Page 1

RELATÓRIO ANUAL

Avaliando o que foi realizado e Planejando o futuro

www.fundacaobetostudart.org.br


4

6

8 10

CONCESSÃO DE BOLSAS APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS

12 Área Cultural 14 Área Desportiva 16 Área Educacional 18 Geração de Trabalho e Renda 20 Área Social 22 Área da Saúde 24 Área Religiosa

26

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E FORMAÇÃO DE REDES


30

32

RECEITAS | 2017

33

DESPESAS E INVESTIMENTOS | 2017

34


Avaliando o que foi realizado e Planejando o futuro

Em busca de uma maior efetividade no exercício de nossas atividades e no uso dos

recursos, iniciamos o ano de 2017 realizando uma reflexão sobre a trajetória da Fundação, sua forma de atuação, aptidões, experiências e possibilidades, cujas atividades foram conduzidas pela consultora Georgia Patrício Pessoa.

Durante o processo de Planejamento Estratégico, foram realizadas oficinas de trabalho com o envolvimento dos Conselheiros, da Diretoria, da equipe técnica e parceiros, o que nos levou a uma reflexão e diagnóstico para o estabelecimento dos caminhos a seguir, com propósitos claros e com estratégias alinhadas as novas demandas. 4


Como resultado das escutas e da análise das atividades institucionais, conclui-se pela necessidade de:

1

Criar 04 (quatro) Comitês, sendo: a. Comitê Programático – cujo foco será rever o portfólio da Fundação com base nos critérios redefinidos para estabelecer novas estratégias de atuação; b. Comitê de Gestão – Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos, com acompanhamento e avaliação dos resultados; c. Comitê de Comunicação – definir uma estratégia clara, articulada sobre comunicação das áreas e forma de atuação da FBS; d. Comitê de Alianças Estratégicas – estabelecer articulação com outras instituições, agregando novos parceiros para otimizar os resultados.

2

Reduzir de 07 (sete) para 04 (quatro) o número de áreas de atuação da Fundação de modo a concentrar o uso dos recursos nas atividades de Incentivo a Talentos, fortalecendo as parcerias e mantendo a sistemática de apoio a outras instituições.

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

5


CONCESSÃO DE BOLSAS

APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS

Linhas de Trabalho 6

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E FORMAÇÃO DE REDES


A Fundação Beto Studart concede Bolsas Talento e Bolsas de Estudo, cujas conquistas são motivo de orgulho para instituição por poder contribuir com o desenvolvimento de suas especialidades.

O apoio concedido pela Fundação Beto Studart se deu através do estímulo a diversos segmentos culturais, desportivos, educacionais e outros, financiando projetos e instituições constituídas sob a forma de Associação ou Fundação. O diferencial é que além do aporte de recursos financeiros, a Fundação oferece capacitação e orientação na busca de melhores resultados no desempenho da gestão institucional e na avaliação das atividades.

Firmar novas parcerias e estreitar os laços com as já firmadas, foi uma experiência exitosa na busca de fortalecer as OSC’s – Organizações da Sociedade Civil. Durante o ano de 2017 foram desenvolvidos trabalhos conjunto com a FIEC- Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com o Grupo Mulheres do Brasil e com a COOPERBEM, todos em busca da melhoria das causas sociais e coletivas e das políticas públicas.

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

7


CONCESSÃO DE BOLSAS

Letícia Moura Monteiro bolsista - desporto

8


No ano de 2017 a Fundação Beto Studart contemplou um total de 66 (sessenta e seis) bolsistas, cujas conquistas são motivo de orgulho para Instituição por poder contribuir com o desenvolvimento de seus talentos.

C

R

T U R A

D E S P O

U

L

T

O

19 21 26

E D U C A Ç Ã O

Além da concessão direta de bolsas talento e bolsas de estudos, foi firmada parceria com outras instituições, dentre elas o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (2009), a Associação Primeira Chance (2013) e a Casa Vovó Dedé (2016), perfazendo um total de 101 bolsas adicionais.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

ALBERTO NEPOMECENO

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

9


APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS Áreas de Atuação No ano de 2017 a Fundação comtemplou 07 (sete) áreas de atuação: Cultural, Educacional, Desportiva, Geração de Trabalho e Renda, Social, Religiosa e Saúde. Como resultado do Planejamento Estratégico, sentiu-se a necessidade de no ano de 2018 concentrar os esforços da Fundação em apenas 04 (quatro) áreas: CULTURAL, DESPORTIVA, EDUCACIONAL e SOCIAL.

10


INSTITUIÇÕES APOIADAS/FINANCIADAS - total 40 GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA DESPORTIVA EDUCACIONAL CULTURAL SOCIAL

15

14

SAÚDE RELIGIOSA

01 03 03

01 03

ASSOCIAÇÃO RECANTO DO SAGRADO CORAÇÃO

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

11


Associação Elos da Vida

12


Área Cultural As atividades culturais se dão através do apoio a 15 instituições no desenvolvimento de atividades de música, canto, circo, dança (sapateado, ballet clássico) natação, capoeira, tênis, futsal e atletismo, beneficiando um público de 1.411 crianças, jovens e adultos cujos resultados proporcionaram impacto nas famílias e comunidades. A cultura também contempla a concessão de 65 bolsas talento, sendo 21 diretamente e 44 através de parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, a parceria se dá através do desenvolvimento de dois projetos na área de música - “Cultivando Talentos” e “Canteiros”, cujos resultados levaram a profissionalização e a graduação universitária de 23 bolsistas, sendo 13 em música e 10 em outras áreas do conhecimento. Com a Casa de Vovó Dedé a parceria se deu através da identificação e seleção de 2(duas) bolsistas que se encontram cursando piano no Conservatoire International de Musique de Paris com o renomado professor e pianista concertista internacional Pascal Gallet. FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

13


Jackson Pereira Tênis

Área Desportiva No esporte, foram beneficiadas 231 crianças e jovens através da parceria firmada com 03 instituições e de 19 bolsas talento. Neste campo, muitos jovens têm revelado seu potencial e alcançado destaque em suas aptidões com grandes revelações. 14


Federação Cearense de Patinagem Hóckey

Pedro Rian Paulino Lima Surf FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

15


Área Educacional Na educação, foram beneficiados 348 jovens provenientes de Fortaleza e de outras cidades do Estado do Ceará. A Fundação Beto Studart, através do apoio a 03 instituições e da concessão de 26 bolsas de estudo, ajudou a custear mensalidades escolares, além de deslocamentos e moradias para aqueles que precisaram mudar de cidade para seguir a carreira profissional almejada. Dentre os apoios concedidos, destacamos a Associação Primeira Chance que tem oportunizado a jovens talentosos premiados em

olimpíadas e oriundos de escolas públicas a cursarem o nível médio em escolas particulares, garantindo todos os custos educacionais e a monitoria dos alunos, juntamente com outros financiadores. Como resultado desse trabalho no ano de 2017, destacam-se: • 02 bolsistas aprovados em Medicina na UFC – Universidade Federal do Ceará; • 01 bolsista aprovado no 1º lugar em Matemática na UFC; • 02 bolsistas aprovados no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica; • 03 bolsistas aprovados no IME - Instituto Militar de Engenharia • 01 bolsista aprovado no Curso da Marinha Mercante (EFOMM) • 03 bolsistas participaram do MLab, programa de monitoria da Universidade de Havard.

16


Inspiring Individuals, Enabling Organizations

Instituições que aprovaram nossos bolsistas em 2017.

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

17


Geração de Trabalho Renda Estimular o artesanato cearense e garantir a sustentabilidade das famílias foi uma das ações desenvolvidas através do apoio à Associação Canoa Mulher, que beneficiou 123 mulheres residentes em Aracati, propiciando o resgate do artesanato local e incrementando a comercialização de seus produtos.

18


Associação Canoa Mulher

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

19


20


Área da Saúde A área da saúde apoia financeiramente o custeio de atividades de prevenção e assistência a vítimas de queimaduras, através do IAQ - Instituto de Apoio aos Queimados, vítimas de câncer, através do GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oconlógicos e assistência à mulher, através da Clinica Ginecológica da Santa Casa de Misericórdia. Nesta área, foram realizados, em média, 1.411 atendimentos por trimestre.

Dr. Pedro Wilson Santa Casa de Misericórdia

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

21


Área Social De acordo com dados do IBGE, a situação de pobreza afeta 61% das crianças e adolescentes do Ceará. O IBGE considera a família em situação de pobreza aquela em que os membros têm renda per capta de meio salário mínimo*, diante deste quadro, a Fundação tem investido recursos através de trabalhos realizados por 14 instituições parceiras, contribuindo com a redução das desigualdades e melhoria na condição de vida da população. O apoio dado pela Fundação beneficia 1.869 pessoas em diferentes faixas etárias, com ações de abrigamento de crianças, idosos e moradores de rua, recuperação de dependentes químicos, resgate da auto estima, ressocialização de egressos do sistema penitenciária, acolhimento de moradores de rua e outros. (*) Fonte: https://g1.globo.com/ceara/noticia/ceara-tem-28-das-criancas-em-situacao-de-extrema-pobreza-diz-estudo.ghtml

Associação Recanto do Sagrado Coração projeto Moradores de Rua

22


Associação Beneficente do Alto Alegre

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

23


24


Área Religisosa O apoio dado nesta área se direciona a eventos e ações que buscam despertar o amor ao próximo, como forma de reduzir a violência através dos ensinamentos cristãos, visto que Fortaleza é considerada a segunda cidade mais violenta do Brasil e a sétima do mundo, segundo estudo divulgado pela ONG do México “Seguridad, Justicia y Paz”*. (*) Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/fortaleza-e-a-setima-cidade-mais-violenta-do-mundo-diz-ong-do-mexico.ghtml

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

25


ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E FORMAÇÃO DE REDES

Firmar novas parcerias e estreitar os laços com as já firmadas, foi uma experiência que obteve êxito na busca de fortalecer as OSC’s – Organizações da Sociedade Civil. Durante o ano de 2017 foram desenvolvidos trabalhos conjuntos com a FIEC- Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com o Grupo Mulheres do Brasil e com a COOPERBEM, todos em busca da melhoria das causas sociais e coletivas e das políticas públicas.

26


Parceria com a FIEC A parceria com a FIEC resultou na criação e editoração de um “Manual de Uso dos Incentivos Fiscais”, cujo lançamento transcorreu num evento público envolvendo Governo do Estado, Receita Federal, Empresários e representantes de OSC’s tendo como objetivo sensibilizar as partes sobre a importância da cultura de doação, fazendo uso das leis de Incentivos Fiscais. FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

27


Parceria com o Grupo Mulheres do Brasil O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mais de 8.000 mulheres de diversas cidades do Brasil e de vários segmentos que têm em comum o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor.

Mulheres do Brasil

Em Fortaleza, o grupo foi criado em 2016, sendo liderado pela executiva Annete de Castro e pela Vice-Presidente da Fundação Beto Studart, Ana Maria Nogueira Studart Gomes

O Núcleo de Fortaleza atua em diversas frentes, dentre as quais a Fundação está participando da Cultura da Paz com a implementação da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, além de vários trabalhos no apoio a detentos e egressos do sistema penitenciário, ações estas que a Fundação Beto Stu-

28


Parceria na criação da COOPERBEM A COOPERBEM - Cooperativa do Bem está sendo criada para dar suporte técnico, ddministrativo e organizacional das entidades do Terceiro Setor do Estado do Ceará e a parceria com a Fundação Beto Studart nasceu do interesse em contribuir com as OSC’s – Organizações da Sociedade Civil, na busca do aprimoramento da gestão, redução dos custos e melhoria da sustentabilidade. FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

29


30


nossos números

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

31


R E C E I TA S | 2 0 1 7

Os recursos captados pela Fundação são oriundos de doações de seus instituidores - Jorge Alberto Vieira Studart Gomes e filhos, como Pessoa Física; e de doações da BSPAR (grupo de empresas pertencente aos instituidores), na condição de Pessoa Jurídica. 32


D ESP E S A S E I N V E S T I M E N TO S | 2 0 17 por área de atuacão 42%

23% 12%

10%

2%

6%

5%

Cultural

Desportiva

Educacional

Social

Geração de Trabalho e Renda

Religiosa

Saúde

por natureza de despesa R$ 656.070,97

R$ 429.054,37

R$ 384.499,17

Projetos apoiados - 45%

Concessão de bolsa - 29%

Despesas administrativas e financeiras 26%

Investimentos + Despesas R$ 1.469.624,51 Analisando o uso dos recursos, observa-se que o maior volume é aplicado nas áreas da Cultura, Esporte e Educação, que juntos somam 74% do total investido nos diversos projetos, por serem as áreas onde se concentram os potenciais talentos. É importante destacar que 74% dos recursos foram investidos na área fim, através de doações e patrocínios para as 40 instituições apoiadas (45% dos recursos) e para o Programa de Concessão de Bolsas, ( 29% dos recursos), enquanto que apenas 26% foram utilizados no custeio e despesas operacionais para manutenção das atividades administrativas. FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

33


gestão Para facilitar o processo de GESTÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS E BOLSISTAS, foram criadas duas ferramentas de gestão:

I. SIAP – Sistema de Avaliação de Programas e Projetos (implantado em 2017), cujo desenvolvimento e implantação vieram favorecer o monitoramento das atividades e a avaliação dos resultados alcançados. O sistema é acessado através de link na web site da Fundação, onde as instituições apoiadas e os bolsistas preenchem trimestralmente os resultados do período e enviam eletronicamente, facilitando a análise dos resultados e dispensando a locomoção às instalações da FBS para entrega dos relatórios. II. BSBOARD – é uma ferramenta de suporte à Gestão que faz, no dia a dia, o acompanhamento e o controle, facilitando o processo de Tomada de Decisão, com relatórios precisos para o alcance dos objetivos estratégicos. O sistema foi adaptado para Fundação Beto Studart no ano de 2017 com implantação prevista para 2018. Será alimentado por várias fontes de dados, incluindo-se o TOP-MANAGER (sistema de gerenciamento financeiro) e o SIAP (sistema de gerenciamento de Bolsistas e Projetos), ambos já implantados e em uso na Fundação.

34


FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

35


RELATÓRIO ANUAL 2017 expediente Presidente do Conselho Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart) Vice-Presidente Ana Maria Studart Textos e Edição Valnísia Paiva (voluntária) Revisão Regina Fiúza Projeto Gráfico Alx Santos

contato Rua Marcos Macêdo, 1333, Sl 1810 - Aldeota Pátio Dom Luís - Torre II CEP 60.150-190 85 3459-9292

www.fundacaobetostudart.org.br

FUNDAÇÃO BETO STUDART | relatório ANUAL | 2017  
FUNDAÇÃO BETO STUDART | relatório ANUAL | 2017  
Advertisement