Page 1

Sorvetes Artesanais Receitas de


Sorvetes Artesanais Receitas de

Macxyne Berlanda Maria Alice Hoffmann

1ª edição 3


Vou de sorvete Algumas pessoas podem ter uma visão negativa do sorvete, porém ao contrario do que pensam, ele está longe de ser o vilão das dietas e, podendo ser um alimento completo. Nos Estados Unidos e Europa, é comum as pessoas substituem o jantar por 3 ou 4 bolas de sorvete, tendo como vantagem a digestão, pois o sorvete já desce derretido. É um complemento de cálcio, principalmente para as pessoas que não gostam de leite. Esse livro é uma oportunidade de você conhecer o quão saboroso o sorvete pode ser, fazendo você se apaixonar cada vez mais por este tipo de alimento.

Faça bom proveito! ;)

O que signifi ca: O tempo que você vai demorar para fazer a receita.

Já este o tempo que vai ter que ficar no freezer. E aqui o quanto a receita rende.


Sumario ' Artesanal x Industrial

6

Sorvetes Variados

8

Chocolate Creme Menta com chocolate Mesclado com nutella Cream cheese e morango Crocante Leite com mascarpone CafĂŠ Pistache Caramelo

11 13 15 17 19 21 23 25 27 29


Sorvetes de Fruta Pessêgo Morango Limão Abacate Maracujá Uva Figo Ameixa Manga Mirtilo

Sorvetes Light Creme Chocolate Morango Abacaxi Framboesa Amora Pêssego Kiwi Whey Vinho tinto

30 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51

52 55 57 59 61 63 65 67 69 71 73


Artesanal x Industrial O verdadeiro sorvete artesanal tem de ser elaborado com ingredientes de origem animal, frutas em calda (abacaxi, morango, mamão) frutas secas (Uvas Passas, Figo), castanhas (nozes, avelã, amendoim, pistache), compotas e doces como por exemplo, o adorado doce de leite. Existe um balanceamento entre os ingredientes com variações que dão a possibilidade de você criar o seu sorvete, porém tem de estar dentro de alguns limites para poder ser considerado de fato um sorvete artesanal. A tabela a seguir mostram as principais diferenças de um sorvete artesanal para um industrial.


Sorvete Artesanal

X

Sorvete Industrial

Leite integral

X

Leite modificado

Gorgura Animal

X

Gordura vegetal

Pouco volume

X

Muito volume

Sabores naturais

X

Corantes e essências

Leite modificado:

É um leite que retira parte de sua proteína e a sua gordura introduzindo no lugar a gordura vegetal deixando-o muito mais barato, porém com menos nutrientes e às vezes gorduras trans.

Gordura Animal:

São as derivadas basicamente do próprio leite como o Creme de Leite e a Manteiga.

Gordura Vegetal: Na sua maioria são as gorduras hidrogenadas que contém gordura trans.

Volume:

É a quantidade de ar que é introduzida no sorvete, através de emulsificantes, mas também pelos equipamentos que injetam ar.

Corantes e Essências: São saborizantes próprios para a alimen-

tação, porém não naturais, ou seja, um sabor morango com cor de morango que nunca viu sequer uma pequena semente de morango.

7


Sorvetes


Variados 9


Chocolate 15 min

4h

700ml

Ingredientes: * 3 claras * 200g de chocolate meio amargo * 200g de creme de leite * 30g de açúcar

Modo de preparo:

1 2 3 4 5

Em uma batedeira, bata as claras em neve e vá adicionando o açúcar. Bata bem e adicione o creme de leite, continue batendo até formar uma mistura cremosa Derreta o chocolate no microondas (coloque de 30 em 30 segundos e mexa nos intervalos, até derreter). Misture delicadamente com uma espátula o chocolate com a mistura das claras. Coloque em um recipiente com filme plástico em cima, e leve ao congelador por no mínimo 4 horas.

11


Creme 40 min

3h

1 litro

Ingredientes: * 500ml de de leite integral * 250ml de creme de leite * 300g de açúcar refinado * 60g de manteiga com sal * 5 gemas de ovo * 5ml de extrato de baunilha

Modo de preparo:

1 2

Aqueça o leite e o creme de leite em uma panela até ficar bem quente, mas sem deixar ferver.

Em outra panela, aqueça o açúcar até o ponto de caramelo e depois adicione a manteiga até virar uma calda homogênea a brilhante. Coloque aos poucos a mistura de leite sobre a calda e misture bem.

3

Bata as gemas e adicione aos poucos ao creme de caramelo. Leve novamente ao fogo e aqueça até que a mistura engrosse. Passe na peneira e deixe esfriar. Quando o creme de caramelo estiver frio, coloque o extrato de baunilha.

4 5

Bata o sorvete até ficar consistente e cremoso e depois leve ao freezer por 2 horas Retire e bata novamente, retorne ao freezer até firmar.

13


Menta com chocolate 10 min

6h

1 litro

Ingredientes: * 1 maço de menta * 240ml de água * 290g de açúcar * 3 claras * 200g de chantilly * 75ml de licor de menta * 200g de chocolate meio amargo

Modo de preparo:

1 2 3 4

Em uma panela, coloque a água e o maço de menta picado grosseiramente com a mão, deixe reduzir pela metade. Coe e devolva o líquido para a panela. Adicione o açúcar e deixar ferver até ponto de fio. Reserve. Em uma tigela bata as claras em neve e aos poucos adicione a calda de menta até virar um merengue. Reserve.

Junte o chantilly ao merengue de menta delicadamente, adicione o licor de menta e o chocolate picado, misture e leve ao congelador por 6 horas.

15


Mesclado com nutella 10 min

3h

1,2 litros

Ingredientes: * 500g de creme de leite fresco * 395g de leite condensado * 100g de avelãs trituradas * 300g de nutella * 5ml de essência de baunilha

Modo de preparo:

1 2 3

Em uma batedeira, bata o creme de leite fresco com o leite condensado e essência de baunilha por 5 minutos. Adicione as avelãs trituradas e misture deixando pedaços por todo creme Adicione a nutella e misture ligeiramente. Disponha em um recipiente e leve ao congelador por 3 horas.

17


Cream cheese e morango 10 min

4h

1 litro

Ingredientes: * 395g de leite condensado * 300g de creme de leite fresco * 200g de cream cheese * 50g de manteiga * 5ml de essência de baunilha * 126g (1 caixa) de bis branco * 110g de morangos em calda * 15ml de suco de limão

Modo de preparo:

1

Em uma tigela, coloque o leite condensado, o creme de leite fresco, o cream cheese, a manteiga, o suco de limão e a essência de baunilha e bata com uma batedeira até obter uma mistura densa. Reserve

2 3 4

Em um processador (ou liquidificador) bata o bis branco e junte-o na mistura. Por último, adicione na mistura os morangos em calda e mexa delicadamente. Coloque em um recipiente e leve para o congelador por pelo menos 4 horas.

19


Crocante 10 min

4h

1 litro

Ingredientes: * 90g de açúcar. * 100g de nozes picadas * 100g de amêndoas picadas * 600g de creme de leite fresco * 200g de leite condensado * 90g de doce de leite

Modo de preparo:

1 2 3 4 5

Derreta o açúcar em uma panelinha, adicione as nozes e as amêndoas e misture bem. Disponha em uma forma pincelada com manteiga e deixe esfriar. Em um recipiente, junte o creme de leite e o leite condensado e bata até obter ponto de chantilly. Reserve. Quebre o caramelo com as nozes e amêndoas, formando um crocante e misture ao chantilly. Junte colheradas de doce de leite e misture ligeiramente. Leve a geladeira por, pelo menos, 4 horas.

21


Leite com mascarpone 30 min

6h

800ml

Ingredientes: * 200ml de creme de leite * 2 claras de ovo * 250g de queijo mascarpone * 6 biscoitos champagne * 395g (1 lata) de leite condensado cozido

Modo de preparo:

1 2 3 4 5

Bata o creme de leite com o mascarpone até que forme uma mistura encorpada. À parte bata as claras e pique grosseiramente os biscoitos champagne. Reserve. Junte 3/4 do leite condensado na mistura do creme de leite, misture. Acrescente então as claras batidas e os biscoitos champagne misturando delicadamente.

Coloque esta mistura dentro de um recipiente, distribua montinhos do restante leite condensado por toda a mistura e leve ao congelador por pelo menos 5 a 6 horas.

Dica: De duas em duas horas (durante o processo de con-

gelamento) bata o sorvete para evitar a formação de cristais de gelo.

23


Cafe' 20 min

6h

1 litro

Ingredientes: * 300g de creme de leite fresco * 160g de leite condensado * 30g de pó de café instantâneo * 30ml de licor de café expresso

Modo de preparo:

1 2

Misture todos os ingredientes, menos o licor, até formar picos moles. Vá adicionando aos poucos o licor de café, em seguida coloque em um recipiente e congele por pelo menos 6 horas.

25


Pistache 10 min

3h

1 litro

Ingredientes: * 395g de leite condensado * 300g creme de leite * 200g de pistache sem casca * 1l de leite * 2 claras * 2 gotas de essĂŞncia de menta.

Modo de preparo:

1 2 3

Em uma batedeira, bata as claras em ponto de neve bem firme. Reserve.

4

Retire, coloque na batedeira e bata novamente. Coloque no recipiente e leve novamente ao freezer atĂŠ endurecer.

No liquidificador, bata por 1 minuto, o leite, o leite condensado, o creme de leite, o pistache, e a essĂŞncia de menta.

Acrescente as claras batidas e mexa delicadamente. Coloque em um recepiente e leve ao congelador ou freezer por 1 hora e meia.

27


Caramelo 40 min

3h

1 litro

Ingredientes: * 500ml de de leite integral * 250ml de creme de leite * 300g de açúcar refinado * 60g de manteiga com sal * 5 gemas de ovo * 5ml de extrato de baunilha

Modo de preparo:

1 2

Aqueça o leite e o creme de leite em uma panela até ficar bem quente, mas sem deixar ferver.

Em outra panela, aqueça o açúcar até o ponto de caramelo e depois adicione a manteiga até virar uma calda homogênea a brilhante. Coloque aos poucos a mistura de leite sobre a calda e misture bem.

3

Bata as gemas e também adicione aos poucos ao creme de caramelo. Leve novamente ao fogo e aqueça até que a mistura engrosse. Passe na peneira e deixe esfriar. Quando o creme de caramelo estiver frio, coloque o extrato de baunilha.

4 5

Bata o sorvete até ficar consistente e cremoso e depois leve ao freezer por 2 horas. Retire do congelador e bata novamente e leve ao freezer até firmar.

29


Sorvetes


de F ruta 31


Pessêgo 40 min

3h

500ml

Ingredientes: * 480g de pessêgo em calda * 395g de leite condensado * 300g de creme de leite

Modo de preparo:

1 2 3

Em um liquidificador, Bata bem rapidamente os pêssegos sem a calda.

4

Acrescente a calda do pêssego e misture. Coloque no recipiente final e leve ao congelador por 4 horas.

Coloque em um recipiente e acrescente o leite condensado, misture bem.

Acrescente o creme de leite sem o soro (importante caso coloque tudo o sorvete fica muito duro) e misture até que fique cremoso.

33


Morango 40 min

6h

1,2 litros

Ingredientes: * 720g creme de leite fresco. * 6 gemas * 180g de açúcar * 400g de morangos cortados * 5ml de extrato de baunilha

Modo de preparo:

1 2

Esquente o creme de leite até ficar fumegante, mas sem deixar ferver.

Em uma batedeira, bata as gemas com o açúcar. Aos poucos, vá acrescentando o creme de leite quente aos ovos, batendo ao mesmo tempo. É importante bater bem rápido e sem parar, para que o creme de leite esfrie rápido e não cozinhe os ovos.

3

Depois de ter incorporado todo o creme de leite aos ovos, transfira o líquido para uma panela e leve ao fogo médio-baixo. Cozinhe, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela, por aproximadamente 10 minutos, até engrossar bastante.

4

Peneire o creme sobre uma tigela, junte os morangos e a baunilha, deixe esfriar e depois cubra e leve à geladeira por no mínimo 2 horas (ou durante a noite).

5

Leve ao congelador por 30 minutos. Retire e misture com uma colher para quebrar os cristais de gelo. Continue fazendo isso a cada 30 minutos, por um total de 4 horas. Seu sorvete ficará bem cremoso.

35


Limão 15 min

6h

1 litro

Ingredientes: * 300ml de suco de limão * 24g de manteiga * 2 ovos * 180g de açúcar * 300g de creme de leite fresco * Raspas de 2 limões

Modo de preparo:

1 2

Em banho maria, junte o suco, a manteiga, os ovos e o açúcar, mexendo até a mistura encorpar. Reserve para esfriar.

3

Coloque em um recipiente e levar ao congelador por pelo menos 6 horas.

Em uma tigela, bata o creme de leite fresco até ponto de chatilly e junte a mistura de suco de limão e as raspas de limão.

37


Abacate 10 min

4h

400ml

Ingredientes: * 1 abacate maduro * 5ml de extrato de baunilha * 20g de açúcar * 200ml leite desnatado

Modo de preparo:

1

Em um copo, misture o leite, açúcar e baunilha. Coloque no liquidificador junto com o abacate e bata até ficar um creme consistente.

2 3

Coloque em uma tigela e leve ao congelador por 4h. Ao completar 3h no congelador, retire e misture um pouco.

Volte com ele para o congelador para completar o restante do tempo, retire, misture e sirva em seguida. Ele deve ser consumido neste momento,

Dica:

Não retorne ao congelador caso contrário perderá consistência e sabor, podendo amargar.

39


Maracuja' 15 min

3h

1 litro

Ingredientes: * 200g de polpa de maracujá * 80g de açúcar * 400g de creme de leite fresco * 200g de leite condensado * 50ml suco de maracujá

Modo de preparo:

1 2 3 4

Em uma panela, leve ao fogo a polpa de maracujá e o açúcar até formar uma calda. Reserve para esfriar. Em uma batedeira, Bata bem o creme de leite junto do leite condensado. Com auxílio de um fouet, misture o suco de maracujá, por fim misture ligeiramente a calda de maracujá. Coloque em um recipiente e leve ao freezer por pelo menos 3 horas.

41


Uva 10 min

4h

800 ml

Ingredientes: * 500ml suco de uva * 395g de leite condensado * 50g de açúcar * 1 clara de ovo

Modo de preparo:

1 2

Bata a clara de ovo na batedeira, até o ponto de clara de neve, e reserve.

Bata o suco de uva, o leite condensado e o açúcar. Acrescente a clara em neve e leve a mistura ao congelador por 2 horas.

3

Retire e bata novamente até o sorvete ficar cremoso e macio, coloque em um recipiente e leve ao freezer novamente para firmar.

43


Figo 30 min

2h

1,2 l

Ingredientes: * 6 claras em neve * 2 gemas * 180g de açúcar * 200ml de leite * 400ml de creme de leite * 400g de figos em calda picado

Modo de preparo:

1

Bata as gemas com o leite. Acrescente o creme de leite e leve ao fogo. Cozinhe por 3 minutos, após ferver, mexendo sempre.

2

Faça uma calda, em ponto de fio, com o açúcar. Quando estiver morna, adicione a calda, lentamente as claras, com a batedeira ligada. Acrescente o creme com o leite e bata por 5 minutos. Adicione os figos e bata por 1 minuto.

3

Leve o sorvete ao freezer por 2 horas, coberto com papel filme ou alumínio. Retire e bata por 5 minutos. Volte ao freezer até a hora de servir.

45


Ameixa 30 min

4h

1,2 l

Ingredientes: * 2kg de ameixas picadas * 20g de açúcar mascavo * 480g de creme de leite * 13g de açúcar de cana * 36 g de mel * 5ml de extrato de baunilha * Pitada de sal

Modo de preparo:

1

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque as ameixas em uma forma. Polvilhe as ameixas com açúcar mascavo e algumas pitadas de sal.

2

Asse as ameixas por 20 minutos ou até ficar completamente macia com e com bastante suco. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 5 minutos.

3

Adicione 180 g de creme de leite, açúcar, mel e extrato de baunilha em uma panela. cozinhe até que o açúcar seja dissolvido, cerca de 2-3 minutos.

4

Adicione 45 g da mistura no liquidificador, junto com as ameixas assadas e seus sucos. Misture por cerca de 1 minuto.

5

Coloque uma peneira sobre uma tigela grande e despeje o líquido através dele, descartando a polpa. Adicione a mistura restante à um recipiente e misture até combinar completamente. Cubra o recipiente com uma cobertura de plástico e leve ao congelador por no mínimo 4 horas.

47


Manga 30 min

4h

1,3 l

Ingredientes: * 700g de polpa de manga madura e picada * 180g de açúcar refinado * 200g de creme de leite * 2 claras de ovos grandes em temperatura ambiente * 20g de açúcar de confeiteiro * 45ml de suco de limão espremido e coado na hora

Modo de preparo:

1

Coloque as mangas picadas e o açúcar em uma panela média e cozinhe por aproximadamente 10 minutos (com a panela tampada).

2 3

Deixe esfriar e bata no liquidificador a manga cozida com o creme de leite, coe em peneira fina e reserve.

À parte, bata as claras em ponto de neve dura, junte o açúcar de confeiteiro e continue batendo até obter um merengue firme, acrescente o creme de manga reservado e o suco de limão, envolvendo delicadamente com auxílio de um fouet até que esteja totalmente homogêneo.

4

Por último, coloque a massa do sorvete em um recipiente e leve ao freezer até que inicie o processo de congelamento, retire o sorvete do freezer e bata com a batedeira, volte ao freezer e repita o processo mais duas vezes.

49


Mirtilo 20 min

6h

1 litro

Ingredientes: * 10ml de água * 5g de açúcar * suco de 1 limão * 500g de creme de leite fresco * 395g de leite condensado * 100g de mirtilos frescos (ou então congelados)

Modo de preparo:

1

Bata no liquidificador os mirtilos com a água e o açúcar. Coloque em um pote de vidro e leve ao microondas por 1 minuto. Aguarde esfriar e junte o suco de limão, misturando bem.

2

Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de líquido para cremoso, mas antes de chegar a chantilly. Diminua a velocidade e sem parar de bater, vá adicionando o leite condensado gelado e em seguida o creme de mirtilos. Bata mais um pouco somente até combinar tudo.

3

Coloque a mistura em um pote com tampa e leve ao freezer até endurecer por pelo menos 6 horas, ou da noite para o dia.

51


Sorvetes


L i g ht 53


Creme 1h

3h

700 ml

Ingredientes: * 330g de condensado de soja * 400g de creme de soja * 3ml de essência de baunilha

Modo de preparo:

1 2

Coloque a lata de leite condensado em uma panela de pressão*. Cozinhe durante 40 minutos. Espere até que esfrie.

3

Coloque o sorvete sem lactose em um pote e deixe no congelador até que fique duro.

Abra a lata e bata juntamente com o creme de soja e a baunilha, bata durante 15 minutos. Para ficar bem cremoso, deixe bater o máximo que conseguir.

*

Para cozinhar o leite condensado em uma panela de pressão, coloque a lata de pé, sem o rótulo, no meio da panela. Coloque água até que ela fique 2 dedos acima da lata. Feche a panela. Coloque no fogo e comece a contar o tempo de cozimento após a panela de pressão começar a chiar.

55


Chocolate 20 min

3h

1 litro

Ingredientes: * 6 gemas * 135g de xícara de açúcar * 120ml de leite de coco * 100g de chocolate amargo sem leite * 200ml de creme de soja.

Modo de preparo:

1 2

Misture as gemas com o açúcar até que virem uma gemada. Coloque uma panela em banho-maria.

3 4

Em uma batedeira, coloque a mistura de chocolate. Adicione lentamente o creme de soja, batendo devagar.

Adicione a gemada e junte na panela o leite de coco e o chocolate picado. Deixe em fogo baixo e vá misturando até que o chocolate derreta completamente. Espere o sorvete sem lactose esfriar e reserve.

Coloque a mistura no congelador por 30 minutos. Pegue novamente a receita e bata por mais 5 minutos. Coloque no congelador por mais meia hora. Faça isso até que o sorvete fique bem cremoso. Sirva.

57


Morango 5 min

1h

500 ml

Ingredientes: * 400ml de leite de coco * 360g de morangos congelados * 200g de mel

Modo de preparo:

1 2 3

Junte todos os ingredientes em um liquidificador. Bata até que fiquem homogêneos. Coloque a mistura em um recipiente e deixe no freezer por cerca de 1 hora e meia. Depois desse tempo, coloque o sorvete no liquidificador e bata o sorvete novamente.

Dica: Caldas de frutas deixam o seu sorvete sem lactose

mais saboroso. Prepare uma calda de morangos colocando açúcar, morangos picados e um pouco de água em uma panela. Deixe cozinhar até que fique cremoso. Sirva juntamente ao sorvete.

59


Abacaxi 10 min

1h

400 ml

Ingredientes: * 1 abacaxi inteiro congelado * 18g de mel

Modo de preparo:

1 2

Tire toda a polpa do abacaxi e congele-a picadinha.

Bata no processador o abacaxi congelado com mel até obter consistência de sorvete (se você fizer no liquidificador, acrescente um pouquinho de água, bem pouco, apenas para conseguir bater bem).

3

Coloque em um recipiente e sirva gelado.

61


Framboesa 25 min

8h

1,5 l

Ingredientes: * 680g de framboesa fresca * 120ml de mel * 960ml de água, separada * 150g de açúcar * 150g de glucose de milho

Modo de preparo:

1 2 3

No processador de alimentos coloque a framboesa e bata até formar um purê. Numa vasilha grande, misture bem o purê de framboesa com o mel.

Numa panela grande, ponha 3 xícaras de água, o açúcar e a glucose de milho. Misture e leve a panela ao fogo alto para que a calda ferva. Deixe-a ferver até que o açúcar tenha dissolvido, cerca de 2 minutos. Não mexa a calda. Misture a calda com o restante da água e coloque-a na vasilha com o purê de framboesa.

4

Prepare um banho de gelo, enchendo uma tigela grande com água e gelo. Ponha a vasilha com o purê de framboesa e a calda de açúcar na água com gelo. Mexa até esfriar, se quiser use um batedor de ovos para mexer.

5

Ponha o purê em uma forma. Cubra e coloque-o no freezer ou congelador para que endureça, o que deve levar de 6 a 8 horas.

Dica: Se você quiser fazer um sorvete cremoso, depois de

bater a framboesa (passo 1), passe-a na peneira para retirar as sementes. Ou, use framboesas congeladas. 63


Amora 10 min

6h

1 litro

Ingredientes: * 450g de amoras frescas ou então congeladas * 240ml de água * 60g de açúcar * 30ml de suco de limão espremido na hora

Modo de preparo:

1 2 3

Bata as amoras no liquidificador ou processador com a água e o açúcar. Passe por uma peneira, pressionando bem, para extrair as sementes. Junte o suco de limão e mexa para misturar tudo.

Esfrie bem a mistura na geladeira por no mínimo 4 horas, depois mexa e deixe gelar por mais algumas horas antes de servir,.

65


Pêssego 20 min

4h

700 ml

Ingredientes: * 375g de pêssegos frescos * 150ml de vinho branco seco * 150ml de suco de laranja * 10g de açúcar * 2 claras em neve

Modo de preparo:

1 2

Coloque os pêssegos, sem os talos, numa panela com água fervente por 45 segundos.

3 4 5

Retire do fogo, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador até formar um purê liso.

Depois retire a pele, corte ao meio, tire o caroço e pique a polpa. Coloque a polpa numa panela com o vinho, o suco de laranja e o açúcar e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo.

Despeje num recipiente, espere esfriar e leve ao freezer (ou congelador) e deixe até que tenha endurecido nas bordas.

Retire, passe para uma tigela, bata para quebrar o gelo e misture as claras em neve com essa polpa semi congelada. Leve de novo ao freezer e deixe até ficar firme.

67


Kiwi 10 min

6h

Ingredientes: * 200g de açúcar em pó * 4 Kiwis maduros * Suco de 4 limões

800 ml

Modo de preparo:

1

Misture o açúcar e 100 ml de água fria em uma panela pequena. deixe ferver por 5 minutos até o açúcar se dissolver e virar um xarope de açúcar. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

2 3 4

Descasque os kiwis e bata em uma batedeira com o suco de limão e xarope de açúcar esfriado. Despeje a mistura em um recipiente e deixe no congelador por 1-2 horas, até ficar levemente congelado.

Bata novamente a mistura em uma batedeira, pulse suavemente até se tornar um creme, coloque de novo no recipiente e deixe congelar novamente. Repita esse processo duas vezes mais, então deixe por 4 horas ou até ficar firme.

69


Whey 10 min

4h

500 ml

Ingredientes: * 6 claras * 24g de whey protein * 1 pacote de gelatina sem sabor e não hidratado * 1 limão

Modo de preparo:

1

Em uma batedeira bata as claras até tomar ponto de neve. Pingue algumas gotas de limão para neutralizar o cheiro de ovo. Acrescente o whey protein. Por último acrescente a gelatina. Leve ao freezer.

2

Após 1 hora, bata novamente a mistura e leve ao freezer novamente, quanto mais tempo deixar, maior a densidade e a textura de sorvete irá ficar!

Dica:

Use frutas como a banana ou morango para acompanhar. Polvilhar canela por cima também fica uma delícia.

71


Vinho tinto 15 min

8h

Ingredientes: * 325ml de vinho tinto * 135g de açúcar * 340g de framboesa

800 ml

Modo de preparo:

1 2 3 4

Em uma panela funda, despeje o vinho tinto, as framboesas e o açúcar. Ferva por 10 minutos em fogo alto, desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Despeje a preparação no liquidificador e misture. Despeje dentro de um recipiente e deixe gelar durante a noite.

Dica: Se preferir sirva seu sorvete com quadrados de chocolate meio amargo, será o complemento perfeito.

73


Este livro foi impresso na gráfica CentroCópias, Rua dos Ilhéus, 46 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-560. Papel couchê fosco 90gr, cores CMYK. Fontes utilizadas: corpo de texo: Asap 10pt, título: Sensations and Qualities Destaques: Rancho Números do modo de preparo: Ke Aloha Julho, 2017


75


Você já tomou sorvete artesanal? Se sim, sabe qual é a delicia que te espera neste livro. O sorvete artesanal é um sorvete mais saboroso e mais nutritivo que aqueles comprados no mercado, trazendo a você uma refeição diferenciada e saborosa. Ao contrário do que você pode estar pensando, o sorvete artesanal não é algo complexo de se fazer. Este livro é um convite para você, leitor, aprender e se deliciar com esta leitura. Leia, produza e aproveite!

Livro produzido por: Macxyne Berlanda Maria Alice Hoffmann

Receitas de Sorvetes Artesanais  

Livro de receitas realizado para disciplina de Tipografia aplicada no curso de Design UFSC.

Receitas de Sorvetes Artesanais  

Livro de receitas realizado para disciplina de Tipografia aplicada no curso de Design UFSC.

Advertisement