Issuu on Google+


2

3

Sumário 4 5 6

CTI

13

Tecnologi da Informação

tecnologias móveis no mundo

8

proposta de implantação de aplicativo

10 11

14 15

tecnologias móveis na região noroeste

7 9

reportagem sobre metodologia realidade aumentada

Dispositivos inteligentes

16

introdução a informática

17

emulador android

Entrevista

18

texto em Inglês

pesquisa de campo

Midias sociais ficha técnica

Aline Eichelberger Diagramação

Editorial Esta revista traz conteúdos sobre novas tecnologias, e tambem a proposta de implantação de um aplicativo móvel para as pizzarias e seus clientes e uma pesquisa de campo sobre futura utilização deste aplicativo.


5

4

Curso Técnico em Informática Ao participar do 1° semestre do Curso Técnico em Informática pude vivenciar momentos que nunca havia vivenciado antes, aprendi a enfrentar as dificuldades, percebi a importância do trabalho em equipe e conheci muitas pessoas. Pretendo me esforçar cada vez mais para aprender o máximo de cada matéria, pois a cada dia que passa percebo a importância das tecnologias na vida das pessoas. O Curso Técnico em Informática da SETREM é uma excelente oportunidade para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho, as aulas são dinâmicas e teóricas, este curso abrange conteúdos diversos e atuais. O Curso técnico em Informática é muito importante pra min pois cada vez mais as empresas estão precisando de profissionais que tenham conhecimento em informática.

Tecnologia da Informação A tecnologia da informação pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, isto é, que permitam transformar as informações em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possível. Quem precisa de TI? Atualmente, a sociedade como um todo. Hoje, a informatização atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem. O curso técnico em informática está nos proporcionando muitos conhecimentos para termos experiência tanto profissional quanto pessoal. Pois estamos aprendendo muitos assuntos importantes na área da tecnologia.coisas que não sabia que existiam dentro dos programas estamos aprendendo.As expectativas para a realização do CTI são as melhores possíveis, pois queremos adquirir todo o conhecimento que nos foi e do que será proposto. As tarefas de desenvolver,

implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI. Por causa de sua amplitude, a área é dividida em várias especializações, sendo assim, há profissional de TI para cada um dos seguintes segmentos: banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, entre outros. Atualmente, a Tecnologia da Informação participa do dia-a-dia das organizações, como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial competitivo no mercado, as empresas dotadas de Inteligência Empresarial, estrategicamente apoiadas pela Tecnologia da Informação, certamente estarão à frente no mundo dos negócios.

jornale, 2012.


6

Técnologias Móveis na Região Noroeste

Atualmente a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul está carente em tecnologias móveis se for comparada com as grandes cidades como São Paulo ou o Rio de Janeiro,. Pois a maioria das pessoas que residem em cidades pequenas como a de Três de Maio tem pouco interesse e conhecimento sobre as tecnologias existentes. Mas acredita-se que com o passar do tepo esas tecnlogias irão começar a se inserir na vida das pessoas. Pois estas estão cada vez mais se destacando por trazer facilidades para os usuários. Atualmente existem empresas que querem implantar dispositivos inteligentes que possibilitam ajudar os funcionários em suas atividades de trabalho. Um grande impulso que facilitará uma maior utilização de tecnologias móveis em nossa região é a facilidade que encontra-se para ter acesso a internet móvel, e acredita-se que esta irá melhorar com o passar do tempo, pois atualmente com a rotina cada vez mais corrida está crescendo a necessidade das pessoas estarem conectadas.

7

TECNOLOGIAS MÓVEIS NO MUNDO

A

s tecnologias no mundo atualmente estão em alta no mercado pois cada vez mais as pessoas estão fazendo o uso das mesmas para suas atividades diárias, esse mercado está investindo muito nessa área. As tecnologias móveis entraram com tudo em todas as áreas, na agricultura por exemplo é tudo feito através de computadores, GPS, Apps, enfim todo aquele trabalho exaustivo de antigamente não existe mais graça as invenções do ser humano Hoje são inúmeras as tecnologias que encontramos no mundo a cada minuto estão surgindo novidades para nós consumidores e cada vez mais modernos e sofisticados. Hoje ainda existem pessoas que não sabem como fazer o uso dessas tecnologias, e alguns até acham que não é importante mas a partir do momento que usufruírem desses serviços vão notar como isso facilita algumas atividade que as vezes demoram horas para serem realizadas mas isso está ficando de lado com as tecnologias moveis que estão ai para isso. BP.blogspot, 2012.

newbestgadge, 2012

blogspot, 2012.


8

Proposta de Implantação do Aplicativo Móvel Click Pizza

Visando a carência de tecnologias na cidade de Três de Maio apresento uma proposta de um aplicativo móvel para os proprietários e clientes de pizzarias. O aplicativo móvel Click Pizza possibilitará ao usuário fazer a reserva de sua pizza de qualquer lugar, podendo escolher os sabores o tamanho da pizza e o horário em que deseja ir a pizzaria fazer sua refeição tudo por meio de seu celular e sem precisar esperar muito tempo para ser servido. E o proprietário receber os pedidos dos clientes por meio de um tablet. E com isso proporcionar aos clientes maior conforto e bem estar.

9

Emulador do Andoid Um emulador é um dispositivo virtual que possui todas as características de um sistema operacional real, sua principal função é imita os recursos de hardware e software de um certo sistema operacional, ele só não traz a possibilidade de fazer ligações telefônicas. Para adquirir um emulador basta fazer o download dele na internet e depois instalá-lo, atualmente existem muitos exemplos de emuladores, na internet basta procurar para conseguir, e muitos são gratuitos, o que torna viável para se adquirir nem que seja para conhecer o que eles são e como funcionam. O Android é um sistema operacional criado pela empresa Google, o emulador do Android é muito utilizado por desenvolvedores para construir e testar aplicativos móveis sem precisar usar um dispositivo físico. Um exemplo de emulador é o Android SDK este pode ser executado em um computador este fornece uma variedade de teclas de navegação e de controle para gerar eventos em uma aplicação. Este também oferece um ecrã na qual o aplicativo é exibido, juntamente com todas as outras aplicações Android em execução. E para testar um aplicativo , o emulador Android utiliza as configurações do dispositivo virtual (AVD). Os AVDs permitem definir certos aspectos do dispositivo como o hardware de um telefone emulado. SDK significa Kit de Desenvolvimento de Software, ou seja, é um programa utilizado por programadores para criar e testar aplicativos do sistema operacional móvel. Como ele promove testes e reconhece os mesmos aplicativos móveis usados em tablets e celulares, este também podem utilizado para experimentar um jogo ou software antes de baixá-los, por exemplo. A Google criadora dos sistemas operacionais e de emuladores Android estão constantemente evoluindo e melhorando os emuladores para acompanhar a diversidade dos dispositivos Android.

fayerwayer, 2012.


10

11

Entrevista

No dia 21/06/2012 os jovens aprendizes Aline Eichelberger Felipe Nunes e Maiquel Siqueira fomos até a empresa Migrate Company onde o Sr. Eduardo Signori nos concedeu uma entrevista sobre aplicativos móveis nesta nos foi falado sobre os seguintes temas: que a computação móvel é uma área recente mas que vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos e que o senhor Eduardo Signori acredita que daqui no máximo 4 anos esta estará bem inserida na vida das pessoas, e que a questão da computação móvel esta com um novo conceito, em que estão se desenvolvendo aplicativos para uso pessoal, este é o principal focodos aplicativos móveis atualmente. O Eduardo Signori nos contou que na empresa Migrate é usado a ferramenta Genexus a sua nova versão para desenvolver aplicativos móveis esta possibilita a geração de aplicativos para as plataformas Android, IOS e BlackBerry.

Eduardo Signori

Ele também nos contou a sua experiência em que cada uma desses plataformas têm algumas características diferentes e que tudo isso deve ser levado em consideração ao desenvolver algo, por exemplo para desenvolver para a plataforma IOS deve-se cuidar algumas questões de layout principalmente pois no Android e no BlackBerry têm o botão que volta para a tela anterior, nessas duas plataformas o botão está presente de forma física, já no IOS esse botão não existe de forma física, e precisa-se adicionar ele em tela, então são diversas particularidades de cada plataforma, que precisam ser levadas em consideração na hora de se desenvolver. O bom é que para ambos os sistemas operacionais existem bastante

documentação sobre isso.

O Eduardo Signori acredita que isto não é só uma nova tecnologia e sim uma mudança de comportamento, porque a computação móvel hoje é uma necessidade das pessoas pois estas querem estar sempre conectadas em qualquer lugar que ela esteja. Isso poderá proporcionar as pessoas um efeito de interação maior entre as pessoas e também uma comunicação maior ainda. Falando sobre o mercado corporativo de empresas acredita-se que a computação móvel seja uma ótima oportunidade para as empresas que querem se inserir neste mercado, e dessa forma ter uma vantagem em relação as demais empresas, porque como a computação móvel vai evoluir bastante as primeiras empresas que entrarem nesse mercado vão adquirir uma certa experiência em relação as outras. Hoje têm diversos aplicativos móveis, e alguns são simples e o que agrega valor a eles é a idéia e a sua funcionalidade. Nos foi falado que em aplicações móveis deve-se ter menos conteúdo em tela, as funcionalidades precisam ter um tempo de resposta rápido,e também entra a questão de que a nossa velocidade de internet que ainda é lenta se for comparada com grandes centros. Falando mais tecnicamente a nível de código o desenvolvimento de aplicativos móveis para a plataforma Android e BlackBerry é um pouco mais simples que o desenvolvimento para plataforma IOS, porque para desenvolver para Android e BlackBerry os aplicativos são desenvolvidos em Java, para quem já têm alguma experiência em Java não vai encontrar dificuldade para desenvolver, para IOS os aplicativos são desenvolvidos na linguagem Objectivec que é mais complicado.para desenvolver na linguagem Objectivec é necessário fazer um curso. Acredito que aqui em Três de maio não exista algum aplicativo utilizado pelas empresas, mas a Migrate logo vai lançar um aplicativo móvel ligado ao sistema emissor de notas

fiscais eletrônicas onde o usuário vai poder consultar a situação das notas perante a Secretaria da Fazenda de cada estado, e também visualizar alguns gráficos de emissão de notas entre outros. Várias empresas da região têm interesse em entrar no mercado de aplicações móveis. A questão de layout para aplicativos móveis é complicada de se fazer,pois as ferramentas que existem no mercado não são nada visuais, como por exemplo se você for querer que algum campo em tela fique em tal posição, não é simplesmente clicar e arrastar, precisa programar isto, ele cria como se fosse um código XML a tela onde se coloca a posição exata em que esse campo precisa ficar em tela, isso no caso das ferramentas que utilizam linguagens ativas, como o Eclipse que é usado para desenvolver para Android e o Excode que é usado para desenvolver para IOS. A empresa Migrate utiliza a plataforma Genexus para desenvolver softwares este têm uma forma diferente de se desenvolver como por exemplo ao colocar um campo em tela mostra algumas propriedades dele onde pode-se configurar a posição que ele vai ficar na tela e as cores que esse campo vai ter, entre outras questões de layout dentro do Genexus são configuradas em um arquivo único. Como a aplicação móvel é uma tecnologia nova as ferramentas de desenvolvimentos estão ainda evoluindo mas com o tempo vai ficar mais fácil para desenvolver. Nos foi falado que escolhemos um bom assunto e uma área boa que têm bastante a crescer, e se nós focar no curso vamos desenvolver um bom trabalho, e se futuramente buscarmos algum curso de capacitação nessa área pois hoje o mercado para profissionais que têm conhecimentos na área de aplicativos móveis, têm aumentado bastante e falta gente, e para os que focar nessa área que têm tudo pra crescer, e que a área de aplicativos móveis vai entrar de vez na vida das pessoas daqui alguns anos.


12

13

Midias Sociais Metodologia

As mídias sociais são soluções online que estãosendo muito utilizadas para expressar as idéias e opiniões, e para a divulgação de produtos, esta é utilizada por pessoas e empresas. O Youtube um dos sites muito utilizado por milhares de pessoas no mundo inteiro, este nos permite postar vídeos sobre qualquer assunto e feitos por nós mesmos. O Youtube foi criado em fevereiro de 2005 por Chad Hurley e Steve Chen dois funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco EUA. O site surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar, arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes o que dificultava seu envio por e-mail. No Youtube encontramos vídeos de humores, polêmicos, notícias, este também é utilizado como ferramenta de pesquisa pois neste são colocadas bons conteúdos. E a pesquisa postada no Youtube facilita a compreensão e o entendimento pelo fato de poder ver e ouvir o conteúdo, este não se limita apenas a leitura.

Redes Sociais A rede social on-line é uma página na rede em que se pode publicar um perfil de si mesmo, no qual pode – se publicar fotos e dados pessoais, expressar e compartilhar suas opiniões montar uma lista de amigos que também integram o mesmo site, e comunicar – se com os amigos do site. Com esta solução a distancia não é um empecilho para conversar com quem se deseja. Hoje nas redes sociais as pessoas comunicam-se umas com as outras a todo o

momento, pois as redes sociais já faz parte da rotina das pessoas, pois nela podemos compartilhar fotos, vídeos, informações, algumas, pessoas usam como forma de trabalho enquanto outras como forma de lazer. Mas devemos ter muito cuidado com a mídia, pois tambem tem seu negativo. Facebook hoje é uma das ferramentas mais utilizadas pelas pessoas do mundo inteiro, virou uma febre, pois nela se tem mais opções que é o que as pessoas querem. É um meio de se comunicar na rede mais rápido com amigos e familiares e de se socializar. No facebookpode-se publicar fotos, comentários, escrever o que se está fazendo, pode-se conhecer muitas pessoas através desse programa. MSN é um meio onde se pode ter uma conversa mais privada com quem se quer, sem que ninguém saiba ou escute diga-se assim. Nele pode-se adicionar quem quiser e pode-se conversar com pessoas do outro lado do mundo em tempo real utilizando-se a Web Cam para visualização pode colocar fotos e documentos salvos no e-mail de cada um. Blog é um diário eletrônico mais atualizado onde pode-se postar assuntos do nosso dia a dia e também podemos conversar e seguir quem conhecemos e, é como se fosse um diário moderno onde as pessoas desabafam nesse meio de comunicação fácil é possível descrever o seu cotidiano e também é tido como um meio de divulgação de suas idéias e opiniões. Acima encontra-se algumas das possibilidades que as redes sociais podem proporcionar ao usuário.

A metodologia é muito útil para fazer trabalhos científicos como relatórios, Trabalho de Conclusão de Curso ou qualquer outro trabalho é a metodologia que nos ajuda a fazer um trabalho bem organizado, nos trabalhos científicos deve-se descrever tudo o que foi feito e como foi feito. Abaixo têm algumas dicas de como se desenvolver um projeto. Em um projeto deve-se conter o tema que se baseia em falar qual o objetivo do trabalho. Depois vem o problema onde deve-se citar os problemas, após vem as hipóteses nesta deve-se citar as dúvidas do tema do projeto, após vem os objetivos onde coloca-se quais os objetivos ao realizar o trabalho. Na justificativa coloca-se todos os motivos que se têm para realizar o tema do projeto. Na abordagem coloca-se os tipos de procedimentos de coleta de dados como a Pesquisa quantitativa é um método aplicável nos casos em que se busca identificar o grau de conhecimento, as opiniões, impressões, hábitos, comportamentos, seja em relação a um produto, sua comunicação, serviço ou instituição. Visa oferecer informações de natureza mais objetiva e aparente, haja vista que seus resultados podem refletir as ocorrências do mercado como um todo, ou de seus segmentos, de acordo com a amostra com a qual se trabalhe. É Adequado quando se deseja conhecer a extensão - estatisticamente falando - do objeto de estudo, do ponto de vista do público pesquisado. O instrumento utilizado na coleta dos dados é um questionário, que pode conter questões fechadas (com alternativas pré-definidas) e / ou abertas, isto é, sem a pré-definição de alternativas, em que o entrevistado responde livremente. Metodologia Qualitativa é um método de apreensão da realidade que procura entender o

comportamento, a partir de características pessoais (atitudes, motivos e traços de personalidade) e fatores situacionais externos (cultura, sociedade, fatores do ambiente e fatores de marketing), principalmente utilizando as técnicas de discussão em grupo e entrevista em profundidade. A Pesquisa é planejada com propósitos exploratórios para entender a amplitude e a complexidade das atividades do consumidor de um determinado produto, serviço, etc, identificando problemas e criando hipóteses. Nessa é medida a qualidade dos trabalhos. Nos procedimentos coloca-se o que foi utilizado para fazer o projeto como, pesquisas bibliográficas através da busca de conteúdos e citações de autores consagrados em livros, revistas e internet. A pesquisa de campo será aplicada para obtermos os resultados para a construção de gráficos e tabelas. Após vem as técnicas que se escreve o que foi utilizado como a pesquisa de campo para buscar informações, uma entrevista para buscar informações pessoais sobre algum assunto. Após vem o cronograma este é um quadro onde se coloca o que pretende-se fazer e quando, e quando realizou o que se pretendia fazer. Após vem os recursos onde deve-se colocar tudo o que foi utilizado para a realização do trabalho como Recursos Humanos Professores, profissionais, empresários, coordenação etc. Recursos Institucionais Biblioteca, impressoras, scanner, laboratórios de informática, multimídia entre outros Recursos Materiais computadores, internet, livros, revistas, impressora, pendrives, folhas, máquina digital, referências, calculadora. Fonte: ( http://www.potencialpesquisas.com/metodologias.asp)


14

REALIDADE AUMENTADA

R

ealidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. A tecnologia que tornou isso possível se chama realidade aumentada. O princípio é simples: a câmera reconhece códigos impressos nas figurinhas. E cada código aciona um programa que cria os personagens A realidade aumentada funciona da seguinte forma a pessoas deve entrar em um site que faça a impressão desses desenhos, depois de impressa basta apontá-la para a Web Cam e o desenho sai da folha em 3D, é muito interessante como isso acontece por isso que as pessoas estão cada vez mais dando espaço para a R.A. Ela pode ser usada no entretenimento, para criação de jogos muito mais interativos do que os já existem. A Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: nas etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo a sua tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras e isso tem tudo a ver com a realidade aumentada. Hoje está se usando a R.A para a divulgação de algum produto, para a aprendizagem com já citado acima, para interfaces, enfim a tecnologia está ai para mudar o mundo e consequentemente o cotidiano das pessoas.

tecmundo, 2012.

Dispositivos Inteligentes

A

15

tecnologia vem evoluindo muito nos É capaz de reconhecer a rede , provê suporte, últimos anos buscando criar cada para uso online e off-line de aplicações. É capaz vez mais tecnologiasno formato de de interagir com outros dispositivos, trazendo a dispositivos de mão, para ajudar as possibilidade delocalizar e acessar computadores pessoas nas tarefas de seu dia-a-dia. e outros dispositivos Estas tecnologias atualmente fazem o maior su- inteligentes, e muitas outras possibilidades. cesso, pois as pessoas estão em uma rotina cada Com a evolução da internet e dos dispositivos vez mais corrida e com isso aumentou a necessi- inteligentes está surgindo uma nova realidade de dade de ligação entre as pessoas e as coisas. estarem conectadas de qualquer lugar a qualquer Toda essa evolução teve um início foi em 2006 hora. quando a empresa Apple até então ausente no Os dispositivos inteligentes atuais desdobram a mercado de telefonia lançou um equipamento que maioria das capacidades e desempenho de um determinaria as novas bases dessa atual competicomputador mas de uma forma portátil. ção. Estes possuemótima qualidade e a capacidade de processamento e memória aumentadas permitem aos usuários interagir facilmente com soluções orientadas para as tarefas e as soluções voltadas para a comunicação como por exemplo E-mail, Facebook entre outros. Os dispositivos inteligentes estão buscando um novo conceito no qual as empresas buscam implantar dispositivos aos seus empregados. O maior problema é conseguir um dispositivo adequado para os rigores do empregado da força de trabalho do campo. Os atributos chave ao escolher um dispositivo para esta finalidade são a produtividade a facilidade de gerenciamento, segurança e durabilidade. Ao fornecer uma solução otimizada ao trabalhador do campo pode aumentar sua produtividade de entre 5% a 15% e diminuir o custo de suporte. Atualmente existem muitos dispositivos inteligentes como por exemplo telefones inteligentes, tablets, laptops, entre outros. Estes são considerados inteligentes porque são capazes de reconhecer o usuário, possibilita colocar seu perfil e dados e este ajuda o usuário a simplificar as tarefas adequando as respostas de acordo com a sua presença ou ausência. inteligentes está surgindo uma nova realidade de massiveideas, 2012. ligação entre as pessoas e as coisas.


16

2017

Introdução a Informática O HARD DISC é o disco do computador, ele possui o formato de um CD comum, que têm por finalidade de armazenar dados para o processamento,ou seja tudo o que coloca – se no computador, os softwares os trabalhos as fotos, músicas, entre outros ficam armazenados e salvos no HD do computador. O HD é uma memória não – volátil pois ao dados salvos no mesmo não são perdidos quando o computador é desligado, ele é uma parte muito importante do computador. O HD é a parte formatável do computador ao formatar o HD se apaga tudo o que se está gravado nele. Por isso antes de formatar o computador faça uma copia de todos os seus dados. Para formatar o HD ao ligar a máquina clicar rapidamente na tecla Delete achar a opção Setup depois Boot e depois CD Room CD para Instalar o Sistema Operacional e Reiniciar a máquina. Estes são alguns paços iniciais para formatar o HD depois é só excluir as duas partições e formatar a partição NTFS. Após terminar a formatação deve – se instalar o sistema operacional do computador e também os drivers dos hardwares do computador. Geralmente o CD de instalação do Windows vem junto com o computador, este CD pode ser instalados várias vezes mas apenas na mesma máquina. A Placa Mãe é o componente mais complexo de um computador, ela é responsável pelo funcionamento deste.Todos os componentes que formam o computador são unidos entre si a placa mãe une todas as partes do sistema numa só, rede de fios, a placa mãe é responsável pelo tráfego de informações entre o processador memória placas e outros. A principal função do processador é executar as funções dentro do computador. O computador trabalha somente com números e estes precisam ser calculados, o processador transforma estes em dados, e transporta os dados de unidade de disco para a memória e trabalha com os dados dentro da memória. Um dos primeiros processadores foi o Intel

4004, lançado em 1971 este era utilizado em calculadora para realizar operações matemáticas simples, este processador evoluiu e foi utilizado nos primeiros computadores dos anos 80. Existem apenas quatro empresas que fabricam processadores, a Intel que domina a maioria do mercado a ADM que disputa mercado com a Intel,a Via que fabrica os chips Via C3 e C7, e a IBM, que fabrica processadores para outras empresas.

Virtualização A Virtualização consiste em executar várias máquinas virtuais em uma única máquina física. A virtualização nos permite ter muitos softwares e sistemas operacionais em uma só máquina física. Como por exemplo podemos instalar o Linux na máquina virtual, e o Windows na máquina física. E com isso utilizando os recursos e os softwares que estes dois sistemas operacionais disponibilizam em um único computador. A virtualização está sendo cada vez mais adotada por empresas e pessoas por ser uma solução de baixo custo e excelentes benefícios. A Máquina Virtual é um software que é instalado na máquina física que nos permite trabalhar na Máquina Virtual sem afetar a máquina física,ela é uma boa opção para quem não têm nenhum conhecimento em informática, que pode aprender na mesma sem se preocupar em excluir arquivos ou estragar a máquina física. VmWare player é um software que nos permite utilizar vários sistemas operacionais virtuais sem alterar o principal que utilizamos na máquina. Na Máquina Virtual pode – se instalar qualquer sistema operacional,e qualquer software, ela também nos possibilita dar pause no que estamos fazendo e recomeçar depois sem perder nada, estas são algumas de suas importantes características.

History of Pizza the pie or pizza, as it is written in Portugal, so widespread today in Brazil is currently a key element of Italian cuisine, but this tasty dish was not born in Italy, as many imagine. This delicacy is made with fermented batter of flour, bathed in tomato sauce and covered with miscellaneous items, usually some kind of cheese, smoked meat or not, herbs and even vegetables and sweets, including his own ice cream. Finally, a touch of oregano or basil, and finally everything is conducted in the oven. But it was not always so. The history of pizza starts at least six thousand years ago, probably between the Egyptians and the Hebrews. She was not, of course, as it is known today, but only a thin layer of dough - flour mixed with water - called at the time the ‘bread of Abraham’, similar to modern pita bread, it was also known as ‘piscea’ term future derive pizza. Other scholars say it was consumed by the Greeks, who produced their pasta with wheat flour, rice, chickpeas, then baking them in brick burning. Early in its cultural history, the pizza had only with the addition of herbs of the region and the traditional olive oil, common in this dish in its conventional form. The Italians brought fame to add the use of tomatoes - fresh from America by the Spaniards - who would become essential in making this delicacy. It remained to win their final form pizza because it was still produced as the current sandwich and calzone, or folded in half. Before becoming famous, the pizza was a dish prepared for the hunger of the poor who lived in southern Italy. Then comes to Naples, already considered the land of pizza, the knowledge of the expression ‘spruce’, which had the connotation of a baked disc of dough covered with various substances. The vendors have adopted this recipe to, the use of cheap food, feed the poor. Usually this mass was accompanied by bacon, fried fish and cheese. This delicacy of Italian cuisine was widespread in the mid-nineteenth century, in 1889, thanks to the skill of the first pizza maker in

history, Don Raffaele Esposito, a baker from Naples in the service of King Umberto I and Queen Margherita, whom he pays homage to the cook a pizza imitating the colors of the Italian flag, white, red and green, making use of mozzarella, tomato and basil, products that enable it to obtain the desired colors. The Queen enjoyed this dish so much that Don Raffaele decided to name it the Margherita. The new recipe of pizza in its round shape, achieved such worldwide fame that resulted in the birth of the first known pizzeria, the Port’Alba, ‘point’ where famous artists, like the writer Alexandre Dumas, were in this period. The pizza arrived in Brazil through the Italian immigrants, celebrizando the neighborhood of Bras São Paulo, where he focused most of them in São Paulo. Until 1950 this plate was confined more to the Italian circles, but from this moment it has spread throughout the country, soon becoming a member of Brazilian culture. The pizza days began to be celebrated in 1985, being reserved for this purpose on July 10. Fonte: InfoEscola


18

Pesquisa de Campo Ao elaborar o questionário o interesse maior foi aplicar para as pessoas de Três de Maio, e o que mais se buscou saber é se esse aplicativo móvel existisse ele seria utilizado pelos clientes de pizzaria, e saber quais as características consideradas indispensável nesse sistema, e para coletar informações das pessoas questionadas. A pesquisa de campo foi aplicada aos clientes das pizzarias, a estes o questionário foi aplicado na entrado ou saída da pizzaria para conseguir uma resposta atual, ou seja após o cliente sair da pizzaria para que ele consiga responder o questionário através daquela experiência, foram entrevistadas 296 clientes de pizzarias de Três de Maio.

Gráficos dos resultados da pesquisa de Campo

19


20


Mobile Food