Issuu on Google+

Configuração do servidor para boot remoto via PXE O presente documento define os passos necessários para configurar o servidor de imagens para suportar o boot remoto via PXE.

Descrição do Processo Quando uma máquina é ligada com a opção de boot pela rede, é iniciado um código armazenado na ROM da placa de rede responsável por adquirir um endereço IP a partir de um servidor DHCP e em seguida baixar o arquivo de boot. Esse arquivo de boot é baixado utilizando-se o protocolo TFTP. Assim os dois serviços necessários para este processo são o serviço de DHCP e o serviço TFTP.

Configuração do servidor DHCP Uma vez que o servidor DHCP já esteja configurado para atribuir endereços IP para as máquinas clientes, deve-se informar ao serviço qual o arquivo de boot que deve ser enviado para essas máquinas quando solicitado. Para realizar tal tarefa é necessário abrir o aplicativo de gerenciamento do serviço DHCP, e nas opções do escopo informar o nome do arquivo conforme ilustra a Figura 1 e a Figura 2.


Figura 1


Figura 2

Configuração do Servidor TFTP Qualquer servidor TFTP pode ser utilizado para o processo. Porém o sistema foi testado com o aplicativo TFTPD32. O TFTPD32 é um servidor TFTP gratuito e a versão mais atual pode ser baixada no endereço http://tftpd32.jounin.net/tftpd32_download.html. Baixe a edição serviço. Na época da edição deste manual, o arquivo podia ser baixado a partir do endereço http://tftpd32.jounin.net/download/tftpd32-service-edition.325.zip.

Para instalação e configuração do serviço TFTP siga os seguintes passos:


1 – Descompacte o arquivo baixado em um diretório qualquer. Neste manual será considerado o diretório C:\TFTPD32. Vá para este diretório no console do Windows e digite o comando tftpd32_svc.exe –install, conforme ilustra a Figura 3, para instalar o serviço.

Figura 3 – Inslando o serviço TFPT

2 – Acesse o gerenciador de serviços do Windows 2000 Server, conforme ilustra a Figura 4.


Figura 4 – Acessando o gerenciador de serviços

3 – Localize o serviço “Tftpd32 service edition”, clique com o botão direito do mouse e clique em propriedaes, conforme ilustra a Figura 5.


Figura 5 – Acessando as propriedades do serviço

4 – Modifique o atributo “Startup type” para Automatic, de forma que o serviço possa iniciar automaticamente, conforme ilustra a Figura 6.


Figura 6 – Tornando um serviço com inicialização automática

5 – Inicie o serviço clicando com o botão direito do mouse sobre o serviço e em seguida clicando em Start, conforme ilustra Figura 7.


Figura 7 – Iniciando um serviço

6 – Usando o Windows Explorer, vá até o diretório C:\TFTPD32 e execute o arquivo tftpd32_gui.exe, o qual abrirá a interface exibida na Figura 8.


Figura 8 – Tela inicial do servidor TFTP

7 – Na interface da Figura 7, clique em Settings o que abrirá a interface exibida na Figura 9, a qual constitui as configurações iniciais do servidor TFTP.


Figura 9 – Configurações Iniciais

8 – Clique no botão Browse, para escolher o diretório raiz do serviço TFTP, e escola o diretório C:\TFTPD32. No grupo Global Settings, desmarque todas as opções deixando marcada apenas a opção TFTP Server. Com essas modificações a interface deverá ficar conforme ilustrado na Figura 10, clique em OK, para aplicar as modificações.


Figura 10 – Serviço TFTP configurado

9 – Copie as imagens de PXE disponibilizadas no CD de implantação do NetClone para o diretório C:\TFTPD32.

10 – Reinicie o serviço TFTPD, usando o gerenciador de serviços do Windows 2000 Server.

Resumo de configuração: 1. Instalar e configurar corretamente o Servidor DHCP. 2. Informar ao servidor DHCP o nome do arquivo de boot a ser enviado para máquinas clientes (Figura 1 e Figura 2).


3. Instalar e configurar o servidor TFTP. 4. Copiar as imagens de PXE contidos no CD de implantação para o diretório raiz do servidor TFTP. 5. Reiniciar os serviços DHCP e TFTP.


TESTE