Page 1

Nº 37 | janeiro de 2017

Feliz Ano Novo A Acibarra saúda a chegada do novo ano desejando a todos uma jornada produtiva e próspera. Que a união e a dedicação no árduo trabalho que temos pela frente rendam bons frutos e tragam a certeza de dias melhores e a alegria do dever cumprido com muito sucesso.

Saiba quem foram os empresarios que brilharam no último ano


2 | ACIBARRA EM REVISTA


Editorial Os dias e meses se passaram e cá estamos nós começando mais um ano. Acibarra em Revista marca esse início de caminhada mostrando o apagar das luzes da entidade em 2016, a entrega do Prêmio Líder Empresarial – Empreendedor do Ano, bem como divulgar uma importante iniciativa que a entidade e suas coirmãs estão desenvolvendo para a segurança da região. Para a Barra da Tijuca – e para o município como um todo – o ano de 2016 foi especial em razão dos Jogos Rio 2016, uma festa para os cariocas e para o mundo, mas foi também um período difícil, de muito aperto financeiro e dúvidas quanto ao futuro da economia. Um ano que parecia nunca acabar. Mas não podemos nos deixar abater. As crises estão aí para serem controladas e vencidas. É por isso que nesta edição vamos mostrar que a Barra da Tijuca continua o seu caminho de desenvolvimento e de reconhecimento como melhor lugar para viver, trabalhar e fazer negócios. E como o leitor verá, exemplos não vão faltar. A ACIBARRA te deseja um feliz e próspero 2017!

José Wilson Cordeiro de Sousa


Palavra do Presidente Ney Robinson Suassuna

Ano Novo - esperança renovada O homem é o único ser vivo que tem na sua consciência o poder de fazer conta, de contar o tempo e determinar quando começa e quando acaba. Como faz na contagem dos anos, em que de repente, na virada de um dia para o outro se depositam esperanças e resoluções. Estamos vivendo mais um começo de ano. Acabamos de passar por todo o ritual de encerramento, iniciado com as festas natalinas, as comemorações em família, a ativação do comércio, o balanço do ano que acaba e os projetos para o que vai começar. São as mulheres dizendo: vou emagrecer; os filhos prometendo: melhorarei na escola; as crianças imaginando: fui bonzinho, o que Papai Noel vai me dar? Em suma: todo mundo tende a pensar no que fez, o que conseguiu, o que deixou a desejar e pretende retomar, e as crianças, na sua praticidade, resumem tudo na

4 | ACIBARRA EM REVISTA

atenção que o Papai Noel vai lhes dar. Nós, empresários, desta vez vimos o “Papai Noel” com certa tristeza. Mas não desistimos. Digo que o empresário de hoje é o viking do passado; aquele que saía em seu dracar, do gelo dos países nórdicos para caçar sua comida em lugares mais quentes, invadindo cidades para levar para casa comida e riquezas ou morrer. Nós somos assim. Nos lançamos na economia, com o Governo mais atrapalhando do que ajudando, com insegurança social. A pergunta é: “O que será do ano que se inicia”.? Não sei com clareza, mas digo com certeza que de todos nós sai o grito: “Estamos aqui para vencer!”. Vamos estimular nossos funcionários, nossos clientes, e insistir na excelência dos serviços e produtos e na sobrevivência. Somos otimistas, vamos à vitória. Viva o Brasil! Feliz 2017!


Foto: Borgongino

José Wilson Cordeiro de Sousa, vice-presidente da Acibarra, é organizador das edições do Prêmio e seu apresentador: trabalho dedicado e atenção aos detalhes garantem o sucesso do evento.

Sumário tema Empreendedor do Ano 2016 Coquetel no Grand Mercure marca noite da entrega do prêmio 8 BarraShopping Comemorações marcam 35 anos de existência Férias com atrações para toda a família 18 INFORME ACIBARRA Segurança: associações e empresários criam a ACBS 24 Soamar: Acibarra na entrega de comenda da Marinha 26 Marcelo Crivella: empresários dão as boas-vindas ao novo prefeito 27

colunas

Acibarra em Notas

4

29

Com a sétima expansão inaugurada em 2014, o BarraShopping traz grandes marcas internacionais do mundo fashion, da culinária, além de disponibilizar mais serviços. Foto: Murilo Tinoco

Palavra do presidente

ACIBARRA EM REVISTA | 5


6 | ACIBARRA EM REVISTA


ACIBARRA EM REVISTA | 7


8 | ACIBARRA EM REVISTA


Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

Um coquetel para 220 convidados reuniu na noite de 7 dezembro autoridades, empresários e representantes das entidades civis do bairro para a entrega do Troféu Empreendedor do Ano 2016 – iniciativa da Acibarra que agracia as empresas da região que se destacaram no ano. Desta vez a Associação instituiu também a homenagem aos sócios beneméritos – Carvalho Hosken (Carlos Fernando de Carvalho), Multiplan (Isaac Perez), Casashopping (Francisco Grabowsky) e Cyrela (Rogério Jonas Zylberstajn), parceiros que pelo desempenho fundamental no desenvolvimento do bairro merecem um lugar permanente de destaque em sua história. Nas próximas páginas, saiba mais sobre os agraciados de 2016.

ACIBARRA EM REVISTA | 9


“Fico muito honrado por ser agraciado,

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário e de shopping centers, o empresário José Isaac Peres é sócio-fundador e presidente da Multiplan. Economista formado pela Faculdade Nacional de Economia (atual UFRJ), recebeu o título de Comendador da Ordem do Rio Branco, de Doutor Honoris Causa em Empreendedorismo pela Universidade da Cidade e de Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Peres contribuiu para impulsionar a indústria imobiliária através de sua empresa Veplan Imobiliária, fundada em 1963 e que, até 1974, construiu centenas de importantes projetos no país. Em 1975, fundou a Multiplan, dando grande impulso a indústria de shopping center no país, sempre inovando e apostando em áreas distantes dos centros urbanos que depois viriam a se tornar novos polos de desenvolvimento e áreas imobiliárias de alto valor econômico. Sempre focado em antecipar as necessidades dos seus consumidores, foi o primeiro a construir cinemas dentro dos empreendimentos, assim como parque de diversões e a montar exposições culturais gratuitas. É também pioneiro na execução de projetos multiuso, construindo, no entorno de seus shoppings, centros comerciais, prédios residenciais, centros médicos e hotéis. Em 2015, em uma pesquisa da revista Institutional Investor com investidores e analistas, foi eleito o melhor CEO de companhias imobiliárias na América Latina. Realizou no exterior, a construção de importantes projetos imobiliários em Miami e foi pioneiro na construção do primeiro shopping center em Portugal, o CascaiShopping, na cidade de Cascais, em 10 | ACIBARRA EM REVISTA

pois conheço o trabalho de Ney Suassuna na defesa da classe empresarial na região. Sou nascido e criado na Zona Sul, mas hoje me sinto orgulhoso de pertencer à Barra da Tijuca, lugar pelo qual me apaixonei. Fico feliz de ter conseguido realizar aqui os meus melhores sonhos e afirmo que ainda há muito mais a se fazer.” associação com o grupo Sonae. A Multiplan contabiliza atualmente 19 shoppings, 18 em operação e um em construção, que somam uma área bruta locável de 816 mil m2, mais de 5.400 lojas. Com um tráfego anual de aproximadamente 180 milhões de consumidores, a Multiplan é a única empresa do setor de construção civil e shopping center a ter investment grade da agência de rating Standard & Poor’s. Para quem pergunta a Peres o segredo do sucesso, ele tem uma simples resposta que o acompanha desde os primeiros anos de trabalho: “Fazer bem feito”.

CARVALHO HOSKEN ENGENHARIA Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

GRUPO MULTIPLAN

Formado pela Escola Politécnica do Rio de janeiro hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro), o engenheiro Carlos Fernando de Carvalho inicia sua vida profissional desenvolvendo projetos de locomotivas. Em


1951, funda a Carvalho Hosken. Com a empresa, realiza grandes obras públicas por todo o país e empreendimentos imobiliários inovadores. A partir dos anos 70, volta suas atenções para o desenvolvimento e planejamento da Barra da Tijuca. Um de seus projetos pioneiros é o Atlântico Sul, ainda hoje considerado um marco da arquitetura moderna. Em seguida, surgem os bairros planejados: Rio 2, Península e Cidade Jardim, todos realizados com a perspectiva de sustentabilidade e mais qualidade de vida para os moradores. No século XXI, a aposta da empresa no desenvolvimento urbano ganha força com a ocupação do Centro Metropolitano e a construção da Ilha Pura, um novo bairro planejado, que terá 1/3 de sua área destinada à Vila dos Atletas durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2016. A Carvalho Hosken doou terrenos para parques, praças e outras instalações públicas na Barra da Tijuca. Também ajudou a recuperar a fauna e a flora de parte das margens da Lagoa da Tijuca, a construir a Elevatória da Península e a reurbanizar a Via Parque e a Avenida Abelardo Bueno. Ayrton Xerez recebeu o prêmio por Carlos Fernando de Carvalho, que precisou se ausentar antes da entrega do troféu.

da Indústria de Hotéis - ABIH - do Rio de Janeiro e, nesse período, contribuiu para tornar o Réveillon de Copacabana o maior evento turístico da cidade, até hoje, um sucesso. Por esse grande legado ao Turismo do Rio, foi homenageado na Câmara, recebeu a medalha Pedro Ernesto e foi convidado pela Firjan para montar o Fórum de Turismo, junto com Eduardo Eugenio Gouveia Vieira. O Casashopping, reconhecendo o potencial deste brilhante administrador, convida-o em 2004 a fazer parte da sua equipe, onde assume o cargo de Diretor Geral. Na sua gestão, Francisco Grabowsky consolida a empresa como o maior shopping de decoração da América Latina. Acompanhando o crescimento da cidade e o desenvolvimento explosivo da Barra da Tijuca, o Casashopping cresce junto e em 2013, nos seus 30 anos, dobrou de tamanho, sempre na área de artigos para a casa e decoração, mas agregando agora também, um grande centro de convenções e mais um hotel para a cidade do Rio de Janeiro. Francisco Grabowsky foi representado na ocasião por Antonio Paulo.

RJZ CYRELA

CASASHOPPING

Francisco Grabowsky – Engenheiro com alma de Administrador. Por 20 anos ele esteve à frente da rede de hotéis Luxor. Foi Presidente da Associação Brasileira

Um dos mais arrojados empresários do mercado imobiliário nacional, o engenheiro civil Rogério Jonas Zylbersztajn é vice-presidente da RJZ Cyrela, regional carioca da Cyrela Brazil Realty. Em 1985, quando fundou a RJZ Engenharia, Rogério já idealizava a valorização e o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Sob sua administração, a RJZ Engenharia construiu 996.064 m² em mais de 130 empreendimentos no Estado do Rio de Janeiro. ACIBARRA EM REVISTA | 11


Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

Líder no mercado carioca, a RJZ Engenharia iniciou a parceria com a Cyrela em 1999 e em 2006 foi incorporada pela empresa, líder do mercado paulistano. Espelho de seu líder, a RJZ Cyrela é o que se pode chamar de empresa socialmente responsável que, através do Instituto Cyrela, promove uma série de projetos de responsabilidade social e ambiental.

Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

COLÉGIO ANGLO AMERICANO

Marta Patrício é graduada em Economia e Direito e pós-graduada em Gestão Empresarial. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, atuando 25 como gestora, com resultados nos campos da produtividade, na expansão de negócios e em gestão. Trabalha a 15 anos no Colégio AngloAmericano e atualmente exerce o cargo de Diretora Administrativo Financeira. Angélica Mereb é formada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia. Possui 40 anos de experiência na educação básica atuando como professora, orientadora, coordenadora e diretora. Sua carreira foi dedicada integralmente ao AngloAmericano. Atualmente, exerce o cargo de Diretora Geral Pedagógica.

rou em pensão em Botafogo. Em 1969, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense e com cursos de pós graduação na Escola Nacional de Engenharia, PUC e Fundação Getúlio Vargas com 2 cursos MBA um Gestão Administrativa e de Gestão Empresarial. Iniciou em 1970, sua vida profissional como engenheiro na equipe do arquiteto Sergio Bernardes na obra do famoso Hotel Tambaú – em João Pessoa – Paraíba quando recém casado, com Sonia Magalhães mudou-se para aquela cidade. Em 2006, mudou-se da Lagoa para a Barra da Tijuca para ficar mais próximo de seus 4 filhos (Vanessa, Rafaela, Gustavo e Larissa) que aqui residem e lhe deram 4 netos (os gêmeos Henrique e Renato, Isabella e Bernardo). Em 2008 foi convidado a ingressar na diretoria da Associação de Condomínios Residenciais Bosque Marapendi – ABM como assessor da presidência, em 2011 assumiu a vice-presidência Sócio Cultural, e finalmente em 2012 como presidente da ABM até 2014. Atualmente é vice-presidente da ABM e foi eleito neste ano presidente do 31º Conselho Comunitário de Segurança (31ºCCS) do Instituto de Segurança Pública – ISP. Todos esses cargos são voluntários.

ABM

FARMOQUIMICA - FQM

Ricardo Gomes Magalhães, de 70 anos, nasceu em Volta Redonda – Estado do Rio. Em 1964 veio para o Rio de Janeiro para prestar vestibular e mo-

12 | ACIBARRA EM REVISTA

José Olímpio Mattos Junior, tem MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é graduado em Administração de Empresas e e tem pós-graduação em Auditoria e Controller


que destacar o trabalho incansável de Ney Suassuna e José Wilson na defesa da classe empresarial, no esforço por atender as nossas necessidades. A Farmoquímica trabalha intensamente para atingir suas metas, que não estão apenas no âmbito dos lucros, mas também no social. E por estarmos tão empenhados é que, enquanto muitos estão demitindo NESTE momento de crise, nós continuamos contratando.”

OAB – BARRA Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

Empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do laboratório FQM Farmoquímica, que figura entre os 20 maiores do Brasil, e é uma empresa do grupo GermanoArgentino Roemmers, que está entre os 5 maiores laboratórios farmacêuticos da América Latina, com mais de 100 anos de história. Tem 15 anos de experiência nas áreas de Marketing, Planejamento Estratégico, Planejamento & Efetividade Comercial da Indústria Farmacêutica, atuando em grandes empresas do segmento em seu último cargo como Head de M&A (Merger & Acquisition Business). Também atuou em várias áreas da indústria alimentícia, estando por 6 anos na Nestlé, onde obteve sólida experiência em auditoria de controle e financeira, na área de Marketing e Vendas. Liderou muitos projetos na área de Marketing & Comercial, impulsionando o crescimento em organizações. Em 2016 esteve à frente de grandes projetos consolidando campanhas voltadas para a missão da FQM Farmoquímica, que é disponibilizar soluções em saúde que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas através do conceito “Consciência pela Vida”: Campanha #FORTALIZESE (www.fortalizese.com. br), Campanha MOVIMENTO BRASIL SEM PARASITOSE ( w w w. b r a s ilsemparasitose.com.br),Campanha #DESAFIODOPREGADOR (www.desafiodopregador.com.br). É diretor da Acibarra e diretor executivo da IPA (International Probiotics Association). Foi eleito como diretor executivo para biênio 2017 e 2018 representando a Latino America nesta importante entidade mundial de classe, que tem como objetivo fornecer um fórum único para o intercâmbio de pesquisas e as últimas descobertas em tecnologia probiótica e desenvolvimento de novos produtos.

“Tenho

“Estou

muito feliz não pelo reconhecimento do meu trabalho, mas pelo trabalho cumprido. Aprendi que ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço a todos os colaboradores da OAB – Barra, maior subseção do Rio de Janeiro, que trabalha incessantemente para que a OAB seja uma instituição pujante.”

ACIBARRA EM REVISTA | 13


Cláudio Carneiro Bezerra Pinto Coelho, é Presidente da OAB Barra, Advogado, Sócio Fundador do Carneiro & Oliveira Advogados, Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa (Portugal). Doutor em Direito Público e Evolução Social, Mestre em Direito Tributário, Professor do Curso de Doutorado da Universidade de Lisboa (Portugal), Professor da Fundação Getúlio Vargas e da Escola da Magistratura do Estado do RJ. É Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, Diretor de Finanças do Instituto Brasileiro de Compliance, Presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ e Presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB Barra. Membro do Centro de Pesquisas da União Europeia e autor de várias obras jurídicas e vários artigos publicados no Brasil e no Exterior.

Gilberto Ururahy é médico formado em 1979 pela UFRJ e especializado em Medicina Preventiva. Diretor médico da ODEBRECHT, empresa brasileira privada que atua em 22 países, sendo responsável pela Política de Saúde da Organização. Em 1990 desenvolveu a Med-Rio Check-up, clínica líder em check-ups para executivos no Brasil, tendo realizado mais de 100.000 check-ups médicos, em duas unidades: Botafogo e Barra da Tijuca. Autor de três livros: - “Como se tornar um bom estressado” – 1997. Editora Salamandra. - “O cérebro emocional” – 2005. Editora Rocco. - “Emoções e saúde” – 2015. Editora Rocco. - Detentor da Medalha Pedro Ernesto – Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro, em 2000. - Detentor da Medalha Tiradentes – Estado do Rio de Janeiro em 2011.

MED-RIO CHECK UP Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

- Diretor e Conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil e há 11 anos responsável pelo Comitê de Saúde desta Câmara. - Há 7 anos é Chairman do Comitê de Saúde da Câmara Americana do Comércio do Rio de Janeiro e Diretor. - Conferencista no MIT – Cambridge – USA onde, em 2011, proferiu a palestra “A Globalização e a Saúde do Nômade Contemporâneo”. - Conferencista na Academia Nacional de Medicina – Junho 2014 – “Melhor que curar é prevenir” - Autor de mais de uma centena de artigos médicos, publicados pela mídia brasileira, ao longo de 25 anos, todos tendo como objetivo a prevenção da saúde. - Membro do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro - 2012

“A Barra nos recebeu com muito carinho e agradecemos por isso. Graças a um trabalho sério, de qualidade e contínuo, chegamos à marca de 100 mil check-ups por ano” 14 | ACIBARRA EM REVISTA

- Membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro desde 2012. - Acadêmico Benemérito da Academia Nacional de Medicina. - Responsável pelo lado Brasil da organização do Primeiro Fórum entre as Academias de Medicina da França e do Brasil, ocorrido em Abril/2014 no Rio de Janeiro, quando recepcionamos 25 Acadêmicos Franceses, com ampla divulgação do encontro científico na mídia brasileira e francesa.


AMAR – ASSOCIAÇÃO DOS

Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

MORADORES E AMIGOS DO TIJUCAMAR E JARDIM OCEÂNICO

Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara, Cidadão Cabofriense – Conferido pela Câmara Municipal de Cabo Frio-RJ e Medalha de Pedro Ernesto – Conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro-RJ Exerceu vários cargos no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, entre eles Assessor de Ministros da Agricultura: Armando Monteiro Filho e Senador Barros Carvalho, Adjunto do Exmo. Vinicius Venâncio Igrejas no Tribunal de Contas do Estado da Guanabara. Chefe de Gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado da Guanabara, Secretario de Segurança, interino, no impedimento de seu titular. Secretario geral da Junta Comercial do Estado da Guanabara – 1971 a 1975 / 1979 a 1982. Presidente do Conselho de Administração da RADIOBRÁS – 1993, representando o Sr. Ministro da Justiça.

BARRASHOPPING Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

“Agradeço a Acibarra pelo prêmio e

pelo apoio à nossa associação. A AMAR é de muitas lutas e acredito que a maior delas agora é pela segurança. A AMAR, como todas as associações da região estão empenhadas em colaborar para reduzir esses índices na região.” Luiz Alberto Melo Igrejas Lopes, é Bacharel em Ciências Jurídicas, formado pela faculdade de Ciências Jurídicas do RJ; é Presidente da AMAR, conselheiro da OAB Barra e presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana. Membro da Academia Madureirense de Letras (cadeira 28), diretor da Acibarra, Vice-Presidente da Fambesporte, presidente do conselho da Amasco e secretário geral da Fambarra. Tem os títulos de: Relações Públicas e Relações Humanas – Casa do Policial do Rio de Janeiro, Curso de Executivos, ministrado pela IBM do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, Curso Básico de Chefia e Assessoramento “C” da Escola de Serviço Público do Estado da Guanabara – ESPEG, Cidadão Benemérito Amazonense – Conferido pela Câmara Municipal de Manaus-AM, Cidadão Carioca – Conferido pela

“Agradeço

ser lembrada nessa premiação e tenho orgulho de fazer parte desse shopping pioneiro e de trabalhar ao lado de alguém que acreditou no desenvolvimento dessa região quando ninguém havia aindo despertado para tal.” Jussara Nova Raris, é publicitária, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião pelo ACIBARRA EM REVISTA | 15


GL EVENTS

Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

IUPERJ. Há 25 anos atua no mercado de shopping centers, originalmente como Gerente e Diretora de Marketing.Passou pelas principais Administradoras de shopping centers do Rio de Janeiro. Desde 2010, ocupa a Superintendência do complexo BarraShopping, do Grupo Multiplan.

Foto: Reginaldo Pimenta - O Globo

CIER – CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS REGULARES

“Quero reverenciar a visão de

Ney Suassuna, que Há 35 anos conseguiu enxergar a necessidade de atendimento a filhos de brasileiros expatriados. O CIER é o único centro de ensino que atende no Brasil e no exterior, alcançando 48 países, somando mais de 8.500 alunos.” Ana Maria Rocha Souza é formada em Pedagogia, pós-graduada em Mídia Educação. Possui 50 anos de experiência na educação básica atuando como professora, orientadora, coordenadora e diretora. Sua carreira foi dedicada integralmente ao Anglo-Americano. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora do Centro Internacional de Estudo Regulares – CIER, unidade de Ensino a Distância do mesmo colégio.

16 | ACIBARRA EM REVISTA

“Fiquei muito honrado por receber

todos no Prêmio Líder Empresarial aqui no Grand Mercure. Chegamos em 2006 e, naquela época, o Riocentro estava em estado deplorável. O Grupo resolveu investir e hoje colhemos os frutos que essa mudança trouxe para a região. Vivemos um momento difícil, mas tenho a certeza de que o futuro será ainda muito melhor. A Barra da Tijuca e o Rio de Janeiro têm a melhor infraestrutura de eventos da América Latina, e uma das melhores do mundo.” Arthur Repsold – reconhecidamente um dos grandes especialistas no mercado de eventos – é presidente da GL events no Brasil, um dos maiores conglomerados do mundo no setor. Fundado em 1978, em Lyon, o grupo completou em 2016 dez anos Brasil, onde atua com quatro linhas de negócios: GL events Venues, que administra o São Paulo Expo, Riocentro e Rio Arena; GL events Exhibitions, que organiza feiras através da Fagga; GL events Live, responsável pela concepção, produção e prestação de serviços para eventos, e a GL events Hospitality, que atua em atividades hoteleiras, conciergerie e A&B. São 37 anos de experiência, mais de 4.000 eventos já realizados e presente em 53 cidades e 20 países. A GL events administra 40 espaços para eventos no mundo, com 4.000 colaboradores. O Grand Mercure Riocentro é o primeiro hotel do Grupo no mundo.


Expansão do Centro Médico BarraShopping. Referência acima de tudo. O que nos incentivou a inaugurar nossa clínica aqui foi a história de duas décadas de sucesso do Centro Médico BarraShopping, a abertura de novas unidades de atenção à saúde e a incorporação de novos colegas de reconhecida competência nas suas áreas de conhecimento.

Dr. Paulo Roberto Pinho Diretor da Pró-Vídeo Endoscopia Digestiva

São 11 novas clínicas com os melhores profissionais nas suas especialidades: cardiologia, urologia, endocrinologia, ginecologia, medicina do esporte, dermatologia, odontologia, gastroenterologia e o novo e exclusivo centro de reabilitação funcional especializado – Clínica da Dor, além de um moderníssimo laboratório com diagnóstico por imagem.

BARRASHOPPING.COM.BR

A C E S S O P E L A P O R TA R I A A . E S TA C I O N A M E N T O C O B E R T O C O M M A N O B R I S TA . ALL CLINIK MEDICINA E BEM-ESTAR / ADVANCED MEDIK SPA • CLÍNICA DA DOR • CLÍNICA UP BARRA UROLOGIA E PROCTOLOGIA • FACE DENTAL ODONTOLOGIA

ACIBARRA EM REVISTA | 17

FACENTER - CENTRO DE DIAGNÓSTICO DIGITAL DA FACE • PRÓ-VÍDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA • RICHET MEDICINA & DIAGNÓSTICO • TÓRAX CARDIO MEDICAL


18 | ACIBARRA EM REVISTA


Barrashopping: 35 anos com a marca do desenvolvimento Acibarra saúda o Barrashopping pela passagem de seus 35 anos de existência, comemorados em outubro passado. Com o pioneirismo em seu DNA, o BarraShopping marcou época com sua inauguração, em outubro de 1981, e não parou de crescer. Aos 35 anos de operação, comemorados amplamente, já passou por sete expansões e se tornou um gigante, influenciando fortemente o desenvolvimento da Barra da Tijuca e contribuindo para tornar a região uma potência econômica para a cidade. Atualmente, possui mais de 700 lojas, em uma área que percorre 1,2 quilômetros, oferecendo um mix completo de serviços, compras, lazer, restaurantes, entretenimento e comodidades, com o conceito “aqui eu resolvo a minha vida”.

ACIBARRA EM REVISTA | 19


Histórico A inauguração do BarraShopping, em outubro de 1981, concretizou o sonho de um visionário – o empreendedor José Isaac Peres – e impulsionou a ocupação e o crescimento do que viria a ser um dos mais modernos e vibrantes bairros do Rio de Janeiro. Em meio a um grande areal, o BarraShopping se tornou o grande centro comercial da região, dispondo de um terreno de 150 mil m², 100 lojas com as mais diversas opções de consumo e estacionamento para 3,1 mil veículos. Era também o primeiro centro de entretenimento local, com 10 mil m² de área de lazer, incluindo três cinemas, pista de patinação no gelo, parque de diversões e uma praça de alimentação com restaurantes e cafés capazes de satisfazer os mais variados paladares.

Foto: Divulgação - Barrashopping Foto: Divulgação - Barrashopping

1981 Patinação no Gelo

1982

1994

Natal Disney

1995

Mercado da Praça XV

20 | ACIBARRA EM REVISTA

Foto: Divulgação - Barrashopping

“O BarraShopping vai proporcionar o acesso do público a uma grande variedade de produtos no mesmo lugar, a 10 minutos do Centro da Barra. Será uma verdadeira rua de comércio”, explicava José Isaac Peres na época da inauguração. “Este shopping é mais uma etapa para a transformação da Barra da Tijuca em uma cidade completa”, argumentava Peres. Ao longo desses anos, muitos eventos foram marcantes e fizeram história no BarraShopping como a primeira pista de patinação no gelo da cidade; uma das primeiras pistas de boliche; o primeiro espetáculo do Cirque Du

Primeira área infantil

Foto: Divulgação - Barrashopping

Na área de sua sétima expansão, inaugurada em 2014, o BarraShopping oferece 55 lojas, incluindo marcas internacionais consagradas e algumas ainda inéditas no Rio de Janeiro e no Brasil. Referência na cidade e eleito há sete anos consecutivos como o shopping center preferido pelos cariocas em pesquisa realizada pelo Jornal O Globo, o shopping é escolhido por diversas lojas para iniciar suas operações, como, por exemplo, a NBA, que abriu recentemente no BarraShopping sua primeira unidade da América Latina, e o restaurante argentino La Cabrera, exclusivo no país. O BarraShopping integra ainda dois Centro Médicos de alto padrão, que somam mais de 50 unidades entre clínicas de diversas especialidades, laboratórios conceituados, além de um Day Hospital em regime de 24 horas de funcionamento, uma Clínica Pediátrica e um moderno laboratório com diagnóstico por imagem. Interligados desde 2003, BarraShopping e New York City Center recebem, por ano, cerca de 35 milhões de pessoas e empregam, direta e indiretamente, 12 mil pessoas. Em 2015, o complexo teve um volume de vendas de R$ 2.136,9 milhões.


Soleil no Brasil; o Natal da Disney, que promoveu shows dos personagens e sorteou passagens para Orlando; a decoração de Natal que reproduziu um sino gigante de luzes e entrou para o Guinness Book; entre outros.

duas importantes premiações: Prêmio LIDE 2015, na categoria “Comunicação Promocional”, e Top of Marketing 2014, em “Varejo”.

A Party At The Mall tomou conta do shopping na comemoração dos 35 anos. Lojas e restaurantes ofereceram diversas ações exclusivas para os clientes, como coquetéis, degustações, distribuição de brindes, sorteios de prêmios, massagens, descontos em produtos, workshops e palestras. Entre os participantes Antonio Bernardo, Blue Man, Cantão, Dessange, Imaginarium, Lança Perfume, Nespresso, Pathisa, Starbucks, Tommy Hilfiger, Wollner, Clinique, Amaro, Le Vin, Gula Gula, Mr. Cheney, Swatch, The Body Shop, Up2Date, Yogini, Lucidez, GreenPeople, Luiza Barcelos. Além disso, os DJs Marcelo Tabosa e Cesar Gelli e os pianistas Glaucio Cristelo e Alfredo Sertã se apresentaram pelo shopping, e também teve um show com Rodrigo Suricato, na Praça de Eventos. A Party At the Mall chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro com o aniversário do shopping. O evento – unindo arte, moda, música e lifestyle, em uma programação que se espalhou pelos corredores do mall –, surgiu em 2013, no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR). No mesmo ano, o BarraShoppingSul realizou sua primeira edição que, desde então, já percorreu shoppings da rede Multiplan em diversos estados. O projeto já acumula

Foto: Gianne Carvalho

BarraShopping comemora 35 anos de operação com Party At The Mall

Antecipando o clima de Natal, também no dia 25 de outubro foi inaugurada a exposição “Natal à Mesa”. Em parceria com o caderno Ela, do Jornal O Globo, a mostra reuniu 10 mesas natalinas decoradas por nomes conhecidos como a escritora Thalita Rebouças, a arquiteta Bel Lobo, a nutricionista Gabriela Kapim, o cantor Léo Jaime e a chef Nanda de Lamare.

Foto: Marcelo Gigante

Exposição de mesas natalinas


Diversão para as férias da família é no Barrashopping

Foto: Divulgação - Planeta Bolinha

Piscina de bolinhas

Desde 13 de janeiro até 9 de março um enorme complexo com tobogãs e piscina de bolinhas tomou conta do BarraShopping para animar as férias da criançada. Com design londrino, a estrutura possui 230 metros quadrados e é composta por sete tobogãs, sendo um com seis metros de altura e 30 metros de descida, e uma gigantesca piscina com mais de 200 mil bolinhas coloridas. A atividade fica na Praça de Eventos do shopping, no nível Lagoa, próxima à portaria I. Os sete tobogãs são destinados para crianças com até 1,40 metros de altura. Já na piscina de bolinhas, pessoas de todas as idades podem se divertir, sendo que crianças menores de cinco anos devem entrar acompanhadas de um adulto responsável. O ingresso custa R$ 15,00 e dá direito a 15 minutos de brincadeira (para cada minuto excedente é cobrado R$ 1,00). Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h; aos feriados, das 15h às 21h

22 | ACIBARRA EM REVISTA

A programação de shows gratuitos da MPB no Mall está de volta em 2017 e promete animar o público do New York City Center. Com curadoria da rádio MPB FM e repertórios dedicados à música nacional, as apresentações acontecem às terças-feiras, às 19h. No dia 31 de janeiro, o cantor e compositor Marcelo Jeneci faz um show especial com canções próprias como “De Graça”,“Alento”,“Pra Sonhar”,“Felicidade”, entre outras. A programação completa dos shows está em: www. barrashopping.com.br

Mundo Infantil Foto: Divulgação - Barrashopping

O complexo BarraShopping e New York City Center oferece diversas opções de lazer e entretenimento para toda a família como a HotZone, o Boliche Social Club, o UCI Cinemas, o Barra Kids, além de atividades e atrações gratuitas toda semana, como os teatrinhos infantis aos domingos e os shows da MPB no Mall às terças-feiras. Além disso, até o dia 9 de março, um enorme complexo com tobogãs e piscina de bolinhas tomará conta do BarraShopping e animará as férias da criançada.

Foto: Divulgação - Barrashopping

MPB no Mall

A programação infantil do BarraShopping está de volta e vem recheada de atividades gratuitas que vão entreter a garotada nos domingos à tarde, das 16h às 18h, na área da sétima expansão, nível Lagoa. A programação completa das atividades e do teatrinho está no site www.barrashopping.com.br

BarraKids

Espaço dedicado à diversão infantil, o BarraKids oferece diversas atrações como campinho de fute-


Foto: Dario Zalis

bol, sala de videokê, cineminha, estação de videogame, casinha de boneca, camarim de fantasias, mini golfe, pista de carrinhos e uma área baby. Com monitores treinados, o parque funciona diariamente e recebe crianças de até quatorze anos. A atração é paga. O BarraKids fica no Nível Lagoa (1º piso). Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h; aos feriados, das 15h às 21h. Telefone: (21) 3387-0562

ideal para a prática não só do boliche como também das demais opções de entretenimento oferecidas pela casa. A atração é paga. Telefone: (21) 2431-9566 Horários de funcionamento: Segunda a sexta – das 12h às 23h / Sábado e domingo - das 10h às 23h

Com o título de maior parque de diversão indoor da América Latina, a HotZone conta com mais de 350 atrações, incluindo uma versão da famosa montanha-russa Twister Coaster, com 175 metros de pista, uma torre de 12 metros de altura, com cadeiras que giram enquanto caem em queda livre e o Max Flight, um simulador de montanha-russa em 4D. Para quem curte games de última geração, a HotZone apresenta uma diversidade de máquinas, entre simuladores de corrida e de dança. E ainda é possível se divertir com os clássicos, o parque oferece ainda o melhor mix de pinballs e fliperamas. A atração é paga. Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h; aos feriados, das 15h às 21h Telefones: (21) 3089-1215 / (21) 3089-1216

Boliche Social Club Com as pistas mais modernas do mundo – 100% automatizadas, placar eletrônico em TV de LED, bolas desenvolvidas pelo estúdio de design Pinifarina (o mesmo da Ferrari) – e um restaurante que oferece os mais diversos sabores entre comidas e bebidas, o Boliche Social Club é o lugar ideal para se divertir com a família e os amigos. Com 2.100 metros quadrados e capacidade para receber 400 pessoas, a unidade Barrashopping tem 20 pistas modernas, automatizadas e oficiais, que recebem campeonatos das principais federações nacionais e internacionais. O ambiente, cuidadosamente concebido pela agência de design Modo, é moderno, alegre, jovial e

Foto: Dario Zalis

Hotzone

Cinema UCI O UCI New York City Center, que faz parte do BarraShopping, é o maior complexo de cinemas do país, com 18 salas, sendo uma IMAX, uma XPLUS, e duas De Lux. Essas salas apresentam características diferentes para atender perfis distintos. Nas duas De Lux, lounge privativo, poltronas reclináveis eletronicamente, petiscos diferentes e garçons, enfim, o que há de mais moderno no conceito de sala vip. A tela gigante, que ocupa toda a parede de projeção, do chão ao teto e de parede a parede é o destaque da sala Imax, cuja geometria é pensada para dar a sensação de total imersão no filme. A tecnologia dos alto falantes permite identificar a localização específica de cada ruído. O resultado é uma experiência cinematográfica incomparável. Já a sala XPlus conta com uma tela gigante, de quase 100 m², e exibição 3D de última geração. O espaço também tem projetor de definição 4K - quatro vezes maior do que a projeção digital comum - que fornece imagem com muito mais brilho, nitidez e profundidade. Telefone: (21) 2461-1818 ACIBARRA EM REVISTA | 23


INFORME ACIBARRA Associação Comunitária Barra Segura – ACBS Associações da Barra e do Recreio unidos em prol da segurança

As informações que chegam das variadas mídias no Centro de Monitoramento são avaliadas e em seguida disponibilizadas para os associados.

Crise é a palavra-chave que no Brasil permeia qualquer conversa. No ano de 2016 vimos florescer uma rigorosa crise econômica, moral e de segurança, que, passado o primeiro momento, está tirando a sociedade organizada da letargia e levando a iniciativas para dar um basta na situação antes que o caos se instale. A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes estão dando um importante passo para contribuir para a segurança pública com a criação da ACBS – Associação Comunitária Bairro Seguro, que nasce da necessidade de se fazer algo efetivo e continuado para a salvaguarda do cidadão. Muitas iniciativas já foram tomadas nesse sentido, mas o Estado não pôde dar continuidade e as ações isoladas não supriram até aqui essa demanda. Desta vez está nas mãos da sociedade continuar o caminho, com o importante apoio da classe empresarial, que, como todos os setores, sofre as consequências da falta de segurança. A ACBS nasceu para auxiliar no monitoramen-

24 | ACIBARRA EM REVISTA

to da 31ª Área Integrada de Segurança Pública, sendo criada pela união da Acibarra (Ney Suassuna), Barralerta (Kleber Machado), Câmara Comunitária da Barra (Delair Dumbrowski), AMAR (Luis Igrejas), ABIH (Alfredo Lopes). O uso da tecnologia é o principal aliado, integrando todos os setores como uma fonte inesgotável de informação a serviço da população.

Como funciona esse monitoramento? De acordo com Rodrigo Taveira, coordenador do projeto, a ACBS entrou em entendimentos com o Município para espelhar as câmeras já instaladas na região, assim como as dos seus associados (Condomínios, estabelecimentos comerciais, shoppings, hotéis etc), em um único ambiente, possibilitando a visualização coletiva. O modelo não gera qualquer custo ao município e amplia consideravelmente a sua capacidade de monitoramento, pois o Ente Público passa a visualizar todas as câmeras privadas da região.


“Quanto mais empresas e condomínios se associarem à ACBS, maior o volume de informação e mais eficiente se torna o monitoramento. Atualmente são mais de 100 câmeras nesse sistema.” – explica Taveira. A ACBS criou uma central de monitoramento, na Barra, funcionando com operadores 24 horas que compartilham com os associados as imagens e informações tratadas. Conjugando fontes abertas, como redes sociais, mídias convencionais, páginas de órgãos oficiais, etc, com as imagens das câmeras, todo incidente captado pela central é validado e posteriormente propagado aos seus associados, servindo como alerta de prevenção. Neste processo, as câmeras são fundamentais.

Que benefício a ACBS vai trazer à Segurança Pública? No caso da Polícia investigativa (Delegacia Policial), o fato de centralizarmos as imagens em um único ambiente, gravando-as permanentemente, facilita muito à

apuração de uma investigação, pois uma boa imagem, restaurada com agilidade, pode ser a chave principal na elucidação de um crime. Já para a Polícia ostensiva (Policia Militar), além de disponibilizar o sistema ao Batalhão, os operadores, em contato permanente com o serviço operacional da PM, podem provocar a atenção para um incidente em tempo real. A idéia é somar esforços, explica Taveira. Outro aspecto importante, é a análise periódica de todos os incidentes ocorridos na região. A partir de um balanço mensal, é criado um relatório analítico e entregue ao Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, para que as questões sejam compartilhadas com a sociedade e discutidas em seu foro apropriado Advogado, empresário, com vasta experiência em segurança patrimonial (Sócio Gerente do Grupo Unicad), Rodrigo Taveira é especializado em Metadados e TI voltado à Segurança. A ACBS é totalmente custeada pela iniciativa privada. Quem quiser conhecer detalhes do projeto e como se associar, consulte o site da ACBS: www.acbsbarra.org.br

As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos do bairro e as possibilidades de instalação de novas câmeras em mais lugares é infinita.

ACIBARRA EM REVISTA | 25


INFORME ACIBARRA

Foto: Divulgação

Presidente e vice da Acibarra recebem comenda da Marinha

No dia 8 de novembro passado o Comando do 1º Distrito Naval (Com 1º DN) realizou a cerimônia de outorga da Medalha Amigo da Marinha. No evento presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, foram 140 agraciados, entre eles Ney Suassuna e José Wilson Cordeiro de Sousa, presidente e vice-presidente da Acibarra, que receberam suas medalhas na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras. Após a imposição das medalhas, a Banda Marcial de Fuzileiros Navais presenteou o público com diversos clássicos da Música Popular Brasileira. Na sequência, foi realizado o tradicional Cerimonial à Bandeira. As medalhas foram entregues pelo Presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio), José Antônio de Souza Batista, acompanhado por outros paraninfos, dentre eles o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; o Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster; o Comandante da Força de 26 | ACIBARRA EM REVISTA

Fuzileiros de Esquadra, Vice-Almirante Alexandre José Barreto de Mattos; e o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Leonardo Puntel. A Marinha do Brasil (MB) dedica o dia 6 de dezembro como data nacional do Amigo da Marinha. Todos os anos, a MB homenageia aqueles que se distinguiram por ajudar a divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à instituição e na divulgação da importância do mar para o país.

“Ao largo de nossa costa, nas

profundezas do extenso litoral, reside uma importante parcela do PIB, o que exige uma Marinha forte, moderna, atualizada e dotada dos meios necessários para defesa da nossa soberania” –, declarou o Presidente da SOAMAR.


Marcelo Crivella:

Acibarra saúda o novo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro É com o permanente otimismo e espírito de colaboração que a Acibarra e demais entidades da região cumprimentam o novo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, por sua vitória nas urnas. No dia 27 de outubro passado, quando ainda candidato em campanha no 2º turno, Crivella foi recebido por cerca de 400 representantes da classe empresarial para um jantar no Baby Beef Premium (Americas Shopping), quando os representantes en-

tregaram a ele o propositivo para as demandas da Barra e Recreio. Marcelo Crivella foi bem receptivo às ideias e se comprometeu a cumprir na íntegra as reivindicações, o que a classe empresarial da região, espera desde o primeiro dia de sua administração. O encontro foi uma iniciativa da Acibarra, em parceria com ACIR, Barralerta, Acija, Câmara Comunitária da Barra, Pacto de Resgate Ambiental, Associação Bosque Marapendi, OAB Barra, ABIH, AMOR, AMAR e AMARosas.

Passageiros ganham biblioteca no Terminal Alvorada litar que as retiradas e as doações ocorram até mesmo de madrugada. A partir da demanda dos passageiros, a biblioteca poderá se tornar itinerante.

Foto: Divulgação - BRT

Para celebrar o Dia do Leitor, comemorado no dia 7 de janeiro, o BRT Rio instalou perto da catraca do acesso principal uma geladeira repleta de livros de diversos autores e assuntos. A ideia é simples: incentivar a leitura através do empréstimo gratuito de obras, que ficam à disposição do público. O espaço também tem a finalidade de receber doações, bastando para isso basta deixar um livro numa das prateleiras da geladeira. Não é preciso cadastro, nem marcar horário. O objetivo do projeto ‘Biblioteca de Rua’ é que o passageiro se interesse pelo livro, o leve para casa e o devolva, para que outra pessoa tenha acesso ao título. A ação foi idealizada pela professora Maria Lúcia Barbosa. Pedagoga, ela tinha como uma das suas metas na área de educação incentivar a prática da leitura em todas as faixas etárias. Desde sua morte, o projeto é coordenado pelo seu marido, Denilson Henrique Cortes. Foi ele que cedeu a geladeira e os primeiros livros para a iniciativa do Consórcio. No terminal, circulam, por dia, 50 mil pessoas. A geladeira ficará por tempo indeterminado no Alvorada e estará aberta 24 horas, o que vai possibi-

ACIBARRA EM REVISTA | 27


Seja um associado da ACIBARRA O que é? O presidente eleito e empresário, Ney Robinson Suassuna, coloca no seu 1º discurso a filosofia da entidade: “Vamos juntos criar um bairro com personalidade diferenciada, onde empresário e governo exercem parceria”. Hoje com 30 anos de existência, a Associação continua registrando todos os fatores positivos da região sintetizados na frase ”Sorria você está na Barra”.

O que realizou? Acibarra lutou pela emancipação da Barra devido às altas taxas de IPTU pagas pelos moradores da região, sem o devido retorno. Acibarra construiu 140 casas populares em Curicica para acolher os moradores remanejados da favela da Via Parque. Acibarra e Faciarj - promoveram o I e II Encontro de Prefeitos, Presidentes de Associações e Câmaras de Vereadores do Rio de Janeiro/RJ. Criado o monumento à Ayrton Senna na Avenida Alvorada, hoje Avenida Ayrton Senna. Criado o monumento das Américas na Avenida Armando Lombardi. Inauguração da placa (Back Light) “Sorria você está na Barra”, na saída do túnel do Joá. Acibarra e Sebrae participaram do III Encontro das Américas, Fórum de Belo Horizonte/MG, que teve como objetivo a expansão do livre comércio nas Américas. Acibarra com o apoio do BarraShopping forneceu transporte para as ações de recolhimento de crianças do juizado de menores. Moções junto às autoridades reivindicando a obra do emissário submarino e esgotamento da Barra, Recreio e Jacarepaguá. Promoção de eventos culturais em parceria com a subprefeitura da Barra da Tijuca. Acibarra doou motos para a 16ª DP e carros para o 31º BPM. Acibarra e Eletrobrás promoveram a decoração natalina da Igreja São Francisco de Paula, que teve a sua cúpula toda iluminada. Acibarra apoia o Ecomóvel - Escola Laboratório – vem levando para os seus visitantes importantes informações de interesse público.

O que oferece?

Representatividade (Comercial, Industrial e Comunitária) através da atuação institucional frequente e segundo os anseios dos seus associados, sempre com o objetivo de atingir resultados de forma mais imediata e, com efeito mais  duradouro, sobre o progresso de todos os segmentos regionais. Apoio institucional para divulgação através da participação nos almoços empresariais e cafés da manhã mensais. Oportunidade de parcerias com sua empresa, orientação e informação ligados aos órgãos municipal e estadual.  Desconto para associados (seus dependentes e funcionários), nas mensalidades das Universidades Castelo Branco, Estácio de Sá e Veiga de Almeida.   Desconto para associados (seus dependentes e funcionários), na mensalidade do Colégio Santa Mônica Barra da Tijuca.

28 | ACIBARRA EM REVISTA

Para se associar ligue para: 3325-3062 ou 3325-4557 Av. das Américas, 4.200, bloco 09 – sala 301 A - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ acibarra@acibarra.org.br | www.acibarra.org.br


ACIBARRA EM NOTAS por Wanda Klein

De volta I Para quem perguntava sobre o paradeiro do Monumento às 3 Américas ou até mesmo achou que ele tinha sido roubado, registramos aqui que a peça, esculpida por Agostinelli, já voltou para o seu lugar. Por ocasião da obra do Metrô ele foi levado para a casa de seu doador, Ney Suassuna, que agora a devolve à cidade.

De volta II

Campanha #Praia Limpa Lançada no dia 22 de dezembro último a Campanha #Praia Limpa para o Verão 2017, que tem como objetivo incentivar as pessoas a fotografar, compartilhar e participar, por meio de atitudes corretas, da manutenção da limpeza, que é uma responsabilidade da Comlurb com a população. A operação de limpeza no verão é intensificada, com 620 garis ao longo de todo o dia catando lixo e esvaziando os contêineres, e disponibilizadas 3.000 lixeiras laranja na faixa de areia para facilitar o descarte correto.

Beleza em dois tempos

Foto: Borgongino

Foto: Divulgação

Sorria, você está na Barra! O painel à saída do Túnel do Joá que tanto chama a atenção de quem chega ao bairro pela Zona Sul finalmente retornou ao seu lugar. Retirada por causa das obras na região, sua ausência era sentida. A simpática frase caiu no gosto popular e tornou-se um ícone da Barra da Tijuca. Sorria!

Flagrante de beleza de duas gerações: Raquel Otila e Célia Maria Leite – mulher e sogra de Ney Suassuna – em noite elegante na Barra da Tijuca. Célia Maria veio passear no Rio e corujar a filha, que aproveita para curtir o colinho da mãe. ACIBARRA EM REVISTA | 29


Esta edição de Acibarra em Revista recebeu o apoio publicitário de: BARRASHOPPING CASASHOPPINg CARVALHO HOSKEN Med rio

Expediente Acibarra em Revista No 37 - Janeiro de 2017

DIRETORIA DA ACIBARRA Presidente

Ney Robinson Suassuna Vice-presidente

José Wilson Cordeiro de Sousa Diretor Jurídico

José Antonio de Souza Batista Conselho Deliberativo

Antonio Tadeu Furlan Antonio Siciliano Carlos Fernando de Carvalho Carlos Felipe Andrade de Carvalho Donato Veloso Felisberto Fontes Filho Gilberto Ururahy Neto José Antonio de Souza Batista José Wilson Cordeiro de Sousa José Isaac Peres Liana Gomes Pinto Oliveira Luiz Alberto Melo Igrejas Lopes Luiz Carlos R.T. Matos Ney Robinson Suassuna Newton Silva Duarte Ricardo Corrêa Ricardo Escórcio Rogério Jonas Zylbersztajn Rogério Álvaro Serra de Castro Jose Olimpio Mattos Junior Sócios Beneméritos

Carvalho Hosken S/A - Carlos Fernando de Carvalho RJZ Cyrela - Rogério Jonas Zylbersztajn CasaShopping - Francisco Grabowsky Fetranspor - Paulo Fraga

Diretor: José Wilson Cordeiro de Sousa Jornalista Responsável: Wanda Klein – MTb 17.144 Design Gráfico: Andréa Martins andrea@amartinsdesign.com.br Colaboração: Denise Machado Impressão e acabamento: Grupo Smart Printer Tel: (22) 2654-1112 Distribuição: 8 mil exemplares As opiniões expressaDAs nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento dos editores

acibarra: Av. das Américas, 4.200 bl. 9 sala 301-A - Ed. Paris Cond. Centro Empresarial BarraShopping - Barra da Tijuca. Tel.: 21.3325-3062 | 3325-4557 acibarra@acibarra.org.br | ww.acibarra.org.br

Jornal virtual: www.jornalacibarra.org.br

30 | ACIBARRA EM REVISTA

Publicidade: J. W. Cordeiro Produções e Marketing Ltda. josewilson@acibarra.org.br | j.w.kmt@hotmail.com 21.3325-4557 | 99927-1030 | 99895-1030


Diretor Técnico: Dr. Gilberto Ururahy – CREMERJ 52-33496-3

Pioneirismo, qualidade, humanização, modernidade, busca constante pela excelência e o encantamento total do Cliente, sempre foram o foco da MED•RIO CHECK-UP.

CREMERJ 97829-0

Programa Integrado de Medicina Preventiva, equiparado aos da Cleveland Clinic e Mayo Clinic nos Estados Unidos e Hospital Americano de Paris. A única a disponibilizar resultados em 24 horas úteis por aplicativo móvel. Única a disponibilizar mamografia digital para complementar o check-up feminino “in loco”. Equipe formada por 12 profissionais médicos do mais alto padrão técnico a sua disposição nas Unidades Barra da Tijuca e Botafogo. Check-up completo realizado em até 5 horas, numa manhã ou tarde, inclusive aos sábados. Controle permanente sob orientação do ISO 9001.

Em 25 anos, mais de 100 mil check-ups médicos realizados.

agenda@medrio.com.br www.medriocheck-up.com.br facebook.com/medriocheckup

Disponível no

Disponível na

UNIDADE BARRA DA TIJUCA

UNIDADE BOTAFOGO

Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 5º andar - Barra da Tijuca Tel.: (21) 3252 3000

Rua Lauro Müller, 116 - 34º andar Torre do Rio Sul - Botafogo Tel.: (21) 2546 3000

ACIBARRA EM REVISTA | 31


32 | ACIBARRA EM REVISTA

Acibarra em Revista - Edição 37  

Publicação da ACIBARRA, Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca. O Prêmio Líder Empresarial e os 35 anos do Barrashopping são a...

Advertisement