Issuu on Google+


As 1o Finalista Garota d

roberta

tamiris

thatianny

ligia

pamela

rosana


as do Concurso da Capa

ellen

luana

karla

leda

Jesse Smith


PixelArt apresenta

Editora responsável Daniela Carrara conteúdo Alessandro Carvalho Projeto gráfico, arte e diagramação Daniela Carrara (dandanhiphop@hotmail.com) Colaboradores de texto: Jander Rodrigues, Dorme, Rafael Cassaro, André Tenório, Alessandro Carvalho, Antonieta Bastos Colaboradores de Fotografia: Rafael Beck, Maurício Santana, Paulo Fasanella, Tiago Farina venda de anúncios: tattoodigital@gmail.com

Atenção!

Aos tatuadores que queiram mandar seus trabalhos para participar das próximas edições ou anunciar, o e-mail é: tattoodigital@gmail.com ou pelo site www.almanaquedigital.com.br As fotos devem conter os dados do estudio, nome do tatuador e estar em 300 dpi. www.fotolog.com/almanaquedigital www.twitter.com/tatuagemdigital www.myspace.com/almanaquedigital

Foto: Diego Chagas Modelo: Roberta Salvatori


Conversamos com o tatuador californiano Mike Devries, conhecido por suas tatuagens realistas com fortes contrastes e cores vibrantes. AlĂŠm de ser um dos tatuadores mais conhecidos do mundo, Mike tambĂŠm participa de projetos paralelos como o livro Cranial Visions e Tattoo Prodigies, que sĂŁo livros de alta qualidade com mais de 1000 fotos em cada um.


O que você acha dessa nova geração de tatuadores? 

Acho que todo mundo está trabalhando muito duro para o progresso fazendo grandes trabalhos na tatuagem. Para mim, é emocionante ver essa nova geração crescendo e se desenvolvendo. Acredito que é importante para todos e para a tatuagem principalmente: os veteranos abriram o caminho e deram a direção, mas uma grande parte do sucesso de tudo isso é da nova geração de tatuadores que estão seguindo com a tatuagem e elevando a níveis extremos, fazendo com que a tatuagem seja mais aceita e reconhecida, especialmente com a internet.

Como funciona o mercado da tatuagem na Califórnia? 

Alguns estúdios de tatuagem tem muito trabalho e clientes para atender enquanto outros estúdios agradecem a sorte de conseguirem tatuar um pé no decorrer do dia. Alguns dizem que há lojas demais, enquanto outros acreditam que há clientes para todos. Trabalho em San Fernando Valley, cerca de 20 minutos ao norte de Hollywood e acredito que na região que trabalho há uma quantidade perfeita de estúdios. Na parte artística há uma grande mistura de estilos aqui na Califórnia, no preto e cinza por exemplo temos tatuadores como Franco Vescovi, Jack Rudy, Steve Soto, José Lopez, Big Gus e no colorido o Nikko Hurtado, Mike DeMasi, Cory Norris. Fico feliz por fazer parte deste grupo.

Quais técnicas que você aplica em suas tatuagens? 

Minhas técnicas mudam conforme o tempo. Também tenho mudado as ferramentas que trabalho. Atualmente tenho utilizado máquinas Hyper Rotary, agulhas Bug Pin que me ajudam a obter uma melhor aparência e tenho utilizado bastante contraste nos meus trabalhos, por uma série de razões, como por exemplo, para que o trabalho dure com o passar dos anos, também utilizo bastante os extremos preto e branco, sempre com um grande número de cores entre eles.  

Você é um dos tatuadores mais famosos do mundo. Como você se sente sobre isso? 

Honestamente não me sinto como um dos melhores do mundo. Continuo praticando e tentando melhorar. Vou aceitar isso como um elogio e agradeço por isso.


Quais são seus artistas favoritos da tatuagem? Qual deles tem influenciado seu trabalho? 

Logo no início da minha carreira: Tom Renshaw, Bob Tyrell, Guy Aitchison, Jim Hayek, Mike DeMasi e Carson Hill. Atualmente Nick Baxter que é impressionante, tanto que recentemente fiz uma tatuagem com ele no meu peito que está quase pronta. Há mais uma infinidade de grandes tatuadores ao redor do mundo, mas seria impossível nomear à todos.

Você participa de convenções de tatuagem? O que você acha desse tipo de evento?  Já participei de uma série de convenções, em diferentes estados e países, mas, viajar é mais difícil do que parece e eu sinto muita a falta de casa. Resolvi romper um pouco com as viagens mas em 2011 estarei trabalhando em uma convenção na Holanda e uma em Sydney, e apenas duas ou três nos E.U.A. Gostaria de ir ao Brasil, talvez em 2012 isso possa acontecer, pois gosto muito de conhecer pessoas e novos lugares e aprecio a oportunidade de conhecer diferentes partes do mundo.

www.mdtattoos.com


Apresenta:

Pixel Art Books Um novo produto para quem aprecia o que há de melhor na tatuagem, agora em livros impressos.

Primeiros lançamentos em 2011 Jander Rodrigues (GO) Dorme (GO) Led´s ( SP) Rita Takanashi ( SP) Rafael Cassaro (SP) André Tenório ( SC) Dirceu Soares (SC) Maurício Huber (SC) Marcos Cidrac (MG) Thiago (MG) Anderson (PR) Marcelo Paro (SP)

Você também pode ter seu livro publicado pela Pixel Art Books. Faça uma campanha de 03 meses de anúncio no Almanaque Digital e ganhe 1 livro capa dura (50 páginas) com seus trabalhos impressos. Mais infos: tattoodigital@gmail.com


A Pixel Art Books tem o prazer de apresentar o primeiro lançamento da Série Tatuadores, do grande tatuador Jander Rodrigues (Goiânia). Para os interessados em adquirir o livro favor entrar em contato através do e-mail tattoodigital@gmail.com. Vamos prestigiar o trabalho desses grandes tatuadores brasileiros. Próximos Lançamentos: Led´s, Rafael Cassaro, Cidrac... Especificações: Capa dura Formato: A4 Papel Couchê 170 grs 52 páginas


Léo


Nome: Leonardo Ferreira do Nascimento (LĂŠo Neguin) Idade: 31 anos Tempo de ProfissĂŁo: 10 anos

Neguin


L

Início da Carreira

eonardo Ferreira do Nascimento, ou Léo Neguin como é conhecido na tatuagem, começou sua carreira fazendo desenhos e montando séries em Vitória – ES, onde nasceu. Teve uma adaptação bem rápida por causa da prática que tinha em desenhar, pois sempre gostou de trabalhar com criações e consequentemente inseria suas características nos desenhos que fazia para seus clientes. Depois de passar por diversos estúdios em sua cidade e tatuar a convite de amigos em estúdios em outros estados e até no exterior, Léo atualmente tatua no Don Rodrigues em São Paulo. Lá sua rotina de trabalho é bem diferente do que estava acostumado em outros estúdios por onde passou. O


fato de funcionar oficinas de desenho e pintura em paralelo à tatuagem faz com que o clima fique mais voltado para a arte e é bem inspirador para quem quer aguçar seu senso artístico. A equipe é formada por tatuadores com características bem distintas deixando o dia a dia bem diversificado.

O Estilo Clássico

Léo diz gostar muito da estrutura dos desenhos clássicos de tatuagem, por isso costuma pesquisar muito antes de começar a produzir e acaba usando muitas coisas como influência na hora de criar e aplica luz, sombra e volume na hora de finalizar. Para ele, os desenhos clássicos sempre vão ter espaço nos estúdios e tem bons artistas representando o Old

School, por isso acredita que a tendência é aumentar a procura por esse estilo, mas de maneira seletiva. Sobre as convenções de tatuagem, ele diz: “Gosto muito de participar de convenções para interagir com os artistas que admiro e encontrar os parceiros de profissão, mas não gosto muito do clima que é gerado por alguns tatuadores por causa das competições. Acho que o reconhecimento do trabalho é sempre bem vindo, mas vejo alguns tatuadores dando muita importância aos prêmios e isso eu não acho legal.”

O Trabalho no exterior Para Léo no exterior a mentalidade é diferente em vários aspectos, pois a aceitação é bem mais tranquila em


vários lugares e o fácil acesso à materiais e informações facilita muito o crescimento dos artistas, mesmo assim ele entende que não estamos devendo nada em relação a qualidade de serviço, temos artistas à altura de grandes nomes da tatuagem no exterior. Léo já viajou algumas vezes para a Europa e teve a oportunidade de conhecer algumas cidades no norte da Itália, Londres, Lisboa e Dublin.

Atividades Paralelas Começou a investir em fotografia em sua primeira viagem à Europa. No início era mais um passa-

tempo, mas hoje já pensa em levar isso como um projeto paralelo. Costuma fazer algumas pinturas também, mas sempre ligadas ao universo da tattoo.

Referências

“Gosto muito de todos os artistas que trabalham comigo atualmente e tenho observado muito alguns artistas que tem aparecido no Leste Europeu, mas costumo passar horas olhando trabalhos de vários artistas em revistas, livros e internet, se fosse fazer uma lista cometeria o risco de deixar muita gente de fora.”

www.leoneguin.com.br


M

37 anos 07 anos como tatuadora www.tattooyou.com.br

i

elissa Khour

Melissa sempre desenhou desde pequena e quando tinha 18 anos

já criava desenhos para seus amigos irem aos estúdios para se tatuarem. Se interessou em aprender tatuagem na mesma época, mas sua família não aceitou a ideia e naquele momento acabou desistindo. Passados dez anos Melissa foi fazer uma tatuagem e voltou sua vontade em aprender a tatuar. Foi ai que começou a se aprofundar nesse universo onde acabou se apaixonando.


Em seu primeiro ano como tatuadora tinha seu próprio estúdio em Minas Gerais mas pouco tempo depois foi para São Paulo e começou a tatuar na Tattoo Brasil, depois no Iritsu Tattoo onde permaneceu por volta de um ano e ultimamente trabalha no Estudio Tattoo You (há 05 anos). Melissa participa de convenções sempre que o estudio em que trabalha está presente e aproveita estas oportunidades para comprar material, trocar experiências, rever amigos e conhecer novos profissionais do universo da tatuagem. O estilo que mais gosta e se identifica é o Old School com um toque mais moderno, e admira alguns artistas, entre eles, Mauro Nunes, Mauricio Teodoro, Sergio Pisani, Mário (Tattoo You), Camila Rocha,entre outros. Acredita que faz parte de uma nova geração, importante com a contribuição de novas idéias.

“E

u acredito que faço parte na nova geração de tatuadores e acho muito importante porque com eles vâo surgindo ideias novas! E o melhor é que você também vai evoluindo e abrindo cada vez mais a sua mente!”


(brasil) André - true love tattoo - SP


André - true lov e tattoo - SP (bra sil)


ďƒ§jeffinho tattow (brasil)


ďƒ§bruno tattoo - go (brasil)


ttoo (brasil) ďƒ§lucas cardoso - ink house ta


ďƒ§lucas cardoso ink house tattoo (brasil)


camila rocha - brasil (brasil) andré tenório - fine arts - sc


chiquinho - gaia tattoo - brasil

andré tenório - fi ne arts - sc (brasi l)


V ip

a

i r e l a G

>>

Andy engel - Alemanha

>>

Miss arianna - itรกlia


>>

neneco - brasil

>>

wilson junior - brasil


andy engel


andy engel


miss arianna


miss arianna


neneco


neneco


wilson junior


wilson junior


www.gaiatattoo.com.br contato@gaiatattoo.com.br


Apresentamos nas próximas páginas o ensaio do Concurso A Garota da Capa II Almanaque Digital. As 3 garotas mais votadas entre as mais de 400 inscritas foram Roberta Salvatori (RS), Tamiris Loureiro (SP) e Thatianny Mourige (RJ). Agradecemos a todas as meninas que participaram do concurso e lembramos que estaremos selecionando algumas garotas tatuadas para o ensaio do livro Hotel Ink. As interessadas podem enviar suas fotos (corpo e rosto) para o e-mail tattoodigital@gmail.com sem taxa de inscrição

Roberta

Tamiris

Thatianny


Ro

Salv


oberta

vatori


Idade: 23 anos Profissão: cabeleireira Onde mora: Passo Fundo - RS Quantas tatuagens tem? 5 Nome dos tatuadores: Dragão: Logan - Tatoo e body piercing Frase: Duel, americano de Los Angeles em passagem por Lexx Piercing Londrina as outras eu não sei os nomes dos tatuadores. Porque resolveu se tatuar? Sempre achei a tatuagem uma arte na qual somos telas, me interessa muito mostrar mais de mim através de minhas tatuagens Tem algum significado em especial? Tenho uma estrela que fiz igual a de um namorado aos 18 anos e a palavra inevitável no pulso que traduziu o início de um romance, o R atrás da orelha é minha inicial, as demais só pela arte


T m ri


Ta mi is “T

odas as minhas tatuagens tem um significado especial, cada uma marca uma fase, uma história, algo pra não esquecer.”


Fotos: Deborah Evelyn www.flickr.com/photos/debo_rah15 www.primeirapessoadosingular.tumblr.com

Nome: Tata Lexotan (prefi Tamiris Loureiro Es Idade: 20 anos Profissão: mode Onde mora: Ribeirão P Quantas tatuagens tem? um Nome dos tatuadores: Leli e Escola), Willen Souza, Mar e Giovanni (CLUB 7 TATT Gasper, Thiago Villar (BLACK SKULL Porque resolveu se t Expressar sentimentos Contato: @tatalexo tamirislesteves@hotm


firo esse) ou steves s elo Preto - SP mas 25 por aí. BRO (A Velha rcelo Ferlim TOO), Danilo r e Cann  KULL)  tatuar? s na pele otan,  mail.com


Thati

mou

Idade: 34 anos Profissão: Tatuadora (Studio Ór Fotógrafo Jorge Grisi (21) 2261-4960 • 9721-1482 Cabelo: Sara Martins Bruno Souza: tatuador Contato: (21) 91258895 (21) 306

po pequ feio da por tatua me tatuar queria ser tando e me aquela belez completar re pessoas feliz Deus desenh J.Vitor, Rica too, Robson C rem a constr especial, m fotos e no po, min sobrin pai q


iannY

urige

rion Tattoo) Rio de Janeiro

622523

“Perdi a conta de quantas tatuagens tenho, ois foram se misturando. Desde uena, sempre me senti o patinho a familia e sempre fui apaixonada agens. Quanto tive a oportunidade de r fui me montando da maneira que eu r. Sou o que eu queria ser, fui me aceiamando. Hoje gosto de mim e se tivesse za padrão talvez não fosse tão feliz...Para ealizo sonhos, também posso fazer outras zes como me fizeram, me completaram... hou e o homem coloriu! Agradeço a Ace, ardo Passos, Renatinho da Indelével TatCahu, Leco, Beicinho, Lopan , e por ajudaruir minha história. Todas tem significado mas as homenagens são mais marcantes, omes do meu filho espalhado pelo cornha mana, playmobil representando nhos e um coração que fiz para meu que perdi há 7 anos para ele saber que nunca vou esquecê-lo.


“O

estúdio de tatuagem Beaver foi criado em Nova Iorque no ano de 2008 por mim, Natalia Liaszkiewicz e Grzegorz Kogut meu marido que é um grande entusiasta da tattoo. A tatuagem é dominada principalmente por artistas do sexo masculino, então decidimos ter somente mulheres no estúdio e colocamos o nome de Beaver Tattoo que é uma gíria para senhoras, nosso primeiro estúdio com mulheres atuando com tatuagem e piercing. Greg é o responsável em manter o negócio em conjunto, lidando com números e clientes. O experimento era inesperado porque não sabíamos como o público em geral iria reagir mas até agora nós tivemos feedbacks positivos.”

Dorothy

Nasci no Brooklyn e dividi a minha infância entre lá e Gdansk na Polônia. A arte era a única constante na minha vida. Desenho desde pequena, e me apaixonei pela pintura. Tenho a tatuagem como uma extensão de minha pintura e sempre procuro manter minhas raízes, procurando formas para que as duas artes sempre se cruzem. Pintura e tatuagem são mais do que a maioria das pessoas pensam, e as habilidades que se desenvolve a partir de uma arte ajuda a dominar a outra, especialmente quando o assunto são cores.


Jessica

Meu primeiro desenho foi aos nove anos de idade. Desde então tenho usado todos os instrumentos para desenhar e ilustração sempre foi meu favorito. Costumava desenhar nos braços dos meus amigos com canetas esferográficas na escola e acredito que a tatuagem foi uma progressão natural. Minha família inteira está envolvida em uma forma de arte ou de outra. Havia sempre materiais de arte e projetos de artesanato em nossa casa. Minha mãe sempre me disse que um dia de alguma forma, eu seria um artista para a vida. Quando completei 18 anos fui correndo fazer minha primeira tatuagem. Trabalhei em alguns estudios e foi sorte encontrar a Beaver pois amo trabalhar com outras mulheres com a mesma unidade e paixão ao longo da vida para a arte assim como eu sempre tive.


Ligia

Ligia aprendeu os fundamentos da tatuagem na Beaver, após um ano de aprendizagem com Liaszkiewicz. Fora da tatuagem, ela atua também como miniaturista, ilustradora, artista seqüencial e designer de personagens para publicações independentes. Gosta de tatuagem em cores com preto e cinza e suas habilidades de cozimento são elogiadas em três continentes.


Natalia

Mudou para Nova York aos 14 anos, onde estudou em uma escola de artes e no decorrer dos anos, aprendeu inúmeras manifestações de arte até que ganhou um kit de tatuagem do marido no aniversário de um ano de casamento. Natalia mostrou uma tatuagem que tinha feito nela para o proprietário de um estudio. Ele gostou de seus traços limpos e ofereceu um estágio no estudio. Chocada mas feliz Natália aceitou o convite, onde aprendeu as técnicas de tatuagem. Com o apoio do marido e da família, decidiu tentar e abriu um estúdio próprio - o Beaver Tattoo.


Zoila

Nascida em Nova York adora clássicos e arte. Uma poliglota que estuda latim, grego antigo, alemão e japonês, fala espanhol e italiano, mas considera o Inglês seu forte. Com sua agenda agitada quer seguir o mestrado mas quer se concentrar em sua arte. Adora pin-ups, e ama desenhar meninas sexy em poses escandalosas e espera fazer um mundo de tatuagens antes de morrer. Mesmo sem ter tatuagens se sente feliz em fazê-las e acha perfeito assim.

Shakira

Recebeu seu apelido por acaso no primeiro estudio que trabalhou. Eles costumavam chamála de Shakey. Considera-se uma vira-lata espanhola pois é descendente de pais de duas ilhas, Puerto Rico e República Dominicana. Criada no Sul do Bronx, aos 14 anos foi para uma escola de arte, e já na adolescência tinha uma carreira produtiva, com um ensino médio incrível, porque estes foram os anos em que ela começou a experimentar as aplicações com piercing. E pouco tempo depois iniciou um aprendizado em piercings e tatuagens no Underworld Tattoo - Bronx. Atualmente pertence ao grupo Beaver Tattoo em aplicação de piercings.


Tel: (31) 3201 17 74

www.osirustattoo.amawebs.com Rua São Paulo, 279 Centro Belo Horizonte - MG

Meu nome é Thiago Gomes, sou tatuador desde 1996 tenho influências de artistas, tatuadores e desenhistas da época, trabalho no estúdio OSIRUS TATTOO que fica em Belo Horizonte (MG). Trabalhamos com materiais descartáveis e esterilizados de acordo com as normas da vigilância sanitária (Anvisa).


Aleks divide seu tempo dando aulas de Muay Thai, tatuando e ensaiando com a banda de hardcore Calibre 12. Já trabalhou fora do Brasil, mais precisamente na Inglaterra, onde teve boas experiências e ótimas referências, além de passar por diversos estúdios em São Paulo e outros estados.

37 anos de idade Tatuador desde 1993 (há 18 anos)


Como foi o início da sua profissão? No início foi bem difícil, pois na época era tudo na “gambiarra”, não havia quase nada específico para a tatuagem, praticamente só o que nós importávamos de fora, as tintas não tinham nenhum controle de qualidade e era muito difícil obter informações pois não existia internet e as revistas que existiam eram a ITA e a Skin Art, revistas de fora. Era tudo bem tosco mesmo.

Como é a experiência de tatuar fora do Brasil? No meu caso, posso falar sobre a Inglaterra, onde é muito mais fácil de trabalhar com a tatuagem e evoluir, pois tudo que acontece favorece a tatuagem que é considerada cultural. Os avós, filhos e netos tem tattoo, é muito fácil comprar materiais direto do fabricante, o europeu não frita no sol como o brasileiro e o respeito ao trabalho da tatuagem é muito maior. Aqui é tudo mais Quais as dificuldades que complicado. você encontrou ao longo da sua carreira? Como um tatuador brasileiAs mesmas de todas as outras ro é visto lá fora? profissões: egoísmo, protecionismo, O brasileiro tem uma ótima mau-profissionalismo, etc. reputação no exterior e eles


sabem que superamos qualquer dificuldade além de gostar do jeito que aplicamos as cores. No meu caso em particular não tive problemas. Por quais estúdios você trabalhou? Don Rodrigues (SP/SP), Me Gusta Tattoo (Santa Isabel/SP), Wiliam Tattoo (Arujá/SP), Black Diamond (Mogi das Cruzes/SP), Black Label Tattoo (Caxias do Sul/RS), Thrash Tattoo Supply (Curitiba/PR), Squidink Tattoo (Folkestone/UK), estes são os estudios que eu me

reveso trabalhando atualmente. Além de ter trabalho no: Canela Tattoo Shop, Extreme Art, Polaco Tattoo Shop, Tattoo Brasil, São Paulo Tattoo, A.Sergio Tattoo, Evolução Tattoo e Nonô Tattoo. Como é sua rotina de trabalho? “Desrotinada” (risos). Divido meu tempo entre tatuar, treinar e dar aulas de Muay Thai e ensaiar e tocar com o Calibre 12, uma banda de hardcore que eu toco desde 1.991. Tenho estes 03 trabalhos e me reveso entre eles.


linhas corporais


Linhas Corporais é a mais nova série do artista visual Andre Raittz. Buscando sempre a valorização e a aceitação da tatuagem no meio social, esta série vem para ilustrar a beleza e a exclusividade da tatuagem feminina que desfila pelas nossas ruas e vielas trazendo a tona todas as bandeiras que hasteamos e defendemos a tanto tempo, bandeiras como a do reconhecimento da tatuagem como arte, da queda do preconceito e assim por diante.  Não lutamos para que os tatuados tomem o poder tão pouco sejam a maioria na sociedade, lutamos para que as pessoas que se tatuam e vivem esta realidade sejam tratados com o respeito e com a normalidade que merecem pois o preconceito além de idiota, imbecil e burro é crime. Linhas Corporais assina essa luta, é só o começo, por um mundo sem preconceitos. Para visualizar mais imagens ou conhecer mais do trabalho do artista, acesse  www.andreraittz.com  ou adicione no Twitter @andreraittz . Para levar a exposição Linhas Corporais em primeira mão para a sua cidade entre em contato através do e-mail contato@andreraittz.com


ďƒ§ike - padang tattoo - brasil - rj (brasil) ďƒ§bruno Vieira - eterno enigma


andré rodrigues - don rodrigues - brasil

andy engel - alem anha


marko kaaone camila rocha - -brasil brasil rafael cassaro - sp (brasil)


vandin - style chiquinho - gaiaof tattoo tattoo - brasil - brasil

rafael cassaro - sp (brasil)


marko kaaone camila rocha - -brasil brasil bruno tattoo - go (brasil)


vandin - style chiquinho - gaiaof tattoo tattoo - brasil - brasil

bruno tattoo - go (brasil)


marko kaaone camila rocha - -brasil brasil andré tenório - sc (brasil)


vandin - style chiquinho - gaiaof tattoo tattoo - brasil - brasil

mauricio huber old friends - sc (b rasil)


marko kaaone camila rocha - -brasil brasil (brasil) andré - true love tattoo - SP


vandin - style chiquinho - gaiaof tattoo tattoo - brasil - brasil

andré - true lov e tattoo - SP (bra sil)



Almanaque Digital de Tatuagem 19