Page 1

1


2

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


3


4

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


5

Apresentação NATAL ENCANTADO Um homem, — era aquela noite amiga, Noite cristã, berço no Nazareno, Ao relembrar os dias de pequeno, E a viva dança, e a lépida cantiga... Machado de Assis. Locais para realização dos espetáculos: • Praça e Largo da Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana | Palco Principal • Espaço Marcos Morais | Palco 2 • Praça dos Remédios | Palco 3 • Praça de Alimentação da Av. Getúlio Vargas • Praça Bernardino Bahia • Praça Fróes da Mota • Praça J. Pedreira • Estacionamento da Prefeitura Municipal • Escadaria da Prefeitura Municipal Locais para iluminação e decoração natalina: • Av. Senhor dos Passos • Av. Getúlio Vargas • Prédio da Prefeitura • Espaço Marcos Morais • Praças e Coretos Horário das Apresentações: • Manhã 10 às 12 horas • Tarde 16 às 18 horas • Noite 18 às 21 horas

A extensa programação acontecerá de 10 a 31 de dezembro e traz ao público diversas atrações.

A FANTASIA E O ENCANTAMENTO O Natal está presente em diversas culturas, possui identidade própria e exerce um importante papel nas comunidades onde se manifesta, sendo considerado uma forma coletiva de expressão de sentimentos, solidariedade e tradição. As celebrações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como o nascimento de Jesus Cristo, a ceia e a árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação, a decoração, dentre outras manifestações que refletem o espírito natalino. No intuito de fortalecer essa relação cultural, propõe-se o projeto Natal Encantado 2013 – Festival de Cultura e Arte, desenvolvido através da integração do setor público e iniciativa privada, a fim de destacar as tradições dos festejos natalinos e ressaltar o sentido cultural deste evento no município de Feira de Santana - Bahia, utilizando-se, principalmente, das variadas linguagens da cultura local. Durante o Natal Encantado, Feira de Santana se transformará num grande palco para realização de atividades culturais e artísticas que remetem ao verdadeiro espírito da data, vivenciando experiências que reflitam sobre os sentimentos de solidariedade, alegria e comemoração do nascimento do menino Jesus. Através de uma intensa programação, o projeto contemplará várias atividades culturais, além da decoração e iluminação voltada ao Natal. Serão apresentados espetáculos musicais, corais, dança, teatro, circo, dentre outras formas de expressão. O Natal Encantado é um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, com a parceria da Secretaria de Educação, Fundação Cultural do estado da Bahia, Câmara de Diretores Lojistas, Centro Universitário de Cultura e Arte, SESC/SENAC, Associação Comercial de Feira de Santana, Sindicato do Comércio, Fundação Sr. Dos Passos, Shopping Boulevard e Academia Earte. O evento prevê um público estimado de 10.000 pessoas por dia, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos, favorecendo a participação efetiva da comunidade. Neste sentido, almejase estabelecer um diálogo direto com o público, bem como dar acessibilidade para que todos apreciem os espetáculos. Por ser um evento gratuito, busca-se democratizar o acesso à cultura através da interface entre várias linguagens, cada uma com suas especificidades e participação essencial da sociedade para atingirmos os resultados pretendidos.


6

FEIRA DE

SANTANA

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


7

Feira, como comumente é apelidada, é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade das regiões Norte/ Nordeste e Centro Oeste do Brasil que não seja capital de um estado, e é também a sexta maior cidade do interior do Brasil, e com uma população maior que oito capitais estaduais.

Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 107 quilômetros de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Segunda cidade mais populosa do estado com aproximadamente 700.000 habitantes e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade de toda a região Nordeste do Brasil que não seja capital de um estado. Encontra-se num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, onde ocorre o encontro das BRs 101, 116 e 324, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do CentroOeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além das indústrias de transformação, alimentícias, químicas, materiais elétricos e de transportes, na produção de biodiesel, dentre muitos outros setores, registrando um PIB de mais de 7,5 bilhões de reais em 2010 [IBGE]. Feira de Santana é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial e comercial do interior da Bahia e um dos principais do Nordeste, exercendo influência sobre centenas de municípios da região. Feira de Santana é considerada a cidade mais dinâmica do país com população acima de 550 mil habitantes, destacando-se como uma das três cidades que mais crescem no Brasil. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços. Neste sentido, Feira de Santana se prepara para o grande desafio de tornar-se cidade referência em crescimento econômico e social, consolidando sua posição de importante centro metropolitano nos próximos 30 anos.


8

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


OBJE TIVOS 9

A grande marca do evento é a multiplicidade de linguagens. Há espaço para ampla programação, com música, dança, teatro, artesanato e gastronomia. Todo o projeto foi traçado com o objetivo de integrar a cultura a contextos mais amplos, tendo como principais valores a participação da comunidade, a integração da sociedade, a democratização da cultura, a formação de plateias, a reflexão crítica e a diversidade cultural, no intuito de consolidar o Natal Encantado como um dos principais eventos do calendário cultural de Feira de Santana e região.

Específicos

1. Viabilizar a produção cultural e artística; 2. Preservar e difundir o patrimônio artístico, cultural e histórico; 3. Difundir o conhecimento de bens e valores culturais, através do acesso público ao produto cultural e artístico da região; 4. Estimular o turismo e o desenvolvimento dos setores de comércio e serviço local e da macrorregião; 5. Estimular a reflexão, crítica e análise da cultura nordestina/brasileira; 6. Abrir espaço para o livre pensamento, estimulando a criatividade, a liberdade de expressão e a crítica construtiva, buscando democratizar nossa cultura;

7. Estimular os talentos da terra, como produtores, cantores, dançarinos, atores, entre outros; 8. Desfazer possíveis barreiras entre a cultura e a população, tornando-a acessível a todos; 9. Fomentar os negócios locais através do turismo, comércio e serviços; 10. Contribuir para a formação de novos públicos, talentos e técnicos, fomentando iniciativas educacionais e artísticas.


10

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


11

JUSTIFICATIVAS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Pretende-se com este projeto fomentar a cultura local, haja vista que o Natal é um evento de grande representatividade para a população, tendo como base a tradição e religiosidade inerentes aos festejos natalinos, além de promover um momento lúdico e contemplativo, no qual estarão envolvidas expressões artísticas diversificadas e grupos representativos da cultura local, regional e nacional. Para a comunidade será uma oportunidade de aderir coletivamente e gratuitamente às diversas manifestações de arte, cultura, lazer e entretenimento. Busca-se também integrar a iniciativa pública e privada, trazendo para a cidade impactos positivos diretos como inclusão social, valorização cultural e desenvolvimento socioeconômico. Além desses benefícios, o projeto Natal Encantado movimentará a economia local através do turismo, além de aumentar a demanda e oferta de variados produtos e serviços. Todo o arsenal envolvido para a produção do evento está em diálogo direto com a cultura, arte e tradição, promovendo um espaço para participação de artistas, grupos culturais e sociedade.


12

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

POTENCIAL TURÍSTICO Feira de Santana é a primeira cidade da Zona Turística Caminhos do Sertão, como também sede da Região Metropolitana Portal do Sertão que engloba seis municípios - Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho, São Gonçalo dos Campos.

particularmente pela sua personalidade cultural, impregnada no território, derivada da contribuição de seus fundadores, que deixaram como legado fortes traços de comércio, cuja base desencadeia, com muita propriedade e ao longo dos anos, a alavancagem do turismo de negócios.

A gastronomia é bastante diversificada, conta com mais de 170 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, sorveterias e pizzarias. Caracterizada por oferecer aos feirenses, turistas e visitantes desde uma culinária regional [maniçoba, carne de bode, carne do sol, dentre outros] à internacional [italiana, japonesa, chinesa, espanhola, mexicana].

Além do turismo de negócios, Feira de Santana possui outros produtos e equipamentos turísticos, como a Festa do Vaqueiro em Jaguara, Festa de Nossa Senhora Sant’ana [padroeira da Cidade], São Pedro de Humildes, São João de São José, Micareta, Exposição Agropecuária de Feira de Santana – Expofeira, Igreja de São José das Itapororocas, Igreja Metropolitana de Feira de Santana [Igreja Matriz], Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Igreja Senhor dos Passos, Museu Parque do Saber, Museu de Arte contemporânea, Museu Casa do Sertão, Casarão dos Fróes da Mota, Mercado de Arte Popular, Centro de Abastecimento, Cuca - Centro Universitário de Cultura e Arte, Observatório Astronômico Antares e Mirante de São José onde está sendo construída a rampa para voo livre.

A rede hoteleira possui aproximadamente 29 estabelecimentos entre pousadas e hotéis de pequeno e médio porte com uma média de 3.500 leitos e diárias que variam entre 50 e 250 reais. Ademais, o rico patrimônio turístico que a cidade de Feira de Santana oferece através de sua gente e sua cultura são fortes elementos ao incremento do turismo. Dotada de um patrimônio natural e artificial de paisagens homogêneas e heterogêneas, característicos da região do semiárido, aliado a peculiar maneira de ser do nordestino, Feira de Santana traduz uma promissora oportunidade de mostrar seus produtos e equipamentos turísticos,

Equipamentos de hospedagem mais de 3.500 leitos. Bares e restaurantes mais de 170 estabelecimentos. Transporte opções diversificadas de transporte terrestre, com mais de 40 linhas intermunicipais e 35 linhas do transporte coletivo interno. Serviços de saúde [hospitais, clínicas e farmácias] – mais de 120 estabelecimentos. Outros serviços [academias de ginástica, casas de espetáculos, outros] – mais de 100 estabelecimentos.


13

AÇÕES

SUSTENTÁVEIS Acessibilidade

Atualmente, existem mais de 15 milhões de pessoas com deficiência severa no Brasil. Neste sentido, o Projeto Natal Encantado foi planejado para receber uma grande diversidade de público, incluindo pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Diversas ações serão realizadas para garantir que elas sejam bem-vindas ao evento, destacando-se as áreas reservadas para as pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, instalação de rampas de acesso para facilitar a circulação, disponibilização de banheiros adaptados, contratação de pessoas com deficiência, dentre outras práticas que promovam a autonomia dessas pessoas.

Alimentação

O óleo gerado no preparo de alimentos na praça de alimentação do evento será reaproveitado. Será realizado trabalho de orientação para a coleta e reserva desse óleo, destinando-o para empresas ou entidades que transformam esses resíduos em sabão no município. Os buffets contratados darão prioridade os produtos locais – sem excessos de produtos importados, produzidos em locais distantes de onde acontece o evento. Assim, a emissão de gases e os custos com transporte diminuem, e a economia local é valorizada.

Transporte

O projeto dará prioridade na contratação de fornecedores da região, além de oferecer alternativas de transporte para o público, estimular o uso de transporte coletivo, com eventos realizados em locais de fácil acesso.

Iluminação Utilização de sistema de iluminação LED em cerca de 75% das peças de decoração natalina e iluminação cênica utilizada no projeto. Essa ação proporcionará uma redução de cerca de 80% do consumo de energia. Será utilizado também sistema de abastecimento de energia para os palcos através de geradores, com equipamentos de baixo consumo de combustível.

Resíduos

Realizar campanha educativa sobre o lixo, além do trabalho de coleta seletiva dos resíduos gerados no evento. Incluir na contratação de empresa fornecedora de sanitários químicos, exigência da utilização de produtos de limpeza biodegradáveis.

Materiais Promocionais

Os materiais promocionais utilizados no projeto serão confeccionados com papel reciclado. Os materiais impressos conterão orientação educativa para ser lido e repassado para outros leitores e, em caso de descarte, ser jogado no lixo.


14

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

ATUAÇÃO • • • • • •

Música Dança Teatro Circo Culinária local Audio-visuais

• • • •

Festas tradicionais Artesanato Patrimônio histórico-cultural Economia local, turismo e entretenimento

ATRATIVOS • • • •

Shows musicais Apresentações artísticas Cultura Popular Corais Natalinos

• • • •

Decoração natalina Projeções Audio-Visuais interativas Feira de Artesanato Culinária natalina e local


15

PÚBLICO LOCAL e REGIONAL: ESTIMADO EM 200 mil pessoas em todo o evento distribuídas nos perfis de classe A2, B1, B2, C1 e C2. Classe econômica

Gênero

Atrativos

C

Homens

Outros

B

Mulheres

Proximidade Espetáculos

A

Idade

Meios de transporte Crianças

Transporte público

Jovens

Carro próprio

Adultos

Outros

Idosos


16

ETAPAS E METAS ARTICULAÇÃO [agosto a setembro de 2013]: Buscar parcerias e captar recursos; Finalizar planejamento da produção executiva do projeto; Planejar logística de utilização dos espaços públicos onde serão realizadas as apresentações; Preparar plano de comunicação do projeto.

PRÉ – PRODUÇÃO [outubro a novembro de 2013]: Seleção e contratação de artistas e grupos culturais; Aplicar plano de comunicação do projeto – Fase 1; Seleção e contratação dos prestadores dos serviços previstos no projeto; Preparação dos espaços públicos onde serão realizadas as apresentações.

PRODUÇÃO [dezembro de 2013]: Produção executiva; Montar estrutura para as apresentações artísticas e culturais do projeto; Aplicar plano de comunicação do projeto – Fase 2; Realizar as apresentações artísticas e culturais do projeto.

PÓS - PRODUÇÃO [janeiro de 2014]: Montar relatório de pós-venda do projeto.


17


18

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


19


20

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

DIVERSIDADE CULTURAL Uma grade artística multidiciplinar para levar cultura e arte à todos os gostos *Atrações em negociação de agenda.

ESPETÁCULOS DE DANÇA


21

APRESENTAÇÕES TEATRAIS

APRESENTAÇÕES CIRCENSES

ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA

GRUPOS FOLCLÓRICOS


22

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

R. TERT

PRAÇA BERNARDINO BAHIA

PRAÇA J. PEDREIRA

R. VISCONDE DO RIO BRANCO

IGREJA DOS REMÉDIOS

UALNO

CARNE IRO

PRAÇA FROÉS DA MOTA

PREFEITURA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

IGREJA MATRIZ

Mapa de atuação do projeto

ESPAÇO MARCO MORAES

AV. GETÚLIO VARGAS


23

RAZÕES

PARA INVESTIR Branding, responsabilidade social, ações promocionais e patrocínio de shows com artistas de projeção nacional. Conheça 08 razões fundamentais para que sua empresa invista nesse projeto.

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)

Este projeto está inscrito na Lei Rouanet. O investimento realizado poderá ser deduzido em impostos e tributos. Estimativa de mais de 200.000 mil espectadores em todos os espetáculos do evento; Alcance de mais de 2,5 milhões de pessoas nas ações de comunicação do projeto; Consolidação da marca do patrocinador em um dos mais importantes pólos econômicos do nordeste brasileiro; Sua marca estará envolvida em um projeto de relevância cultural para o estado da Bahia; Mídia positiva na associação da marca à mensagem de solidariedade e tradição do projeto natalino; Estímulo ao turismo e ao desenvolvimento dos setores econômicos de Feira de Santana e macrorregião; Participação de artistas e grupos que possuem projeção nacional;


24

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

COMUNICAÇÃO O Plano de Comunicação do projeto prevê o alcance direto de suas ações e promoção a mais de 2,5 milhões de pessoas, principalmente no estado da Bahia. O Plano de Comunicação do projeto utilizará diversos meios, como jornais, rádios, TVs, Internet, mídia estática, mídia impressa e redes sociais. Será implementada de acordo com as necessidades e características do seu público alvo, clientes, patrocinadores, apoiadores e comunidade. A veiculação dos seus produtos estará vinculada à aplicação das marcas de seus patrocinadores em todas as peças publicitárias produzidas pelo projeto, de acordo com a cota contratada e em conformidade com o manual de uso de logomarcas de cada empresa patrocinadora.

CROSSMIDIA Veiculação TV de alcance estadual Veiculação de outdoor simples regional Veiculação de outdoor simples - Salvador Veiculação de outdoor luminoso - Salvador Anúncio em jornal de circulação estadual - formato: página Inteira Veiculação de banner fixo em site de notícias de prospecção estadual Veiculação de VT em telão de alta resolução truckdoor - Feira de Santana Folder E CARTAZES COM A programação camisas e souvenirs MERCHANDISIGN dENTRO DO evento AÇÕES PROMOCIONAIS* Veiculação de comerciais em rádios REGIONAIS DESENVOLVIMENTO DE WEBsite do evento E DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS *Os custos das ações promocionais é de responsabilidade do patrocinador.


25


26

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


27


28

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

PLANO DE COTAS COTA MASTER R$ 800.000,00 Quant. 30 400 40 05 300 20.000 01 10.000 1000

Descrição Anúncios de TV no formato de 30” Inserções de rádio no formato de 30” Outdoors Anúncios de jornal Inserções em telão luminoso Impressos institucionais Ação promocional Envio de mala direta por e-mail Camisas promocionais

COTA PLATINA R$ 550.000,00 Quant. 300 30 04 200 20.000 01 10.000 800

Descrição Inserções de rádio no formato de 30” Outdoors Anúncios de jornal Inserções em telão luminoso Impressos institucionais Ação promocional Envio de mala direta por e-mail Camisas promocionais

COTA OURO R$ 400.000,00 Quant. 200 20 03 150 20.000 01 10.000 700

Descrição Inserções de rádio no formato de 30” Outdoors Anúncios de jornal Inserções em telão luminoso Impressos institucionais Ação promocional Envio de mala direta por e-mail Camisas promocionais

COTA PRATA R$ 250.000,00 Quant. 150 15 02 100 20.000 10.000 600

Descrição Inserções de rádio no formato de 30” Outdoors Anúncios de jornal Inserções em telão luminoso Impressos institucionais Envio de mala direta por e-mail Camisas promocionais

COTA BRONZE R$ 100.000,00 Quant. 100 10 01 50 20.000 10.000 500

Descrição Inserções de rádio no formato de 30” Outdoors Anúncio de jornal Inserções em telão luminoso Impressos institucionais Envio de mala direta por e-mail Camisas promocionais


29

ORÇAMENTO PREVISTO PRE PRODUÇÃO R$ 90.000,00

PRODUÇÃO

Estrutura R$ 1.085.900,00 Produção R$ 330.000,00 Atrações R$ 1.065.000,00 Decoração R$ 800.000,00

COMUNICAÇÃO R$ 615.700,00

TOTALIZANTE R$ 3.986.600,00


30

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


31


32

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


33

PÓS-VENDAS O projeto prevê a realização de relatório de pós venda, com clipagem das principais coberturas jornalísticas, avaliação das metas alcançadas e pesquisa de satisfação nas redes sociais.

FICHA TÉCNICA PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER José Ronaldo de Carvalho - Prefeito Jailton Batista dos Santos – Secretário Naron Vasconcelos – Diretor de Eventos DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Roberta de Andrade Carvalho – Secretaria de Cultura Esporte e Lazer Luiz Carlos Brasileiro de Andrade - Ferramenta Consultoria em Projetos COMISSÃO EXECUTIVA Celismara Gomes da Silva - Centro Universitário de Cultura e Arte Ana Paula Barbosa Gonzaga – Serviço Social do Comércio Jailton Batista dos Santos - Secretaria de Cultura Esporte e Lazer CONTATOS Jailton Batista dos Santos - jailtonbatista4@uol.com.br Roberta de Andrade Carvalho - rocarvalho72@gmail.com Luiz Carlos Brasileiro de Andrade - atendimento@ferramentaconsultoria.com.br www.feiradesantana.ba.gov.br e-mail: secultura@pmfs.ba.gov.br Rua Domingos Barbosa de Araújo, 1071- - Kalilândia Feira de Santana – Bahia – CEP 44.075-095 Fone: (75) 3623-7616 / 3603-8500


34

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil


35


36

Design Grรกfico | Blza! www.tudoblza.com.br Fotografias ACM

Natal Encantado - Feira de Santana, Bahia, Brasil

Natal Encantando 2013  

Projeto Comercial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you