Page 1

Escola Bテ。sica e Secundテ。ria de Pinheiro e-portefテウlios Grupo E

UNIテグ EUROPEIA e APEC


No âmbito do Curso Profissional de Técnico de Turismo, na disciplina de Área de Integração, desenvolvemos este trabalho sobre a União Europeia e sobre a APEC. Este trabalho insere-se dentro dos conteúdos do Módulo 4: Área III – O Mundo.


União Europeia: Tem a sua origem em 1957 na antiga CEE Comunidade Económica Europeia. Em 1991 é aprovado em Maastricht (Holanda) o Tratado da União Europeia, em 1992 consolida-se o Mercado Comum Europeu, com a eliminação de barreiras alfandegárias entre os países membros. O tratado da União Europeia, já composto de dois outros, o da União Política e o da União Monetária e Económica, que estabelece a criação de uma moeda única, entra em vigor em 1993, com a participação de 15 países, tornando-se o segundo maior bloco económico do planeta, com uma população de 374 milhões de habitantes e um PIB de 8 triliões de dólares.


União Europeia - continuação

.

Em janeiro de 2007 com a entrada da Roménia e Bulgária a UE passa a ter 27 países integrantes. Com essa nova configuração a União Europeia passa a contar com uma população de quase 500 milhões de pessoas, 20 línguas oficiais, o PIB (Produto Interno Bruto) em 2004 de aproximadamente 12,6 triliões de dólares, superior ao PIB americano (11,5 triliões de dólares), tornando-se o maior bloco económico do planeta.


Objetivos da União Europeia

• Promover a unidade política e económica da Europa; • Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; • Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; • Reduzir as desigualdades sociais e económicas entre as regiões; • Fomentar o desenvolvimento económico dos países em fase de crescimento; • Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.


Caracterização dos países da União Europeia

Os países da União Europeia em termos de desenvolvimento principalmente na vertente económica apresenta bastante diferença. Os países do norte , europa ocidental e central apresentam maior estabilidade económica em conforto com os da europa do sul (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Chipre…) que estão a viver um momento muito difícil relativamente a sua economia, o que afecta a sua estabilidade.


S鱈mbolos da Uni達o Europeia

Bandeira da Uni達o Europeia

Hino da Uni達o Europeia


A Cooperação Económica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco económico formado para promover a abertura de mercado entre 20 países e Hong Kong (China), que respondem por cerca de metade do PIB e 40% do comércio mundial


APEC - continuação Oficializada em 1993, pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Membros - Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, EUA (1989); China, Hong Kong (China), Taiwan (Formosa) (1991); México, Papua Nova Guiné (1993); Chile (1994); Peru, Federação Russa, Vietnam (1998).


Ficamos com este trabalho a saber quem são estas duas organizações e a suas funções na sociedade.


Curso profissional técnico de turismo Disciplina: área de integração Formadora: Alice carneiro Ano letivo: 2012/2013 Trabalho realizado por: Fábio Marques nº9 Fábio Oliveira nº10 Tiago Coelho nº17

ue, apec  

organizações internacionais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you