o patrimônio industrial da Mooca

Page 47

Rua 25 de Março e o primeiro mercado da cidade, o Mercado Grande, dividindo espaço e freguesia com o chamado “Mercado dos Caipiras”, caracterizado pelo comércio a céu aberto, e que teriam suas mercadorias escoadas a partir do Porto Geral, instalado às margens do Tamanduateí. Este, por sua vez, tem sua nascente no hoje Parque Ecológico Gruta Santa Luzia, em Mauá, na Serra do Mar, e, além de passar por São Paulo, cruza os municípios de Santo André e São Caetano do Sul. Dessa forma, considerando a extensão do rio e sua presença em diferentes paisagens locais, mesmo no território da cidade de São Paulo, aqui estão abordados seu papel na formação do bairro da Mooca, levando-se em conta não só os aspectos da ocupação inicial da vila, mas o posterior uso de sua várzea e de suas águas para fins comerciais, bem como para as atividades das lavadeiras, especialmente na região da várzea do Carmo, onde hoje se encontra o Parque Dom Pedro II. Outro aspecto que cabe ressaltar dessa região, já quando os bairros industriais do Brás, do Cambuci e da Mooca começavam a se formar, aliado ao processo de abolição da escravidão no Brasil, é a população pobre que se instalaria na região, estabelecendo um modo de ocupação divergente do que se via a oeste, representado pelos palacetes da aristocracia que se instalaria nos Campos Elíseos, os Champs Elisées paulistas, e subiria o espigão central da cidade, em 1891, com a inauguração da Avenida Paulista, eixo de expansão do centro novo.

p

Vista da cidade de São Paulo a partir da várzea do Rio Tamanduateí, na década de 1850. Gravura de Richards, em Brazil and Brazilians, portrayed in historical and descriptive sketches. KIDDER, D.P. ; FLETCHER, J. C. ; Philadelphia : Child & Peterson ; New York : Sheldon, Blakeman & Co., 1857. 1

As curvas do Tamanduateí mencionadas por Saint-Hilaire sofreriam suas primeiras alterações no ano de 1848, momento em que foi executada sua primeira retificação, insuficiente, no entanto, para controlar os danos ocasionados pelas cheias do rio, como na grande enchente de 1850. Alguns anos mais tarde, na década de 1860, seriam construídos no local a 1 Sobre a imagem, TOLEDO (1981, p. 38): “O rio Tamanduateí aparece em primeiro plano e, ao centro, a acrópole sob um céu tenebroso. A primeira igreja à esquerda parece ser a da Boa Morte. A de torre mais alta, ladeada por duas igrejas e um convento, seria o Carmo. As três igrejas quase juntas poderiam ser São Pedro dos Clérigos, Sé e o Colégio e a última à direita, São Bento.”

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.