida Provisória 599/2012, que trata da compensação financeira aos estados. O encontro funcionou como uma reunião preparatória para um grande seminário que a Amcham organizará em 25/04, novamente em São Paulo, para falar do tema “O ICMS que Interessa a Todos”, sob coordenação de Delfim Netto e com participação de parlamentares e CEOs. O seminário integra o programa Competitividade Brasil – Custos de Transação da Amcham. #competitividadebr


Tributação, qualidade de serviços e formação de mão de obra são prioridades da cadeia de Telecomunicações Foto: Mário Miranda

Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel. “Mas existe um peso muito forte do tributo estadual. O ICMS é o grande imposto sobre serviços de Telecom. É preciso uma coordenação junto com os estados para minimizar ao máximo esses impactos”, completa ele. No que toca à qualificação de pessoal, números apresentados por Giuseppe Marrara, diretor de Assuntos Regulatórios da Cisco, dão a dimensão da dificuldade. A área tem um déficit de 76 mil profissionais. “A maior preocupação é que o descompasso entre demanda e oferta de profissionais está aumentando de Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel maneira rápida. O grande desafio a médio e longo prazos é a formação de mão de obra”, indica ele. uestões tarifárias, tributárias e fiscais são o fator com maior imporSustentabilidade do modelo tância para um maior desenvolviO painel de discussões enfocou um amplo conjunto de desamento da cadeia de Telecomunicações fios da cadeia de Telecomunicações que significam, em última no Brasil, conforme estudo da Amcham instância, garantir a sustentabilidade do modelo de negócio. preparado especialmente para o semi- Foram abordados pontos como necessidade de pesados innário Competitividade Setorial – vestimentos, maior criatividade e rentabilização, redução de Telecomunicações, realizado em custos, segmentação e educação do público para uso das tecno27/03 na sede da entidade em São logias e equipamentos, convivência com múltiplas tecnologias Paulo como parte do programa e inteligência para trabalhar com estruturas mais complexas, Competitividade Brasil – Custos atendimento das demandas trazidas pela Copa do Mundo e pede Transação. Dos 68 executivos des- las Olimpíadas no Brasil, e maior colaboração entre os players, sa cadeia ouvidos em março para a son- formando um ecossistema. dagem, 66% manifestaram essa opinião. No encontro, Bechara, da Anatel, adiantou que a agência Em seguida, aparecem como prioridades passará por uma grande reestruturação. Ele também defena qualidade dos serviços e a formação e deu questões como uma maior organização das empresas da capacitação da mão de obra. cadeia, especialmente para buscar reverter os investimentos O debate que se seguiu à apresentação que realizam em capacitação de mão de obra, revelou perceda pesquisa reforçou essa percepção. ber que a Lei Geral das Telecomunicações se tornou obsoleta Participaram representantes do setor, diante do dinamismo do setor e sua atual realidade, e sinaque responde por ao menos 5% do Pro- lizou para um caminho de menor regulamentação, frente a duto Interno Bruto do País, e da Agência uma maior maturidade do segmento. #estudosamcham Nacional de Telecomunicações (Anatel). #competitividadebr 66% “Fechamos 2012 com uma carga de 47% de impostos para o consumidor. O governo quer que Telecom tenha uma abrangência social, mas os impostos se aproximam dos incidentes sobre bebidas e cigarros. Como, então, será possível Fatores com maior relevância chegar às bases [da pirâmide social]?”, para o desenvolvimento em Telecom questiona Divino de Souza, diretor presidente da Algar Telecom. “Não surpreende ver que o peso da carga tributária lidera a pesquisa. Reconhecemos que se trata de um aspecto Questões tarifárias/ tributárias/ fiscais que compromete bastante a competitividade do setor, e o governo federal tem Qualidade dos serviços tentado promover desonerações”, diz Capacitação e formação de mão de obra

Q

EXPEDIENTE Editora: Giovanna Carnio (MTB 40.219) Reportagem: André Inohara, Anne Durey, Dirceu Pinto, Simei Morais e Teresa Klein Design: Flavia Sakai e Natália de Freitas / Estúdio Alcachofra. www.amcham.com.br

/amchambrasil

/amchambr

/company/amcham-brasil

54%

36%

Obs: Questão de múltipla escolha Fonte: Amcham

AmchamNews Março 2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you