Page 1

MA NUAL DE IDENTI DADE VI SUAL


MANUAL,

pra quê? A integração entre os elementos de comunicação é essencial para estabelecer padrão, uniformidade e coerência no discurso da empresa. Deve haver homogeneidade na apresentação dos produtos, nas manifestações e peças gráficas, na publicidade e em cada elemento da sua identidade. A Identidade Visual não só serve como identificação padronizada de uma marca, mas é a forma mais eficaz de comunicar-se com o público-alvo, de apresentar o discurso, de mostrar como a marca é forte, coerente e bem definida.

O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE MANUAL É ORIENTAR, FACILITANDO A UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DA MARCA. AO DESENVOLVER QUALQUER MATERIAL DE COMUNICAÇÃO PARA O ESTÚDIO VEREDAS, DEVE-SE CONSULTAR O PRESENTE DOCUMENTO PARA ASSEGURAR QUE SEJA FEITA A CORRETA APLICAÇÃO DA MARCA E SEUS ELEMENTOS.


SU -MÁRIO

4 conceitos 9 identidade visual 10 marca 11 12 12 13 14 15 16

conceito área de não-interferência redução versões cromáticas versões acromáticas aplicação em fundos usos indevidos

17 universo visual 18 19 20 22

paleta cromática tipografia grafismos estilo de box

23 aplicações 24 29

impressas digitais

31 arquivos


conceitos


SONHO

infância Inconsciência sensibilidade efemeridade nostalgia

Através do universo do sonho é possível trazer o sentimento de INFÂNCIA, evidenciando nuances como a SENSIBILIDADE, a INCONSCIÊNCIA, a EFEMERIDADE e a NOSTALGIA. O objetivo é explorar graficamente a sensibilidade e a delicadeza presentes na criança, como também noções da infância que só temos na fase adulta: como a de inconsciência da própria felicidade, que se torna nostalgia na fase adulta, enfatizando a efemeridade da vida. Assim como os sonhos, o sentimento de infância é algo que carregamos durante toda a vida.

QUANDO ERA CRIANÇA Quando era criança Vivi, sem saber, Só para hoje ter Aquela lembrança. E hoje que sinto Aquilo que fui. Minha vida flui, Feita do que minto. Mas nesta prisão, Livro único, leio O sorriso alheio De quem fui então. FERNANDO PESSOA


TRILHAS

veredas diversidade realidades caminhada preciosidade

O conceito de trilhas pode ser explorado visualmente em vários sentidos dentro do projeto. Está primeiramente ligado ao significado de veredas: caminhos preciosos e ricos em água no meio dos sertões. Além disso, abrange os diferentes rumos e caminhos que podemos tomar desde a infância até a fase adulta como também a diversidade de realidades e culturas existentes no Brasil.

"O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia..." "O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando." TRECHOS DE GRANDE SERTÃO VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA


IDENTI -DADE

visual COMPOSTO PELA MARCA, PALETA CROMÁTICA, TIPOGRAFIA E ELEMENTOS GRÁFICOS, ESTE PROJETO DE IDENTIDADE VISUAL REFLETE O POSICIONAMENTO DO ESTÚDIO VEREDAS. A marca é mais que um simples desenho, é a representação de atributos e valores que refletem a visão do Estúdio Veredas. Para transmitir corretamente a mensagem que se deseja é necessário utilizar todos os elementos que compõem a identidade de forma consistente.


10

marca MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


11

conceito

{MARCA}

As formas do lettering remetem a letras desenhadas por uma criança ou distorcidas, como num sonho. E a composição das letras, onde uma invade o espaço de outra, respresenta o conceito de trilhas ou caminhos.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


12

área de não-interferência

{MARCA}

X/5 X/5

X = largura da marca área de não-interferência = X/5

X/5 X/5

X

redução IMPRESSA

DIGITAL 15mm

10mm

40px 50px

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

A fim de preservar a visibilidade e leitura da marca, nenhuma informação ou elemento gráfico (textos, outras assinaturas etc.) pode ultrapassar o espaço delimitado pela linha laranja.

{MARCA}

Para garantir a reprodução legível da marca não é permitido reduzí-la a um tamanho menor que o determinado ao lado.


13

versões cromáticas amarelo Pantone 7404 U C0 M10 Y100 K0 R220 G255 B0 # DCFF00

laranja Pantone 2011 U C0 M42 Y89 K9 R0 G80 B96 # 005060

versões positivas cromáticas

versão negativa acromática

versões acromáticas preto Pantone 2011 U C0 M42 Y89 K9 R0 G80 B96 # 005060

versão positiva acromática

versão negativa acromática

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

{MARCA}

A versão de uso preferencial é a negativa, sobre as cores da marca. Para uso externo, na impossibilidade desta aplicação, é permitido o uso em suas versões positivas sobre fundo branco ou na negativa sobre outras cores, sempre observando o constraste.

{MARCA}

Na impossibilidade de se reproduzir a marca nas cores estabelecidas anteriormente, é permitido utilizar as versões acromáticas.


14

aplicação em fundos

{MARCA}

FUNDOS CHAPADOS A marca deve ser aplicada sobre fundos nas cores institucionais laranja e amarela (ver paleta cromática pg 18). Para aplicações externas, na impossibilidade de aplicar a marca sobre essas cores, deve-se usar fundo branco ou preto. Não é permitido aplicar a marca sobre outras cores de fundo.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


15

aplicação em fundos

{MARCA}

FOTOGRAFIAS E ILUSTRAÇÕES São permitidas as aplicações sobre esses fundos, desde que sua legibilidade não seja prejudicada. Deve-se buscar a área mais homogênea da imagem para aplicação da marca e respeitar o respiro definido anteriormente.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


16

usos indevidos

não alterar a proporção entre os elementos

não aplicar a marca em outline

não utilizar efeitos

não alterar a tipografia

não aplicar a marca em escala de opacidade reduzida

não distorcer a marca

não inclinar a marca

não alterar a posição dos elementos

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

{MARCA}

A marca não deve ser alterada, seja na fonte, na cor ou na forma. Nunca redesenhe a marca. Ao lado, alguns exemplos de erros que não podem ocorrer. É importante que a marca seja reproduzida com fidelidade.


universo visual MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


18 {PALETA CROMÁTICA}

amarelo

Pantone 7404 U C0 M10 Y100 K0 R253 G207 B65 #FDCF41

laranja

Pantone 2011 U C0 M42 Y89 K0 R244 G153 B87 #F49957

azul

Pantone 7691 U C98 M30 Y0 K20 R70 G113 B152 #467198

marrom

Pantone 2320 U C0 M46 Y83 K58 R121 G93 B72 #795D48

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

As cores tem um papel de extrema importância na identificação visual de uma marca, portanto é imprescindível que a paleta seja aplicada corretamente. Ao lado, as quatro cores que compõem a paleta da marca com as especificações técnicas nas principais escalas para impressão e reprodução digital.


19 {TIPOGRAFIA}

Midiet Sans Light

Midiet Sans Light

Midiet Sans Medium

Midiet Sans Medium

Midiet Sans Bold

Midiet Sans Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQ ABCDEFGHIJKLMNOPQ abcdefghijklmnopqrst abcdefghijklmnopqrst 1234567890 1234567890 ABCDEFGHIJKLMNOPQ ABCDEFGHIJKLMNOPQ abcdefghijklmnopqrst abcdefghijklmnopqrst 1234567890 1234567890 ABCDEFGHIJKLMNOPQ ABCDEFGHIJKLMNOPQ abcdefghijklmnopqrst abcdefghijklmnopqrst 1234567890 1234567890 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

O uso coerente da tipografia é um recurso que confere unidade e profissionalismo à imagem de uma empresa.Para materiais de caráter institucional deve-se utilizar a família Midiet Sans, nas variações ao lado. Como tipografia secundária de uso restrito indica-se a VERDANA para casos em que não seja possível utilizar a Midiet.


20

elementos

A linha curva representa um rio ou vereda. Deve ser aplicado sempre na cor azul e sobreposto a algum outro elemento. Deve-se aplicar, em pelo menos uma de suas extremidades, o círculo ou o retângulo também em azul. ângulo de 27°

O triângulo orgânico é baseado em desenhos topográficos e traz fluidez para a composição.

Elementos gráficos que representam montanhas (triângulos), e caminhos (losango). Enriquecem a composição.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

{GRAFISMOS}

As composições formadas são abstratas e remetem aos conceitos de sonho e trilha, formando composições divertidas e lúdicas. Alguns elementos são feitos com linhas mais orgânicas, baseados em projeções topográficas e formam um interessante contraste com os elementos mais geométricos.


21

diretrizes de uso

{GRAFISMOS}

Usar os grafismos sempre associados e nas cores da paleta cromática, criando uma composição variada. Não rotacionar os elementos

Nunca aplicar os elementos na diagonal. Não distorcer o ângulo do losango.

Nunca aplicar os elementos separados uns dos outros. Eles devem estar sempre associados, como apresentado anteriormente. Não distorcer os triângulos.

Nunca aplicar os elementos na vertical. Não aplicar o azul em triângulos ou elementos que não façam parte da representação da vereda.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


22

construção

{ESTILO DE BOX}

X

1/ X 3

X

1/ X 5

1/ X 5

X

Uma das linhas deve ter sempre a medida de x por 2,5x. A outra deve ser infinita de um lado, acabando na borda e do outro lado mede x.

14 PT

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

14 PT

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam hendrerit, lorem id fringilla semper, augue dolor egestas enim, nec lobortis metus felis quis nulla.

Nam hendrerit, lorem id fringilla semper, augue dolor egestas enim, nec lobortis metus felis quis nulla. 2,5 X

X

PROIN A FEUGIAT

PROIN A FEUGIAT

1/ X 2

LOREM IPSUM LOREM IPSUM

12 PT 1 MM OU 2.8 PT

1/ X 2

X exemplo sobre fundo colorido

exemplo sobre fundo branco

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

Ao lado o estilo de box que deve ser usado nos materias do Estúdio Veredas e como deve ser construido. É necessário manter sempre as proporções indicadas ao lado, considerando o tamanho da fonte e dos triângulos e o tamanho e espessura da linhas.


23

aplicações MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


24

cartão de visitas

{APLICAÇÕES IMPRESSAS}

Dimensões: 7,5x5cm Papel: Couché 300g Laminação fosca BOPP f/v

FRENTE

VERSO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


25

papel timbrado

{APLICAÇÕES IMPRESSAS}

Dimensões: A4 21x29,7cm Papel: Offset 90g

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


26

envelope ofício

{APLICAÇÕES IMPRESSAS}

Dimensões: 23x11,4cm (fechado) Papel: Offset 90g

FRENTE

VERSO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


27

envelope saco

{APLICAÇÕES IMPRESSAS}

Dimensões: 24x34cm (fechado) Papel: Offset 120g

FRENTE

VERSO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


28

pasta proposta

{APLICAÇÕES IMPRESSAS}

Dimensões: 22x31cm (fechado) Papel: Couché 300g Laminação fosca BOPP f/v

PARTE INTERNA

FRENTE

VERSO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


29

assinatura de e-mail E-MAIL NOVO

PARA ASSUNTO

CORPO DO EMAIL regular 11pt MARROM: #795D48 R121 G93 B72

Cras iaculis lorem, Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vitae nibh ligula. Aenean ut dapibus dui, ac luctus massa. Aenean et augue a turpis facilisis consectetur vel vel ante. Aliquam non varius arcu. Nam semper euismod auctor. Morbi consequat,

ASSINATURA NOME: bold 11pt CELULAR: regular 11pt SITE: regular 10pt

GABRIELA ROMEU cel. (11) 99648-9696 ESTUDIOVEREDAS.COM.BR

MARCA 80px (largura) LARANJA: #F49957 R244 G153 B87

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

{APLICAÇÕES DIGITAIS}

É importante padronizar o envio de e-mails, transmitindo mais confiabilidade e segurança ao destinatário.


30

avatar e capa do facebook

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

{APLICAÇÕES DIGITAIS}


31

arquivos VEREDAS_ _ CMYK RGB

MODO DE COR CMYK = impressão RGB = tela VERSÃO COR = colorida MONO = monocromática

.

COR MONO

PDF TIFF PNG AI

EXTENSÃO PDF (visualização /impressão) TIFF (300DPI) PNG (72DPI) AI (editável)

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015


32

PROJETO GRÁFICO Aline Melo e Mário Espinoza be.net/aline_melo | be.net/vasconcellos São Paulo | 2015

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL · ESTÚDIO VEREDAS · 2015

Profile for Aline Melo

Estúdio Veredas - Manual de Identidade visual  

Estúdio Veredas - Manual de Identidade visual  

Profile for alinemelo
Advertisement