Page 1

Portfรณlio aline pacheco


Sumário curriculum

04

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL habitação de interesse social ARQUITETURA MODULAR

12

24

INTERVENÇÃO NA LINHA FERROVIÁRIA residência unifamiliar 42 RENDERIZAÇÕES 46

30


ALINE PACHECO Arquiteta e Urbanista

24 anos

americana - sp

alineepachecoo@hotmail.com

(19) 99118-5361

escolaridade 2010-12

2015-19

2019-20

2020

Colégio técnico da Unicamp - COTIl

unesp presidente prudente

curso lumion 8.0

curso revit 2020

Ensino médio e técnico em edificações

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Avançado

Avançado

competências

inglês photoshop

illustrator

indesign

lumion 8

espanhol cnh, categoria b

sketchup

vray 3.4

autocad

office

experiência STUDIO MARCIA MELUCI + ARQUITETOS Realização de projetos executivos Modelagem 3d de projetos arquitetônicos e de interiores Produção de imagens fotorealistas

MAIO-SET 2019

monitoria da maquetaria - unesp

fev-jun 2018

Configuração do maquinário do laboratório Atendimento aos alunos da Arquitetura no Laboratório de modelos e maquetes e no Laboratório de Tecnologias das construções e aos projetos de pesquisa e extensão no tema


Escola

de ensino fundamental em Presidente prudente - sp

O

terreno escolhido para a realização do projeto da escola se localiza no bairro Parque Alexandrina. O mesmo apresenta uma área grande, tendo sua área na parte inferior parcialmente ocupada e uma topografia com declive considerável. Frente as demandas e condições do local escolhido, foi decidido projetar uma escola de ensino fundamental - ciclios I e II - com estrutura para receber estudantes em tempo integral.

Página 4

conceito O conceito do projeto foi construído a partir do aproveitamento da topografia do terreno. Assim, o prédio deveria ser implantado respeitando a fluidez das curvas da topografia e, também, localizado no topo do terreno, aproveitando a paisagem. Os acessos foram determinados ao futuro projeto considerando as vias de acesso ao lote escolhido.

legenda Área construída Terreno escolhido Trânsito intenso

indevido para acesso escolar

Trânsito suave

adequado para acesso escolar

Prédio escolar


implantação pavimento inferior

Página 5

implantação pavimento térreo


A escola foi dividida em 2 blocos: no primeiro, foi escolhido abriga exclusivamente salas de aula. Enquanto o segundo apresenta a ala administrativa e serviçoes gerais, assim como grandes pátios para recreação e a área de alimentação. programa EDUCAÇÃO Sala de aula Sala de informática Laboratório Sala de leitura Sala de uso múltiplo ALIMENTAÇÃO Refeitório Cozinha Cantina ADMINISTRAÇÃO Sala dos professores Secretaria Diretoria SERVIÇOS W.C.

Página 6

W.C. p/ deficiente Depósito


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Pรกgina 9

softwares utilizados


Pรกgina 10

corte bloco 2


Pรกgina 11

corte bloco 1


Habitação

PĂĄgina 12

de interesse social em Presidente prudente - sp


Pรกgina 13

softwares utilizados


H

abitação de interesse social é um tipo de habitação destinada à população cujo nível de renda dificulta ou impede o acesso à moradia através dos mecanismos normais do mercado imobiliário. O objetivo desse projeto seria um empreendimento habitacional de interesse social na cidade de Presidente Pudente. O desafio era projetar habitações que fossem ca-

tipologia 1:

paz de atender a diversos tipos de familias e fosse capaz de proporcionar aos habitantes um ambiente digno e de qualidade. Como resultado, foi criada o que chamamos de Vila, localizada no bairro Vila Charlote. As edificações projetadas são verticalizadas e cada apartamento apresenta a possibilidade de ampliação.

Apartamento de 50m2

tipologia 2:

2

Página 14

Expansão de +10m

1

playground

Apartamento de 60m2 Expansão de +24m2

2

academia ao ar livre e arquibancada


São 6 prédios de cada tipologia, de 3 e 4 andares, resultando em 42 unidades residenciais totais.

3

lago com deck

4

redário

Página 15

áreas de lazer O espaço da Vila é baseado no conceito de uma rotina fora de casa, no qual procura dar incentivo aos moradores a vivenciarem o espaço comum, interagindo e criando laços com o próximo, convivendo em comunindade e contato com a natureza nos espaços de lazer.


1

apartamento de 60 m2

2

sem expansão - tipo a

Página 16

tipologia ideal para famílias

apartamento de 60 m2 sem expansão - tipo b tipologia ideal para solteiros


apartamento de 84 m2 com expansão - tipo a

4

apartamento de 84 m2 com expansão - tipo b

0

1

3

corte da topografia

Página 17

3


Pรกgina 18

corte aa


Pรกgina 19

corte bb


Pรกgina 20

corte cc


elevação oeste

elevação sul

elevação norte

Página 21

elevação leste


Página 22

materiais

softwares utilizados

Os materiais escolhi tura dos edifícios da que proporcionasse tes e harmonizasse de de área verde dis Por isso foram esco utilizados em obras a decoração interior dustrial.


Estrutura A estrutura de todos os prédios assim como os pisos é de concreto

Vedação Para a alvenaria de vedação, foi escolhido o tijolo maciço

esquadrias As portas são todas de madeira, enquanto as janelas são metálicas

Página 23

idos para compor a arquitea Vila foram pensados para em ambientes aconcheganem com a grande quantidasposta ao redor dos prédios. olhidos materiais amplamente residencias brasileiras. Para r, o estilo escolhido foi o in-

softwares utilizados


50 x 50 x 50

50 O 50

arquitetura modular para moradores de rua em presidente prudente - sp

s moradores de rua são um grupo heterogêneo, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões. Há fatores, porém, que os unem: a falta de uma moradia fixa, de um lugar para dormirtemporária ou permanentemente e vínculos familiares que foram interrompidos ou fragilizados. Por esses motivos que a proposta do projeto é que

os usuários montem o próprio abrigo, mudando e recolocando os módulos como desejarem, criando assim um sentimento de pertencimento com sua criação. Como muitos dos moradores convivem e dormem em grupo, a possibilidade de montar abrigo para mais de uma pessoa é essencial, assim como a possibilidade de armazenamento de seus pertences e abrigo para seus animais de estimação.

Página 24

softwares utilizados


derivas percepções

É recorrente que moradores de rua possuam cachorros ou gatos. O intuito do projeto é que haja abrigo para os animais também.

O projeto de abrigo deverá contar com a capacidade de armazenar os pertences dos usuários, como colchão e caixas de roupas.

É notável a grande importância da coletividade na vida de um morador de rua. Um abrigo com a posibilidade de alojar mais de uma pessoa é fundamental.

Página 25

As condições de abrigo e dormitório são inadequadas para os moradeores de rua. O principal objetivo do projeto é proporcionar um espaço digno para estas pessoas descansarem.


ESPAÇO GRANDE PARA ABRIGO

Página 26

ESTANTE PARA PERTENCES E VARAL

ABRIGO ELEVADO DO CHÃO

A estrutura dos módulos é composta por barras de alumínio, formando um cubo metálico soldado, com dimensões de 50 x 50 x 50 cm. As placas internas são feitas de madeira reciclada e são parafusadas na estrutura metálica.

ABRIGO PARA ANIMAIS


Pรกgina 27

softwares utilizados


APROPRIAÇÃO POSSIBILIDADES

C

OM A FINALIDADE DE ATENDER ÀS características do público à ser contemplado, o projeto tem como principal característica a fácil mobilidade e montagem dos módulos, que permite diversas opções de apropriação. Com adição ou remoção dos módulos, a esVENDAS

Página 28

MOBILIÁRIO COM COBERTURA

trutura ganha novas funções, de acordo com a necessidade e preferência de quem está utilizando. O propósito é que os usuários não alterem seu estilo de vida, por isso, as possibilidades de montagem atendem às diversas situações.

ABRIGO PARA ANIMAIS

JARDIM

MOBILIÁRIO URBANO

ARMÁRIO PARA PERTENCES

personal arte


Os módulos são personalizáveis, criando um sentimento de pertencimento e posibilitando o contato com a arte, que se encontra em abundância nas paredes dos prédios da cidade.

Página 29

lizaçãO

softwares utilizados


Intervenção

Banheiros já instalados, porém sem qualquer ligação fisica com a estação

linha férrea em Pirapozinho - sp

O

projeto propõe o restauro do edificio da estação ferroviária de Pirapozinho - SP. Para isto, foram escolhidos os conceitos propostos por Brandi (1963) de distinguibilidade, reversibilidade e mínima intervenção. ou seja, todos os elementos inseridos no projeto, visam restaurar a memória do edifício, mas ainda assim, promovem a distinção entre o antigo e o novo para que não existam no projeto, falsos históricos. Além disso, busca a qualificação do parque em que o objeto de estudo se insere, pois se entende que, para que ele efetivamente seja ocupado, e portanto, valorizado, é necessário que ele se relacione com o meio.

Página 30

legenda Área construída Estação ferroviária Banheiros. Pista de caminhada


Cerca que divide o espaço da espaço da estação da rua e casas próximas

Telhado pré-existente, tendo algumas partes em estado deteriorado

Aumento no número de vegetação para maior área de sombra

Substituição e ampliação do telhado, criando área do redário

Retirada da cerca

Alteração em alguns pontos da pista de caminhada, aumentando o percurso e possibilitando eventos na frente da estação

Página 31

situação atual

Mobiliário urbano para descanso


As principais mudanças no prédio na área externa: a nova estrutura do telhado, substituindo aquela em estado insastisfatório, a nova cobertura que liga a estação com os banheiros, proporcionando uma área de descando com redes e a remoção da cerca.

Página 32

softwares utilizados


Pรกgina 33


A

Página 34

estação ferroviária está localizado a extremo sul da cidade, 1 km do centro. Apesar de se localizar relativamente próxima ao centro da cidade, a estação parece esquecida pelos moradores. O prédio está totalmente lacrado atualmente e, anteriormente, era usado como depósito de variados materiais. O uso dado à parte interna do edifício a partir da proposta de projeto engloba propostas de transformar a edificação em sede de eventos culturais da cidade, além de abrigar equipamentos que estimulem a convivência, aprendizado e lazer da população. O prédio seria equipado para atividades de leitura, dança, sarau, estudo, fotografia, oficinas diversas, cinema, música, teatro e atividades físicas como ioga, capoeira, circo e lutas. A intenção projetual é que todas essas atividades possam se extender para o lado externo da estação, integrando os mais diversos espaços.

ÁREA DE ESTAR com mesas e cadeiras

Á c p


ÁREA DE LEITURA com biblioteca e pufs

REDÁRIO

ÁREA DE APRESENTAÇÕES de teatro e dança

Página 35

ÁREA DE PROJEÇÃO


Pรกgina 36

รrea de leitura


Pรกgina 37

softwares utilizados


Página 38

Área de projeção


Pรกgina 39

softwares utilizados


Pรกgina 40


Pรกgina 41

softwares utilizados


Residência unifamiliar em Presidente prudente - sp

O

desafio de projetar a residência foi projeta-la para uma família específica, composta por 4 pessoas, sendo 2 adultos e 2 crianças, com visitas eventuais de mais 2 adultos. É baseado nessas informações que o programa da casa é projetado. O andar térreo é dedicado às áreas sociais, ideal para recepção de visitas e clientes para o escritório. O projeto garante a fluidez das salas com a área de lazer externa.

Página 02

setores Íntimo Social Serviço Circulação

O andar superior é dedicado totalmente às áreas íntimas, adequado para circulação exclusiva dos moradores da residência e hóspedes.


pavimento superior

PĂĄgina 03

pavimento tĂŠrreo


Página 04

elevação nordeste


corte longitudinal

PĂĄgina 05

elevação sudeste


Página 06

Renderizações


Pรกgina 07

softwares utilizados


Pรกgina 08


Pรกgina 09

softwares utilizados


Pรกgina 10


Pรกgina 11

softwares utilizados


Pรกgina 12


Pรกgina 13

softwares utilizados


Pรกgina 14


Pรกgina 15

softwares utilizados softwares utilizados


Pรกgina 16


softwares utilizados

Pรกgina 17

softwares utilizados


Pรกgina 18


Pรกgina 19

softwares utilizados


Pรกgina 20


Pรกgina 21

softwares utilizados


Pรกgina 22


Pรกgina 23

softwares utilizados


Pรกgina 24


Pรกgina 25

softwares utilizados


Pรกgina 26


Pรกgina 27

softwares utilizados


Pรกgina 28


Pรกgina 29

softwares utilizados


Portfรณlio

Pรกgina 30

aline pacheco

alineepachecoo@hotmail.com

Profile for  Aline Pacheco

Portfolio de arquitetura/architecture portfolio  

Portfolio de arquitetura/architecture portfolio  

Advertisement