Page 1

NEWS ALUMINI @VT

Olรก galera! A AIESEC VT acaba de produzir a sua primeira NEWS dedicada especialmente aos ALUMINI. Nela vamos atualizรก-los sobre as novas siglas, objetivos e metas alcanรงadas do CL, entre muitos outros assuntos. Enjoy!

Julho de 2012


Nova organização executiva @VT Siglas que você deve saber antes de comecar a ler esse artigo: GIP [Global Internship Program – intercâmbios corporativos] e GCDP [Global Community Development Program – intercâmbios voluntários].

Algo que nunca vai mudar na AIESEC é o fato dela ser uma organização em constante mudança. Isso é legal porque mostra o quanto somos ligados em novas tendências, no que diz respeito a novas formas de trabalhar e gerar resultados (que no nosso caso são life change experiences); mas também é meio assustador como em 6 meses as coisas podem mudar tanto. Atualmente é assim que a @VT está funcionando: O LCP atual é o Victor Cardoso (viccrd.aiesec@gmail.com) e junto com ele trabalham mais oito VPs, que gerem as seguintes áreas: Talent Management (VP: Paula Pavan - paulapavan.aiesec@gmail.com) área de “recursos humanos” do escritório. Hoje as maiores responsabilidades são a execução do Team member Program e do Team Leader Program; a principal novidade é que agora o Processo Seletivo de novos membros acontece durante todo o ano, e não mais duas vezes ao ano. OGX GIP (VP: Vinícius Morellato - viniciusmorellato@gmail.com) e OGX GCDP (VP: Rebeca Machado - rebeca.sjm@gmail.com) são as áreas de intercâmbio voltadas para os estudantes. ICX GIP (VP: Paola Altoé - paola.altoe@gmail.com) e ICX GCDP (VP: Ana Guidoni anaguidoni@gmail.com) áreas responsáveis por oferecer às empresas e organizações do terceiro setor a oportunidade de receber intercâmbistas. Public Relations (VP: Ana Clara Bianchi - clarambc@gmail.com) área estratégica implantada em 2012 com objetivo de oferecer suporte e criar interfaces com as outras aéreas do escritório, prospecção de novos parcerias, assegurar qualidade entre parceria AIESEC e Empresas/Instituições, desenvolvimento de novos produtos (manutenção do portfólio de vendas). Comm (VP: Paola Pasolini - paolapasolini@gmail.com) é quem dá cara a todas as ações da @VT; responsável por criar a imagem que a organização quer passar para todos os seus stakeholders. Finanças (VP: Saulo Cirilo - saulo.aiesec@gmail.com) gere as receitas do escritório, analisa as possibilidades de investimento no CL (tanto de infraestrutura quanto de capacitação de membresia) e também é a responsável final pela entrega das auditorias realizadas trimestralmente. Cada área tem duas coordenadorias, exceto Comm, que fundiu seus trabalhos em cada equipe para atender com maior eficiência as demandas dos times. Muita informação né? Mas aos poucos a gente vai mostrando tudo certinho e comunicando as mudanças que, com certeza, vão acontecer daqui pra frente.


COLUNA PAST AND PRESENT

ALUMNUS Nome: Anderson Sant'Anna. Idade: 38 anos. Formação: Economia e Direito. Profissão: Servidor público federal. Onde vive atualmente: Brasilia-DF. Onde trabalha atualmente: Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda/Carreira do Banco Central do Brasil. Quais foram suas experiências na @VT: Fui para Vitória após ter sido Presidente da @RJ em 1993. A época, fui feliz por ter encontrado outros capixabas que rapidamente se apaixonaram pela associação e a partir de então, conquistamos, com muito envolvimento e trabalho, frutos e reconhecimento. No Rio fui VP finance, VP HR e presidente. Em Salvador fui o coordenador de extensão. Em Vitória fui fundador do GI e presidente. No MC fui VP Development. Também coordenador de um programa internacional chamado ILLP. Como a @ foi importante para o seu atual momento pessoal e profissional: Do ponto de vista pessoal, a @ representa imensa parcela do meu aprendizado. Cresci exponencialmente. Me superei. Fiz laços que perduram ate hoje. Fui muito feliz. Na AIESEC construí as bases da minha personalidade e da minha ambição profissional. Aprendi sobre liderança, responsabilidade e, acima de tudo, sobre a humanidade. Na área internacional onde trabalho hoje, representando os interesses nacionais, uso diversas ferramentas q consolidei na associação. São instrumentos de liderança, planejamento, técnicas de negociação, tolerância internacional e conhecimento. A AIESEC foi extremamente útil pro exercício de minhas atribuições hoje. Defina a @ pra você em apenas uma palavra: Paixão.


MEMBRO Nome: Larissa Oliveira. Idade: 21 anos. Curso: Administração. Quando entrou na @VT? Setembro de 2011. Qual seu atual cargo/Equipe? Coordenadora de Relações Públicas. Como acredita que a sua @XP vai ser importante na sua vida pessoal/profissional? A experiência de ser um membro da @ é motivadora e surpreendente. Me permite desenvolver competências que acredito ser importante para o mercado de trabalho. Agregado em meu currículo tenho experiência de trabalho em empresas privadas, órgão públicos e multinacional, no entanto é na AIESEC, por meio do ambiente organizacional multicultural, que percebi a importância da diversidade e sensibilidade cultural, trabalho em equipe, trabalho voluntário. Experiências de trabalho dentro da AIESEC: Membro de Comunicação; OC local: PLAN e Youth to Bussiness [Fórum Empreendedorismo]; OC nacional Youth to Business; Coordenadora de Relações Públicas. Defina a @ para você em apenas umas palavra: Development.


EduX Esse ano a @VT deu início ao maior projeto educacional já realizado no nosso CL. É o EduX. A primeira edição já está quase no fim e contou com a participação de 10 trainees de diversos países. A segunda edição vai acontecer do dia 06 de agosto a 15 de setembro. Dessa vez serão 20 trainees de países como Uzbequistão, Egito, República Tcheca, e outros. Os trainees se distribuem por escolas públicas e particulares falando um pouco sobre as culturas de seus países e sobre temas como empreendedorismo, sustentabilidade, liderança, responsabilidade social, etc. Bom, se você sente falta de conviver com trainees e fazer essa troca de experiências, saiba que existem muitas maneiras de se envolver com o projeto e com os próprios gringos: seja na confecção e idéias para os workshops e as apresentações culturais, ou ainda ajudando no acompanhamento as escolas, questões logísticas. Ainda tem a ótima oportunidade de ser ou indicar host e buddy. Sem contar que sempre dá pra marcar um passeio pra apresentar a nossa cidade, levar pra um boteco, sair pra conversar... enfim. Quem tiver boa vontade e boas idéias pra ajudar é só entrar em contato com a Ana Carolina, VP ICX GDDP (anaguidoni@gmail.com)

@VT na 9ª Semana de Engenharia Esse ano nosso CL terá um stand na Semana da Engenharia; o que pode gerar ótimos resultados para o escritório tanto na realização de intercâmbios para o público universitário, quanto na prospecção de novos parceiros que podem se tornar TN Takers. A 9a Semana da Engenharia acontece entre os dias 13 e 17 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória.

Metas e Resultados 2011 foi um ano muito importante pra @VT: mais que dobramos os números de experiências geradas e conseguimos novas e importantes parcerias. Isso só foi Possível devido aos ótimos trabalhos realizados nos anos anteriores. Esse ano nosso CL caminha pra mais um Período de grandes realizações. Todas as equipes tem se esforçado ao máximo pra gerar mais e melhores experiências. E a meta pra esse ano são 133 experiências de intercâmbio; 97 posições de lideranças [TLP] e 156 membros [TMP]. Abaixo são os resultados obtidos até agora. Vale ressaltar que os grandes picos de realizações acontecem em julho/agosto e em dezembro; o que nos dá perspectivas bem otimistas para o ano de 2012.


Processo Seletivo Ongoing Quando uma empresa precisa de novos talentos ela não espera épocas prédeterminadas para achar novos colaboradores, certo? Essa é a nova proposta que a equipe de Talent Management [TM] apresenta para suprir o gap de membresia e atrair cada vez mais pessoas para viver a @XP. Alem dos dois grandes Processos Seletivos de março e agosto, a equipe vai promover periodicamente pequenos processos de seleção para atender as demandas dos outros times, alem de dar oportunidade a pessoas que por qualquer motivo não puderam participar dos grandes processos, e não deixar essa pessoa esperando mais 4 meses pela oportunidade de entrar na organização. Essa proposta vai tornar o CL mais dinâmico, sempre com pessoas entusiasmadas com a organização. Quer saber mais sobre como funciona o Psel Ongoing ou quer indicar uma pessoa pra viver a mesma inesquecível experiência que você teve? Então é só mandar e-mall para a coordenadora de TMP, a Marília: marilia1santos@gmail.com.

E aí, gostou da News? Pode dizer pra gente o que você achou? Não leva mais do que 3 minutos: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform? fromEmail=true&formkey=dG1qNHBtbmh2UjYtMlZwelU5bnhlSHc6MQ Abraços! Equipe de Public Relations 

Texto: Patrick Thompson | Edição: Luiz Guilherme Menezes

NEWS  

AIESEC Alumini NEWS.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you