Issuu on Google+

Texto Temático Dividir o texto em seções

O Uruguai O Uruguai é um país localizado na parte sudeste da América do sul. sua capital é Montevidéu, aonde existe concentra a maior parte da população. A população uruguaia é formada de ascendência principalmente de europeus ou mistos. De onde tirou essa informação (SOBRENOME, ANO) “A população uruguaia é fundamentalmente de origem europeia, representando 88% da população, seguida por mestiços (8%) e afro-uruguaios (4%). Ademais esta fonte, sustenta-se que a população indígena é praticamente inexistente. As sucessivas ondas migratórias que viveram no país têm conformado a população atual, composta principalmente de espanhóis, seguidos por italianos e com um importante número de franceses, alemães, portugueses, britânicos, suíços, russos, polacos, entre outros. A população de origem asiática é muito escassa”. (SALERNO, pag.54)

Como a Argentina, Não precisa citar a Argentina, pois seu trabalho não é com ela o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. É cultivada a tradição gaúcha nascida nos pampas argentinos, uruguaios e rio-grandenses. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante, mas muito presente na indumentária, danças e costumes gaúchos. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu. De onde tirou essa informação (SOBRENOME, ANO) É preciso relacionar o Uruguai com o Brasil? Se for fação uma ligação senão fica fragmentado “A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname”. (ONOFRE 2000, pág.29)

O CARNAVAL URUGUAIANO – REFERÊNCIA PARA A COLEÇÃO


O carnaval do Uruguai é o mais longo do mundo, com mais de 40 dias de festa, ocorrendo geralmente de janeiro a março, com celebrações na capital: Montevidéu. Acontece todos os anos, entre meados de janeiro e final de fevereiro e as festividades combina origem Europeia e Africana. Em Montevidéu, a capital do país, há ainda um Museu do Carnaval. De onde tirou essa informação (SOBRENOME, ANO)

A história do carnaval uruguaio vem da Europa, onde, em diferentes contextos, a celebração da colheita ou um festival religioso, serviu como espaço de encontro para as pessoas, criando um espaço para a liberdade individual e coletiva. Carnaval de Montevidéu, eventualmente, levou-se em três formas de celebração: o teatro-musical, desfiles e danças. O carnaval é a mistura de ritmos, culturas e danças diferentes. De onde tirou essa informação (SOBRENOME, ANO)

“As principais atrações do carnaval uruguaio incluem dois desfiles coloridos chamados de Desfile de carnaval e Desfile de Llamadas. Durante os quarenta dias, teatros populares chamado tablados são construídos em muitos lugares ao longo das cidades, sobretudo na capital uruguaia. Tradicionalmente, formada por homens e agora começa a ser aberto para as mulheres, os diferentes grupos de carnaval chamado principalmente murgas, lubolos ou parodistas, a realizar uma espécie de ópera popular na tablados. e os solicita grupos formados basicamente por bateristas tocando o tamboril, executando candombe, foliões também usam trajes do festival. cada um tem seu próprio tema, mulheres se vestem elegantemente de vedetes, com brilhante vestido são chamadas e dar o toque sensual nos desfiles”. (EDITORA EUROPA, pg.61). Tente agora colocar especificamente sobre aquilo que você vai usar na coleção. Tem algo em especílico. Selecione a imagem ou imagens que representa o que vai usar e faça uma análise imagética usando os princípios do design, os princípios da guestalt (use o livro da gestalt do objeto), mas sempre focando no que será utilizado ( não use a expressão será utilizado isso ou aquilop na coleção, não mencione ainda a coleção, mas centre-se nos elementos visuais que serão utilizados.

Referência Bibliográfica: Rever o modo de fazer referências bibliográficas SALERNO, Silvana. HISTÓRIAS DA AMÉRICA LATINA. Editora Planeta Jovem. ONOFRE, José. Fronteiras Culturais ( Brasil - Uruguai- Argentina). As Grandes Festas do Mundo. Autor: Editora Europa.


Abraรงo Fique com Deus


Texto temático uruguai