gutenberg

Page 11

Tipografia

A famosa bíblia de Gutenberg baseou-se no manuscrito. Emulando a densa e escura escrita manual conhecida como letra gótica(LUPTON, 2006, p. 13). Considerando tipos móveis usados por Gutenberg, sendo os tipos góticos os primeiros, foi realizado um levantamento de famílias tipográficas que de alguma forma remetessem os tipos usados na época de Gutenberg. Chegou-se a conclusão que deveria ser uma tipografia moderna sem serifa, que tivesse algumas variações, pois a tipografia usada na revista não deveria ter diferença de tipos e sim de peso de uma única família tipográfica. A legibilidade, as variações e a característica moderna são aspectos relevantes para a escolha, logo foram levantadas as seguintes tipografias para eventuais estudos: Univers, Frutiger, Helvetica e Meta.

A partir das 4 apresentadas acima, foi feita uma comparação com a letra “g”, usada na bíblia de Gutenberg, ou seja, um tipo gótico, em relação ao “g” das tipografias estipuladas. Através dessa comparação a Meta, desenvolvida por Erik Spiekermann em 1991 apresenta características que lembram ao tipo usado por Gutenberg, tais como a orelha ou bandeira e a descendente (elementos analisados na letra). A Meta é classificada como humanista, assim como Lupton (2006, p. 42) descreve: “Letras humanistas estão intimamente conectadas com a caligrafia e ao movimento da mão” e segundo o site FontFont a Meta se tornou rapidamente um dos mais populares tipos da era do computador, foi chamada de “Helvetica dos anos 90”, pois atende muita bem as necessidades da comunicação moderna. Logo a escolha da Meta também foi escolhida visando às necessidades da revista digital.

Johannes Gutenberg Projeto: gutenberg


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.