Page 1

EMPRESA  Noção  Meios /Recursos  Missão


EMPRESAS As empresas são organizações muito variadas na forma como se estruturam, nos produtos que produzem, nos serviços que prestam, na sua dimensão e complexidade, na natureza dos mercados para que vendem e até nos regimes económicos em que operam.

O que é então uma empresa? Analisando o mundo à nossa volta, deparamos com diferentes tipos de empresas.

2


Assim: Há empresas que transformam recursos e forças da natureza em bens que satisfazem necessidades dos consumidores. Esta atividade transformadora, que tem o nome de produção reúne diversos elementos, os chamados fatores de produção, que são de natureza muito variada: terrenos, instalações, máquinas, ferramentas e utensílios, matérias-primas, dinheiro, capacidade de organização, conhecimentos técnicos, etc.

3


Há outras empresas que adquirem produtos já acabados em grandes quantidades e em locais diversos e os colocam à disposição dos consumidores, no local onde eles vivem. Esta atividade da empresa é o comércio.

4


Há ainda outras empresas que, com os recursos que reuniram, prestam serviços aos consumidores. É a atividade de prestação de serviços.

5


Em todas estas empresas, aparentemente diferentes, hรก muitos pontos em comum:

Todas estas empresas utilizam:

Meios humanos

Meios materiais

Meios financeiros.

6


Os contributos para o processo produtivo dos operários, do gerente da empresa, do contabilista, do engenheiro da produção, dos vendedores, etc., constituem os meios humanos à disposição da empresa. Aos esforços de ordem física ou intelectual que fazem damos o nome de trabalho.

7


Dentro dos meios materiais podemos distinguir dois grandes grupos:  Os terrenos, os edifícios, as máquinas, os equipamentos de escritório, as viaturas, que têm em comum o facto de permanecerem na posse da empresa durante alguns exercícios económicos por esse facto se vão desgastando – é aquilo a que se chama o capital fixo.

8


 Por outro lado, será capital circulante tudo aquilo que é incorporado no processo produtivo e que poderá aparecer no produto final. É o caso das matérias-primas, matérias-subsidiárias, dos combustíveis, etc.

9


Os meios financeiros serรฃo todos os capitais, prรณprios ou alheios, necessรกrios ao desenvolvimento da atividade da empresa.

10


Assim, empresa é:

Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores.

http://youtu.be/QhPyHsdCX_8 11


VISÃO, MISSÃO E VALORES

Ao criar uma empresa, os empreendedores têm alguns dados como certos: 

A área de negócio em que vão entrar;

A perceção, a imaginação sobre aquilo que querem para a sua empresa;

Sob que princípios vão atuar e os comportamentos que os seus colaboradores vão assumir;

Como se vai distinguir a empresa das da concorrência;

Que estratégias vai adotar.

12


VISÃO A visão de uma empresa traduz, de uma forma abrangente, um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, sem concretizar a forma de como devem ser atingidas.

A visão significa, resumidamente, saber para onde a empresa se dirige e onde pretende estar no futuro. A visão usa-se para projetar uma imagem do futuro do que se pretende que a empresa seja, de forma realista e atrativa.

13


MISSÃO "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivo da empresa." Peter Drucker

A missão consiste numa declaração escrita que traduz os ideais e orientações globais da empresa e que visa difundir o espírito da empresa por todos os seus membros e congregar esforços para a prossecução dos objetivos gerais.

14


VALORES Os valores são objetivos que as organizações atuais definem para os seus colaboradores (empregados) para concretizarem a sua estratégia, isto é, representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações.

http://new.flytap.com/prjdir/flytap/mediaRep/editors/Contentimages/INSTITUTIONAL/PDF/T AP/Codigo_Etica/pt/codigo_etica.pdf

15


Exemplo:

Missão  É missão da ULSAM a identificação das necessidades de saúde da população da sua área de abrangência e a resposta compreensiva e integrada dessas necessidades, através da prestação de cuidados de saúde, adequados e em tempo útil, garantindo padrões elevados de desempenho técnico científico e de eficaz e eficiente gestão de recursos. Visão  A ULSAM visa a organização otimizada de prestação de cuidados de saúde integrados e compreensivos, constituindo um modelo de referência para os demais prestadores de cuidados de saúde. Valores  No desenvolvimento da sua atividade, os colaboradores da ULSAM, regem -se pelos seguintes valores:

OBJETIVOS DA EMPRESA a) Atitude centrada no utente e respeito pela dignidade humana; b)

Cultura do conhecimento como um bem em si mesmo;

c)

Cultura da excelência médica e do cuidar.

16


Proposta de Trabalho Suponha a empresa “A Panificadora, Ldª, que se dedica ao fabrico do pão e que labora no seu pleno. 1- Com base nos conhecimentos já obtidos, indique:  2 meios humanos;  4 meios materiais;  1 meio financeiro,  3 matérias primas  2 matérias subsidiárias  2 produtos finais. 2- Elabore a missão para esta empresa. 3- Indique os valores/ princípios éticos que poderão nortear os meios humanos da Panificadora, Ldª.

17

Empresas  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you