Issuu on Google+

EDUCAÇÃO PARA O

Módulo IV 5o_ Ano


Jair Martins Pinto A. Santos Pereira

EDUCAÇÃO PARA O

E

Módulo lV 5o_ Ano

o

Módulo IV - 5 Ano 1ª edição

Rio de Janeiro Alphabeto 2013


Copyright

2013 Editora Alphabeto

É proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, inclusive quanto às características gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, Art. 184 e Lei nº 6.895, de 17/12/1998), sujeitando-se a busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98).

Todos os direitos de publicação reservados à Editora Alphabeto. Conteúdo técnico e redação pedagógica Ana Luzia Costa Santa Rita Daniela de Aquino Martins Revisão técnica Fernando Antônio Eliziário Júnior Revisão gramatical Magali Elisabeth Canedo de Oliveira Pinto Irina Querette Ilustração Cristiano Vinícius Rosa dos Santos Arte-finalista e colorista Aline Sabrosa dos Santos Projeto gráfico e diagramação Denis Antonio Marinho Produção gráfica Jesse Passos Lopes Supervisão editorial Homero Ramos De Toledo

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ E26 v.5 Educação para o trânsito, módulo IV, 5Oano. - Rio de Janeiro : Alphabeto, 201 3 il. color. ISBN 978-85-98728-06-3 1. Segurança de trânsito (Ensino fundamental). 2. Segurança de trânsito e crianças. 09-1807. 17.04.13

CDD: 372.83 CDU: 372.8:351.81 27.04.13

012218

Editora Alphabeto Av. Marechal Câmara, 160 / 512 - Castelo Rio de Janeiro - RJ CEP: 20020-080 Telefax: (0xx21) 2220-5508 www.editoraalphabeto.com.br editoraalphabeto@editoraalphabeto.com.br


PREFÁCIO É de extrema urgência a necessidade de se promover a conscientização dos cidadãos brasileiros sobre os valores, as normas e as atitudes que irão resultar numa convivência mais racional no trânsito. Atualmente, é altíssimo o percentual de acidentes provocados pela imprudência, pela falta de orientação e conhecimento da legislação de trânsito, nas cidades e nas rodovias do país. O desrespeito ao pedestre e a falta de noção de ordem no trânsito, também estão inseridos neste contexto. Diversas alternativas têm sido utilizadas pelos técnicos e pelas autoridades, visando modificar o comportamento dos condutores de veículos movidos por diferentes formas de energia. Mudar a postura de convivência social da população de um momento para outro é algo quase impossível, porque essas mudanças só ocorrem efetivamente por meio da preparação das crianças da pré-escola à educação básica (níveis fundamental e médio), consolidando-se na fase adulta. Nos países mais desenvolvidos, a preocupação com a educação para o trânsito é um reflexo do desenvolvimento, e os elevados padrões de comportamento social da população, são visíveis nos dias de hoje. O grande segredo desse sucesso está na formação contínua e integrada de crianças e adolescentes nas escolas. A compreensão do trânsito, enquanto fenômeno social e não apenas técnico, irá colaborar para uma prática pedagógica que contempla os valores fundamentais de uma boa convivência social. Para o desenvolvimento desta prática nas escolas, utiliza-se a interdisciplinaridade, integrando as diferentes áreas de conhecimento, mostrando uma visão mais abrangente, que abre espaço para os educadores explorarem conteúdos relacionados às atitudes, aos hábitos e aos valores dos alunos. Este material foi concebido para ser utilizado no ensino fundamental, abordando a educação para o trânsito de forma simples, divertida e completa, esperando-se que venha a fazer parte do currículo oficial. A construção de uma visão de trânsito mais abrangente, solidária e responsável que irá ocorrer através da participação dos alunos, com a mediação do professor, na sala de aula, em debates e dinâmicas adequadas. Busca-se portanto, com esta proposta, disseminar o conhecimento sobre os conceitos que regem a educação para o trânsito, provocar uma reflexão sobre a responsabilidade de todos, assegurar o desenvolvimento pleno da cidadania das gerações futuras e a consequente diminuição dos acidentes de trânsito. O Autor


PROJETO Págs.

1 QUEM SOU?....... 08 a 21 Identidade

PROJETO Págs.

2 ONDE MORO?.. 22 a 34 Casa Escola Comunidade

PROJETO Págs.

3 O TRÂNSITO..... 35 a 47 O que é? O trânsito nas cidades Pedestres, atitudes e regras


PROJETO Págs.

4 SINALIZAÇÃO .. 48 a 64 Vertical Horizontal Auxiliares e luminosa

O AGENTE ..... 65 a 74 5 DE TRÂNSITO

PROJETO

Págs.

Sinalização sonora Sinalização gestual

PROJETO Págs.

6 VEÍCULOS....... 75 a 95 Diferentes tipos de veículos Cinto de segurança O transporte legal e ilegal As condições de transporte


PROJETO

CIDADANIA..... 96 a 106 7 E TRÂNSITO Págs.

Direitos e deveres Respeito e cuidado

PROJETO

8 MEIO AMBIENTE.. 107 a 121 Págs.

E TRÂNSITO


Oi! Eu sou o Ito!

E eu sou a Clara!

Olá! Eu sou o Edu!

Somos amigos e temos muitas histórias para contar. Estudamos na mesma escola e somos muito curiosos. Gostamos de tudo, das nossas famílias, da nossa escola, da nossa comunidade, e nos preocupamos com uma questão importante: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Convidamos você para fazer parte de uma aventura especial! Antes desta viagem, que tal nos conhecermos?

EU SOU FOTO 3X4 NOME


Projeto

O

5

Agente de Tr창nsito

65


O Agente de Trânsito

Projeto

5

É o agente da autoridade de trânsito de quem emanam ordens, através de dois tipos de sinalizações: a gestual e a sonora. O agente tem a responsabilidade de cuidar para que o trânsito funcione bem e, para isso, precisa ser respeitado por motoristas e pedestres. Suas ordens prevalecem sobre as regras gerais de circulação e as normas definidas por outros sinais de trânsito.

66


O Agente de Trânsito

Projeto

5 O trabalho do agente de trânsito é essencial para a segurança de motoristas e pedestres. A sua função é muito importante para o trânsito. A palavra “AGENTE” foi representada por símbolos. Você já tem as letras A,G,E,N,T,E. Agora, invente outros símbolos, representando letras, e escreva um texto que fale sobre o agente de trânsito.

67


O Agente de Trânsito

Projeto

5

É a sinalização fornecida pelo agente de trânsito e pelo motorista, utilizando instrumentos sonoros como apitos, buzinas e sirenes. O motorista, quando precisa advertir alguém, utiliza a buzina, com um breve toque. O uso excessivo da buzina é uma infração de trânsito. Ela não pode ser usada em determinadas áreas, principalmente próximo a hospitais, casas de saúde e nas vias urbanas no período entre 22 e 6 horas. Alguns veículos possuem luz intermitente e sirenes, que só devem ser acionadas em serviços urgentes, como, por exemplo, ambulâncias e carros de polícia.

68


O Agente de Trânsito

Projeto

5

Através dos sinais de apito, o agente de trânsito executa o principal tipo de sinalização sonora.

SINAL

SIGNIFICADO

UTILIZAÇÃO

Um silvo breve

SIGA.

Libera o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente.

Dois silvos breves

PARE.

Indica parada obrigatória.

Um silvo longo

Quando for necessário diminuir a DIMINUIR A MARCHA. marcha dos veículos.

69


O Agente de Trânsito

Projeto

5 Você já aprendeu como o agente de trânsito executa a sinalização sonora. Este tipo de sinalização tem significados e utilizações. Imagine que você precise criar uma sinalização para estudar, brincar, sair, etc. Complete a tabela abaixo, de acordo com as coisas que você mais gosta de fazer.

SINAL

SIGNIFICADO

UTILIZAÇÃO

Exemplo:

Um silvo breve

Dois silvos breves

Três silvos breves

Um silvo longo

Um silvo longo e um breve

Três silvos longos

70

Estudar tabuada.

Aprender matemática.


O Agente de Trânsito

Projeto

5 As frases estão embaralhadas. Arrume-as, relacionando-as a sinais de apito, escrevendo-as corretamente nas linhas abaixo. 1. SIGA UM SIGNIFICA BREVE SILVO.

2. O VEÍCULO BREVEMENTE, APITA QUANDO DUAS VEZES O AGENTE DESEJA ELE QUE PARE O MOTORISTA.

3. SIGNIFICA LONGO DIMINUA A MARCHA UM SILVO.

Leia o texto abaixo e desenhe o que se pede. O agente de trânsito apita duas vezes brevemente e o motorista para o carro. O guarda pede para ver os documentos do motorista. (Escreva uma história em quadrinhos baseada no texto acima.)

71


O Agente de Trânsito

Projeto

5

É representada pelos gestos do agente de trânsito, com a finalidade de orientar o trânsito de pedestres e veículos nas vias públicas. A sinalização gestual também é executada pelos motoristas, indicando a mudança de direção, uma parada ou uma redução de velocidade.

Dobrar à esquerda.

Dobrar à direita.

72

Reduza a velocidade.


O Agente de Trânsito

Projeto

5 Pesquise e desenhe o gesto do agente de acordo com o texto.

Ordem de parada obrigatória para todos os veículos. Quando executada em interseções, os veículos que já se encontram nela não são obrigados a parar.

Ordem de parada para todos os veículos que venham de direções que cortem transversalmente a direção indicada pelos braços estendidos, qualquer que seja o sentido de seu deslocamento.

Ordem de parada para todos os veículos que venham de direções que cortem transversalmente a direção indicada pelo braço estendido, qualquer que seja o sentido de seu deslocamento.

73


Resposta: 贸culos, boca da mulher, sinal, homem na janela, bolso do agente, faixa do agente, coleira.

Projeto

74 O Agente de Tr芒nsito

5

Descubra os 7 Erros.


Início mod iv 5ºano definitivo