Page 1

reportagem especial

- Rudge Ramos Jornal - sexta-FEIRA - 19 de agosto de 2011

Meu presente para São Bernardo é...

4L

uiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT) entre 2003 e 2010. Veio para São Bernardo em 1965. Ingressou na Villares, uma das principais metalúrgicas do país na época, onde começou a ter os primeiros contatos com o movimento sindical. Fotos: MARISTELA CARETTA/rrj

são bernardo

8

458 anos

4H

enrique Hammler, presidente da Associação de Moradores do Rudge Ramos há oito anos. É também artista plástico. Mora na cidade há 22 anos.

sexta-FEIRA - 19 de agosto de 2011 - Rudge Ramos Jornal -

9

4M

arcio de Moraes, reitor da Universidade Metodista de São Paulo e diretor geral do Instituto Metodista de Ensino Superior.

No aniversário de São Bernardo, o “Rudge Ramos Jornal” perguntou para oito personalidades de diferentes áreas, como política, cultura, educação, social, construção civil, comércio, esportes e cidades, que presente elas dariam de aniversário para a cidade. Confira abaixo as respostas.

4H

ugo Hoyama, 42, mesatenista. É o melhor medalhista brasileiro em Panamericanos. Nasceu em São Bernardo.

4M

aestro Daniel Martins, 30. Trabalha no ABC há cinco anos e está à frente da Orquestra Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri há três anos.

Eu gostaria de dar duas coisas. A primeira seria mais espaços de cultura. E o outro presente, jovens dispostos a ingressar como políticos na política da cidade, para uma renovação nessa área. Convivendo com tanto jovens aqui na Universidade, eu acredito que nós poderíamos dar de presente novos vereadores e pessoas mais jovens que se dispusessem a trabalhar na política da cidade”

O presente que eu poderia dar para a cidade é quase impossível de mensurar, porque São Bernardo me deu tudo. Deu-me o direito de ser presidente do sindicato mais importante do Brasil. Eu gostaria que o município continuasse crescendo economicamente e que todo o povo de São Bernardo esteja um pouco melhor depois do dia 20 de agosto, depois da comemoração dos 458 anos”

4M

4N

ilton Bigucci, 69, trabalha no setor da construção civil há mais de 50 anos. Está à frente de uma das maiores construtoras do ABC, a MBigucci, há 28 anos. É também presidente da Associação dos Construtores Imobiliários do Grande ABC há mais de 15 anos.

ini Demarchi, dono do Restaurante Florestal há 52 anos, um dos principais estabelecimentos da Rota dos Restaurantes em São Bernardo, conhecida tradicionalmente na cidade pelos tradicionais pratos de frango com polenta.

Eu daria um centro de treinamento de tênis de mesa. É algo que nós estamos solicitando faz tempo para a prefeitura. Como o tênis de mesa sempre foi um esporte de tradição na cidade, é o que falta por aqui, para formar ainda mais atletas” CAROLINA GERMOLIATO/rrj

4A

Eu gostaria de dar uma casa para cada cidadão são-bernardense, porque a habitação é o que dignifica uma família, e as famílias têm que ter casas dignas para morar. Eu acho que estamos no caminho certo. A população está conseguindo, cada vez mais, a possibilidade de ter uma casa, graças aos financiamentos”

Eu gostaria que o artista plástico fosse mais visível no município, porque ele não tem nenhum tipo de apoio. Não só em São Bernardo, mas também no ABC, existe um nível de qualidade muito grande, mas a política não investe nisso, não motiva os artistas. Como presidente da associação, eu gostaria de dar uma reurbanização ao município, principalmente aqui no Rudge. Isso já começou, mas está muito devagar”

riel de Castro Alves, presidente da Fundação Criança de São Bernardo há dois anos e meio. É também vicepresidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nasceu em Presidente Prudente e se mudou para São Bernardo em seguida, onde vive há 34 anos.

Um concerto incrível para toda a população, com músicas alegres e festivas, que já vem sendo dado por meio da parceria entre a orquestra e a Universidade Metodista de São Paulo”

Desejo a inclusão de todos os moradores de rua, inclusive das crianças e adolescentes em situação de rua, em programas sociais, habitacionais, de saúde, de trabalho e geração de renda, para que realmente possam exercer a cidadania enquanto munícipes da cidade”

A rota dos restaurantes é o principal ponto turístico de São Bernardo. Recebemos cerca de 20 mil pessoas aos finais de semana. Por isso eu gostaria que houvesse uma divulgação maior, uma melhoria na avenida, desviando os caminhões do trânsito, além da construção de um portal na entrada”

"Meu presente para São Bernardo é..."  

Rudge Ramos Jornal - Edição nº 967 Publicada em 19/06/11