Page 1

VIII

MAU momento de arquitetura e urbanismo

de 5 a 9 de março DAU UFPB

Apoio

Realização Apoio


VIII MAU momento de arquitetura e urbanismo

O que é o MAU? O Momento de Arquitetura e Urbanismo é um evento bianual promovido pelo Centro Acadêmico e pelo Departamento de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba, que objetiva promover discussões relativas a área e expandir os conhecimentos abordados na grade curricular. O tema do VIII MAU, a ser realizado entre os dias 5 e 9 de março de 2018, é o Estado da Arte na Arquitetura: como as novas pesquisas, entendimentos e tecnologias estão reformando a profissão e o campo da Arquitetura e do Urbanismo. Queremos compreender como a inovação e a tecnologia de ponta desenvolvidas hoje chegam na nossa realidade profissional e acadêmica, e como podemos absorvê-las criticamente, entendendo sua importância e benefícios, mas sem deixá-las se sobreporem as demandas humanas e locais, imprescindíveis à uma

Temática O Estado da Arte é o termo que designa as discussões, tecnologias e recursos de vanguarda de uma área, é aquilo que se tem de mais novo com potencial para modificá-la. Na arquitetura e no urbanismo, devido suas naturezas multidisciplinares e a consequente variedade de campos em que essas ciências precisam atuar e fornecer respostas, apenas a tentativa de mapeamento do que lidera essas diversas áreas parece uma tarefa exaustiva.

Entretanto, essas inovações, mesmo que já consolidadas, precisam atravessar diversas barreiras para permearem o ensino e prática profissional. Além disso, apesar de estarmos em mundo cada vez mais conectado, as singularidades locais ocasionam realidades distintas da profissão de arquiteto e urbanista. O VIII MAU objetiva estimular o contato crítico dos estudantes com esses avanços através da compreensão de quais são esses, e de como e porquê eles modificarão a prática arquitetônica, dentro da nossa realidade local. Mais importante ainda, esse MAU busca trazer uma reflexão do impacto dessas vanguardas na dimensão humana dos projetos: queremos entender quais benefícios essas novas técnicas trazem para a criação e execução de projetos cada vez mais integrados com o meio em que vivemos.


VIII MAU momento de arquitetura e urbanismo

O evento A fim de abordar um tema tão plural em uma disciplina igualmente complexa, optou-se por organizar o evento em quatro eixos temáticos que exploram diferentes aspectos do Estado da Arte na arquitetura: projeto, tecnologias construtivas, patrimônio e memória e cidades.

Cronograma Dia 1 - 05/03: Abertura Evento de abertura do MAU: apresentação e conceituação da temática e dos seus eixos. Dia 2 - 06/03: Projeto Novas tecnologias que otimizam e expandem as possibilidades e técnicas da prática projetual, e como essas atuam para a concepção de projetos com maior qualidade, por inteiro. Dia 3 - 07/03: Tecnologia da Construção Novas possibilidades de técnicas, materiais e recursos que otimizam o processo construtivo em diversas óticas. Dia 4 - 08/03: Patrimônio e Memória Além de analisar os novos entendimentos e recursos para tratamento de espaços históricos, esse eixo temático busca também discutir como a tecnologia deve ser empregada de forma a não descentralizar as questões socioculturais. Dia 5 - 09/03: Cidades + Encerramento Entendimento do impacto em macroescala do emprego das novas discussões na construção do espaço público contemporâneo. Mais do que isso, busca formar um panorama do que se entende hoje por habitar nas cidades.


Atividades Palestras As palestras serão ministradas por acadêmicos ou por profissionais cuja produção no campo seja de destaque. Entendemos que essas são as melhores pessoas pra nos guiar pelos temas, muitas vezes bastante multifacetados e recentes.

Oficinas As oficinas são as atividades práticas por meio das quais os participantes do MAU apreenderão as discussões do evento. Elas podem ser de qualquer natureza, desde que se proponham a ensinar ou a introduzir os participantes em um saber.

Exposições Convidamos para expor, no MAU, trabalhos, pesquisas e produtos que se encaixem com o tema do evento, seja através da alocação desses em um espaço físico, ou rodas de apresentação

Rodas de debate Acreditamos que todo o conteúdo apresentado deve ser discutido. Para isso, estimulamos a formação de rodas de debate após as atividades que tenham pontos em comum: seja após as palestras, no final do dia com os participantes de atividades do mesmo eixo temático, etc. A proposta do MAU é fazer com que os alunos entrem em contato com os novos horizontes da arquitetura e do urbanismo. Para isso, vamos transformar por uma semana o cenário típico do CTH, nosso bloco de aulas, promovendo diversas atividades simultâneas, de modo que os alunos interessados em um dos eixos de discussão específico, possa se aprofundar nele, sem perder o contato com os demais. Isso implica que a divisão temática dos dias não é rigida, exceto para as palestras, para possibilitar maior liberdade das atividades e para os palestrantes.

Como participar Caso esteja interessado em ministrar alguma das atividades acima, por favor, nos escreva livremente contando da sua proposta. Escolhemos montar esse edital para que o cronograma do evento seja o mais espontâneo o possível, e contando com o apoio logístico do Cacau, do DAU, do CT e da UFPB, esperamos viabilizar sua proposta.

viii.mau.ufpb@gmail.com facebook.com/VIIIMAU

VIII MAU UFPB  

Chamada para palestrantes, oficineiros e expositores do VIII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB: O Estado da Arte na Arquitetura

VIII MAU UFPB  

Chamada para palestrantes, oficineiros e expositores do VIII Momento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB: O Estado da Arte na Arquitetura

Advertisement