Brazil YouthSpeak - preliminary report [PT]

Scroll for more

Page 1

BRAZIL PRELIMINARY REPORT

Global YouthMovement and Youth Insight Survey powered by


UNINDO UMA GERAÇÃO DE JOVENS LÍDERES QUE NÃO TEM MEDO DE FALAR E AGIR SOBRE COISAS QUE IMPORTAM

YouthSpeak é um movimento jovem global e uma pesquisa da percepção jovem, desenvolvida pela AIESEC. Estamos focados em entender as esperanças e desafios em torno de várias questões que envolvem jovens como nós. Em mais de 100 países e territórios, milhares de vozes foram ouvidas, em uma pesquisa abrangente, para envolver todas as partes interessadas em todo o Governo, Negócios, Terceiro Setor e Educação. Neste ano estamos nos esforçando para alcançar 200.000 respostas de jovens de todo o mundo, para fornecer aos decisores políticos a sua opinião sobre a forma como encaramos o mundo em 2030 e quais são as questões que eles estão prontos para agir hoje para fazer esse futuro mais brilhante.


A FORMA COMO O MUNDO SERÁ MOLDADO E M 2030 DEPENDE DE NÓS. YouthSpeak 2.0 - Tema do ano


Como podemos engajar a Geração Y a agir? YouthSpeak 2.0 – Questão do ano


INTRODUÇÃO

Neste relatório, você encontrará dados preliminares de algumas das principais perguntas destaque da pesquisa. Isto não representa todos os dados, mas uma pré-visualização simples. A pesquisa permanecerá aberta por tempo indeterminado, renovando o relatório semestralmente.

Video Oficial: assista aqui Site Oficial da Iniciativa: saiba mais aqui Site Oficial do Evento: saiba mais aqui


DEMOGRAFIA


14.000 Respostas


Idade 40%

24%

18%

20-22 Anos

16-19 Anos

23-24 Anos

12%

4%

2%

25-27 Anos

28-30 Anos

Acima 30 Anos


GĂŞnero

55%

45%

Feminino

Masculino


Respostas por região 10%

13%

6%

27%

6%

6%

36% São Paulo

18%

Natal

Santarém


Norte 44% 33%

13%

10%

SantarĂŠm

Manaus

BelĂŠm


Nordeste 32%

16%

27%

Natal

Salvador

15%

Recife


Centro-Oeste 54% 24% 15%

6% Brasília

Goiânia

Cuiabá


Sudeste 18% 14% 8%

35%

SĂŁo Paulo

Rio de Janeiro

Belo Horizonte


Sul 15% 13% 12%

18%

Porto Alegre

Florianรณpolis

Curitiba


GUIAS DE VIDA Com base nos resultados do relatório de 2015 do YouthSpeak, a Geração Y está disposta a viver uma vida significativa. Eles não estão seguindo o fluxo, mas, se esforçando para alcançar um propósito maior e viver sua vida ao máximo. É interessante saber o que os guia, para que possamos entender as suas tomadas de decisões.


3 motivosprincipais que guiam a Geração Y na vida 20% 18%

0,5% 0,37%

16%

Família

Propósito de Vida

Amor

8%

Status Social

Poder e Reconhecimento Autoridade

3 MENORES


Três coisas que a Geração Y faria se eles pudessem ser pagos para fazer qualquer coisa*

VIAJAR

ENSINAR

CONSTRUIR

*Com base na análise de busca de palavras-chave


GUIAS DE VIDA Ao tomar decisões importantes a Geração Y é movida pela Família, Propósito e Amor. É importante notar que essa geração não confunde conquista com o reconhecimento. Eles definitivamente não tomam decisões importantes com a intenção de ganhar mais poder ou status social. Eles são curiosos sobre o mundo. O desejo de testemunhar o que está acontecendo ao redor com seus próprios olhos é algo importante. Esta geração é sobre a "criação": eles estão prontos para construir e ensinar.


O MUNDO EM 2030 Em setembro de 2015, as Nações Unidas adotaram a nova agenda global para o desenvolvimento sustentável em Nova York. Os Estados membros da ONU, empresas, especialistas e líderes do governo comprometeram-se a tratar das 17 Metas Globais nos próximos 15 anos por um mundo melhor. Os jovens irão desempenhar um papel fundamental no caminho para que isso aconteça. Mas o que eles visionam para15 anos a partir de agora?


A sua sociedade estarรก em um estado melhor ou pior daqui a 15anos (em2030)? 30,42%

69,57%

0,00%

10,00%

20,00% 30,00%

Pior

40,00%

Melhor

50,00%

60,00%

70,00%


Quem você acredita que possui uma forte capacidade de influenciar a sociedade hoje?

30% Governo

21% Setor Privado

20% As pessoas

17% Organizações Lideradas por jovens


BRASIL EM 2030 A maioria dos brasileiros acreditam que a sociedade brasileira estará em um estado melhor em 2030. Governo tem a mais forte capacidade de influenciar a sociedade, no entanto, ao mesmo tempo, o poder e a importância das organizações lideradas por jovens para impulsionar a mudança não pode ser subestimada. A juventude quer tomar uma posição ativa e acredita em sua capacidade de influenciar as questões ao seu redor. Alianças com o setor privado pode impulsionar o impacto que a juventude pode trazer a este mundo.


JUVENTUDE E OS OBJETIVOS GLOBAIS Chegando na parte de“quais as questões mais importantes para a Geração Y” vamos ver se os jovens estão conscientes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados em Setembro de 2015 e quais canais eles mais utilizam para saber mais sobre a questão que eles escolheram como prioridade.


Você sabe quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

47%

SIM 53%

NÃO


Qual Objetivo Global a Geração Y mais se preocupa 7,22%

8,9%

5,82%

22,06%

9,05%

4,08%

2,59%

4,05%

2,86%

8,53%

6,13%

3,21%

3,77%

1,26%

2,16%

6,8%

1,51%


Como você ficou sabendo sobre os ObjetivosGlobais?

37,27%

AIESEC

19,08%

Universidade

7,09%

7,55%

Mídias Sociais das Nações Unidas

TV Radio Jornal


JUVENTUDE E OS OBJETIVOS GLOBAIS Educação e Igualdade de Gênero, juntamente com Fome e Redução das desigualdades são quatro questões fundamentais que os jovens brasileiros se preocupam em sua maioria. Estas são as áreas onde os jovens precisam de oportunidades e apoio para começar a agir sobre eles. Mais da metade dos entrevistados sabe sobre os Objetivos Globais. A maioria deles mencionou a Universidade e a AIESEC como duas das principais fontes de informação de onde podem aprender e começar a agir sobre os Objetivos Globais


LIDERANÇA Dentro da AIESEC, nós acreditamos que Liderança é a solução fundamental para atingirmos a paz e o preenchimento das potencialidades humanas. A fim de chegar mais perto desta visão até 2030, precisamos de pessoas jovens, que se intensifiquem como líderes para impulsionar a mudança social positiva. Portanto, é imperativo compreender quem os jovens consideram que o seu líder exemplo e quais as características que eles mais valorizam.


Características principais de um líder

HUMILDADE LEALDADE ALTRUÍSMO

CARISMÁTICO

VISIONÁRIO APAIXONADO AMBICIOSO

EMPATIA COMPAIXÃO GENTILEZA

DETERMINAÇÃO DEDICAÇÃO COMPROMISSO


LIDERANÇA Nelson Mandela, Gandhi e Barack Obama lideram o quadro. Steve Jobs e Bill Gates, também são frequentes nas respostas. No entando os jovens brasileiros também percebem os empreendedores brasileiros! No Top 10, nós podemos ver Bel Pesce e Flavio Augusto.


Exemplos de Líderes aos olhos da Geração Y 10%

7%

5%

4%

4%

4%

3%

2%

1%

1%


ENGAJAMENTO É um fato universalmente conhecido que para a mudança de longo prazo ser conduzida, o jovem de hoje tem que desempenhar um papel fundamental na condução dessa mudança. Mas, como é que vamos realmente sensibilizar os jovens para as questões que importam? Como podemos obter informação crucial e alcançá-los de forma eficaz para que eles ouçam, e, em seguida, ajam? Buscamos compreender quais os canais de engajamento que os jovens confiam!


Canais que a Geração Y utiliza para se manter atualizados diariamente

5,4%

34,5% 26,9% 20,5%

Facebook

Jornais e Revistas eletrônicas

Google

1,5%

Snapchat

2,14%

LinkedIn

3 MENORES

Blogs


As fontes mais confiáveis que a Geração Y utiliza para obter informação

43,5% Instituições Acadêmicas

21,9% Através delíderes

26,9% Professores

14,5% Pais/Parentes


ENGAJAMENTO A maioria dos entrevistados usam o Facebook para manter-se informados, enquanto o segundo canal mais utilizado são jornais/revistas eletrônicas e em terceiro, o Google. Isto implica que a dose diária de informação crucial que chega para a maioria dos entrevistados vem do que está sendo compartilhado por seus "amigos" no Facebook. Para obter informações importantes, para chegar até essas pessoas, é importante que essa informação seja compartilhada por qualquer um dos seus amigos/ grupos que eles seguem. Curiosamente, quando se trata de fontes confiáveis para olhar-se informações, 43,5% dos entrevistados escolheram instituições acadêmicas, 21,9% mencionaram líderes e 26,9% professores e pais/parentes. Assim, implica que, a maioria das pessoas são bastante convencidas de que instituições acadêmicas mantem a informação confiável e credível, bem como as pessoas que elas consideram líderes.


EDUCAÇÃO Com base nas descobertas da pesquisa em edições anteriores: Educação é a principal questão para a Geração Y. Sabemos que essa geração prefere aprendizagem experiencial para ter uma verdadeira experiência prática. A situação mudou? Que formatos de aprendizagem experiencial eles preferem e o que isso pode significar para os potenciais empregadores e institutos de educação?


Experiências práticas que a Geração Y quer viver a fim de crescer profissionalmente e pessoalmente 66,60%

Intercâmbio Internacional 15,10%

Voluntariado

6,63% 3,61%

Estudos de Caso Conferências


NÓS ACREDITAMOS QUE A OPINIÃO DO JOVEM É O QUE FAZ O MUNDO GIRAR

Quanto maior for o número de pessoas que sabem sobre o YouthSpeak, mais alta será a voz jovem. Se todos nós nos esforçamos para isso, os tomadores de decisão de hoje, em todo o mundo, ouvirão os tomadores de decisão de amanhã. Então #YouthSpeak precisa ser viral. Estamos trabalhando para incluir o YouthSpeak em sites e imprensa, transmiti-lo em cada mídia social, salas de aula, fixa-lo em cada quadro de avisos da comunidade e envia-lo para todos os celulares. E para isso, precisamos de você!

http://bit.ly/façasuavozserouvida


youthspeak.aiesec.org