Aa 96 imp

Page 6

ALIMENTAÇÃO ANIMAL PROTEÍNAS

FONTES DE PROTEÍNAS: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E ALTERNATIVAS

Decorreu no passado dia 14 de abril, em Fátima, mais uma Reunião Geral da Indústria, desta vez sob o tema das fontes proteicas para a alimentação animal. A IACA aproveitou o facto de 2016 ser o Ano Internacional das Leguminosas para organizar este evento que contou com a presença de 85 pessoas e teve o patrocínio da USSEC, o apoio da Alltech, da Indukern e da Ajinomoto, assim como a colaboração da FAO, do INIAV, da ENTOGREEN e da APPB, Associação Portuguesa de Biocombustíveis. Este evento teve abertura pela Engª Cristina de Sousa, Presidente da IACA, e do Professor Doutor Nuno Canada, Presidente do INIAV. A sessão da manhã contou com as apresentações do Dr. Helder Muteia, representante da FAO em Portugal, sob o título “Leguminosas: Para uma vida saudável”, que reforçou a importância das leguminosas grão, os benefícios nutricionais do seu consumo, assim como as vantagens agronómicas do seu cultivo. Esclareceu ainda qual o objetivo da FAO quando lançou este Ano Internacional das Leguminosas, isto é realçar a importância destas culturas na alimentação. A apresentação seguinte foi da Engª Isabel Duarte do INIAV, Polo de Elvas (antiga Estação de Melhoramento de Plantas), sob o tema “O melhoramento genético das leguminosas para grão em Portugal”, que deu uma perspetiva do que tem vindo a ser feito por esta Instituição na defesa e melhoramento genético destas culturas, nomeadamente do grão-de-bico, da ervilha, da fava, do chícharo, do tremoço, da faveta e vícia, e como se desenvolvem os programas de melhoramento genético. Algumas destas espécies têm sido melhoradas para a alimentação humana, mas a grande maioria para a alimentação animal. Em representação da USSEC o Engº Jaime Piçarra, em substituição da Lola Herrera, apresentou “As proteínas, presente e futuro: o bagaço de soja nos EUA” em que expressou as diferenças na qualidade da soja produzida nos EUA e noutras regiões do 6 |

ALIMEN TAÇÃO ANIMAL

globo e apresentou o Guia e estratégia da FEFAC em relação à soja sustentável, onde se inclui a abordagem da USSEC e o seu Protocolo SSAP (Soybean Sustainability Assurance Protocol). E a encerrar a sessão da manhã, o Engº Jaime Braga, Secretário-Geral da APPB, fez uma apresentação denominada “O impacto da política dos biocombustíveis”, na qual explicou o setor dos biocombustíveis, a sua origem em Portugal, o mercado atual e as perspetivas futuras para este setor no país. A sessão da tarde teve apenas duas apresentações: “Fontes proteicas: Desafios e alternativas” pelo Engº Pedro Folque em representação da IACA, o qual deu uma perspetiva do consumo de matérias-primas, assim como da produção de alimentos compostos pela indústria de alimentos compostos nacional e da União Europeia. Referiu ainda o objetivo Europeu da redução da dependência proteica e quais as alternativas às oleaginosas, desde o aproveitamento de desperdícios de outras indústrias para a alimentação animal (economia circular) até à utilização das designadas fontes proteicas alternativas, tais como as algas, os insetos ou as leveduras. A encerrar a sessão da tarde, o Professor Doutor Daniel Murta da EntoGreen apresentou “Insetos: De desperdício alimentar a nova fonte nutricional”, começando por explicar os desafios que se colocam à sociedade para garantir no futuro o abastecimento da cadeia alimentar, a redução do desperdício alimentar e terminando a apresentação explicando a plataforma “Ingredient Odyssey”, cujo objetivo é a produção de insetos como fonte proteica de excelência para a alimentação animal, através da utilização dos desperdícios alimentares como fonte de alimento para os insetos. Apresentou ainda quais as perspetivas futuras da produção de insetos para a alimentação animal e quais os principais constrangimentos que enfrentam. O evento terminou com a sessão de encerramento conduzida pela Engª Cristina de Sousa, Presidente da IACA.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.