Page 1

18 NOVEMBRO 2016 | No 966

#EDIÇÃO ESPECIAL

A “Conecta” surgiu da experiência com os valores trazidos da cultura japonesa, com o objetivo de conectar pessoas através de projetos. P26

UM NOVO JEITO DE CELEBRAR


SUMÁRIO 04

DOIS MATES E A CONTA

ONG gera oportunidades para jovens de baixa renda.

06

MARTHA MEDEIROS

O mundo virtual e a gafe nossa de cada dia.

12

GENTE FINA

12

ENTREOUVIDO POR AÍ

24

GASTRONOMIA

47

CARTAS

48

JOGOS

50

COLUNISTA CONVIDADO

Olimpíadas gastronômica reúne atletas da cozinha!

26

CAPA

Conecta Produções & Eventos

36 38

ACHADOS IMPERDÍVEIS

BELEZA

EXPEDIENTE EDITORA: ANA CRISTINA REIS | ana.reis@oglobo.com.br EDITOR ASSISTENTE:

14

CONSUMO

42

DECORAÇÃO

MARCELO BALBIO | balbio@oglobo.com.br REPÓRTERES: ARNALDO BLOCH | arnaldo@oglobo.com.br

Uber inspira aplicativos para encontrar de pedicure a trilhas.

20

CAROLINA RIBEIRO | carolina.ribeiro@oglobo.com.

45

br EMILlANO URBIM | emiliano.urbim@oglobo.com.br

SABORES

JOSY FISCHBERG | josy.fischberg@oglobo.com.br THAIS LOBO | thais.lobo@oglobo.com.br

BRASIL

Concursos de beleza renascem com candidatas engajadas.

JOANA DALE | joana.dale@oglobo.com.br

DIAGRAMAÇAO:

46

CLÁUDIO PAIVA

AMANDA SOARES LOPES | 3ºMódulo NOITE CAPA: Fotos cedidas pela empresa Conecta Produções & Eventos


VIDA E FICÇÃO Atire a primeira flecha quem tem mais de 40 anos e nunca brincou de forte apache. Chapéu de caubói e lenço no pescoço? Formavam o modelito dos primos para o carnaval. Depois o bangue-bangue ficou restrito à Sessão da Tarde, quando nós moçoilas suspirávamos indiscriminadamente por mocinhos e bandidos, mas com um respeito especial pelo gingado de John Wayne. E eis que na fase balzaquiana desta que vos escreve, o faroeste enfim virou cult, impulsionando trocas apaixonadas de DVDs com amigos e, com sorte, com um namorado. Agora, quarentona, vejo o crescimento da produção de filmes inspirados no climão Velho Oeste ou remakes de clássicos.

POR QUÊ? “Cada obra ou movimento que surge se soma a uma longa história de criatividade e invenção. Não acho que o faro este precise renascer. Ele nunca morreu; explica o crítico de cinema Alexandre Sivolella. É o que nos mostra o jornalista Emiliano Urbim, que investigou cineclubes, coleções e saudades, além de revelar fãs insuspeitos, como a escritora Nélida Pinon, que, poeticamente, resume: “A vida cobra peripécias e o western cede-nos preciosos ingredientes que alimentam a imaginação”. ANA CRISTINA REIS EDITORA


REVISTA O GLOBO | #EDIÇÃO ESPECIAL CONECTA PRODUÇÕES & EVENTOS

Capa | Entrevista

CARTAZ ( DE COLAGEM DIGITAL) PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO SENAC.


CONECTA PRODUÇÕES & EVENTOS O

SENAC em todos os seus cursos tem por metodologia o “Aprender fazendo” e para isto, seus projetos finais apresentados em cada término de Módulo, seleciona clientes reais e estes propõem para os alunos, desafios, fazendo com que eles vivenciem situações verdadeiras requisitadas pelo mercado de trabalho. O SENAC em todos os seus cursos tem por metodologia o “Aprender fazendo” e para isto, seus projetos finais apresentados em cada término de Módulo, seleciona clientes reais e estes propõem para os alunos, desafios, fazendo com que eles vivenciem situações verdadeiras requisitadas pelo mercado de trabalho.

A equipe entrevistada é formada por 3 jovens que no primeiro semestre de 2016 teve seu projeto final escolhido pelo cliente da Fableware, Arthur Protásio, e da Firecast, o designer Bruno Lanzarotti . Foi proposto um grande desafio aos alunos e a equipe escolhida pelos clientes nos contará como foi o desenvolvimento deste projeto. A equipe é formada pelos alunos Carlos Gonçalves, Luiz Felipe Martins e Nathália Velloso.

26


1) COMO FOI ESTE DESAFIO? Nosso trabalho foi desenvolver uma campanha cross-media para o jogo Sword Legacy, um jogo de RPG (role-playing game) com sistema de batalha em turnos e ambientação medieval fantástica, ou seja, com elementos históricos e fictícios. Todo o jogo se baseia nas lendas de Arthur e tem como foco a espada Excalibur, mas a saga não começa com este personagem, e sim com o primeiro portador da espada, seu pai Uther Pendragon. Mas os criadores do jogo não se propuseram a fazer uma adaptação dessas lendas, e sim uma releitura das mesmas, criando uma nova saga arthuriana.

Nosso desafio foi tentar captar a essência do jogo e traduzi-la em diferentes mídias, a fim de transmitir aos potenciais jogadores a experiência que o jogo poderia lhes proporcionar.

A EQUIPE DE ALUNOS: LUIZ, NATHÁLIA E CARLOS (DE CIMA PARA BAIXO).


Capa | Entrevista

Então, encontramos uma imagem de alguns guerreiros em meio à neblina da guerra.

N

o começo andamos um pouco no escuro, sem saber qual caminho seguir. Então, encontramos uma imagem de alguns guerreiros em meio à neblina da guerra. Era uma imagem que continha um elemento comum em jogos de estratégia, a neblina que restringe o campo de visão dos jogadores. Muitos jogos de estratégia são como um grande tabuleiro de xadrez, porém o jogador não pode ver todas as peças inimigas, algumas estão além do seu alcance. Isso gera incerteza ao jogador e o força a criar diferentes estratégias.

REVISTA O GLOBO | #EDIÇÃO ESPECIAL CONECTA PRODUÇÕES & EVENTOS

2) FALE UM POUCO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO

Ficamos com essa imagem em mente e pensamos em utilizar como conceito da campanha o mistério. Traduziríamos esse conceito ocultando alguns aspectos do jogo e dos personagens, e revelando outros, trabalhando com silhuetas e ambientes escuros e sombrios. No início gostamos da ideia. Ela poderia funcionar bem. Mas quanto mais pesquisávamos, mais nós encontrávamos jogos com campanhas que utilizavam esse mesmo conceito. Na falta de ideias, seguimos com esta durante algum tempo. Mas continuamos pesquisando

referências e tentando entender mais sobre o jogo.

28


Um dia tivemos um insight. Reparamos uma característica que todos os cinco reinos tinham. Eles tinham um visual temático bem definido. Os quatro reinos principais tinham seu visual inspirado nas quatro estações do ano, de modo que um reino tinha cores outonais, outro reino tinha montanhas de gelo, e assim por diante. O quinto reino era dominado pelo vilão da história, esse reino era sombrio e lúgubre. Pensamos nisso

PERSONAGEM UTHER REPRODUZIDO EM CARTAZ ( DE COLAGEM DIGITAL) PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO SENAC.

durante um tempo. Refletimos mais sobre os personagens, eles também tinham características bem marcantes e personalidades bem distintas.

Então, conversamos bastante e decidimos mudar o conceito da campanha. Decidimos destacar essas características marcantes que os reinos e os personagens tinham, e assim tematizar os nossos cartazes e as demais peças da campanha. O risco dessa estratégia seria perder a unidade visual da campanha. Mas nossa intuição dizia que com esse conceito poderíamos transmitir algo importante que os criadores do jogo estavam tentando fazer. Mostrar que o jogo possui uma variedade de localidades e diferentes personagens, e que cada lugar tem a sua própria história, que cada personagem tem as suas próprias motivações. Teríamos que criar uma unidade visual de outra forma.

29


Capa | Entrevista REVISTA O GLOBO | #EDIÇÃO ESPECIAL CONECTA PRODUÇÕES & EVENTOS

Decidimos usar diferentes texturas que refletissem as características dos reinos e dos personagens.

A unidade da campanha estaria no fato de todas as peças terem sido trabalhadas com texturas de modo a ressaltar algo nelas. Por exemplo, no cartaz do Uther Pendragon criamos um fundo com escamas de metal semelhantes a escamas de dragão, comum em algumas armaduras, e usamos um pouco de fogo. O fogo tem relação com a sua motivação – vingar a morte do seu senhor –, e junto com as escamas de metal tem relação com o seu nome, Pendragon. UMA DAS PEÇAS PRODUZIDAS PELA EQUIPE DE ALUNOS DO SENAC.

Com essa mudança acabamos aumentando muito a nossa carga de trabalho. Ao invés de apenas um cartaz, fizemos cartazes para todos os personagens e os reinos, e tivemos de incorporar essa identidade nas demais peças da campanha. Trabalhamos bastante. Quando terminamos nossa apresentação ficamos muito satisfeitos. E aliviados. Conseguimos apresentar o que nos propusemos a fazer.

MAIS UMA DAS PEÇAS PRODUZIDAS PELA EQUIPE DE ALUNOS DO SENAC.

30


REVISTA O GLOBO | #EDIÇÃO ESPECIAL CONECTA PRODUÇÕES & EVENTOS

Capa | Entrevista

3) QUAL FOI A REAÇÃO DO CLIENTE ?

CARLOS PRODUZINDO AS PEÇAS EM SALA DE AULA.

31

Depois da apresentação conversamos com os clientes. Eles disseram com bastante entusiasmo que gostaram da ideia de tematizar a campanha. Eles gostaram muito dos cartazes, do site e do artbook. É muito bom receber elogios do cliente por um trabalho que realmente sentimos orgulho. Quando vimos que eles estavam tirando fotos das peças que imprimimos, eles disseram que queriam mostrar aos seus sócios e à sua equipe. Não pensamos nem duas vezes, entregamos a eles todas as peças impressas.


LUIZ PRODUZINDO AS PEÇAS EM SALA DE AULA.

4) QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A VIDA PROFISSIONAL de vocês trabalharem com um cliente real, atendendo um desafio para o mercado ?

Talvez os dois maiores benefícios sejam a experiência e o por tfólio. Trabalhar com um cliente real nos prepara para encarar as demandas do mercado, e esse fator é o que dá peso ao projeto no nosso por tfólio. A conclusão do projeto é a prova de que você é capaz de atender uma demanda que realmente existe. Por isso, no final, todo o esforço vale a pena, mesmo quando nosso projeto não é escolhido.

32


Senac RJ O Senac é referência em ensino profissional. Uma instituição que há 70 anos, ajuda a transformar a vida das pessoas e apresenta enorme variedade de cursos, desenvolvidos de acordo com as exigências do mercado. Uma instituição que há 70 anos, ajuda a transformar a vida das pessoas e apresenta enorme variedade de cursos, desenvolvidos de acordo com as exigências do mercado.

Presente em 39 unidades de ensino, a instituição atua em diversas áreas, oferecendo cursos de qualificação técnica, graduação, pós-graduação, especialização e programas de educação a distância. Aqui, você aprende uma profissão na prática, aumentando suas chances de conseguir seu primeiro emprego ou de se recolocar no mercado de trabalho.

Missão Promover educação profissional com objetivo de gerar empregabilidade, competitividade e desenvolvimento econômico e social para o setor de comércio e bens, serviços e turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Visão Ser reconhecida como a melhor empresa na transformação de pessoas e organizações por meio da educação profissional de excelência e empregabilidade.

Valores Foco no Resultado | Atitude de Dono Meritocracia | Paixão por Transformar

Disque Senac: (21) 4002 - 2002


O MAIOR EVENTO DE GASTRONOMIA DO BRASIL CHEGA A SUA 6 a EDIÇÃO COM MUITAS NOVIDADES!

Pela primeira vez, o Rio Gastronomia será realizado nos Armazéns 3 e 4 - Pier Mauá. Com o dobro do espaço da edição anterior e uma vista deslumbrante, o encontro de chefes renomados e seu público será ainda mais charmoso.

É O MELHOR DA GASTRONOMIA CARIOCA DESFILANDO NO ESPAÇO MAIS

04/11 a 13/11 de 2016 Armazéns 03 e 04, Pier Mauá, Rio de Janeiro Avenida Rodrigues Alves, 10, Centro

BADALADO DA CIDADE !

Compre seu ingresso no site: ingressocerto.com/riogastronomia Nas Lojas Deli Delícia: Barra (Jardim Oceânico e Península) Botafogo. Pagamento somente em dinheiro. E na Bilheteria do Evento.

Apresentação

Horário Qui: 16h às 23h | Sexta: 16h às 23h Sáb: 12h às 23h | Dom: 12h às 22h


Editorial Acadêmico  

Trabalho acadêmico realizado com objetivo de diagramação e criação de partes de uma revista, baseada na Revista O GLOBO.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you