Page 1

YourFashion I N T R O D U Z I N D O


YOUR FASHION

ALINE SARDÁ Universidade Estácio de Santa Catarina Curso de Design de Moda Aplicativo com foco na tendência comportamental DIY (Do it Yourself ) Orientadora: Jamilly Machado Junho de 2018


YOUR FASHION

SUMÁRIO 04. CENÁRIO

06. MACROTENDÊNCIA

08. PÚBLICO ALVO

10. SUSTENTABILIDADE


YOUR FASHION

12. SOBRE NÓS

14. IDENTIDADE DE MARCA

16. APLICAÇÕES DO LOGO

18. USER INTERFACE

24. REFERÊNCIAS


YOUR FASHION

Quando as ferramentas de produção estão disponíveis para todos, todos se tornam produtores.

4

-Chris Anderson


YOUR FASHION

CENÁRIO

A terceira revolução industrial está em curso com a junção entre o digital e o mecânico. Diante disso o segmento de moda atendo a todas as mudanças não fica a margem e abre caminho para movimentos como o Do it Yourself, que vem se difundindo e ganhando cada vez mais força entre aqueles que buscam não se satisfazer em receber um modelo pronto, seja ele qual for, objeto ou serviço, e assim optam por manifestar sua personalidade através de transformações, tornando o produto mais criativo, colaborativo e único. Esse público crescente foi nominado como ‘makers’, unidades essenciais desse processo que pode promover mudanças de paradigmas na forma como as futuras gerações se relacionam com a tecnologia, em especial a internet. Por conseguinte já estamos vivenciando uma fase

onde a utilização de aparelhos moveis e aplicativos, se estabeleceu como algo indispensável no dia a dia das pessoas, além de ser um grande influenciador no modo de consumir e criar moda. Porém, no mercado a variedade de apps aplicados a conteúdos que vão além de tendências e look do dia é extremamente escasso, o que nos possibilita a criação e introdução de aplicativos para o universo Fashion que realmente sejam relevantes para a criação e confecção de roupas. Sendo assim, a proposta do app Your Fashion é buscar satisfazer as necessidades de um público sedento por sua expressão criativa na moda através do DIY, disponibilizando conteúdos e serviços educacionais para confecção, criação e customização de peças de roupa.

5


YOUR FASHION

6


YOUR FASHION

MACRO TENDÊNCIA DIY Devemos provocar intervenções em padrões antes imutáveis, criar através do Faça Você Mesmo (Do It Yourself, DIY) características singulares, deixar que floresça dentro de nós um consumidor autor. Desligar a idéia de apenas consumir e se permitir fazer parte da produção e confecção do que se consome. Possibilitar exercer sua auto expressão e individualidade, dando um novo aspecto a padronização de produtos e serviços que existe. Ser o protagonista na criação de peças para uso próprio, transformando seus traços e aspectos em objetos de natureza única. Atribuir a prática de consumo, um novo conceito, em que a aquisição do produto por si só não é mais o único propósito, e sim a oportunidade de estabelecer novos princípios, elaborando situações cada vez mais autênticas e naturais. Precisamos buscar ser livres e independentes na forma de consumir, atribuir a mercadoria um preço que transcenda seu valor estético e prático, sem idealizar a felicidade apenas no modismo, no consumo exagerado e sempre se questionar da sua real significância.

7


YOUR FASHION

PÚBLICO ALVO Criatividade e autenticidade são as palavras chaves para nosso público. Consumidores vanguardistas que não se acomodam com o que é oferecido, buscam sempre coisas novas que representem a sua singularidade. Gostam de colocar um pouco de si no que usam, produzindo suas próprias roupas, criando peças exclusivas que representem sua personalidade forte. Nosso aplicativo foi assim pensado para pessoas que possuem uma mente inquieta, que transborda criatividade, que buscam fazer de uma peça de roupa duas, tornar um produto popularizado único.

9


YOUR FASHION

SUSTENTABILID

A forma como consumimos e fazemos moda mudou drasticamente nos últimos 30 anos, mediante a incorporação do Fast Fashion no mercado, que despertou na sociedade um pensamento de que tudo é rapidamente descartável, estima-se inclusive que 50 milhões de toneladas de roupas são jogadas fora a cada ano, causando um grande impacto negativo ao meio ambiente. Diante disso, movimentos como o Fashion Revolution surgiram para aumentar a conscientização sobre o real custo da moda e seu impacto ambiental em todas as fases do processo de confecção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível por meio de um consumo consciente e de uma produção 100% limpa. Com base em todas essas informações a Your Fashion busca através de seu caráter sócio-ambiental instigar novos hábitos em seus usuários, valorizando a criatividade através da customização e a confecção de novas peças por meio do reuso de materiais e tecidos provenientes de descarte de grandes industriais. Por fim, serão disponibilizados conteúdos referentes ao tema gratuitos, buscando diminuir a quantidade de peças de roupas descartadas prematuramente.

10


YOUR FASHION

DADE

11


YOUR FASHION

SOBRE NÓS

A Your Fashion é um aplicativo de moda educativo com conteúdos e serviços que possibilitam a confecção, criação e customização de peças de roupa, através de um sistema colaborativo onde estudantes, modelistas e costureiras disponibilizarão seus materiais para o acesso de nossos usuários.

12


YOUR FASHION

Missão Dar voz, mão e autonomia para mentes criativas criarem sua própria moda.

Visão Ser uma das principais marcas no mercado de aplicativos voltado para a Moda, tornando-se referencia a nível internacional.

Valores Prezar pelo bem estar nas relações com colaboradores e clientes; Comprometimento com a responsabilidade sócio-ambiental; Compromisso com a qualidade dos serviços; Inovação;

13


YOUR FASHION

IDENTIDADE DE MARCA 01

Cores

#242431

C: 87%

M: 86% R: 36

#00c0b6

Y: 62%

M: 36

R:47%

Y: 47

02

Tipografia

Gilam Black ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghi jklmnopqrstuvwxyz 123456789!@$*&()

14

C: 77%

M: 0%

R: 0

G: 192

Y: 41% B: 182

K: 0%


YOUR FASHION

Proporção

Respiro Logo

15


YOUR FASHION

APLICAÇÕES DO LOGO

Aplicações do logo em materiais para escritório.

16


YOUR FASHION

17


YOUR FASHION

USER INTERFACE

18


YOUR FASHION


YOUR FASHION

20


YOUR FASHION

21


YOUR FASHION

22


YOUR FASHION

*texto ilustrativo

23


YOUR FASHION

REFERÊNCIAS SITES

LIVROS

www.pexels.com.br

Moda com Propósito - André Carvalhal

www.contioutra.com www.otavioreis.com.br www.contemporaneabrasil.com.br www.infograficos.estadao.com.br www.sebrae.com.br www.descola.org www.diytoolkit.org www.somostodosum.com.br www.psicologosberrini.com.br www.implantandomarketing.com www.juliarolim.wordpress.com www.portugaltextil.com www.vivagreen.com.br www.super.abril.com.br www.terra.com.br www.elo7.com.br www.pixabay.com.br www.ffw.uol.com.br

24

A Psicologia das Cores. Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão - Eva Heller Não me faça pensar - Steve Krug


Your Fashion App  

Trabalho de conclusão do curso de Design de Moda da Universidade Estácio de Santa Catarina.

Your Fashion App  

Trabalho de conclusão do curso de Design de Moda da Universidade Estácio de Santa Catarina.

Advertisement