Page 1

O QUE ACONTECE NA DROGA RAIA

ED. 80 • ANO 7 • OUTUBRO 2011

Nossa Raia 04 NOVIDADES

A Droga Raia ganha dois novos Gerentes Regionais

10 EXPANSÃO Confira as inaugurações de novas lojas da Raia espalhadas pelo país

14 COMPORTAMENTO A internet faz parte da nossa vida. Mas sabemos usá-la corretamente?

NR80_book.indd 1

Atendimento

customizado Conheça os PADs, um serviço que oferece praticidade a clientes do Benefício Farmácia

30/09/11 16:34


carta ao leitor

Minha mãe mandou bater neste daqui...

Angela Loyola, Consultora EXPEDIENTE REVISTA NOSSA RAIA | ANO 7 # EDIÇÃO 80 # OUTUBRO DE 2011 COMITÊ EDITORIAL Angela Loyola, Cristiana Pipponzi, Cristiane Oliveira, Lilian Kao, Melissa Cabral, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi.

DIRETOR EXECUTIVO Rodrigo Pipponzi DIRETORA EDITORIAL Roberta Faria EDITORA-CHEFE Ana Karla Rodrigues EDITORA Juliane Albuquerque REPÓRTERES Jaqueline Li, Jéssica Martineli e Karina Sérgio Gomes ESTAGIÁRIAS DE TEXTO Rafaela Carvalho e Valéria Mendonça DIRETORA DE ARTE Claudia Inoue EDITORA DE ARTE Olivia Ferraz de Almeida ESTAGIÁRIA DE ARTE Amanda Miyuki de Sá COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO E IMAGEM Mica Toméo PRODUÇÃO E IMAGEM Márcia Dias ESTAGIÁRIA DE PRODUÇÃO E IMAGEM Carina Barros ATENDIMENTO EDITORIAL Thiago Yamabuchi e Sheila Machado COLABORADORES Julio Vilela, Lucas Albin, Victor Almeida (fotografia) | Bernardo França, Caio Yo, Nik Neves, Pedro Hamdan (ilustração), Paulo Kaiser (revisão) | Felipe Gressler (tratamento)

CAPA Nik Neves (ilustração)

Salve a seleção!

©1

O mecanismo de escolha é uma das primeiras brincadeiras em grupo que aprendemos. Porque a escolha faz parte da natureza humana. E poder escolher não é visto como um privilégio (que é!), mas como um direito. Escolhe-se a roupa, escolhe-se o namorado (ou se é escolhido), o estilo de vida... E quando não se pode escolher, o grito é “e a minha liberdade?” Por isso usar uniforme é antipático, dar seta ao entrar à direita, também... Viramos rebeldes sem causa... Neste número, falamos de escolhas: desta vez, destacando um serviço que dá mais uma opção aos nossos clientes – que envolve prestação diferenciada de serviço, comodidade e rapidez. São os PADs, ou Postos de Atendimento Delivery. Eles são centros de atendimento dentro de grandes empresas que facilitam o acesso aos serviços e produtos, com equipes exclusivas e os benefícios da rapidez da entrega em mãos. E falamos também das escolhas feitas por nossos novos Regionais durante suas carreiras. Das suas escolhas cuidadosas na Internet. Do pessoal que escolheu participar da Copa Raia. Da possibilidade de escolher um cachorrinho como companheiro... Não é exagero não: a gente faz escolhas o tempo todo mesmo... Repare, e analise. Se inspire. Não guarde as escolhas, mas parta delas para agir.

No dia 18 de setembro, começou a terceira edição da Copa Raia. Confira abaixo as chaves de todas as equipes e torça por sua favorita. A grande surpresa dessa edição é a final, no dia 30 de outubro, que será comentada pelo narrador Silvio Luiz. Os jogos acontecem aos domingos nas quadras Rivelino Sport Center (R. Roque Petroni Jr., 759, Morumbi, São Paulo) e Viva Vida (Av. Vereador Jorge de Souza, 1100, Vila Salim, Embu).

FEMININO GRUPO CD GRUPO MATRIZ Time

Área

Time

Área

Espanha

Abastecimento

EUA

RH e Operações

Inglaterra

Setor V e Guarda Estendida

Itália

RH Treinamento

França

Escaneamento

Alemanha

Comercial

México

Setor Z

Paraguai

Outros Canais de Venda

MASCULINO GRUPO B GRUPO A Time

Área

Time

Área

África do Sul

Patrimônio

Camarões

Patrimonial CD

EUA

RH

Espanha

Holanda

Negócios Corporativos

Expedição e Porta Palhete CD

Itália

Expedição CD

Paraguai

Outros Canais de Venda

Japão

Recebimento e setores V e Z

GRUPO C Área

Time

Área

Croácia

Lojas SP Leste

Dinamarca

Prevenção de Perdas CD

Gana

Lojas SP Sul

Inglaterra

Recebimento CD

Suécia

Lojas SP Oeste

Grécia

Lojas SP Sudoeste

Romênia

Lojas SP Norte

Nigéria

Lojas SP Centro Sul

GRUPO E

CONTATO nossaraia@drogaraia.com.br A revista Nossa Raia é a revista de circulação interna da Droga Raia. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização prévia.

SELO FSC

2

NR80_book.indd 2

A Droga Raia, consciente das questões ambientais e sociais, utiliza papéis com certificação FSC ® (Forest Stewardship Council®) na impressão deste material. A certificação FSC ® garante que uma matéria-prima florestal provenha de um manejo considerado social, ambiental e economicamente adequado e outras fontes controladas. Impresso na Coktail Gráfica e Editora - certificada na cadeia de custódia sob o código CU-COC-816988.

GRUPO F

Time

Área

Time

Área

Argentina

Administração CD

Uruguai

Financeiro Matriz

Brasil

Expedição e Faturamento CD

Alemanha

Comercial Matriz

Chile

TI Matriz

França

Impróprios CD

Portugal

Setores L e P CD

México

Jurídico e Marketing Matriz

IMPRESSÃO Coktail Gráfica e Editora TIRAGEM 7.430 exemplares Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 758, Itaim Bibi | CEP 04542-000 | São Paulo, SP

GRUPO D

Time

30/09/11 16:34


© 1 Pedro Hamdan (ilustração), 2 Divulgação, 3 Arquivo Raia

©3

©2

últimas

A primeira SIPAT do CD Paraná contou com a participação de mais de 100 colaboradores

Novidades nas prateleiras

Prazer em cuidar

Desde o final de setembro, a linha de produtos de primeiros socorros da rede, a Raia Needs, cresceu! Conheça os seis novos produtos e veja o que você encontra na linha completa:

Com palestras que alertaram para o cuidado e a segurança tanto no trabalho quanto no dia a dia, o CD Paraná realizou sua primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). De 13 a 16 de setembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) organizou o evento, que abordou temas como drogas, violência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Todos os colaboradores do CD Paraná participaram das atividades. Além disso, a Campanha Atitude Consciente foi um assunto de destaque na SIPAT. Foi uma boa oportunidade para promover atitudes sustentáveis que evitam o desperdício de energia e de outros materiais no dia a dia.

curativo, compressa de gaze, atadura, esparadrapo impermeável, álcool gel e algodão

NOVIDADES O QUE JÁ TINHA

água oxigenada, soro fisiológico, bicarbonato de sódio e glicerina bidestilada

Raia Consciente

Crescer e melhorar PESSOAS

21

GERENTES REGIONAIS que cuidam de

21

Resultados das ações e da expansão da Raia que unem bem-estar e desenvolvimento

MEIO AMBIENTE

NEGÓCIOS

Desde o início da campanha

No 1º semestre de o número de atendimentos das lojas da Raia CRESCEU em média 15% em relação

ATITUDE CONSCIENTE foram reaproveitadas na

REGIÕES

sendo 2 novos:

REGIONAIS PROMOVIDOS NESSE PERÍODO

mais de

24 mil

folhas de papel

Matriz

2011

ao mesmo período de

V

2010.

O que representa mais de

4,6 milhões de atendimentos

3

NR80_book.indd 3

30/09/11 16:34


genérica 1 genérica 1

Os novos Regionais, Emerson Oliveira do Nascimento e Daniel Rodrigues de Moraes, ao final do treinamento em São Paulo

Conquistando

confiança Com expansão da rede, a Raia ganha dois novos Gerentes Regionais TEXTO Jaqueline Li FOTO Victor Almeida

P

or cerca de um mês, Daniel Rodrigues de Moraes e Emerson Oliveira do Nascimento passaram por um período de integração e se prepararam para assumir a posição de Gerente Regional. Há mais de uma década na rede e Gerentes de loja durante anos, eles sabem o desafio que têm pela frente. “O papel do Regional é consolidar a inteligência da Matriz para manter o padrão Raia de ser. Ele é o elo entre a Matriz e as filiais”, explica Daniel. A expansão da empresa tem proporcionado esse espaço para crescimento e promoção. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, foi o aumento no número de lojas que exigiu a criação de uma nova Região. Saiba mais sobre os novos Regionais a seguir.

4

NR80_book.indd 4

30/09/11 16:34


Nossa Raia: Qual será o principal desafio ao assumir o cargo de Regional? EMERSON: A adaptação, minha e da família. Tudo em São Paulo nos pareceu um tanto exagerado em relação a Londrina e ao litoral. Mas, por outro lado, a cidade tem milhares de opções de lazer. O outro desafio será conhecer como funcionam todas as equipes. Um Gerente conhece só a sua loja, mas cada uma tem uma dinâmica própria. DANIEL: O principal é dar continuidade ao bom trabalho do Regional anterior. Antes, eu tinha que fazer o diagnóstico dos problemas. Agora, vou ajudar a resolvê-los. Terei que tomar algumas decisões sozinho. São novas responsabilidades. NR: Qual foi o aprendizado mais importante no período de integração? EMERSON: Conhecer o processo como um todo, o que acontece por trás da loja. Na Gerência, eu conhecia o operacional da minha filial, mas agora tenho noção do que se desenrola na retaguarda para fazer toda a empresa funcionar. DANIEL: O mais importante foi ver o “outro lado” da empresa. Na ponta, a gente não tem essa visão e pensa que quem está sentado cercado por quatro paredes na Matriz não sabe o que acontece na prática. E não é verdade. São muitas demandas para as quais encontrar soluções. NR: Como pretende manter o controle de tantas filiais e pessoas ao mesmo tempo? EMERSON: Primeiro, conhecendo bem a todos. Ao longo destes anos na gerência, também pude absorver o que aprendi no relacionamento com meus Regionais e Divisionais para alcançar resultados. Vou tentar reproduzir isso. DANIEL: Conheço boa parte dos Gerentes e quase 90% das lojas de minha Região porque criei muitos processos de trabalho que foram multiplicados. Pretendo continuar inspirando minha equipe sendo sempre muito participativo.

NR: Quando começou a trabalhar na Raia e como foi sua trajetória até chegar aqui? EMERSON: Comecei como Auxiliar de Loja em 1992, aos 14 anos. Em 2001, assumi a gerência de uma filial no Guarujá (SP). Durante sete anos trabalhei lá, depois mais três anos em Santos (SP) e um ano em Londrina (PR). No total, foram dez anos como Gerente. DANIEL: Entrei como Auxiliar de Loja na minha cidade, São José do Rio Preto (SP), em 1997, aos 16 anos. Em 2000, me mudei para o Rio de Janeiro (RJ) para a abertura da primeira filial carioca, como Balconista. Fiquei por um ano na função até virar Gerente Adjunto. Em 2002, fui promovido a Gerente e, por estudar Ciências da Computação, me convidaram para trabalhar em um Superpolo. Fiquei três anos no cargo, mas senti falta de lidar com pessoas. Ali estava muito focado na logística. Então, em 2006, voltei para a gerência de loja. NR: Qual é o momento mais inesquecível durante sua carreira na Raia? EMERSON: Duas coisas me marcaram muito nesses 19 anos de Droga Raia: ter sido escolhido o Gerente do Ano em 2002 por meu trabalho no Guarujá (SP). E também ter participado da Festa do Centenário da empresa, quando me senti parte dessa história. DANIEL: Quando a Raia começou suas atividades no Rio de Janeiro. Fui transferido e ganhei independência, experiência e crescimento pessoal e profissional em uma única tomada de decisão. NR: Você esperava alcançar esse espaço dentro da empresa? EMERSON: A princípio não, mas, quando ganhei o título de Gerente do Ano, vi que era capaz de crescer. Mas não é fácil. DANIEL: Sempre projetei o próximo passo, mas um de cada vez. A empresa proporciona esse crescimento. Aqui o plano de carreira é levado a sério.

Ficha técnica

DANIEL RODRIGUES MORAES Idade: 30 anos Natural de: São José do Rio Preto (SP) Região a coordenar: Norte/Serra (Rio de Janeiro/RJ) Número de lojas: 17 Filosofia: “Se você não sabe o que procura, nunca saberá o que encontrou.”

EMERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO Idade: 33 anos Natural de: Guarujá (SP) Região a coordenar: Centro Sul (São Paulo/SP) Número de lojas: 18 Filosofia: “Minha família é a base do meu sucesso.”

5

NR80_book.indd 5

30/09/11 16:34


capa

Solução

completa Os Postos de Atendimento Delivery (PADs) oferecem mais praticidade e atendimento personalizado a clientes do Benefício Farmácia TEXTO Jéssica Martineli FOTO Julio Vilela ILUSTRAÇÃO Nik Neves

U

m dos principais pilares da Droga Raia sempre foi atender seus clientes com as melhores soluções possíveis. Esse cuidado está presente não só nas lojas, no Raia em Casa e na internet, como também na maneira como são atendidas as empresas que utilizam o Benefício Farmácia. Criado há 35 anos, esse produto é um serviço personalizado a empresas, no qual seus funcionários podem adquirir medicamentos e artigos de perfumaria com pagamento descontado diretamente no holerite. Hoje, são mais de 2 milhões de beneficiários, em mais de 1,3 mil empresas clientes, concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. “Em quantidade de clientes e beneficiários, a Área de Negócios Corporativos da Raia fatura e representa muito mais do que boa parte dos planos de saúde do país”, afirma Luiz Felipe Bay, Diretor da área de Negócios Corporativos. De acordo com Luiz Felipe, a competitividade no mercado de trabalho e a procura por mão de obra fazem com que empregadores deem mais atenção aos benefícios a serem oferecidos aos funcionários. “As empresas estão entendendo que é importante proporcionar o plano de saúde e o plano odontológico, mas que também é preciso dar o acesso adequado à medicação”, afirma, acrescentando que é nesse caminho que a Raia vem trabalhando para oferecer o que o cliente corporativo mais precisa. Estar atento às tendências do setor é o que confere à Área de Negócios Corporativos uma posição de destaque dentro do mercado.

6

NR80_book.indd 6

30/09/11 16:35


TOTAL RECONHECIMENTO Inovações e pioneirismos contribuem ainda mais para o reconhecimento do serviço. No final de 2010, pelo quarto ano consecutivo, a Raia conquistou o prêmio Top of Mind de Recursos Humanos pelo trabalho realizado com o Benefício Farmácia. Em todos os anos, a conquista do prêmio – um dos mais importantes no país em gestão de RH – se deu, em grande parte, pelo serviço diferenciado que a Raia oferecia e segue oferecendo, adequando seus planos à cada cliente com produtos e serviços exclusivos. Em 2011, mais uma vez o Benefício Farmácia da Raia está entre os finalistas do Top of Mind de RH. O vencedor será revelado na noite de premiação, no dia 27 de outubro, em São Paulo. Dados sua significativa importância para a rede e seu constante crescimento, o setor de Negócios Corporativos vem fazendo atualizações para manter sua qualidade. De acordo com Luiz Felipe, as operações e a logística da área estão sendo reformuladas. “Até o fim do ano, a grande novidade será o relançamento do site do Benefício Farmácia ao cliente corporativo. Também estamos investindo em novos sistemas, como o de atendimento no balcão de loja”, revela o Diretor. Parte dessas novidades já está sendo testada com o projeto piloto de identificação do cliente corporativo com biometria, por meio da sua impressão digital, por enquanto apenas em São Paulo. A meta dessa equipe é se atualizar e manter sua excelência de serviço sempre. Equipe do PAD da Volkswagen em São Bernardo do Campo com a Supervisora de PAD, Josy Fonseca, ao centro

ATENÇÃO ESPECIAL Essa área é responsável por criar soluções customizadas aos clientes corporativos do Benefício Farmácia. Alguns dos modelos criados são os Postos de Atendimento Delivery – mais conhecidos como PADs – e os Programas de Entregas, para empresas que não têm

7

NR80_book.indd 7

30/09/11 16:35


capa ATENDIMENTO PERSONALIZADO Chegar ao trabalho, fazer um pedido de remédio e no fim do dia buscar, ali mesmo, dentro da fábrica. É essa praticidade que os PADs proporcionam. Eles são pontos de coleta e entrega de pedidos – de farmácia a perfumaria –, localizados dentro de grandes empresas e que facilitam a obtenção de produtos pelos funcionários dos clientes do Benefício Farmácia da Raia. “É uma equipe da rede dentro da empresa, com horários específicos para fazer os pedidos e realizar as entregas. É um pessoal bem preparado para informar os preços, os descontos e as condições de

pagamento aos clientes, que são os funcionários das empresas”, explica Diego Kilian, Coordenador de Operações de Outros Canais de Vendas (OCV). Em salas, cabines ou no ambulatório da empresa, há um balcão de atendimento e um terminal de consulta, no qual o pedido do funcionário é feito por um colaborador da Raia. Como não funcionam como uma loja, os PADs não têm estoque. Portanto, os pedidos são lançados no sistema da rede e, então, encaminhados aos Superpolos, lojas que funcionam como centros de distribuição dos PADs. Depois disso, tudo que foi requisitado é entregue no PAD, que faz a distribuição dos pedidos. Geralmente, as solicitações são feitas na chegada do funcionário à empresa e retiradas no fim da jornada diária. Mas cada PAD tem sua dinâmica para melhor atender aos clientes. “No PAD da Scania, por exemplo, o pedido é feito por meio de urnas e recolhido pelo atendente ao longo do dia”, explica o Coordenador. Hoje, são 12 PADs, espalhados em 11 empresas, a maioria delas do segmento automotivo ou de autopeças. Cerca de 50 colaboradores da Raia trabalham nesses postos, entre atendentes, encarregados e motoristas. Uma equipe disposta a levar o Prazer em Cuidar para dentro das mais diversas empresas do país. Fátima Fabris trabalha há seis anos no PAD da Volkswagen e diz que ali todos fazem o possível para atender mais e melhor. “Tem até o serviço VIP, com entrega no setor dos executivos. Eles fazem o pedido via fax e nós fazemos a entrega pessoalmente”, afirma a Encarregada. Um exemplo do cuidado personalizado prestado por esde pessoal, que adapta as atividades de acordo com cada tipo de empresa. E é com essa atenção diferenciada que a Raia segue oferecendo seus serviços. Afinal, cada cliente é único.

A Raia dentro

das empresas Conheça um pouco mais sobre os PADs e o dia a dia de seus colaboradores

São 12 PADs, espalhados em

11 empresas

“Estou gostando do trabalho. Além de tranquilo, oferece muita comodidade para o colaborador da empresa. Ele vem ao trabalho e tem a vantagem de retirar o produto aqui mesmo. O relacionamento é mais direto. Assim fica fácil dialogar mais.”

©1

volume de pedidos suficientes para ter um Posto. Há ainda o Credenciamento Complementar, para empresas que possuem unidades em cidades onde não há lojas da Raia e, também, as Minilojas, com presença de farmacêuticos. “O nosso pessoal realiza estudos técnicos que verificam a necessidade de implantar serviços especiais. Há, inclusive, outros serviços como os bolsões de entregas para funcionários aposentados da Procter & Gamble, no Rio de Janeiro”, explica Alessandro Ferri, Gerente de Negócios Corporativos. Um dos maiores diferenciais oferecidos pelo Benefício Farmácia, o PAD foi uma inovação criada pela Raia no final da década de 1990 para ajudar a rede a conquistar grandes clientes empresariais, conta Alessandro Ferri. “O PAD é uma ferramenta essencial quando se trata com clientes que possuem megaoperações”, diz o Gerente. Parte de uma série de soluções oferecidas aos clientes corporativos do Benefício Farmácia, um PAD só é criado quando a Área de Negócios Corporativos avalia que ele é realmente necessário e que há estrutura suficiente para que seja instalado dentro de uma fábrica, por exemplo.

HENRIQUE ALVES PEREIRA, ATENDENTE HÁ DOIS MESES NO PAD DA FIAT

Os PADs contam com

50 colaboradores

8

NR80_book.indd 8

30/09/11 16:35


Raia Benecio Farmácia 35 anos de existência 2 milhões de beneficiários 1.300 empresas-cliente 4 vezes vencedor do Top of Mind de RH

©2

“Além do desconto, ainda tem a praticidade! O melhor do benefício é que eles não precisam se preocupar com dinheiro. Ao lado do nosso PAD, está o ambulatório. Os funcionários passam com o médico e depois vêm aqui. Depois eles pegam o fretado e já vão para a casa.” FÁTIMA FABRIS, ENCARREGADA HÁ SEIS ANOS NO PAD DA VOLKSWAGEN

Sempre perto

,

A Raia oferece o serviço mais adequado para cada tipo de cliente

©1,3,4 Arquivos Pessoais, 2 Julio Vilela

DANIELA GALUTTI, ATENDENTE HÁ TRÊS ANOS NO PAD DA FIRESTONE

Posto de Atendimento Delivery (PAD)

©3

“É um trabalho diferenciado. Tem que saber ler receita e ter todo o profissionalismo da farmácia. E, como estamos dentro da empresa, nos familiarizamos. Tem gente que eu vejo todo dia. Criamos vínculos e fazemos amizades fora daqui.”

Pontos fixos de coleta e entrega de medicamentos dentro de empresas.

Minilojas Pequenas lojas dentro de empresas, que contam com a presença de balconistas, encarregados, farmacêuticos e estoque de medicamentos e perfumaria.

Credenciamento complementar de farmácias

ALESSANDRA DE MORAES, ATENDENTE HÁ SETE MESES NO PAD DA EATON

©4

“Às 6h entra gente na fábrica e já tem movimento por aqui. Sempre procuramos disponibilizar o medicamento e vamos atrás do que é preciso caso não tenha. Conhecemos as seções e, quando é preciso, até fazemos a entrega no setor.”

Parceria com farmácias para atender unidades de clientes em localidades onde a Raia não está presente.

Programas de entregas em empresas Os funcionários das empresas realizam seus pedidos diretamente por telefone via central ou por meio do ambulatório, até um horário específico, e a entrega é feita no final do expediente.

Bolsões de entregas Entrega inteligente e programada para funcionários localizados em uma mesma região.

9

NR80_book.indd 9

30/09/11 16:35


portas abertas

Lojas em 27/8

festa!

Nesse último mês, várias cidades ganharam a sua primeira Raia. Confira as inaugurações de dez novas filiais da rede pelo país

Jacarepaguá

Caixas, muitas caixas

Rio de Janeiro (RJ)

Um caminhão repleto de caixas trouxe os produtos para a primeira loja de Jacarepaguá. “Em princípio, levamos um susto com a quantidade, mas com todos trabalhando juntos, conseguimos descarregar bem rápido”, conta a Gerente Adjunta Renata de Oliveira Longuinho. A inauguração da loja foi comemorada com bandeirinhas pela rua e distribuição de trufas para os clientes que prestigiaram a filial. Renata diz que todos estão animados e o empenho é o diferencial da equipe. A loja conta com um estacionamento de 15 vagas e fica próxima de uma pista de atletismo. “Se alguém se machucar correndo, já tem onde procurar um curativo”, diz a Gerente Adjunta.

30/8

EQUIPE: Adriana da Silva (Gerente), Alessandro Cosme L. dos Santos (Balconista), Ana Caroline da S. Xavier (Consultora de Beleza), Eliane P. da Silva (Encarregada), Érica Joaquim S. Pereira (Balconista), Jean Carlo dos Santos Alves (Gerente Adjunto), Jeanine Jeronymo Villa Verde (Farmacêutica), Karyne Cybelle P. de Arruda (Farmacêutica), Leandro Damasceno Vieira (Encarregado), Leandro F. da Silva (Auxiliar de Reposição), Mayara Rosa S. do Nascimento (Encarregada), Michelle Alves da Silva (Farmacêutica) Olívia M. de Cerqueira (Encarregada), Rafael Francisco Magalhães (Balconista), Renata de O. Longuinho (Gerente Adjunta), Sabrina Dias de Souza (Encarregada), Vangelena Furtado de Oliveira (Balconista). Divisional: Antonio Carlos Scolari. Regional: Patrícia Fonseca Alves. Padrinho: Bruno Rodrigues Catarino (Centro de Treinamento Méier).

Ponta Grossa

Bem a tempo

Ponta Grossa (PR)

Treinamento para os novos colaboradores e uma mudança de última hora na montagem da loja de Ponta Grossa. Esses fatos, que poderiam ser adversidades, só uniram ainda mais a equipe que inaugurou a primeira filial da Droga Raia na cidade paranaense. “Todos aqui se ajudam. É um grupo muito bom”, diz o Gerente Adjunto Altair José dos Santos. Ele ainda conta que ninguém se conhecia até o primeiro encontro, quando participaram de uma dinâmica de grupo. Depois disso, todos já estavam à vontade para a inauguração, que contou com testes de IMC, pressão e glicemia. “Os clientes estão contentes com o nosso atendimento e com os descontos nos produtos”, diz Altair.

3/9

EQUIPE:Altair José dos Santos (Gerente Adjunto), Ana Cláudia Macedo Nascimento (Auxiliar de Reposição), Ana Maria Antunes da Rosa (Balconista), Daniele de Moraes Martins (Encarregada), Diego Barbosa Costa (Gerente Adjunto), Éderson Gonzaga de Almeida Rocha (Gerente), Elisabeth de Lima Roskosz (Encarregada), Fernanda Ferreira (Encarregada), Flávia Emanoely Trentin (Balconista), Gisele Garcia Santos (Balconista), Juliana Aenishanslin (Farmacêutica), Monalisa Baitala Vuicik (Farmacêutica) Osni de Lima Júnior (Encarregado), Raul Manoel Batista Filho (Balconista), Thayze Siqueira Marcondes (Consultora de Beleza), Welinton Cassaro (Farmacêutico). Divisional: Vagner Galli. Regional: Émerson Eduardo Braz Soares. Madrinha: Andresa Santos (Compras).

Chapecó

Pode estacionar!

Chapecó (SC)

A abertura da primeira loja da Raia em Chapecó surpreendeu os clientes catarinenses de uma maneira diferente: alguns não sabiam que poderiam parar seus carros na frente da drogaria. “Eles nunca haviam visto uma farmácia que disponibilizasse estacionamento. Muitos perguntavam para nós qual era o preço para estacionar. Chegavam a parar o carro na esquina por receio”, conta Cláudio Jerônimo Soares Pinto, Gerente Adjunto da loja. As quatro vagas são, sem dúvida, o diferencial desta filial. Com um esforço de equipe, a primeira loja Raia na cidade já está ganhando a confiança dos clientes de Chapecó. O bom atendimento, já conhecido em outras regiões do Brasil, também está se destacando na cidade catarinense. EQUIPE:Carlos Eduardo Mendes (Balconista), Cláudio Jerônimo Soares Pinto (Gerente Adjunto), Cristiane Pivoras (Farmacêutica), Cristiele Santos dos Santos (Balconista), Deyse Josiane Felicetti (Encarregada), Gabrielle Domenico (Farmacêutica), Hagrício da Silveira Moraes (Encarregado), Jéssica Luísa Socoloski (Encarregada), José Marcos R. de Lima Júnior (Gerente Adjunto), Julhano Pereira da Silva (Encarregado), Lenice Sutil (Encarregado), Marcos Souza dos Santos (Gerente), Silvia Vivian (Consultora de Beleza), Silvana Colaço Preto (Farmacêutica), Tatia Merlo (Farmacêutica), Wagner Silva Duarte (Balconista). Divisional: Vagner Galli. Regional: Anderson Luiz Gonçalves. Madrinha: Thaís Nunes (Compras).

10

NR80_book.indd 10

30/09/11 16:35


6/9

Tubarão

Um feriado diferente

Tubarão (SC)

A primeira loja da Raia em Tubarão foi inaugurada na véspera de um feriado, mas isso não diminuiu em nada o ritmo de trabalho na cidade catarinense. “No feriado, todas as lojas ao redor ficaram fechadas, mas nós ficamos abertos e o movimento foi parecido com o do dia da abertura”, conta Cláudia Travasso Castilho, Gerente da filial. Os clientes têm se mostrado satisfeitos também com o espaço de convivência da drogaria. “É um espaço onde os clientes podem tomar água, chá e ler revista. Para relaxar mesmo”, conta Cláudia. A Gerente diz que ela e sua equipe estão bastante engajadas. “Agora não vamos desanimar. O fruto do nosso esforço é a sensação de vitória que estamos sentindo agora!”

10/9

EQUIPE:Adria Mendes de Menezes Cecere (Auxiliar de Reposição), Amanda Fortunato de Araújo (Balconista), Bruno da Silva Pacheco (Encarregado), Camila Rocha (Encarregada), Cláudia Travasso Castilho (Gerente), Daiane Pacheco de Sousa (Encarregada), Dilnaide da Veiga Martins (Gerente Adjunta), Elaine Keli Sallet (Gerente Ajunta), Flayane Ricardo Ribeiro (Encarregada), Gabriela Colonetti Beckhauser (Farmacêutica), Kely Corrêa Benedet Baesso (Farmacêutica), Patrícia Rosendo da Rocha (Farmacêutica), Rodrigo Henrique Pereira Pires (Balconista), Saiskia Barbosa Custódio (Balconista). Divisional: Vagner Galli. Regional: Anderson Luiz Gonçalves. Padrinhos: Ricardo Garbini (Compras).

Barra Downtown

Um luxo

Rio de Janeiro (RJ)

Nem a demora da obra atrapalhou a alegria da equipe da nova filial da Raia no Shopping Barra Downtown no dia da inauguração. “Foi muito interessante e bem animado! Muita gente compareceu. Parecia que estavam todos só esperando abrirmos a loja”, contou a Balconista Elida Nunes Loroza. Para a Gerente Rossana Barros de Souza Roque, o diferencial foi na hora da montagem: “O pessoal estava muito unido e se empenhou ao máximo para a abertura. Realmente valeu a pena porque a loja ficou um luxo!” Os clientes que compareceram a inauguração foram presenteados com mimos, como bolinhas relaxantes, bombons e garrafas térmicas.

15/9

EQUIPE:Abigail de Araújo Telles (Consultora de Beleza), Alan do Nascimento Gomes (Gerente Adjunto), Anny Tamara Mayer Machado (Auxiliar de Reposição), Bianca de Carvalho Ferreira (Encarregada), Bruno Soares da Silva (Farmacêutico), Elida Nunes Loroza (Balconista), Elivia Maria Lopes Costa (Encarregada), Fernanda dos Santos Barboza (Gerente Adjunta), Fernanda Oliveira da Cunha (Encarregada), Jéssica Silva Pires (Balconista), Karen Andreia Stephani (Farmacêutica), Letícia da Costa de Almeida (Farmacêutica), Lillian Kelli Pereira Rosa (Balconista), Michael D. Nascimento da Silva (Encarregado), Nilton José Barros Furtado (Balconista), Rossana Barros de Souza Roque (Gerente), Tatiane Cordeiro dos Santos (Encarregada). Divisional: Antonio Carlos Scolari. Regional: Patrícia Fonseca Alves. Padrinho: Fabrício Ramos da Silva (Patrimônio).

Novo Hamburgo

Muitos elogios

Novo Hamburgo (RS)

A inauguração da Raia em Novo Hamburgo – a primeira fora da capital gaúcha – foi repleta de emoções. “Para mim, foi um novo começo. Eu já estou há 15 anos na empresa e foi a primeira vez que participei da abertura de uma loja. Fiquei muito contente”, diz o Gerente Alberto Ribeiro de Lima Júnior. Sobre a sua nova equipe, ele se mostra bem orgulhoso. “É muito emocionante estar a frente de um grupo de valor como este”. Andrielle Caroline da Silva, Gerente Adjunta, contou que a primeira semana foi ótima. “A loja está linda, tem dois andares e um estacionamento bem grande. Os clientes não param de elogiar o ambiente, o atendimento e os preços.” EQUIPE:Alberto Ribeiro de Lima Júnior (Gerente), Ana Patrícia Garas de Oliveira (Balconista), Andrielle Caroline Z. da Silva (Gerente Adjunta), Carina Correa (Encarregada), Cassiane Orio (Balconista), César Henrique Carvalho de Oliveira (Balconista), Diego Lindemayer Padilha (Balconista), Fabiane Aparecida Rempel (Consultora de Beleza), Francine Amanda Sidegum (Encarregada), Gabriela Zalamena das Neves (Gerente Adjunta), Iole Schmidt (Farmacêutica), Jéssica Knevitz Muller (Farmacêutica), Juliana Silva da Silva (Encarregada), Roberta Caroline Braga Rodrigues (Encarregada), Suzeli Raymundi (Farmacêutica). Divisional: Vagner Galli. Regional: Anderson Luiz Gonçalves. Madrinha: Milene Hartmann Feyh (Operações de Varejo).

11

NR80_book.indd 11

30/09/11 16:36


17/9

Ituverava

Turma experiente

Ituverava (SP)

A inauguração da primeira filial da Raia em Ituverava foi um grande evento na cidade. Os colaboradores, todos veteranos, se integraram bem e a equipe estava muito contente. O Gerente Adjunto, Eder Batista, já havia inaugurado outra loja, mas ele conta que a emoção desta vez foi totalmente diferente, “Senti uma grande felicidade e orgulho do meu trabalho.” No dia da abertura, a festa foi grande. Antes de as portas se abrirem já havia gente esperando do lado de fora. “Teve bastante movimento. Superou todas as nossas expectativas”, conta a Farmacêutica Franciane Amorim Hespanholo. “Foi cansativo, porém foi muito gratificante para todos nós”, complementa Franciane.

17/9

EQUIPE:Ana Laura da Silva (Encarregada), Angélica Galhardi Pimenta (Encarregada), Cecília Costa dos Anjos (Gerente), Conrado de O. Ferreira da Costa (Balconista), Eder Batista (Gerente Adjunto), Edilene de Oliveira Sanzone (Auxiliar de Reposição), Elisabete Cristina Firmino (Encarregada), Fabiana de Almeida Silva Lacerda (Encarregada), Franciane Amorim Hespanholo (Farmacêutica), Ismael Fogaca de Queiroz (Balconista), Itamar de Oliveira M. Júnior (Farmacêutico), Lilian Karla Gardelari Garcia (Balconista), Luiz Henrique dos Santos Totoli (Encarregado), Márcia Kiyoko Tanimoto (Farmacêutica), Ricardo Hilário Garcia (Gerente Adjunto), Rubens Braga Filho (Balconista). Divisional: Demétrio Peres Farias. Regional: Fábio Antônio da Silva. Madrinha: Thays Aparecida Ramos (DH).

São Joaquim da Barra Sucesso garantido São Joaquim da Barra (SP)

Maria Flávia do Carmo já ajudou na montagem de 21 filiais da Raia, mas foi na de São Joaquim da Barra que ela estreou como Gerente. “Foi muito emocionante. Havia muita gente do lado de fora da loja. Mesmo antes de abrirmos as portas, vários moradores da cidade passavam e perguntavam sobre os preços, as promoções e a data de abertura”, conta. No dia da inauguração, quase 400 clientes foram atendidos. Um sucesso que deixou toda a equipe bastante orgulhosa. Vários elogios, muita emoção e ótimo movimento marcaram a primeira semana da filial. “Estamos muito animados. Tenho certeza de que a nossa loja vai ser um sucesso na cidade”, completou Maria Flávia.

21/9

EQUIPE:Carina Aparecida Venâncio da Silva (Encarregada), Eliane Celina N. da Silva (Balconista), Frederico Bonato Garcia (Farmacêutico), Graziella Maria Saad Manoel (Farmacêutica), Jessyca de Melo Oliveira (Encarregada), Kamilla Gabriela Carneiro (Encarregada), Keila Mazoca (Encarregada), Laila Donizeth Segantine (Balconista), Larusse Fernanda da Silva (Gerente Adjunta), Maria Flávia do Carmo (Gerente), Monique E. Biscassi (Encarregada), Priscilla Borges Pereira (Balconista), Raquel do Santos Silva (Balconista), Roberta Costa Braga (Gerente Adjunta), Vivianne de Medeiros Matiussi Lemes da Silva (Farmacêutica), Wendell Hernane da Silva Medeiros (Auxiliar de Reposição). Divisional: Demétrio Peres Farias. Regional: Fábio Antonio da Silva. Madrinha: Diana Crepaldi (Segurança e Legalização).

Monte Alto

Risadas e união

Monte Alto (SP)

A equipe da nova Raia de Monte Alto se reuniu em uma força tarefa para a inauguração. Foram dois dias e meio de muitas risadas e emoções para montar a loja inteira. “Foi bastante cansativo e puxado, mas ver tudo pronto foi gratificante, uma sensação inexplicável”, disse a Balconista Evelin Marina Dominguez. No dia da inauguração, a curiosidade dos visitantes era visível, todos queriam conhecer a filial e participar da festa, que contou com bexigas e trufas. “Eu fui mais cedo e, como conheço a cidade e sei dos horários das pessoas, voltei à noite. A loja ficou cheia até tarde, para mim foi uma realização pessoal e profissional”, contou a Farmacêutica Érica Lanfredi.

26/9

EQUIPE: Alexandra Carolina Vertuan (Balconista), Emanuela Soares do Nascimento (Balconista), Érica Lanfredi (Farmacêutica), Evelin Marina Dominguez (Balconista), Fernanda Caldeira Calcinoni (Encarregada), Jéssica dos Reis Orlando (Gerente Adjunta), Josemaira Aguatti Rondanin (Encarregada), Josiane Regina Faustino (Farmacêutica), Mariana Perina (Balconista), Matheus Henrique Cardoso Garcia (Auxiliar de Reposição), Nathália Aparecida dos Santos Cunha (Encarregada), Patrícia Tersigni Pegorari (Farmacêutica), Sabrina Aparecida Pereira Fenerich (Encarregada), Suelen Aparecida Emiliano (Balconista), Veruska de Pontes (Encarregada), Victor Hugo Mancini (Gerente). Divisional: Demétrio Peres Farias. Regional: Antonio Carlos Centurião de Faria. Padrinho: Raphael Nascimento Souza (Compras).

Bauru B

Mudar para melhor

Bauru (SP)

A reinauguração da Raia na zona sul de Bauru trouxe muitas melhorias. O mudança para o novo local, a apenas 850 metros de distância da antiga filial, aconteceu por causa da dificuldade de acesso. Como a loja ficava em uma avenida muito movimentada, era difícil para os clientes estacionarem seus carros. “No começo, a gente não sabia como ia ser essa mudança”, contou Rickson Tiago, Gerente Adjunto. A preocupação, no entanto, logo foi embora. “A loja ficou enorme e com um grande estacionamento. Fora que agora ela está bem mais bonita e localizada em uma região cheia de árvores. Mudamos para melhor!”, explica. EQUIPE: Carlos Guilherme Vendramel Nogueira (Farmacêutico), Elaine Priscila Leite Gomes (Encarregada), Evandro Rodrigues Rocha de Oliveira (Balconista), Felipe Fernandes da Silva Pedro (Balconista), Hariel Davi Kinoshita Oliveira (Balconista), José Eduardo Vicente (Encarregado), Juliana T. Delgado Franzin (Farmacêutica), Karenniny Cruz Ferreira Silveira (Encarregada), Maria Emilia Carnieto (Gerente), Nathalia da Silva Ferrari (Encarregada), Rickson Tiago (Gerente Adjunto), Tatiana Cristina Bruno (Farmacêutica), Tiago Almeida Ferreira (Gerente Adjunto), Tiago Francisco Possidônio (Balconista). Divisional: Demétrio Peres Farias. Regional: Márcio Silva Do Sacramento.

12

NR80_book.indd 12

30/09/11 16:36


desenvolvimento profissional

Redes

sociais

Cada vez mais usadas, elas estão dominando a internet. Mas todo cuidado é pouco na hora de divulgar informações em seu perfil virtual TEXTO Karina Sérgio Gomes ILUSTRAÇÃO Caio Yo

Célia. E, segundo a Consultora, não é indelicado você não aceitar o convite para ser amigo de alguém no trabalho. “Assim como na vida real, você não precisa ser amigo de todo mundo”, explica. Não é só com fotos que devemos tomar cuidado. É importante também prestarmos atenção no que escrevemos. E isso vai além das regras de gramática de português. Quando você publica algo no Facebook, no Twitter ou em qualquer outra rede social, essa opinião se torna pública e pode ter grande repercussão. Logo, ali não é o melhor lugar para você desabafar seu descontentamento com o chefe ou até mesmo com os clientes. “Nós podemos interagir, mas temos que tomar cuidado com o que publicamos na internet. Porque tudo o que você escreve ali é acessível”, alerta Célia. Não é proibido brincar ou comentar algo engraçado. “Temos apenas de deixar claro quando é uma brincadeira”, ressalta. De acordo com a consultora, as redes sociais são bons lugares para gerar conteúdo, como compartilhar links e textos interessantes. “Atualmente, muitas empresas utilizam sites de relacionamentos para fazer recrutamento e seleção”, diz. Por isso, é importante zelar pela imagem no ambiente virtual, pois ela pode ser uma porta para novas oportunidades. “Quem usa cuida”, completa Célia.

online

Os seis mandamentos para o bom comportamento nas redes sociais 1. Evite desabafos públicos de seu descontentamento com chefes e clientes. 2. Não escreva online o que não falaria pessoalmente. 3. Não copie as ideias dos outros como se fossem sua. Cite suas fontes. Plagiar é crime! 4. Sempre pense antes de escrever um e-mail ou publicar algo. Procure ser objetivo. 5. Não publique opiniões preconceituosas. A rede é um ambiente democrático, com espaço para todos. 6. Cuidado com suas informações privadas. Pessoas com más intenções podem se aproveitar disso.

CÉLIA LEÃO Consultora de etiqueta empresarial e marketing pessoal e autora do livro Boas Maneiras de A a Z

© Foto Divulgação

“C

riar meu website, fazer minha homepage. Com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje?”, assim começa a música Pela Internet, de Gilberto Gil. Na música, o compositor baiano faz várias menções sobre a vida online e os jargões do mundo virtual. Hoje, mais do que nunca, vivemos conectados em websites. Cada vez mais, podemos criar perfis em redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn... Não faltam sites para cadastrarmos nossos dados e termos uma “vida virtual” para administrar. E para que essa nossa personalidade tenha uma imagem positiva, precisamos redobrar o cuidado com ela. “As redes sociais nos ajudam a fortalecer o network”, afirma a Consultora de etiqueta, Célia Leão. “Usar as redes é uma boa forma de estabelecer contatos profissionais e pessoais.” No entanto, é importante saber separar o que é trabalho do que é lazer. Seu chefe não precisa, por exemplo, ver as fotos da festa em que você foi. Você pode criar uma pasta para essas fotos e liberá-las somente para os amigos terem acesso. “Os sites de relacionamento dão a possibilidade de você bloquear algumas informações de seu perfil. Essa possibilidade é uma ótima ferramenta para resguardar a sua intimidade”, ensina

Comportamento

13

NR80_book.indd 13

30/09/11 16:36


e eu com isso?

Colaboração

digital

Na busca de uma realidade melhor, o mundo virtual está repleto de sites e fóruns que ajudam você a se engajar nas causas em que acredita TEXTO Karina Sérgio Gomes ILUSTRAÇÃO Caio Yo

H

ouve um tempo em que tudo era resolvido na praça central das cidades. Um vizinho convocava o outro e todos se reuniam para debater as questões e resolver os problemas. As cidades cresceram e começou a ficar difícil reunir todo mundo em um único local. Até que surgiram internet e suas redes sociais, onde todos podem “se encontrar” e dar suas opiniões. “A internet permite uma articulação conjunta nem sempre possível de ser realizada fora do mundo virtual”, explica Rafael Santos de Oliveira, Coordenador do Núcleo de Direito Informacional, que estuda o ativismo digital e a cidadania global, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “A facilidade de mobilização em prol de determinadas causas é facilitada pela possibilidade de troca de informações.” No dia 7 de setembro, por exemplo, em vários estados aconteceram passeatas contra a corrupção no país. Manifestações que foram mobilizadas pela internet. Só na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniram-se cerca de 4 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Em Brasília, aproximadamente 25 mil manifestantes marcaram presença no protesto próximo ao local do desfile militar oficial. Mas o uso desses instrumentos ainda é, em sua maioria, voltado ao contato interpessoal

e de entretenimento. “Ainda assim, existe uma tendência de a população também se articular em rede por causas políticas. O número de ações dessa natureza tem crescido muito”, revela Rafael. Um bom exemplo da força da mobilização no ambiente virtual foi a aprovação do projeto Ficha Limpa, que visa impedir políticos com condenação na Justiça a disputar as eleições em todo o país. O projeto é antigo, de 1997, mas só ganhou força em 2010. Foram coletadas 1,3 milhão de assinaturas (1% do eleitorado nacional) nos 26 estados da federação e no Distrito Federal por meio de uma forte mobilização no Twitter, Facebook e Avaazz. Para verificar ou cadastrar um candidato, clique em: http://www.fichalimpa.org.br. Para quem achava que não tinha voz, aqui está a internet com fóruns, redes sociais, abaixo-assinados e outras formas de participação (veja o boxe ao lado). “Cada vez mais, a participação cidadã se torna concreta”, diz Rafael. “Um dos efeitos mais perceptíveis com relação a esse tipo de manifestação é quando o assunto consegue chamar a atenção da mídia tradicional para a sua existência”, ressalta. Ele acredita que essas ações no ambiente virtual tendem a ganhar espaço. Como diria Chico Buarque, em Os Saltimbancos, “todos juntos somos fortes” e, contando com uma força do mundo virtual, mais ainda.

Participação virtual,

atividade real! VOTE NA WEB (http://www.votenaweb.com.br/) Todos os projetos de lei em votação, na Câmara ou no Senado, estão no site. E eleitores podem votar se concordam ou não com a proposta e ainda acompanhar os movimentos de seus eleitos. AVAAZ (http://www.avaaz.org) O site de abaixo-assinados mobiliza milhões de pessoas para atuarem em prol de causas universais, como a pobreza, a fome, entre outras. Unindo a força das redes virtuais para agir no mundo real. ADOTE UM CÃO (http://www.adotacao.com.br) Se você quer ter um cãozinho, mas não tem tempo de ir a um canil, o site Adote Um Cão pode ajudar. Além de encontrar seu bicho de estimação, você estará tirando das ruas um cachorro abandonado.

14

NR80_book.indd 14

30/09/11 16:36


experimente!

Real presente Experiências como um passeio, ou uma viagem, também são ótimos presentes de Dia das Crianças e redem boas lembranças. Veja alguns depoimentos sinceros e emocionantes dos colaboradores da Raia

NOVA EXPERIÊNCIA “Sou pai há três meses e acredito que essa é a maior alegria que um ser humano pode ter na vida. No Dia das Crianças, o melhor presente que poderei dar a ela é um dia em família. Vamos ficar juntos o tempo todo! Vou deixar ela babar em mim, dar colo quando chorar, com a maior calma do mundo e falar mais de mil vezes que a amo muito. União e amor entre a família, é isso que vai valer para a vida toda.”

IDA AO PARQUE “No próximo Dia das Crianças pretendo levar minha filha de 2 anos, a Rafaela, ao Parque da Redenção, que tem ótimos espaços para os pequenos. Ela adora brincar ao ar livre comigo, então acredito que esse será o melhor presente que posso dar a ela. Normalmente, procuro ficar com ela no meu tempo livre e dar todo meu carinho.” IVANISSE CRISTINA GOMES DOS SANTOS GERENTE ADJUNTA FILIAL SHOPPING BARRA SUL, PORTO ALEGRE (RS)

ROGÉRIO BAGNOL NEVES GERENTE FILIAL BAURU A (SP)

O BOM CAMINHO

UM DIA DIFERENTE

“Tenho um filho de um 1 e 4 meses. Ele é novinho ainda, mas desde já procuro dar bons ensinamentos a ele. Acho que este é o verdadeiro presente que uma mãe pode dar: formação. Acredito que, dando uma boa educação, mostrando como o respeito é importante, vou ajudá-lo a se tornar um bom ser humano! No Dia das Crianças, vou aproveitar para brincar com ele e dar toda a minha atenção.”

“O meu filho tem 7 anos e é muito ativo. Diferentemente de muitas crianças, ele troca facilmente um presente ou uma festinha por um passeio. E é por isso que, no Dia das Crianças, vou proporcionar um dos nossos melhores programas juntos: passar o dia no Parque do Ibirapuera. Ele adora quando vamos lá para andar de bicicleta, brincar e tomar lanche. Podemos ainda finalizar esse dia indo ao cinema, que ele também adora.”

RAQUEL XAVIER DE OLIVEIRA

INARA APARECIDA DE LIMA

CONSULTORA DE BELEZA FILIAL ILHA DO GOVERNADOR, RIO DE JANEIRO (RJ)

SETOR DE FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA MATRIZ (SÃO PAULO, SP)

CRIAÇÃO CONSCIENTE © Ilustração Bernardo França

DEDICAÇÃO TOTAL “Me tornei pai há pouco tempo e meu filho tem apenas 6 meses, mas a nossa convivência tem sido incrível. Ele aprende muito a cada dia. E a minha responsabilidade em orientá-lo só cresce. O melhor que posso dar a ele – não só no Dia das Crianças, mas sempre – é minha própria vida, minha total doação e meu amor. Quero ser um pai presente, dando a ele completa proteção.”

“Eu dou o meu presente mais precioso para minhas filhas todos os dias. Tenho duas meninas (uma de 7 e outra de 3 anos), que já entendem bem as coisas, por isso gosto de mostrar o que realmente tem valor na vida. Não é no dinheiro que está o que importa, e sim na simplicidade, na humildade, no amor à família e aos amigos. Se eu conseguir passar esses valores, acho que terei dado um bom presente a elas.”

JOABI MISAEL DOS SANTOS

VANESSA CONCEIÇÃO GOUVEIA

GERENTE ADJUNTO FILIAL AHU, CURITIBA (PR)

GERENTE ADJUNTA FILIAL TUCURUVI, SÃO PAULO (SP)

15

NR80_book.indd 15

30/09/11 16:36


© Victor Almeida

Construí minha história aos poucos e hoje vejo os benefícios disso

Tempo para crescer e q u i p e d e va l o r

DIEGO KILIAN Coordenador de Operações (OCV) Matriz (SP) Trabalha na Raia desde 2002

NR80_book.indd 16

Desde seu primeiro trabalho, Diego Kilian está na Droga Raia. Com apenas 16 anos, ele foi contratado como Auxiliar na área de Negócios Corporativos. Desde então, ocupou diferentes funções – mas sempre lidando com o relacionamento pós-venda com clientes do Raia Benefício Farmácia. Sua trajetória dentro da rede é de constante evolução: passou de Auxiliar a Assistente de Prospecções e, aos poucos, foi crescendo no departamento, chegando a Encarregado. Durante todo esse período, a Raia deu a força e o incentivo financeiro de que ele precisava para cursar a faculdade de Administração. “Adoro cálculos e já gostava da área comercial. Esse era o curso com o qual mais tinha afinidade”, explica. Ainda como Encarregado, ele recebeu o Empréstimo Educação da empresa, o que contribuiu muito para que concluísse o curso. Ao se formar, em 2008, já havia subido mais um degrau e se tornado Analista, quando assumiu a Gestão da Equipe de Vendas. Na virada para 2010, Diego foi promovido Coordenador da equipe de Operações. Ficou nessa posição por pouco mais de um ano, quando recebeu a oportunidade de tornar-se Coordenador da área de Outros Canais de Venda (OCV), que engloba delivery, posto de atendimento delivery (PAD) e e-commerce (comércio eletrônico). “Construí minha história aos poucos e hoje vejo os benefícios disso. O tempo fez com que tivesse paciência e soubesse esperar o momento certo para as coisas acontecerem.” Ávido por desafios e engajado nos projetos que assume, ele acredita que os investimentos que a rede está fazendo na área de e-commerce o motivam cada vez mais. Hoje, aos 26 anos e com uma rica história de desenvolvimento pessoal dentro da empresa, Diego se diz mais regrado e com uma rotina bem equilibrada. Casado, ele tem uma filha de 2 anos e meio e não perde uma chance de fazer uma viagem “bate e volta” para surfar no litoral norte paulista aos fins de semana. O que ainda falta realizar? Uma viagem exclusiva para o surfe. Nem precisa ser tão longe. Diego quer surfar em um país da América Latina.

30/09/11 16:36

Nss Raia  

Edição 80, produzido pela Editora Mol

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you