Ambinews28

Page 6

Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

“É essencial, por um lado, diminuir a quantidade de recursos naturais que são extraídos (...), tornar os próprios processos de fabrico mais eficientes. Em paralelo, é vital a redução de materiais desperdiçados(...)”. Jorge Vicente, Diretor Geral da Amb3E

Economia circular O nosso planeta tem recursos limitados e o nível atual de extração e consumo é superior ao que o planeta consegue fornecer de forma sustentável. Olhando para o setor dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE), se o seu crescimento continuar a este ritmo, alguns equipamentos deixarão de poder ser fabricados a curto prazo. É o caso dos touch screens e LCDs, cujo principal componente é o óxido de índio, uma matéria-prima escassa que se prevê que esgote num prazo de seis anos. Por outro lado, estima-se que em 2020 sejam gerados cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos eléctricos e eletrónicos na Europa. Resíduos esses que podem ser aproveitados para a obtenção de matérias-primas. A partir de uma tonelada de telemóveis usados sem bateria, por exemplo, é possível recuperar cerca de 340g de ouro, enquanto que através da extração de uma tonelada de minério obtém-se apenas cerca de 3g de ouro. Torna-se, assim, necessário que a economia se torne mais eficiente do ponto de vista da utilização de recursos naturais, cujo consumo global duplicou nos últimos 100 anos. É essencial, por um lado, diminuir a quantidade de recursos naturais que são extraídos e utilizados nos processos produtivos e, por outro, tornar os próprios processos de fabrico mais eficientes. Em paralelo, é vital a redução de materiais desperdiçados e de resíduos gerados quer na produção quer no consumo. Falamos da transformação Pág. 6 Ambinews® 28 2.º Semestre 2014

da economia tradicionalmente linear numa economia circular, em que produtos em fim de vida, ou resíduos de determinado setor de atividade, possam ser a fonte de fornecimento de um novo processo produtivo, onde nada é desperdiçado. A União Europeia já adotou a economia circular como desígnio e concretizou algumas ações em programas, cujo objetivo é o de alcançar uma economia mais sustentável. A estratégia “Europa 2020”. No âmbito desta iniciativa, a Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão Resíduos, enquanto membro fundador do WEEE Fórum, faz parte de um consórcio internacional que está a desenvolver o projeto “WEEE 2020”. Este projeto pretende transformar toda a cadeia de valor do sector dos REEE, de forma a maximizar a recuperação de matérias-primas secundárias, em especial de matérias-primas críticas a partir destes equipamentos. O principal objetivo é impulsionar um “roadmap” estratégico desenvolvido ao longo de toda a cadeia de valor dos REEE. Desta forma, pretende-se melhorar o desempenho do setor, com benefícios ambientais e de distribuição de recursos da União Europeia, e dar um contributo essencial para responder à preocupante questão da escassez de matérias-primas, o que terá também um grande impacto económico, por exemplo, através da redução da dependência da Europa com relação às importações e da criação de emprego associado a esta economia verde.

“Dá Power ao Electrão” A escola Bairro Padre Cruz, de Lisboa, foi a vencedora do desafio “Dá Power ao Electrão”, promovido pela Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, com o vídeo “O início da consciência”. O primeiro prémio na competição individual foi arrecadado por Joana Santos, com o trabalho “O Mundo de REEE (Continuação)”. O Projeto POW – Dá Power ao Electrão é uma iniciativa que incentiva os portugueses a participarem num desafio de vídeos, funcionando como elementos de mudança comportamental a nível ambiental. Pretende chamar a atenção para a importância do encaminhamento dos Resíduos dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) através dos Pontos Electrão, permitindo assim a sua reciclagem. No total, a ação contou com mais de 400 participações e 70.000 visualizações. O vídeo individual vencedor conta com um protagonista especial, o Gustavo, de três anos, que vem lembrar que os REEE contêm substâncias nocivas e quando são mal encaminhados, poluem o ambiente. O segundo prémio coube ao projeto “A Contagem para Meter os REE no Ponto Electrão” de Guilherme Fernandes, e o terceiro ao vídeo “Por um futuro melhor”, de Marta Barreto. Estes vencedores receberam, no Curto Circuito, da SicRadical, um Smartphone, um LCD e uma máquina fotográfica. A escola vencedora irá receber 1.500 euros em equipamentos elétricos e eletrónicos. Jorge Vicente, Diretor Geral da Amb3E, sublinhou: “Estamos muito satisfeitos pelo sucesso do Projeto POW, não só pelo número de participações que superou as nossas expetativas, mas também pela qualidade dos vídeos. Acreditamos que estes projetos são importantes para informar as pessoas sobre a importância da reciclagem dos REEE e para as incentivar a adotar comportamentos ambientalmente responsáveis. Por isso mesmo, a Amb3E tem vindo a apostar na sensibilização dos jovens para a importância do correto encaminhamento dos REEE.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.