Issuu on Google+


EDUCAÇÃO

SAÚDE

Infraestrutura

Duas Universidade Federais: UFRB e UAB.

Apenas 0,1% de Índice de Infestação Predial. Nenhum caso de dengue nos últimos dois anos.

Está reformando a Praça do Bosque – transformando-a na maior praça de lazer do interior da Bahia, o investimento é superior a R$ 1 milhão. Reforça, ainda, o nome de Amargosa, como Cidade Jardim, com a construção e reforma de outras praças e a constante manutenção nos jardins da cidade.

Cinco anos seguidos de recorde de matrículas na rede municipal. Aumento de 39,7% Evasão Escolar de apenas 1%. Uma das menores do Brasil. Considerada entre as 5 (cinco) melhores merendas escolares da Bahia. Ganhou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Em 2007, conseguiu o índice previsto para 2013 no IDEB (Índice Desenvolvimento da Educação Básica). Saimos da nota 2,6, para 3,6. Triplicou o número de crianças em creche, com cinco refeições diárias. Já colocou 48 computadores à disposição da população através de Infocentros. Antes não existia nenhum. Tem 82% dos alunos da rede municipal na escola fazendo Capoeira (1527), Dança (592), Música (245), Teatro (490), Xadrez (57), Grafitagem (70), Esporte (221), etc.

Aumentou em 80% o Programa de Saúde da Família. Pioneiro no Brasil em efetivar os Agentes Comunitários de Saúde e, na Bahia, foi o primeiro no programa “Medicamento em Casa”.

Ofereceu 80.713 consultas médicas, odontológicas e de enfermeiros, em 2008, uma média de 2,4 consultas por habitante. Tem Gestão Plena de Saúde e um dos laboratórios públicos mais estruturados da região. Equipou o Hospital Muncipal.

Reduziu a Mortalidade Infantil em 66%. A Farmácia Básica, com a lista completa de medicamentos, e Farmácia Popular, vendendo remédio mais barato, integram o sistema de atenção à saúde.

Governo e Meio Ambiente

Fardamento escolar para todos os alunos – distribuídas mais de 17 mil peças de roupas em 2008.

Realiza o melhor São João do Brasil.

Uma das primeiras cidades do Brasil a implantar o Ensino Fundamental de 9 anos.

Implantou o Pegadas, um novo modelo de gestão participação popular.

Administração e Finanças

Criou a Casa da Cidadania, com objetivo de construir uma gestão partilhada com os cidadãos de maneira mais consciente e participativa.

Realizou, depois de 14 anos, Concurso Público. Fez o PPA, LDO e Orçamento Participativo, além do Plano Diretor Participativo. Disponibiliza todas as informações referentes à aplicação dos investimentos de recursos públicos através do portal e outdoor, com despesas detalhadas. Tem uma Lei Municipal de Transparência.

Implantou o Controle Interno Municipal. Ampliou a Frota de Veículos, adquirindo mais de 10 veículos, entre ambulâncias, carros, motos, microônibus, etc. Paga em dia todos os funcionários. Implantou a licitação na modalidade Pregão Eletrônico e Presencial.

Economizou nos gastos com telefone, água, energia e combustível.

Proporciona mais qualidade no atendimento público, com a implantação do sistema Procidadão. Saiu de 1 Conselho Municipal para 16 Conselhos Municipais. Implantou as Trilhas Ecológicas na Serra do Timbó, em parceria com o Centro Sapucaia. Implantou uma Unidade de Conservação com mais de 600 hectares na Serra do Timbó .

• Praça Constantino Sampaio • Praça Yolanda Pires • Praça Hélio Neves da Rocha • Praça Renato de Deus Brandão • Praça José Dantas de Miranda • Praça do Bosque Construiu a Praça Fonte da Minguara, um sonho antigo da população. Mais de 45 mil m² de ruas e avenidas calçadas. Construiu o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, 2 novos PSF’s e está prevista a construção de uma policlínica. Está Reestruturando o Mercado Municipal, um investimento de mais de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais). Mantém a Cidade limpa – coletando o lixo na sede e distritos e implantando baldes de lixos nas praças e vias públicas. 80,4% de aceitação ótima e boa da população.

Agricultura Capacitou 1.656 produtores rurais com viés Agroecológico. Criou a 1ª Cooperativa de Agricultura Familiar de Amargosa. Arou mais de 2.100 tarefas, beneficiando mais de 700 produtores. Levou água para 5 comunidades Rurais. Recuperou todas as estradas vicinais e dá constante manutenção, e ainda adquiriu uma Patrol, apelidada carinhosamente de Dona Variante.

Tem a 1ª Base Ambiental da Bahia.

É referência em Agroecologia, com o programa ATER (Assistência Técnica Rural).

Assistência Social

Cadastrou mais de 290 pessoas na Base do INCRA e disponibiliza o Serviço de Declaração de ITR, gratuitamente.

Ganhou o Selo UNICEF em 2008. É único Município do Brasil, com menos de 40 mil habitantes, que tem Gestão Plena de Ação Social. Faz do recurso do PAC exemplo de aplicação: o recurso é para construção de 28 casas e a Prefeitura irá construir 43, além das Casas Populares serem referência no padrão. Triplicou o número de Beneficiados do Programa Bolsa Família. Implantou uma série de programas socais, dentre eles o AABB Comunidade (inclusão social de crianças e adolescentes), Agente Jovem (passou de 50 adolescentes atendidos para 250), Ativa Idade (eleva a auto-estima dos idosos) e o CRAS – Casa das Famílias (garante proteção social).

O Projeto Brinquedoteca foi o único representante da Bahia no Congresso Nacional da Assistência Social. Implantou o Projeto Horta Comunitária, atendendo famílias de risco nutricional.

Ofereceu mais de 25 Cursos Profissionalizantes de Geração de Emprego e Renda.

Implantou o Programa Favos do Vale, no qual 40 produtores estão produzindo mel de alta qualidade. Está desenvolvendo diversos projetos e programas como o Projeto Banco Comunitário de Sementes para adubos, o Projeto Comunidade Irmã, o Programa de Aquisição de Alimentos, o Projeto ERVAS, entre outros.

Esportes e Lazer Reformou o Estádio Municipal, colocou iluminação, cobertura nas arquibancadas, reformou banheiros, vestuários, etc. Construiu mais de 15 campos de várzea e iluminou a quadra do Carecão, um sonho antigo da população.

Diversificou as atividades esportivas como Vôlei, Futsal, Atletismo, Boxe, Capoeira, etc. Realiza todos os anos os Jogos Estudantis, envolvendo escolas públicas e privadas na competição. Construiu 2 quadras poliesportivas, além de refomar as já existentes.



2009 - maio