Page 1


1,5 milh천es de foli천es


FEIRA DE SANTANA CIDADE DESENVOLVIMENTO

Feira de Santana é um município brasileiro do Estado da Bahia, situado a 107 quilômetros de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Segunda cidade mais populosa do estado com aproximadamente 700.000 habitantes e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade de toda a região Nordeste do Brasil que não seja capital de um estado. É o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial e comercial do interior da Bahia e um dos principais do Nordeste, exercendo influência sobre centenas de municípios da região. Feira de Santana é considerada a cidade mais dinâmica do país com população acima de 550 mil habitantes, destacando-se como uma das três cidades que mais crescem no Brasil. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de indústria, comércio e serviços. Neste sentido, Feira de Santana se prepara para o grande desafio de tornar-se cidade referência em crescimento econômico e social, consolidando sua posição de importante centro metropolitano nos próximos 30 anos.


A Micareta de Feira é considerada a maior do Brasil, atingindo um público de mais de 1,5 milhões de foliões de diversas regiões da Bahia, do Brasil e do mundo, movimentando mais de 50 milhões de reais em capital de investimento e giro. Gera grandes oportunidades de negócios para os serviços de produção cultural, lazer, entretenimento e turismo, beneficiando mais de 180 empresas em toda a sua cadeira produtiva, envolvendo a contratação de mão de obra direta e indireta de mais de 5 mil pessoas.


POR AQUI PASSAM GRANDES ESTRELAS

DANIELA MERCURY

DURVAL LÉLYS

CLÁUDIA LEITTE

saulo


“Atrás do trio elétrico Só não vai quem já morreu Quem já botou pra rachar Aprendeu que é do outro lado Do lado de lá do lado Que é lado, lado de lá” [Caetano Veloso]


Patrimônio Cultural da Bahia MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR As festas momescas de Feira de Santana, assim como das diversas cidades da Bahia, têm como principal referência o Entrudo e, nos finais do século XIX, o Carnaval. Até o surgimento do Carnaval de Feira de Santana, no final do século XIX, muitos entrudos foram realizados na comunidade. Apesar dos primeiros registros carnavalescos nos jornais feirenses datarem do século XIX, historiadores afirmam que foi na década de 20, principalmente em 1929, que os festejos ganharam maior destaque. O Carnaval de 1937 foi um dos últimos a serem realizados na cidade. As chuvas fortes e intensas não permitiram a realização do tríduo carnavalesco, com isso, um movimento iniciado por lideranças locais sugeriu a criação da Páscoa da Folia, denominada depois de muitos debates de “Micareta de Feira”, tendo como principal objetivo complementar os festejos carnavalescos do referido ano que, pela sua não realização, tinham deixado um sentimento de insatisfação na população. Durante mais de sete décadas, a Micareta de Feira se consolidou como uma das maiores manifestações populares do país, como importante patrimônio cultural da Bahia, com sua diversidade de expressões artísticas das marchinhas, bailes e carros alegóricos; das escolas de samba, blocos afros e trios elétricos. Uma vitrine para artistas e movimentos culturais de diversos estilos e tradições.

Mais que um simples festejo carnavalesco fora de época, a Micareta de Feira, a primeira do país, é um forte elemento de resistência e um patrimônio cultural da Bahia. É a folia que não se entrega na Quarta-Feira de Cinzas e insiste em reviver semanas depois, na maior cidade do interior do estado, ao som dos trios elétricos, da percussão dos blocos afro, da cadência das escolas de samba, do batuque mais sagrado que profano dos afoxés. A Micareta de Feira é tudo isso e mais o que o coração e a mente do folião forem capaz de imaginar. É o carnaval folião querendo mais um tempo, mais música, mais dança, mais animação, mais alegria. A Micareta de Feira passou por diversas transformações, com seus bailes, blocos populares, carros alegóricos e trios elétricos, se tornando uma das principais referências do estado, enraizando um forte legado cultural que passa de geração para geração. Hoje, ela é considerada a maior do país, atingindo um público de mais de 1,5 milhões de foliões de diversas regiões do Brasil e do mundo, movimentando mais de 50 milhões de reais em capital de investimento e giro. A Micareta de Feira é uma diversidade de manifestações e comportamentos; uma explosão de cores e alegrias que emociona e encanta as pessoas.


OBJE TIVOS Fortalecer e promover a Micareta de Feira como elemento de forte referência cultural e turística da Bahia, bem como desenvolver e ampliar seu potencial mercadológico.

ESPECÍFICOS a) Valorizar e difundir a Micareta e fortalecer sua diversidade cultural; b) Fortalecer e explorar o potencial turístico do evento; c) Desenvolver a economia cultural e estimular os setores de comercio e serviços da região; d) Promover artistas e grupos da cultura local; e) Estabelecer parcerias visando fortalecer o relacionamento do poder público e da comunidade com as instituições, empresas e grupos representativos e atuantes na Micareta; f) Oferecer ao público oportunidades de acesso à diversidade cultural baiana e sua pluralidade de expressões artísticas; g) Promover a sustentabilidade ambiental e atuar com responsabilidade social; h) Contribuir para a formação de novos públicos, talentos e técnicos, fomentando iniciativas artísticas e culturais; i) Realizar amplo trabalho de promoção e comunicação social do evento.


Período de realização 24 a 27 de abril de 2014 23/04/2014

24 a 27/04/2014

ABERTURA OFICIAL

MICARETA

24 a 27/04/2014

25 a 27/04/2014

QUILOMBOLA

CIRCUITO CHARLES ALBERT

OUTRAS ATIVIDADES 19/04/2014

20/04/2014

GRANDES EMOÇÕES DA MICARETA” – BAILE TRADICIONAL [FEIRA TÊNIS CLUBE]

ESQUENTA MICARETA – CORTEJO CULTURAL DA RUA SÃO DOMINGOS


CIRCUITO

MANECA FERREIRA 3 km de pura alegria

Principal circuito da Micareta de Feira. Situado na Avenida Presidente Dutra, tem início no Centro de Cultura Amélio Amorim e vai até a JJ Seabra, próximo a Casa de Saúde Santana. É onde desfilam os trios e os blocos convencionais. O circuito possui 03 km de extensão.

Data | 23 a 27/04/2014 Público bastante diversificado, com a maior concentração de pessoas durante todo o evento. Agrega público local e regional, além da maioria dos turistas de origem de outros estados e países.

ESQUENTA MICARETA cortejo cultural rua são domingos Composto de diversos cortejos e manifestações culturais, o esquenta Micareta está virando tradição no evento, realizado num dos bairros mais boêmios de Feira de Santana.

Data | 20/04/2014 Público predominantemente jovem [de 16 a 25 anos].


CIRCUITO

QUILOMBOLA cultura e afirmação

O Circuito Quilombola fica na Avenida João Durval. Por lá desfilam as entidades afros, blocos temáticos e afoxés.

Data | 24 a 27/04/2014 Público diversificado local e regional [principalmente de jovens e adultos], com potencial para agregar público de outras regiões do país e internacional.

CIRCUITO

CHARLES ALBERT carnaval tradição

A Micareta de Feira estende-se também para outros pontos, a exemplo da Praça da Kalilândia, onde no Espaço Charles Albert acontece um carnaval tradicional, agregando diversas manifestações culturais da Bahia.

Data | 25 a 27/04/2014 Público diversificado local e regional [principalmente de crianças, jovens, adultos e idosos], com potencial para agregar público de outras regiões do país e internacional.


Público alvo ESTIMADO O PÚBLICO ESTIMADO É DE APROXIMADAMENTE 1,5 MILHÕES DE PESSOAS LOCAL E REGIONAL | 1,49 milhões de pessoas em todo o evento. Formado pela população local/regional, constitui-se do maior volume do público alvo do evento. Perfil de classe B1, B2, C1 e C2.

42% 58%

NACIONAL | 10 mil pessoas em todo o evento. Formado por turistas e visitantes de diversas regiões do país, principalmente nordeste e sudeste. Perfil de classe A2, B1 e B2. Permanecem no evento por 1 ou 2 dias. D C AB

42% 58% 42% 58% Classe econômica Classe AB - 24,2% Classe C - 49,7% Classe D - 26.1 %

D D

C

Crianças

Transporte público

C

AB

Jovens

Carro próprio

Adultos

Bate e volta

Idosos

Excursão

AB

Classe econômica Classe AB - 24,2% Classe C - 49,7% Classe D - 26.1 %

Classe econômica Classe AB - 24,2% Classe C - 49,7% Idade - 5% Classe D - 26.1 Idoso % Adultos - 40% Jovens - 45% Crianças - 10%

Meios de transporte Excursão - 15% Bate Volta - 28% Carro próprio - 24% Transporte público - 38% Transporte público

Crianças Crianças

Jovens

Transporte público

Carro próprio


Serviços turísticos HOSPEDAGEM | mais de 3.500 leitos. BARES E RESTAURANTES | mais de 170 estabelecimentos. TRANSPORTE | opções diversificadas de transporte terrestre, com mais de 40 linhas intermunicipais e 35 linhas do transporte coletivo interno. Frota de mais de 1.400 taxis. SERVIÇOS DE SAÚDE [hospitais, clínicas e farmácias] | mais de 180 estabelecimentos. OUTROS [academias de ginástica, casas de espetáculos, outros] | mais de 60 estabelecimentos.

Guarda municipal de Feira de Santana.


Sustentabilidade e responsabilidade social Acessibilidade e mobilidade Diversas ações serão realizadas para garantir que elas sejam bem-vindas ao evento, destacando-se as áreas reservadas para as pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, instalação de rampas de acesso para facilitar a circulação, disponibilização de banheiros adaptados, contratação de pessoas com deficiência, dentre outras práticas que promovam a autonomia dessas pessoas. Promove-se também durante a Micareta o Camarote Social, em parceria com da Secretaria de Desenvolvimento Social para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Transporte O projeto dará prioridade na contratação de fornecedores da região, além de oferecer alternativas de transporte para o público, estimular o uso de transporte coletivo, com eventos realizados em locais de fácil acesso.

Resíduos Realizar campanha educativa sobre o lixo, além do trabalho de coleta seletiva dos resíduos gerados no evento. A prefeitura de Feira de Santana promove o Bloco Verde, através de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente. Incluir na contratação de empresa fornecedora de sanitários químicos, exigência da utilização de produtos de limpeza biodegradáveis.

Materiais Promocionais Os materiais promocionais utilizados no projeto serão confeccionados com papel reciclado. Os materiais impressos conterão orientação educativa para ser lido e repassado para outros leitores e, em caso de descarte, ser jogado no lixo.

Segurança Ficam envolvidos em todo o sistema de segurança do evento mais de 10.000 agentes, envolvendo policiais civis e militares, guardas municipais e segurança privada.

EMPREGOS TEMPORÁRIOS GERADOS PELO PROJETO Aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos


10 razões para investir na micareta de feira

É a maior micareta do Brasil.

A segunda maior manifestação cultural popular da Bahia.

Possui grande potencial turístico e mercadológico.

Atinge público Movimenta mais alvo de mais de de 50 milhões de 1,5 milhões de reais em capital pessoas. de investimento e giro.

Atinge mais de 7 milhões de pessoas em suas ações promocionais.

Fortalece a diversidade cultural da Bahia.

Movimenta os setores de comércio e serviços de toda a região.

Gera mais de 5 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

Possui um amplo plano de sustentabilidade social e ambiental.


CROSS MIDIA O plano de comunicação da MICARETA DE FEIRA | 2014 será executado de forma integrada, envolvendo a veiculação em redes de televisão, inserção em rádios, jornais impressos, placas de outdoors, comunicação visual nos circuitos, além de veículos de informação e interação na internet e aplicativo para smartsphones e tablets, ampliando a cobertura e garantindo maior visibilidade para o patrocinador. Estima-se que o plano de comunicação do projeto alcance, em suas ações promocionais, mais de 7 milhões de pessoas.


Cota 1 Cota 2

TV TV será a midia de maior alcance. Serão exibidos anúncios nas emissoras de maior audiência.


Cota 1 Cota 2 Cota 3 Cota 4 COTA 5

OUTDOOR A mídia outdoor será base em nossa campanha. De grande visibilidade, promoverá a Micareta edição 2014 e seus patrocinadores.


Cota 1 Cota 2 Cota 3 Cota 4 COTA 5

jornal Serão veiculados anúncios nos jornais de maior circulação.


Cota 1 Cota 2 Cota 3 Cota 4 COTA 5

MERCHANDISIGN As marcas dos patrocinadores ser達o amplamente divulgadas nos circuitos da Micareta.


Cota 1 Cota 2 Cota 3 Cota 4 COTA 5

impressos Serão realizados diversos tipos de impressos, desde cartazes, folders e panfletos com a programação.


Cota 1 Cota 2 Cota 3 Cota 4 COTA 5

CAMISAS As camisas serão utilizadas pelo staff, além disso, serão entregues a convidados.


TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE Objetivando criar interatividade com o público e otimizar um importante canal de informação, desenvolveremos um aplicativo para smartsphones e tablets. Estará disponível pra download gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

FUNCIONALIDADES Divulgar a programação artística; Apresentar mapa da folia; Informação de achados e perdidos; Localização de postos de saúde, pontos de apoio, banheiros públicos e módulos policiais; Mapa com roteiros gastronômicos e hospedagens; Criar ações de interatividade com o público através de campanhas promocionais; Publicar editoriais sobre a folia; Download de wallpapers e arquivos multimideas.


A PRIMEIRA DO BRASIL

A PRIMEIRA DO BRASIL

2014

A PRIMEIRA DO BRASIL

2014

2014


FICHA TÉCNICA PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA José Ronaldo de Carvalho - Prefeito SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER Jailton Batista dos Santos – Secretário FUNDAÇÃO CULTURAL MUNICIPAL EGBERTO TAVARES COSTA Antonio Carlos Daltro Coelho – Presidente

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Luiz Carlos Brasileiro de Andrade FERRAMENTA | Assessoria e Consultoria em Projetos Ltda.

DESIGN GRÁFICO Blza! www.tudoblza.com.br


Micareta Feira 2014  

Projeto Comercial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you