Page 1

Setembro 2006

Taxa de mortalidade infantil caiu 66% A Secretaria Municipal de Saúde vem implantando uma série de me­ didas que têm resultado em avanços no setor. A taxa de mortalidade infan­ til, por exemplo, teve uma redução de aproximadamente 66%. Em 2003, de mil crianças nascidas vivas em Amar­ gosa, 29 morriam. Já em 2005, este número caiu para 10. Esta vitória foi conquistada graças aos investimentos que estão sendo realiza­ dos pela administração municipal na melhoria dos serviços de saúde. O Hospital Municipal, por exemplo, está mais organizado,

Famílias recebem kits do Programa Favos do Vale

e a equipe médica já conta com 23 es­ pecialistas. Mais um PSF foi inaugura­ do no bairro do São Roque e foi criada a Central de Marcação, acabando com as filas no Centro de Saúde, graças a um trabalho sério que está sendo rea­ lizado por essa atual gestão.

Os beneficiados do Projeto Favos do Vale receberam, no início deste mês de agosto, kits de apicultura, dis­ tribuídos pela Secretaria Municipal de Agricultura. Inicialmente, foram bene­ ficiadas 10 famílias, que receberam kits com 03 caixas de abelhas. Antes de começarem o projeto, todos passaram por capacitação e apoio técnico, aprendendo todas as técnicas para a implantação de um apiário. Esse projeto tem o objeti­ vo de gerar uma opção de renda, princi­ palmente para os produtores das áreas mais secas e carentes de Amargosa, na medida em que, através de associação, a prefeitura poderá adquirir o mel produzido e incluí-lo na merenda escolar.


PSF

educação

População ganha mais um PSF No último dia primeiro de julho, a ci­ dade de Amargosa ganhou mais um Posto de Saúde da Família (PSF). A nova unidade está situada no bairro de São Roque e conta com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, um odontólogo, seis agentes comunitários, dois técnicos de enfermagem,

Fórum de educação foi um sucesso

uma assistente de consultoria dentária e um fisioterapeuta. O Posto beneficia 650 famílias do bairro com atendimento básico. Visitas domiciliares, planejamento familiar, atenção ao idoso e realização de exames como prénatal e de saúde bucal, dentre outros, são realizados. A Prefeitura Municipal, através da Secre­taria de Educação, realizou o I Fórum de Educação de Amargosa. O evento aconteceu no dia 30 de julho, na Escola Criação, e contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre professo­ res, funcionários, alunos e delegados das comunidades. No evento, todos puderam participar de oficinas, assistiram apresen­ tações de teatro, vídeo, capoeira, além de realizarem discussões sobre uma educa­ ção de qualidade para o município. O objetivo do Fórum foi realizar uma cons­ trução verdadeiramente participativa do Plano Municipal de Educação.

espaço urbano e rural NOVOS VEÍCULOS

Nova Caçamba será utilizada na recuperação de estradas A Prefeitura de Amargosa ad­ quiriu uma caçamba 0 km, a primeira depois de 20 anos. Foram investidos mais de R$ 130 mil, e o equi­pamento será utilizado nos serviços de re­ cuperação de estradas. Parte dos recursos foi obtida através de uma parceria com a Caixa Econômica Federal. “É com muita alegria que o go­verno municipal adquire mais este bem que pertence ao povo de Amar­gosa. Va­ mos continuar o tra­ba­lho, buscando novas aquisições para atender bem as neces­ sidades de nossa gente”, informou o prefeito Valmir Sampaio. Na atual admi­nistração, a Prefeitura já renovou e reformou sua frota de veículos e atualmente conta com 1 carro pipa, 1 Kombi, 5 carros, 1 ambulância, 2 motos, 1 patrol e agora a nova caçamba e um novo carro.

2-

Amargosa, setembro de 2006

www.amargosa.ba.gov.br

Plano Diretor será elaborado junto com a comunidade

Amargosa está se preparando para construir o seu Plano Diretor Participa­ tivo. A finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. Reuniões setoriais já foram realizadas na zona urbana e na zona rural e audiências públicas com a co­ munidade também já foram agendadas, e mais duas estão previstas para o mês de setembro. A participação de toda a popu­ lação é fundamental para a elaboração do Plano


INFORMÁTICA

“SE LIGUE AÍ”

Inclusão digital também chega no Córrego A Prefeitura Municipal inaugurou no dia 30 de julho o Inforural na localidade do Córrego. A unidade possui 10 computadores, que são usados pela comunidade em aulas de informática. Sua implantação foi possível graças a uma parceria entre Petrobrás, através do programa Fome Zero; a Associação de Moradores do Córrego, e a Prefeitura Municipal, que ajudou com a reforma na sede, instalações, manutenção nos computadores e ainda está cedendo professores que serão responsáveis pelas aulas de informática para a população local. O Inforural é uma realidade graças ao trabalho da Associação de Comunicação do Córrego.

Infocentro garante acesso à informática

Amargosa está promovendo o acesso do cidadão ao mundo da informática. A Prefei­ tura Municipal já implantou um Infocentro no município. O centro público de acesso à informática está instalado no prédio da an­ tiga estação, na Praça do Bosque. A unidade conta com 10 computado­ res equipados com softwares livres e com acesso à internet através de banda larga. O seu objetivo é proporcionar a chamada in­ clusão digital, que é considerada um cami­

nho fundamental para a inclusão social. O centro atende cerca de 100 pessoas por dia. Qualquer pessoa maior de 12 anos pode uti­ lizar o Infocentro. Para isso, basta ir até a uni­ dade e se cadastrar no programa. As crianças menores de 12 anos também podem acessar os equipamentos, desde que devidamente acompanhadas por um responsável. Cada usuário pode ocupar um dos computadores 30 minutos por vez. Se não houver fila, ele pode continuar utilizando a estação.

www.amargosa.ba.gov.br

Agente Jovem produz programa de rádio

Integrantes do programa Agente Jovem entregaram ao prefeito Valmir Sampaio um CD com duas edições do programa de rádio “Se ligue aí”, que os mesmos produziram. Durante o encontro, os 10 jovens ouviram os programas junto com o prefeito e falaram das suas experiências em participar de toda elaboração, além de agradeceram a oportunidade. Os programas foram incluídos no ma­ terial enviado pelo governo municipal para obtenção do Selo Unicef, que é um reconhecimento internacional que o mu­ nicípio pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da quali­ dade de vida de Crianças e Adolescentes. De acordo com o próprio Unicef, estimular a participação destes jovens nos progra­ mas de rádio é muito importante, pois une entretenimento e educação, despertando o interesse desses por diversas questões que nem sempre são abordadas na escola e na família.

Amargosa, setembro de 2006 -

3


prefeitura no bairro

notas PASEP Através de um convênio com o Banco do Brasil, a Prefeitura viabilizou a antecipação do pagamento do PASEP em 20 dias. A data certa do pagamento foi a partir do de 10 de agosto, mas todos os funcionários da Prefeitura, com direito ao PASEP, tiveram os valores creditados no dia 21 de julho. No total, foram contemplados com o pagamento do PASEP 402 funcionários, o valor total do pago foi de R$ 97.997,56. De acordo com o Secretário de Administração e Finanças, Fábio Almeida, essa é mais uma das políticas de valorização dos funcionários, que já recebem seus salários em dia.

Prefeitura mais

perto do povo

UFRB As aulas da Universidade do Recôncavo começaram no dia 11 de agosto, provisoriamente no Colégio ACM Jr. Já as inscrições para o vestibular 2007 aconteceram entre os dias 01 a 15 de agosto. A vinda da UFRB foi uma luta constante por parte de todos que sonhavam com uma universidade federal em Amargosa, e a população está vendo esse sonho ser finalmente realizado. O Campus de Amargosa ficou responsável pelo Centro de Formação de Professores, oferecendo os cursos de Pedagogia, licenciatura em Matemática e licenciatura em Física.

4-

Na Urbis II, a população ainda assis­ tiu a peças educativas de teatro, apre­ sentações de dança, grupo Capoeirarte, a cantora Cris Couto e o coral de flautas. Os meninos do Programa Agente Jovem estiveram ensinando brincadeiras, e a população pôde ainda cortar e arrumar os cabelos e fazer as unhas. No final do evento, a população pode assistir, num telão armado na praça, a exibição de filme. De acordo com o Secretário de Governo, Júlio Pinheiro, a proposta inicial era levar esse programa para todos os dis­ tritos. Agora, a idéia é realizá-lo em todo o município, estreitando ainda mais o laço entre governo e cidadão.

Prefeito Valmir Sampaio Vice-Prefeito Nau Silva Praça Lourival Monte, s/nº - Telefax: (75) 3634.1321 www.amargosa.ba.gov.br amargosa@amargosa.ba.gov.br

Amargosa, setembro de 2006

Av. Tancredo Neves, 82 Ed. Bahia Executive Center, Sala 609/610 Salvador- Bahia. Telefax: (71) 33342.4440 metta@mettacomunicacao.com.br

Mantenha a cidade limpa. Não jogue esse informativo em vias públicas.

EXPEDIENTE

O Governo Municipal tem atuado cada vez mais próximo da população. Depois de levar toda a equipe de governo para a zona rural, através do Programa Prefeitura no Campo, agora chegou a vez da sede, através do Programa Prefeitura no Bairro. O primeiro contemplado foi a Urbis II. “O governo tem de ir onde o povo está, partindo de uma visão democrática e participativa”, explicou o prefeito Valmir Sampaio. O programa levou todas as se­ cretarias do Governo e mais de 100 fun­ cionários da prefeitura para prestar aten­ dimento nas mais diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, infor­ mação, infra-estrutura e lazer.

São Pedro Depois de ter realizado o melhor São João do Brasil, Amargosa realizou o maior São Pedro da região. Oferecendo a mesma estrutura do São João, a festa começou no dia 30 de junho e foi até o dia 02 de julho. Nomes como Estakazero, Cacau com Leite, Flor Serena, Filé de Mulher, Oficina do Forró, Megaxote, Estrela Baiana, Gerson Orrico, entre outras atrações, fizeram a animação. De acordo com o Prefeito Valmir Sampaio, a experiência foi um sucesso. A idéia é que, no próximo ano, os festejos juninos de Amargosa durem 10 dias seguidos. “Isso vai proporcionar mais renda para a população”, destacou.

www.amargosa.ba.gov.br

2006 - setembro  

Boletim informativo da Prefeitura Municipal de Amargosa

Advertisement