Page 1

ED. 83 • ANO 8 • JANEIRO 2012 O QUE ACONTECE NA DROGA RAIA

Retrospectiva

2011

Os fatos, as pessoas e as conquistas que marcaram um ano histórico para a Raia

4 ENTREVISTA ACP faz um balanço de 2011 e conta sua visão para o futuro da Raia

19 EXPANSÃO Abriu a loja 400 da Raia!! Conheça a filial em Cabo Frio, no Rio de Janeiro

20 PERFIL A trajetória do novo Presidente da Raia Drogasil, Cláudio Roberto Ely

NR83_book.indd 1

1/16/12 5:07 PM


carta ao leitor

UM ANO QUE NOS FEZ MUDAR

Angela Loyola, Consultora

Ano novo, vida nova! ©1

2011. Um ano que mudou a história de muita gente... De quem começou a trabalhar em outros estados. De quem hoje conta com uma linha poética e quase mágica nas prateleiras, a Pluii. De quem viu a empresa passar pela maior transformação, a fusão com a até então concorrente DROGASIL. Um ano que mudou a vida de todos nós. E mudanças abrem portas. Ampliam horizontes. Sacodem quem está parado. Trocam os caminhos de quem está em movimento. Alteram pontos de vista, a vista a partir de um ponto novo. Fazem crescer. Ou ajudam a diminuir os excessos. Ensinam a cantar o novo. Fazem aprender outro caminhar. Mudanças são inevitáveis – ainda bem. Porque sem elas teríamos o império da mesmice. Estaríamos ainda na época do pombo-correio. Das cartas escritas com pena de ganso. E viva o e-mail! Viva as garotas de cabelo verde! Viva a rapidez, a criatividade e o novo! Ah, vamos admitir: viva a mudança! Mudanças fazem parte da vida, você também já ouviu essa frase muitas vezes. Abraçar a mudança, porém, nem sempre é fácil. Racionalmente, aceita-se. O coração, esse aliado ou traidor, às vezes vacila. Ou dói. Ou se ilumina com as possibilidades que a mudança traz. E faz dar certo.

“Tenho que me acostumar com tanta gente”, disse, brincando Cláudio Roberto Ely, Presidente da Raia Drogasil (foto acima), ao começar seu discurso na festa de fim de ano da empresa, dia 13 de dezembro. Seu espanto tinha razão de ser: foi a primeira vez, desde a fusão, em agosto, que todos os funcionários das duas matrizes, Raia e Drogasil, se encontraram, em uma festa para mais de mil pessoas. Na abertura, um vídeo emocionou a plateia ao mostrar como a farmácia – isto é, a Raia e a Drogasil – faz parte da vida dos seus clientes, em todas as fases e momentos. Para celebrar a união, os convidados ergueram suas taças e brindaram juntos. Na sequência, uma surpresa: a escola de samba campeã do Carnaval paulista de 2011, a Vai-Vai, chegou para embalar todo mundo com sambas-enredo famosos. E os funcionários caíram na festa e cantaram o samba-enredo criado pelos líderes da Raia Drogasil para celebrar a união das empresas. O clima foi de animação e total integração. “Queremos nos misturar mesmo. Agora que somos uma só empresa, precisamos nos conhecer e criar afinidades”, disse Isaque Felipe Santiago, Assistente do Departamento Pessoal, há 14 anos na Drogasil. Para ressaltar o comprometimento com esse “casamento”, Antonio Carlos Pipponzi, o ACP – que por 35 anos comandou a Raia e, agora, é Presidente do Conselho Administrativo da Raia Drogasil (foto abaixo, com Ely) –, falou: “Precisamos do total envolvimento das pessoas nessa fase. Trabalhando bastante, vamos construir a maior e melhor empresa do Brasil!”

EXPEDIENTE REVISTA NOSSA RAIA | ANO 8 # EDIÇÃO 83 # JANEIRO DE 2012 COMITÊ EDITORIAL Angela Loyola, Cristiana Pipponzi, Cristiane Oliveira, Lilian Kao, Melissa Cabral, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi.

Música, alegria e união marcaram a festa de fim de ano da Raia Drogasil

DIRETOR EXECUTIVO Rodrigo Pipponzi DIRETORA EDITORIAL Roberta Faria EDITORA Juliane Albuquerque REPÓRTERES Jaqueline Li, Jéssica Martineli e Karina Sérgio Gomes ESTAGIÁRIAS DE TEXTO Rafaela Carvalho e Valéria Mendonça DIRETORA DE ARTE Claudia Inoue EDITORA DE ARTE Olivia Ferraz de Almeida ESTAGIÁRIA DE ARTE Amanda Miyuki de Sá COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO E IMAGEM Mica Toméo PRODUÇÃO E IMAGEM Márcia Dias ESTAGIÁRIA DE PRODUÇÃO E IMAGEM Carina Barros ATENDIMENTO EDITORIAL Sheila Machado COLABORADORES Daniela Toviansky, Fernando Siqueira, Hamilton Sousa (fotografia) | Davi Augusto (ilustração), Paulo Kaiser (revisão) | Felipe Gressler (tratamento)

CALENDÁRIO 2012 COLABORADORES Daniela Toviansky (fotografia), Isabel Novaes (assistente de fotografia) | Bernardo França (ilustração), Júlio Yamamoto (revisão) | Felipe Gressler (tratamento) | Bárbara Chiré (styling), Renata Akemi (assistente de styling) | Élcio “Maizena” Aragão /Agência First (beleza) AGRADECIMENTOS Arcobaleno, Carinhoso, Cookie, Green, Hering Kids, L’ete, Malwee, Mercatore, Os Quindins, Puket ,You

IMPRESSÃO Coktail Gráfica e Editora TIRAGEM 8.089 exemplares Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 758, Itaim Bibi | CEP 04542-000 | São Paulo, SP

CONTATO nossaraia@drogaraia.com.br A revista Nossa Raia é a revista de circulação interna da Droga Raia. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização prévia.

SELO FSC

2

NR83_ultimas_03.indd 2

A Droga Raia, consciente das questões ambientais e sociais, utiliza papéis com certificação FSC ® (Forest Stewardship Council®) na impressão deste material. A certificação FSC ® garante que uma matéria-prima florestal provenha de um manejo considerado social, ambiental e economicamente adequado e outras fontes controladas. Impresso na Coktail Gráfica e Editora - certificada na cadeia de custódia sob o código CU-COC-816988.

1/16/12 6:52 PM


últimas

Para relaxar

Jantar especial Os funcionários do CD Paraná tiveram uma noite especial de confraternização para celebrar o fim de 2011. Reunidos em um grupo de 120 pessoas, todos foram jantar na Churrascaria Pertutti, em Curitiba, no dia 15 de dezembro. Além da refeição especial, os funcionários receberam brindes variados para marcar a data. Dez sortudos ainda ganharam celulares, que foram sorteados durante a festa. “O jantar foi muito gostoso. Todos os funcionários aproveitaram a festa. E eu ainda ganhei um dos celulares que foram sorteados!”, contou Jéssica de Morais Pimental, do setor de Separação. Os últimos presentes ficaram por conta do amigo-secreto de chocolates. ©3

© 1 Fernando Siqueira, 2 e 3 Arquivo Raia

©2

Os funcionários do CD Embu comemoraram o fim de 2011 em um divertido churrasco

A turma do CD Embu festejou o final de 2011 com sol, banho de piscina, música e sorteio de brindes. Todos foram convidados a passar o dia 11 de dezembro na Estância Serra Dourada, em Itapecerica da Serra (SP). Lá, aproveitaram o campo de futebol, a quadra de vôlei, a piscina e um churrasco ao som de muito pagode. E ainda teve o sorteio de 35 celulares para os funcionários. “Foi um dia divertido. Todo mundo se soltou, curtiu o lugar e ficou ansioso pro sorteio! Ganhamos vários brindes e aproveitamos a companhia dos colegas”, disse Kelly Cristina Rodrigues, do setor de Operações. A festa lembrou o título da Copa Raia de 2011, vencida por times do CD Embu tanto no masculino quanto no feminino. Um vídeo foi reproduzido para todos os funcionários comemorarem a vitória que refletiu a união daqueles que trabalham juntos, dentro e fora do campo.

O pessoal do CD Paraná em seu eu animado jantar de final de ano no

3

NR83_book.indd 3

1/16/12 5:10 PM


genérica 1 genérica 1

Um novo

tempo O último ano foi de grandes mudanças que levarão a Raia e seus funcionários a um futuro promissor. Saiba mais na entrevista do ACP, que passa a ser o novo Presidente do Conselho Administrativo TEXTO Jéssica Martineli FOTO Fernando Siqueira

O

nome é Antônio Carlos Pipponzi, mas você deve conhecê-lo como ACP. Nos últimos 35 anos, ele esteve à frente da Raia. Mas, mesmo na presidência, sempre foi um líder muito acessível e próximo. Conhecia muitos dos funcionários pelo nome, participava das inaugurações de lojas e acompanhava de perto a rotina da rede. A paixão pela empresa – criada há 106 anos pelo seu avô – foi uma das grandes motivações para que ACP levasse a Droga Raia a dar grandes passos em direção ao futuro. O legado que ele deixa para a empresa é de inovações tecnológicas, automação nos Centros de Distribuição, criação do cartão fidelidade, plano de carreira e expansão da rede. Em 2010, ele direcionou a empresa à abertura de capital para investidores de todo o mundo e, em 2011, capitaneou a fusão com a Drogasil – que até então era sua concorrente. Das duas grandes empresas, nasce a Raia Drogasil. Neste momento histórico, ACP deixa seu cargo para assumir a Presidência do Conselho Administrativo dessa nova companhia. Sobre esse novo tempo que começa, uma avaliação do último ano e as novidades que estão por vir em 2012, ACP fala um pouco mais a seguir:

Nossa Raia – O ano de 2010 terminou com a grande notícia da abertura de capital da Raia no mercado de ações. Como isso moldou 2011? Como isso influenciou as estratégias da empresa, o jeito de trabalhar, as metas? ACP – Eu diria que após a abertura de capital, com mais recursos em caixa, nós pudemos suprir várias deficiências acumuladas em anos anteriores de excessivo aperto financeiro. Destacaria também a consolidação de toda a cadeia de suprimentos, com melhora nas condições de compras e dos níveis de faltas em lojas, diretamente relacionados com uma elevação dos níveis de estoques. NR – No dia a dia das lojas, CDs e Matriz, quais você diria que foram as maiores conquistas e desafios da Raia em 2011? ACP – Temos em andamento um processo de melhorias de qualidade em todos os níveis. Mas vejo como grande desafio e grande conquista a expansão da rede e o cumprimento da meta estabelecida de abrir 60 lojas. Tudo isso graças ao trabalho em conjunto das diversas áreas envolvidas nos processos. Estamos preparados para um futuro em que o ritmo de crescimento vai ser ainda maior.

4

NR83_entrevista_05.indd 4

1/16/12 6:40 PM


NR – Como você avalia o desempenho do varejo e da indústria farmacêutica em 2011? ACP – 2011 foi o ano da grande transformação do varejo farmacêutico. Grande consolidação, fusão de duas grandes concorrentes, surgimento de novos grupos que também buscaram a liderança no mercado. Ganhou quem saiu na frente, quem tem a vocação e a energia para arcar com mudanças desse porte. Nunca vi um mercado tão competitivo quanto o do ano que passou. A intensidade de toda essa mudança surpreendeu a Raia, mas a empresa se mostrou totalmente preparada para isso. Em relação aos nossos resultados, as tendências se mantiveram numa rota de crescimento firme e dentro de metas estabelecidas. NR – Teve alguma coisa que surpreendeu você no ano que passou? Aquele acontecimento inesperado, um resultado imprevisível, uma reviravolta... ACP – Em 2011, a empresa lutou contra as dificuldades para racionalizar a operação dos Centros de Distribuição. As questões tributárias para abrir de novos CDs foram as surpresas negativas do ano, pois acabamos trabalhando abaixo de nossa capacidade apenas para cumprir regras. E a grande surpresa do ponto de vista positivo foi a fusão da Raia com a Drogasil. Mesmo existindo a possibilidade, não era isso que tínhamos em mente quando iniciamos 2011. NR – Abrir a Raia ao mercado já foi um grande passo para abri-la ao mundo, depois de uma história centenária como uma empresa familiar. Mas a maior notícia de 2011, sem dúvida, é a fusão. Como foi a decisão de uni-la a outra rede que, até então, era uma grande concorrente? Como foi a escolha desse caminho? ACP – O que motivou esse caminho de fusão foi a percepção de que poderíamos fazer uma empresa maior e melhor, num momento em que o processo de consolidação do setor passa a acelerar. Tínhamos seis redes lutando pela liderança e a fusão com a Drogasil permitiria a solidificação como uma grande rede do país, em qualidade e quantidade. A afinidade entre as empresas também foi muito importante para que a fusão ocorresse. As duas redes possuem valores semelhantes e são admiradas no mercado. Nós já havíamos cogitado a fusão havia alguns anos, mas naquela época a Drogasil já havia passado pela abertura do capital e as empresas não se encontravam numa posição de igualdade. Por isso mesmo, a abertura do capital da Raia em 2010 foi importante para que a fusão ocorresse agora.

Vamos nos consolidar como uma grande empresa formadora de pessoas, que saiba dar um futuro a quem acredita nela NR – Como a fusão vai influenciar 2012? O que os funcionários podem esperar de mudanças e oportunidades com essa união? ACP – O mercado ficou entusiasmado com a fusão e temos a preocupação de não decepcioná-lo. Mas, mais do que isso, não podemos decepcionar nossos funcionários e clientes. O desafio agora é compatibilizar essa grande empresa com um programa de formação e desenvolvimento de pessoas, estruturado, justo e equilibrado. A fusão cria uma empresa única, com a mesma cultura e os mesmos valores. Mas a manutenção de duas bandeiras que representam dois modelos de negócio diferentes certamente permanecerá com toda força. NR – Com a fusão, o seu papel também mudou. Você deixou de ser Presidente da Raia para se tornar Presidente do Conselho da Raia Drogasil. O que isso significa na prática? ACP – Na função de Presidente do Conselho, exercerei um cargo bastante estratégico. Irei atuar no apoio de definição das ações que será feito por meio dos comitês do Conselho, que são quatro: de pessoas, de estratégia do negócio, de expansão e de auditoria. Eu presido e participo ativamente de todos. Porém hoje o tempo que ocupo com a expansão é muito maior, pois tenho uma responsabilidade grande com relação ao crescimento da empresa. Nesse sentido, estarei menos presente no escritório. Mas, quando viajo para a expansão, acabo sempre passando pelas lojas. A paixão e o amor pela empresa não só permanecem intactos como também tendem a aumentar daqui para a frente, assim como a contribuição que posso dar com a experiência de mais de 30 anos dentro da rede. NR – Se fosse para fazer uma previsão para o ano que se inicia, quais são as suas apostas para 2012? ACP – O processo de fusão segue me entusiasmando, num bom ritmo de integração das pessoas e com velocidade muito grande em relação a todos os processos envolvidos. A empresa deve continuar a crescer durante este ano, mantendo a taxa de crescimento das lojas existentes e procurando acelerar a expansão. Ao mesmo tempo vamos nos consolidar como uma grande empresa formadora de pessoas, que saiba se desenvolver e dar um futuro a quem acredita nela. Não tenho dúvida de que seremos a maior e melhor empresa do setor.

5

NR83_book.indd 5

1/16/12 5:11 PM


retrospectiva

2011 ano de

união

Ao iniciar um novo ano, devemos rever e refletir as conquistas alcançadas no ano que passou para traçarmos nossos objetivos. Confira a retrospectiva de 2011 em fatos e números TEXTO Juliane Albuquerque com colaboração de Jaqueline Li, Jéssica Martineli, Rafaela Carvalho e Valéria Mendonça ILUSTRAÇÃO Davi Augusto

O

ano de 2011 terminou, mas as mudanças ocorridas ao longo desse ano são tão significativas que mudarão de vez a história da Droga Raia. Os últimos 12 meses da rede foram marcados pelo crescimento, pela inovação e pela ousadia. Começamos o ano já como uma companhia aberta, com outros compromissos e responsabilidades. Logo no primeiro semestre, a Raia concluiu a ampliação do seu CD no Embu, que hoje atua com uma capacidade de armazenamento 50% maior. Um novo sistema de dados, o SAP, foi introduzido para integrar as diversas áreas da empresa, agilizando e organizando melhor o trabalho. E foi em maio que a Raia chegou a mais um estado, expandindo a rede para Santa Catarina. Mas foi na segunda parte do ano que ocorreu a grande mudança. Em agosto, foi anunciada a fusão entre a Raia e a

Drogasil, unindo duas grandes empresas do setor farmacêutico e marcando de vez novos rumos para a rede e puxando um movimento no setor farmacêutico. Uma parceria sólida de duas companhias que se baseiam na excelência no atendimento, na confiança conquistada dia a dia, na ética e na constante preocupação com o cliente. Ao longo dos meses, as empresas iniciaram o processo de integração – que segue em 2012 – unindo valores, somando experiências e conhecimentos, dividindo competências e traçando novos rumos a serem seguidos. Momento de unir, conciliar, aliar. Palavras que refletem uma nova empresa, que nasceu no ano passado e que dará seus primeiros passos efetivos em 2012. Reveja nas próximas páginas as realizações em 2011. Elas são a base de mais mudanças e desafios a serem conquistados no novo ano. Feliz 2012 para todos nós!

6

NR83_retrospectiva_09.indd 6

1/16/12 7:03 PM


Janeiro

Lojas Inauguradas

Minas Gerais 1 LOJA São Paulo 30 LOJAS Rio de Janeiro 9 LOJAS

Paraná 5 LOJAS

Jo Curvelo João Diretor de Expansão

Santa Catarina 13 LOJAS

Desde janeiro, João Curvelo trouxe para a Raia sua experiência gerencial. Com seu novo método de trabalho, ele tem contribuído com o crescimento da rede

Rio Grande do Sul 2 LOJAS

60 FILIAIS

8.961

funcionários

Março

Fevereiro

DESTAQUES DO ANO O prêmio de 2010 foi dia 28 de março, em São Paulo, com 1.200

Medescarte

convidados, para celebrar todos que contribuíram com o crescimento da Raia. O prêmio foi apresentado por Rodrigo Faro e ainda teve show da dupla Zezé de Camargo e Luciano.

Depois do sucesso do projeto piloto de um mês em sete lojas, o Medescarte expandiu para 200 lojas este ano.

CD EMBU de

Os ganhadores:

23 a 25/02

Gerente Regional: Emerson Eduardo Braz Soares (Paraná) Farmacêutico: Márcio Martins Xavier (filial Niterói B, RJ) Gerente: Vagner Machado Lima (filial Osasco, SP)

participação de mais de

300 funcionários.

Meu 2011 este valor, descontad os os impostos, é 100% doado para os projetos do ajude

Agora, comprandmais! você contribu o Sorria, i também com a educação :)

“ Foi um ano cheio de conquistas. Todo profissionall sonha em ser reconhecido, e eu sempre dei o meu melhor e ouvi os conselhos de gente mais experiente do que eu. Foi uma vitória maravilhosa.” a.” Márcio Martins, Farmacêutico do ano da filial Niterói B (RJ))

*18 fevereiro/março

A Raia firmou uma parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) por meio da revista Sorria, passando a contribuir para o GRAACC e também para o IAS, consolidando seus pilares de apoio à saúde e à educação.

2011

realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Realização:

SORRIA18_capa3 .indd 1

1/26/11 12:24 PM

NR83_book.indd 7

1/16/12 5:11 PM


Março

Abril BOM-DIA AOS PARCEIROS

O CD Embu concluiu sua expansão e aumentou em 50% sua capacidade de armazenamento, que hoje chega a ser de 15 milhões

de itens. Pelo quarto ano consecutivo, a Raia realizou o Café da Manhã com Fornecedores. Esta edição, realizada em 8 de abril, contou com mais de 300 convidados. Em 2011 também foi dado um Prêmio Destaque Logístico aos fornecedores.

Meu 2011 “ Tivemos uma boa evolução no CD Embu este ano. Aumentamos a nossa capacidade de produção, implementamos o novo sistema de localização de produtos (WMS) e assim melhoramos bastante os nossos resultados." Antonio Cordebello, Gerente do CD Embu

O Centro de Distribuição da d Raia no Paraná ffoii iinaugurado oficialmente no dia 14 de abril em uma festa que teve a presença dos funcionários do CD, os gerentes das lojas de Curitiba, alguns VPs e do ACP.

Primeiros resultados Dia 29 de março ocorreu a primeira divulgação de resultados da Raia depois do IPO. Os dados divulgados foram em relação ao ano de 2010:

a demanda por ações

IPO

foi

8 vezes

maior que a oferta Receita Bruta

crescimento de 16,7% em relação a 2009

O CD Paraná fechou o ano com 112 funcionários

e mais de 10

mil unidades faturadas

Meu 2011

EBITDA* *Sigla de um indicador financeiro que indica quanto a empresa gera de recursos usando a fórmula: lucro bruto – as despesas operacionais + depreciação e as amortizações do período.

Crescimento

de 32,5% em relação a 2009

“ Foi repleto de conquistas. O CD Paraná começou a funcionar em 2010, mas em abril ocorreu a inauguração oficial. Cortar a fita vermelha foi realmente emocionante. Acredito que, como eu, cada um se sentiu valorizado e orgulhoso do nosso trabalho aqui. ” Márcio Stiipp, Analista de RH do CD Paraná

8

NR83_retrospectiva_09.indd 8

1/16/12 7:03 PM


Maio Sempre em sintonia com a preservação do meio ambiente, a Raia lançou sua sacola retornável, a Raia Bag.

RAIA EM SANTA CATARINA A Droga Raia chegou a Santa Catarina inaugurando em um só mês três lojas no interior: Joinville A, Joiville B e Balneário Camboriú. A expansão catarinense deu tão certo que a Raia fecha 2011 com 13 lojas no estado.

INTRODUÇÃO DO SAP RAIO X

Comecou a ser implementado o SAP, o software que unificou e agilizou as operações diárias, substituindo sistemas de vários departamentos.

13 lojas 176 funcionários

AS FASES DO PROJETO

1

2

3

4

Desenho conceitual Foram analisados os processos de negócio da Raia para definir as práticas financeiras que a empresa deveria adotar. Realização Com os processos bem desenhados, foi a vez de configurar o sistema SAP, testar suas funcionalidades, simulando uma situação real, e avaliar os resultados obtidos. Preparação final Nesta fase, todos os funcionários da área financeira foram treinados para utilizar o novo sistema. Também foi elaborado o plano de suporte à produção do SAP. Entrada em produção O início oficial do SAP como o novo sistema para os processos de gestão financeira da empresa.

Meu 2011 “ Se eu pudesse resumir a chegada em Santa Catarina em uma palavra, seria encantamento. Os clientes ficaram encantados com as lojas, com o nosso atendimento e com os preços competitivos. Em uma expansão você vivencia um novo mercado e outra cultura. " Anderson Luiz Gonçalves, Gerente Regional do Rio Grande do Sul

Meu 2011 “ Fui uma das responsáveis pela implantação do SAP, atuando no setor de Tecnologia. Com ele, as informações ficaram mais rápidas, e os processos, mais confiáveis. Nesse período, o que aprendi de mais importante foi lidar com as pessoas de diferentes áreas e empresas. ” Monica Carvalho Chaves, Coordenadora de Serviços Coorporativos

Raia Consciente PESSOAS 150 mil beneficiados em todo Brasil

RJ

Doutores da Alegria

200 apresentações para 20 mil pessoas

BH 15 mil visitas As lojas de Belo Horizonte substituíram a sacolas plásticas dadas aos seus clientes desde a entrada em vigor da lei municipal que proibe a distribuição. Na capital mineira, os clientes Raia tem duas opções: sacolas biocompostáveis ou de papel.

Fundação Dorina Nowill

Projetos incentivados:

6.454

Contratações

2.860

Promoções

Pinacoteca Formação de 55 educadores e exposições beneficiadas: O MARP e CORPO DA ARTE, com um total de quase 6 mil visitantes no interior de SP

Projeto Sorria 900.958 revistas Sorria vendidas e R$ 2.344.698,46 doados ao GRAACC e ao IAS.

277 Bolsas - Empréstimo Educação

9

NR83_book.indd 9

1/16/12 5:13 PM


Junho

Julho A RAIA ENTRE MAIORES

A Raia lançou em junho um novo veículo de comunicação: o Loja em Ação. O LEA, como ficou conhecido, facilitou a troca de informações entre a Matriz, os CDs e todas as filiais da rede.

Meu 2011

A Raia entrou para lista das

50 marcas mais valiosas do país, segundo um ranking realizado pelas consultorias Brand Analytics e Millward Brown para a revista IstoÉ Dinheiro. O reconhecimento demonstra a solidez do trabalho ao longo de mais de 100 anos de história.

“ O LEA chegou este ano para simplificar todos os processos e deixou tudo mais fácil e tranquilo. No lugar de receber vários e-mails, com o boletim online consigo me programar, melhorando significativamente o meu rendimento e de toda a minha equipe. Nos tornamos mais ágeis também.” Silvia Mara Udenal, Gerente da filial Cianorte (PR)

Raia Consciente MEIO AMBIENTE Mudas

9.600

distribuídas em

MUDAS

inaugurações e blitz

de plantas

Para evitar perdas desnecessárias de produtos, a Raia criou um slogan e um personagem, o De Olho na Perda, para conscientizar os funcionários dos CDs e das filiais a evitar desperdícios.

Medescarte

53.379

medicamentos registrados*

totalizando

5.036,18 kg de medicamentos

*até 21/12/2011

arrecadados A Raia participou da primeira edição da Virada Sustentável de São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho.

Raia Bag A Raia Bag foi um sucesso, tanto que ESGOTOU DEPOIS DE VENDER + de

7.200 unidades

A rede participou do 4º Circuito Popular de Corrida de Rua e montou um estande da Ação Saúde.

10

NR83_book.indd 10

1/16/12 5:13 PM


Agosto ANÚNCIO DA FUSÃO COM A DROGASIL A fusão entre a Droga Raia e Drogasil foi anunciada em 3 de agosto de 2011. As duas tradicionais empresas se complementam, ampliando as áreas de atuação no país.

Atuação Drogasil Atuação Raia

1

Atuação Drogasil e Raia 2

4

3 5 6

Drogasil Raia

GOIÁS Drogasil: 33 filiais na capital e interior

ESPÍRITO SANTO Drogasil: 16 filiais na capital e interior

DISTRITO FEDERAL

RIO DE JANEIRO

1

Aparecida (GO) Área: 12.600 m2

2

Contagem (MG) Área: 6.200 m2

SÃO PAULO

3

São Paulo (SP) Área: 19.000 m2

Drogasil: 228 filiais na capital e interior Raia: 273 filiais na capital e interior Total: 501 lojas no estado

4

Barra Mansa (RJ), em breve Área: 8.000 m2

5

Embu (SP) Área: 17.000 m2

6

Curitiba (PR) Área: 6.000 m2

Drogasil: 45 filiais em Brasília e cidades-satélite

Drogasil: 7 filiais na capital e região metropolitana Raia: 48 filiais na capital e interior Total: 55 lojas no estado

MINAS GERAIS Drogasil: 40 filiais no interior Raia: 24 filiais na Grande Belo Horizonte Total: 64 lojas no estado

A partir de agora, a nova Raia Drogasil passa a contar com seis Centros de Distribuição, em cinco estados:

RIO GRANDE DO SUL

PARANÁ

Raia: 11 filiais na capital

Raia: 38 filiais na capital e interior

SANTA CATARINA Raia: 13 filiais na capital e interior

407

369

A nova Raia Drogasil está presente em

78% do mercado O total de filiais da nova Raia Drogasil é de

consumidor farmacêutico nacional, com participação de 8,3%.

776 LOJAS “ A fusão cria uma empresa única, com a mesma cultura e os mesmo valores." ACP, Presidente do Conselho Raia Drogasil

O Presidente, Carlos Ely, e o Presidente do Conselho, ACP

11

NR83_retrospectiva_09.indd 11

1/16/12 7:04 PM


Agosto belleza be emc em cor

O Beleza em Cor ganhou um novo formato e um novo espaço em sua 2ª edição do ano. Desde então, o evento – que reúne cerca de 120 Consultores de Beleza para palestras e treinamentos – passou a ter três dias e uma feira de fornecedores. A 3ª edição foi em novembro, seguindo o novo formato.

Meu 2011 “ Acredito que o novo formato do Beleza em Cor aproximou mais os Consultores de Beleza e os laboratórios. Quando as linhas Pluii e Needs chegaram à minha loja, por exemplo, eu já sabia conhecia os produtos, o que estimulou as vendas. A Raia sempre propõe mudanças, e assim, tudo se recicla, se renova." Cíntia E. de Almeida, Consultora de Beleza da filial Santos G, em Santos (SP)

A Raia lançou a Campanha Atitude Consciente para expandir os conceitos de preservação do meio ambiente aos seus funcionários. A campanha gerou

ações sustentáveis nas lojas, CDs e Matriz, incentivando o uso consciente de materiais como água, papel, plástico e energia ergi elétrica.

A Raia lançou uma campanha publicitária em Porto Alegre para passar aos clientes da cidade a sua identidade, seus valores e reforçar a relação, mostrando quem a Raia é.

Feliz aniversário! No dia 3 de agosto, a Raia completou 106 anos

de uma feliz existência. 12

NR83_book.indd 12

1/16/12 5:13 PM


Setembro Muito Mais Raia

COPA RAIA A bola rolou de 18 de setembro a 30 de outubro no campeonato de futebol society, que reuniu funcionários da Matriz, do CD Embu e das lojas da capital paulista. A competição masculina foi vencida pela equipe do Brasil, e a feminina, pela Inglaterra, ambas do CD Embu.

Foi lançado para todo o Brasil uma nova versão do programa de fidelidade da rede, o Muito Mais Raia. O Muito Mais Raia traz uma parceria com a Multiplus Fidelidade que permite acúmulo e troca de pontos entre todos os produtos e serviços dessa rede.

Troque

Pontos Ganhe

Descontos

Aproveite

Ofertas

Núcleo Farmacêutico Três novos integrantes vieram reforçar essa equipe, que agora conta com sete pessoas pra dar um melhor suporte às lojas. A nova equipe do Núcleo Farmacêutico

CD Paraná realizou sua primeira Semana Interna de

Prevenção de Acidentes (SIPAT)

de

13 a 16/09

organizada pela

CIPA

a semana alertou os FUNCIONÁRIOS da importância da segurança no trabalho e no dia a dia.

► água oxigenada, ► álcool gel, ► esparadrapo impermeável, ► bicarbonato de sódio, ► glicerina bidestilada, ► curativo, ► compressa de gaze, ► atadura, ► soro fisiológico, ► algodão

Recarga de celular nas lojas da Droga Raia No dia 14, iniciou-se a recarga de celulares pré-pago em quase todas as lojas Raia (exceto as de Santa Catarina).

A Raia lançou em junho uma marca própria de produtos de cuidados básicos de primeiros socorros: o Raia Needs. A linha traz os atributos da rede, como confiança, funcionalidade e bom preço. Inicialmente com apenas quatro itens, no final de setembro a linha ganhou mais seis produtos.

13

NR83_book.indd 13

1/16/12 5:14 PM


Outubro INÍCIO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO ► O processo de integração entre Raia e Drogasil irá durar 18 meses, formando uma única empresa. ► Em outubro, o projeto de integração começou, sendo

conduzido pela McKinsey & Company. ► Deu-se início a avaliações de processos, pesquisas e reuniões

para definir as fórmulas de trabalho a serem aplicadas. ► Foi montado um escritório de integração na sede da Drogasil, em São Paulo.

Novembro NOVO RELÓGIO DE PONTO E NOVAS ESCALAS ► Escalas

e o novo relógio de ponto entraram em ação para organizar e otimizar melhor o tempo de trabalho de todos os funcionários da Raia.

► O relógio biométrico faz

a leitura digital de cada um, registrando exatamente as horas trabalhadas. ► Nas lojas, as novas escalas começaram a ser elaboradas

de acordo com a demanda de atendimento de cada loja.

De 27 a 29 de Outubro, em um centro de convenções em Bragança Paulista, interior de São Paulo, ocorreu o Workshop de Lançamento da Integração entre as lideranças da Raia e da Drogasil.

Meu 2011 “ A fusão, além de trazer grande visibilidade para a empresa,

Meu 2011 “ Foi um ano bom de mudanças. Com o sistema de escalas ficou bem melhor. Agora, dá para se programar com antecedência para desfrutar ou planejar um curso para as horas de folga. A gente tem certeza de que a planilha será cumprida." Andressa de Arruda Leite, Balconista – filial Salto (SP)

me possibilitou trabalhar na integração das áreas de Compras das duas. Entender como dois modelos de negócio funcionam de forma tão diferente, sendo igualmente eficientes, e criar um novo modelo tem sido um aprendizado e um prazer." Marcelo Portolano, Coordenador de Compras da área Comercial

Início da Campanha do Livro Novos Gerentes Regionais Daniel Rodrigues Moraes, Novo Regional - Região Norte/Serra (RJ) Com experiência de 14 anos na rede, Daniel há nove anos era Gerente e assume como Regional.

Emerson Oliveira do Nascimento, Novo Regional - Região Centro Sul (SP) Há 19 anos na Raia, Emerson foi Gerente por dez anos antes de ser convidado a ser Regional.

Começou a terceira edição da Campanha do Livro na Raia, na qual todos os funcionários podem doar

livros e incentivar os clientes a também participar. A campanha abrange Matriz, CDs e todas as filiais da rede. Até o final de janeiro, o objetivo é ultrapassar os 138 mil livros arrecadados na edição passada.

14

NR83_book.indd 14

1/16/12 5:15 PM


UM ANO DE CONQUISTAS A equipe de Negócios Corporativos tem muito o que comemorar o ano de 2011. A área obteve ótimos resultados que refletiram em prêmios significativos.

E-Bit 2011 Em 23/07, a equipe conquistou o troféu diamante da maior premiação de comércio eletrônico por suas vendas pela internet.

Lançamento

Top of Mind de RH

A Raia lançou uma linha exclusiva de beleza: Pluii. Pensando na beleza da mulher brasileira contemporânea, Pluii foi totalmente desenvolvido com elementos naturais. São seis linhas de cuidados para os cabelos e para o corpo: Amora Rosa, Blu Marino, Brilha Baunilha, Lima Limão, Vibre Gengibre e Verde Erva. A Raia inovou também na divulgação da marca, com ações de internet nas redes sociais.

Em 27/10, o programa Benefício Farmácia ganhou o prêmio pela quinta vez consecutiva, confirmando a excelência do serviço.

na rede @pluiibr

facebook.com/pluiibr

Veja o vídeo da campanha em: www.pluii.com

De 21 a 25/novembro a Matriz da Raia realizou a Semana Interna de

Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT)

A semana contou com palestras com enfoque em segurança e saúde. No dia da abertura, um artista plástico fez caricaturas de alguns FUNCIONÁRIOS e, para demonstrar melhor as noções de ergonomia, o grupo Teatro Empresa fez uma apresentação in loco na MATRIZ.

Fornecedores de Confiança Em 22/11, o Benefício Farmácia ganhou pela primeira vez o prêmio que mede a qualidade dos serviços prestados.

“ Os prêmios são uma resposta muito positiva. Mostram que as empresas gostam do serviço oferecido pela Raia"

Luiz Felipe Bay, Diretor de Negócios Corporativos

15

NR83_book.indd 15

1/16/12 5:16 PM


Dezembro

PROMOÇÃO RAIA MULTIPLUS Foi lançada a promoção “1 milhão de pontos” para os clientes Raia e Multiplus. Os clientes concorreram a pontos a serem resgatados em produtos e serviços de todos os parceiros.

Festa de fim de ano Raia Drogasil

Melissa Cabral Diretoria de Operações de Varejo Melissa, que era Diretora de Marketing, aceitou o desafio e mudou de área ac

No dia 13 de dezembro, aconteceu a primeira festa que uniu funcionários das matrizes da Raia e da Drogasil. E foi um sucesso! A integração foi total ao som da escola de samba Vai-Vai.

Raia Consciente

NEGÓCIOS

Ações da Droga Raia na BM&FBovespa

Atendômetro

Confira o bom resultado das ações da Raia em 2011 em relação ao próprio movimento da Bolsa de Valores neste ano:

Passou a mensurar o

NÍVEL DE satisfação dos clientes e isso passou a a ser

17 /1 1/ 11

17 /1 0/ 11

17 /0 9/ 11

17 /0 8/ 11

17 /0 6/ 11 17 /0 7/ 11

17 /0 4/ 11 17 /0 5/ 11

17 /0 2/ 11 17 /0 3/ 11

17 /0 1/ 11

17 /1 2/ 10

mais um ponto

de avaliação das lojas.

16

NR83_book.indd 16

1/16/12 5:16 PM


30/11

da rede

portas abertas

Mais lojas

A Raia segue crescendo! Veja as sete novas filiais inauguradas em dezembro

São Caetano B

Clientela maravilhada

São Caetano (SP)

Onde hoje fica a filial de São Caetano existia um prédio. E foi a velocidade com que o edifício foi substituído pela nova loja da rede que mais impressionou os funcionários da Raia e seus clientes. “As pessoas ainda estão curiosas, perguntam como fi zemos tudo tão rápido”, revela a Encarregada Andréia Matias do N. Barbosa. Além disso, a integração com outras equipes que ajudaram na montagem da filial foi uma boa surpresa. “O empenho foi muito grande. Todos se deram bem e juntos conseguimos um resultado perfeito”, conta Solange da Silva Almeida, Gerente Adjunta. “A loja ficou linda, estão todos maravilhados”, diz contente Solange.

6/12

EQUIPE: Alenice Cupertino (Farmacêutica), Ana Lucia dos Santos (Encarregada), Andréia Matias do N. Barbosa (Encarregada), Camila da Silva Melo (Gerente Adjunta), Claudio Ferreira Gomes (Balconista), Daiane Santos da Silva (Encarregada), Débora da Silva Limeira (Balconista), Fernanda Nunes dos Santos (Balconista), Katiana Quitéria dos Santos (Encarregada), Marcos Vinicius Manoel (Auxiliar de Reposição), Nilton Celso da Silva (Encarregado), Patrícia Souza de Aquino (Gerente), Solange da Silva Almeida (Gerente Adjunta), Tainara Garcia Ruyz (Balconista), Tatiana Aparecida Ribeiro (Farmacêutica) e Virgínia Mara Lemos (Farmacêutica). Gerente de Expansão: Laerte Cordeiro da Silva. Regional: Evandro Fávero. Padrinho: Kaio Ferraz Miranda da Silva, do CD Embu.

Shopping Dom Pedro Integração nota dez! Campinas (SP)

Equipe unida é equipe feliz. E isso não poderia ser diferente na filial do Shopping Dom Pedro, em Campinas. Antes da montagem, os funcionários passaram por uma integração que garantiu que todos se conhecessem. “A dinâmica ajudou bastante, já deu para saber quem era quem e todo mundo se deu bem de cara “, conta a Farmacêutica Andressa Campanini Roma. A inauguração foi ótima, todo mundo ficou bem feliz. “Eu fiquei bastante emocionado, todos estavam com a expectativa lá no alto, e quando finalmente a loja abriu, foi muito bom”, revela o Balconista Fernando Ramos Tolentino.

10/12

EQUIPE: Amália de Barros Cardoso (Encarregada), Andressa Campanini Roma (Farmacêutica), Carolina Pereira dos Santos (Balconista), Claudia Nunes de Almeida (Encarregada), Débora Nogueira Marques (Gerente Adjunta), Edinelson da Silva Andrade (Farmacêutico), Emanuelle Silva Torres (Balconista), Fernanda Maria de Oliveira Nigro (Farmacêutica), Fernando Ramos Tolentino (Balconista), Flávia Beatriz Souza R. Barros (Balconista), Franciele Brancalhone Eduardo (Encarregada), Nádia Vianna Vilalba (Gerente Adjunta), Rosineide Gomes Reis (Encarregada) e Tatiana Cristina Brancalhão (Gerente). Gerente de Expansão: Demétrio Peres Farias. Regional: Vagner Fernandes Margonari. Padrinho: Jeferson Silva Morais, de Negócios Corporativos.

Blumenau B

Química perfeita

Blumenau (SC)

A filial Blumenau B é a primeira Raia que a cidade recebe. Por ser localizada bem no centro, teve uma movimentação intensa logo nos primeiros dias após a inauguração. “Fiquei surpresa, muita gente veio conhecer! Fizemos vários cadastros e a todo momento entra um cliente novo na loja”, conta a Gerente Luciana Cristina Novak. “O entrosamento entre todos da nova equipe foi maravilhoso. Graças ao empenho de cada um de nós, a nossa filial ficou pronta super rápido, mas com um time desses não tinha como ser mais divertido”, revela Eliane Celina N. da Silva, Gerente Adjunta. EQUIPE: Carlos Fraga da Silva Sobrinho (Farmacêutico), Danilo de Souza (Gerente Adjunto), Denise Teloeken (Balconista), Eliane Celina N da Silva (Gerente Adjunto), Érica Moura de Souza (Balconista), Glenda Nogueira Barbosa (Encarregada), Jean Carlos Floriano (Balconista), Jomar Tonioli M dos Santos (Encarregado), Kátia Rodrigues dos Santos (Farmacêutica), Lidiane Mares de Souza (Farmacêutica), Luciana Cristina Novak (Gerente), Sara Luiza Schneider (Auxiliar de Reposição) e Suzana Gross (Farmacêutica). Gerente de Expansão: Vagner Galli. Regional: Daniela Vilela de Araújo Madrinha: Mariana Ordália Santos Teles, Secretária da Diretoria.

17

NR83_book.indd 17

1/16/12 5:17 PM


16/12

portas abertas

Concórdia

Novidade na área

Concórdia (SC)

A primeira filial da Raia em Concórdia acabou de abrir e o sucesso já surpreendeu os moradores da cidade. “Quando inauguramos a loja tinha gente esperando do lado de fora, foi um grande evento que emocionou todos nós”, revelou a Farmacêutica Anelise Razia. Na equipe ninguém se conhecia e o frio na barriga era grande. “Eu já inaugurei quase 40 lojas, mas sempre fico ansioso na hora de conhecer um time novo. Ainda bem que deu tudo certo e todos nos entendemos super bem”, contou Anderson Luís Ricardo, Gerente da filial. “Estamos muito empolgados, vai ser ótimo”, completou Anderson.

17/12

EQUIPE: Anderson Luís Ricardo (Gerente), Andrea Gomes Carvalho Leite Tavares (Farmacêutica), Anelise Razia (Farmacêutica), Bruno Luis D. V. da Conceição (Gerente Adjunto), Cinthia Letícia dos Santos Salvador (Balconista), Daiane Daneluz (Encarregada), Daniel Coelho Caetano (Balconista), Denise Kellin Morche (Encarregada), Fabiana Stein Lermen (Consultora de Beleza), Gracieli Regina Cardoso (Balconista), Hellen Cristina Galli (Encarregada), Luciane Koschenski (Encarregada), Michele Giotto (Farmacêutica), Mike Douglas Oliveira da Cunha (Gerente Adjunto), Patrícia Lemes de Medeiros (Farmacêutica), Samantha Carolina França (Auxiliar de Reposição) e Susiane Elisete Schmack (Encarregada). Gerente de Expansão: Vagner Galli. Regional: Daniela Vilela de Araújo. Madrinha: Priscila Domingues (RH).

Lages

Mais segurança e praticidade

Lages (SC)

“Foi emocionante e desafiador”. É dessa maneira que a Gerente Angela Aparecida Amorim Dias define a chegada do caminhão de produtos à primeira loja da Raia em Lajes. “Os moradores da cidade são muito receptivos. Já estou conhecida por aqui como ‘a moça da farmácia’!”, diz Angela. A loja possui seis vagas de estacionamento para os clientes. A inauguração contou com stands do Ação Saúde e distribuição de mudas frutíferas, bolinhas relaxantes e trufas. Além disso, a própria equipe está divulgando a recente inauguração distribuindo panfletos pela região. “É uma equipe muito unida e entrosada. Com muito esforço, sempre vamos conseguir dar conta de tudo!”, diz Angela, orgulhosa.

23/12

EQUIPE: Angela Aparecida Amorim Dias (Gerente), Chislian Camargo de Andrade (Farmacêutica), Daniele de Lima (Encarregada), Deise Neves Borges (Farmacêutica), Emanuele Ribeiro (Gerente Adjunta), Gilceia Almeida Gomes de Freitas (Farmacêutica), Kátia de Souza Batista (Balconista), Luciana da Silva (Balconista), Márcia Adriana Fedrigo Dalmolim (Farmacêutica), Mariana Aparecida Vieira (Gerente Adjunta), Nelson Fernando dos Santos (Auxiliar de Reposição), Noemi Pereira dos Santos do Carmo (Balconista), Priscila de Souza Santos (Encarregada), Raquel Lima Pereira (Encarregada), Ricardo Luís Schnieder (Encarregado) Gerente de Expansão: Vagner Galli Regional: Daniela Vilela de Araújo Madrinha: Márcia Regina Miguel (TI)

Vila Carrão

Time que se completa

São Paulo (SP)

Com o privilégio de ter três semanas para montar a sua loja, a equipe da filial Vila Carrão pôde se preparar bem até a inauguração. O resultado não poderia ser diferente: sucesso absoluto! “Com mais tempo, a equipe conseguiu se conhecer e interagir mais”, disse a Gerente Adjunta Marta de Souza Melo. E essa interação entre os funcionários foi incentivada por Glauce Cristina de Souza, Madrinha da loja. “Ela nos falou da necessidade de trabalharmos juntos, mostrou que nos completamos e que não somos nada sem o outro”, contou Marta. Para transmitir aos novos clientes o clima de alegria, a inauguração contou com massagem e distribuição de trufas. Nesse ritmo, essa loja começa 2012 a todo vapor!

23/12

EQUIPE: Ana Claudia Silva Severo (Farmacêutica), Beatriz Ribeiro Barbosa (Balconista), Cláudio Oliveira da Silva (Balconista), Cristiane Parente Vizigali (Farmacêutica), Gisele A. P. Isabel da Silva (Encarregada), Joelma de F. Coelho Santos (Encarregada), Juliana da Silva Cagnin (Balconista), Luana Sousa Lopes (Auxiliar de Reposição), Marcelo Ribeiro da SIlva (Balconista), Marta de Souza Melo (Gerente Adjunta), Naiara Silva Lopes (Encarregada), Pamela Fernandes (Consultora de Beleza), Patrícia Costa de Lima (Gerente Adjunta), Rejane Sampaio Fernandes (Farmacêutica), Telma Ribeiro Joaquim (Gerente). Gerente de Expansão: Fernando Fiorini. Regional: Evandro Fávero. Madrinha: Glauce Cristina de Souza (Área de TI).

Guarapuava

Mais que 100%

Guarapuava (PR)

O esforço dos funcionários da primeira loja da Raia em Guarapuava rendeu belos frutos. “Todo mundo deu muito mais que 100% de si. Tivemos resultados positivos: estamos concorrendo ao prêmio de melhor grito de guerra do ano e estamos recebendo elogios de todos os clientes que passam por aqui”, contou Ailton Von Thyroff Morais, Gerente da filial. Os funcionários também estão animados, pensando no plano de carreira da rede. “Trabalhar na montagem da filial é importante e todos entenderam isso. Montando a própria loja, ela se torna a nossa segunda casa. Assim, nós a valorizamos mais e ficamos animados com o que vem pela frente. Vale a pena!”, disse o Gerente. EQUIPE: Ailton Von Thyroff Morais (Gerente), Aline Mandrik Stimer (Balconista), Deisi Daniela Norte (Balconista), Eliane da Silva Araújo (Farmacêutica), Everton Pompeo de Oliveira (Balconista), Jaqueline Schmeing (Balconista), Jerry William Silva Matos (Gerente Adjunto), Liriane Sybele Pritzelwitz (Farmacêutica), Maria Tereza Kohler (Encarregada), Mariele Thais Rolim (Encarregada), Michele Pereira de Andrade (Encarregada), Paulo Augusto da Silva Pinto (Gerente Adjunto), Rodrigo Lima Pires (Encarregado), Thalles Machado de Almeida (Encarregado). Gerente de Expansão: Vagner Roberto Galli. Regional: Emerson Eduardo Braz Soares. Madrinha: Thamires Aparecida Magalhães (Área Comercial).

18

NR83_book.indd 18

1/16/12 5:17 PM


22/12

Cabo Frio Cabo Frio (RJ)

Conheça a loja 400 Foi na véspera da inauguração da loja, que a equipe recebeu a notícia: a filial Cabo Frio se tornaria a 400ª loja da Raia. “A novidade nos deixou ainda mais empolgados e entusiasmados”, diz o Gerente Leandro Nogueira. E é esse mesmo sentimento que vem guiando a expansão da rede nos últimos anos. Para chegar à loja 400, a Raia contou com o sucesso das suas 399 lojas. Este ano, foram 60 novas filiais inauguradas em todos os estados que empresa está presente. Este foi o ritmo de inaugurações adotado para promover o crescimento da empresa em todos os seis estados em que está presente. “Inaugurar essa loja é mais um cumprimento da nossa expansão. Foi um caminho natural de ocupação geográfica do estado do Rio de Janeiro, onde estamos há dez anos”, diz Antônio Carlos Scolari, Gerente de Expansão. Em Cabo Frio, a ansiedade em inaugurar a loja tomou conta de todos e não era para menos. A equipe, formada em sua maioria por jovens cabo-frienses, se preparou por dois meses e meio na filial de Macaé (RJ). “Isso deixou todos entrosados e conscientes da responsabilidade de trazer a marca para a cidade”, afirma Leandro. A filial foi construída em uma antiga pousada tradicional e tem 154 m2. A nova Droga Raia é ampla, confortável e ainda conta com o indispensável ar-condicionado para os dias quentes do litoral, além de estacionamento – um dos maiores diferenciais entre os concorrentes. “A loja está num ponto estratégico, na principal via de quem chega a Cabo Frio e segue para as praias”, explica o Gerente Regional Daniel Rodrigues Moraes. E se tratando de uma data histórica, é preciso comemorar. Para o dia da inauguração, a loja foi decorada com balões customizados com o número 400, assim como as camisetas personalizadas que substituíram os uniformes dos funcionários no dia tão especial. Os bem-casados distribuídos na abertura desta vez foram organizados em uma pirâmide, formando um bolo que contou inclusive com uma vela comemorativa. Completando a festa, uma mensagem especial homenageando as 400 lojas da rede foi ouvida por todos, pela Rádio Raia.

A inauguração da loja 400 da Raia foi uma festa, com direito a bem-casados, camisetas e balões decorativos em homenagem à expansão histórica da rede

EQUIPE: Alessandra Souza Conceição (Encarregada de loja), Bernardete M. Rodrigues Lima (Farmacêutica), Bruna B. Fernandes (Farmacêutica), Bruno Romaniello de Souza (Encarregado de loja), Daniel dos Santos Cupello (Encarregado de loja), Fabiane P. N. Silva (Encarregada de loja), Guilherme H. R. Mansano (Auxiliar de reposição), Guilherme Vieira C. Jr. (Balconista), Leandro de Assis Nogueira (Gerente), Luciana C. C. dos Santos (Balconista, Luiz Guilherme Machado (Encarregado de loja), Maria Cristina de Barros (Balconista), Marli do Rosário Ferreira (Gerente Adjunta), Marlon F. de Castro (Gerente Adjunto), Nicolas Michel C. Peinado (Balconista), Samara M. P. da H. Barros (Encarregada de loja). Gerente de Expansão: Antonio Carlos Scolari. Regional: Daniel Rodrigues Moraes. Padrinho: Rafael Kazunori Okumura (Núcleo Farmacêutico).

19

NR83_book.indd 19

1/16/12 5:17 PM


© Guilherme Gomes

O contato com diversos tipos de funcionários facilitou minha visão de liderança

Dedicação, trabalho e experiência e q u i p e d e val o r

CLÁUDIO ROBERTO ELY Presidente da Raia Drogasil Matriz (SP) Trabalha na Raia Drogasil desde 2011

NR83_equipevalor.indd 20

Gaúcho de Porto Alegre, 63 anos e filho mais velho de uma dona de casa e um empresário. Esse é o Presidente da Raia Drogasil, Cláudio Roberto Ely. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele começou sua carreira como estagiário da construtora Camargo Corrêa, onde trabalhou por 25 anos. Ely tem a seguinte frase como lema: “Quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho”. Tanto que, por mais de duas décadas na multinacional, construiu hidrelétricas, trabalhou no setor de mineração e passou por vários cargos de gerência. Outra experiência que marcou sua trajetória foram os seis anos em que esteve ligado ao setor financeiro, chegando a ser diretor-superintendente do já extinto Banco Geral do Comércio. Ao longo dos anos, Ely aprendeu que as necessidades e os anseios das pessoas diferem, mas os sonhos são iguais. “O contato com diversos tipos de funcionários facilitou minha visão de liderança. Ganhei com as certezas da maturidade e aprendi a ser mais analítico”, revela. A grande mudança na carreira aconteceu em 1998, quando começou sua história na Drogasil. Uma característica de seu sucesso profissional e dos 39 anos de casamento com D. Lenira é a capacidade de aprender com o novo e de se adaptar. E foi o que ele fez ao se tornar o líder de uma grande empresa do varejo farmacêutico durante os últimos 14 anos. Para ele, a grande vantagem do varejo é ser uma atividade concreta, em que se vê as coisas acontecendo. “Se implementamos uma ação e a medimos corretamente, rápido vemos seus resultados”, completa. Com a união entre a Raia e a Drogasil, Ely acredita que seu desafio profissional ficou muito maior. “Temos que tocar duas marcas fortes, que estão entre as 50 mais valorizadas do país, de maneira harmônica e inteligente”, esclarece. Segundo o novo Presidente da rede, entender as características das duas empresas e manter o foco é importante. “A vantagem é que, quando ficamos mais velhos, não temos tanto medo. A juventude traz ousadia, mas a maturidade me deu a segurança de já ter feito muita coisa e a certeza de que sou um realizador”, afirma sorridente. Além do êxito nos negócios, Ely também é bastante dedicado à família. Gremista desde menino, por ironia do destino é pai de filhos colorados. “Sempre que posso, assisto aos jogos com eles. Todo tempo disponível quero estar com minha família”, confessa.

1/16/12 7:15 PM

NR 83  

Produzido pela ed. Mol