Issuu on Google+

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos da Torre

Área de Projecto

Trabalho elaborado por:

Ana Semedo nº 01 Jorge Abreu nº 12 Laura Abreu nº 15 Sofia Filipe nº 20


1- Fauna 2- Fauna Marinha a)Golfinho b)Caboz 3- Répteis a) Definição de Répteis b) Fauna Terrestre c)Lagartixa da Madeira 4- Aves a) Aves do Arquipélago da Madeira b)Andorinha da Serra c)Lepidópteros (Definição) d)Borboleta e)Bis-Bis 5- Conclusão 6- Bibliografia


Este trabalho fala sobre a Fauna da Madeira. Pesquisamos algumas espécies de animais para vocês. Esperamos que vocês fiquem interessados e aprendam mais coisas sobre a fauna, como nós aprendemos.


A FAUNA é o conjunto dos animais de uma região ou de um país. A FAUNA engloba os animais selvagens e os animais domésticos. Em Portugal, a fauna selvagem é muito diversificada devido à existência de bastantes matas, bosques, e pinhais. O clima, que é temperado e mediterrânico, também é favorável à vida animal. Os animais criam-se e reproduzem-se em liberdade, segundo as condições do seu habitat, ou seja, as condições do meio.


• Nome: Caboz • Nome Científico:Ohpioblennius atlanticus atlanticus • Família: Blennidae • Distribuição e Habitat: Encontra-se no litoral, vivendo nas fendas das rochas. • Descrição: Corpo alongado e sem escamas. Boca inferior e lábios grossos. A mandíbula possui 3 fortes dentes caninos e entre os olhos observam-se pequenos cirros.


Nome: Golfinho da Madeira. Nome: Científico: Delphinus Detphis. Família: Delpinidae. Distribuição e Habitat: A sua presença na região é bastante comum. Ocorre globalmente nos mares temperados, subtropicais e tropicais. Descrição: De padrão amarelado nos flancos, entre o olho e a barbatana dorsal, e que é facilmente visível quando saltam. A barbatana caudal é alta e escura. Atingem 2 m de comprimento e pesam 100 kg.


Répteis Características gerais: Os répteis constituem os primeiros vertebrados efectivamente equipados para a vida terrestre em lugares secos. Surgiram a partir dos anfíbios, há mais de 200 milhões de anos. A terra já conheceu formas gigantescas desses animais, como dinossauros.


Fauna Terrestre A Fauna do Arquipélago da Madeira caracteriza-se por uma riqueza em espécies indígenas terrestres e marinhas. Na Fauna assumem particular relevo os invertebrados e as aves, que contemplam um grande número de endemismos madeirenses e macaronésicos. Da avifauna realçam o pombotrocaz, o tentilhão, o bis-bis, a freira-daMadeira e a freira-do-Bugio. No Grupo dos répteis é de destacar a lagartixa e a osga a nos mamíferos o lobo-marinho e os morcegos.


Nome vulgar: Lagartixa da Madeira. Nome científico: Lacerta dugesii Família: Lacertidae Distribuição e Habitat: Presente em todas ilhas do Arquipélago da Madeira. Ocorre maioritariamente em zonas rochosas (desde praias rochosas a picos montanhosos). Estatuto de Conservação e Ameaças: Não ameaçado. Espécie protegida pelo Anexo IV da Directiva Europeia da Fauna e Flora Habitats 92/43/EEC, e pelo Anexo II Convenção de Berna. Observações: Espécie ovípara. Em caso de perigo, perde a cauda (regenerando-a ao fim de 2 semanas, no máximo).


Aves do Arquipélago da Madeira A verdadeira importância das aves da Madeira é necessário recuar no tempo, recuar até ao dia em que este conjunto de ilhas teve a sua origem. As ilhas com as características da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens, que nunca estiveram ligadas a nenhum continente, são conhecidas como ilhas oceânicas.


Nome vulgar: Andorinha da serra. Nome científico: Apus unicolor Família: Apodidae Distribuição e Habitat: Espécie endémica da Macaronésia. Ocorre no arquipélago da Madeira, nidificando apenas nas Ilhas do Porto Santo e da Madeira. Pode ser observada numa variedade de habitates. Descrição: Apresenta o corpo uniformemente escuro e um voo bastante rápido e característico. Estatuto de Conservação e Ameaças: Espécie de menor preocupação uma vez que a população no arquipélago é composta por cerca de 10.000 indivíduos e a sua área de ocorrência é extensa. Observações: Esta espécie é muito abundante na Ilha da Madeira e menos na Ilha do Porto Santo.


Lepidópteros (Borboletas) 

As borboletas são insectos da ordem Lepidópteras classificados nas super-famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.


Lepidópteros(borboleta) Nome vulgar: Grande Branca da Madeira; Nome Científico: Pieris brassicae wollastoni Família: Pieridae.


Nome vulgar: Bis-Bis.

Nome científico: Regulus ignicapillus madeirensis

Família: Sylviidae

Distribuição e Habitat: Subespécie endémica do arquipélago da Madeira, ocorrendo regularmente, exclusivamente na Ilha da Madeira.

Descrição: É a ave mais pequena da avifauna do arquipélago e possui um comportamento inquieta e de foram inconfundível.

Estatuto de Conservação e Ameaças: Subespécie de menor preocupação. População com cerca de 10.000 indivíduos e que apresenta uma área de ocorrência ampla.

Observações: Espécie abundante sobretudo nas áreas de Laurisilva.


Nos escolhemos este tema da “Fauna” porque achamos interessante. Falamos de animais e ficamos a conhecer muito mais sobre a Fauna.


www.google.pt

www.madeiranature.com

www.sapo.pt

www.fauna.com


Fauna