Page 1

1

ANÁLISE DE PRODUTOS SIMILARES

GUIA DO EDUCADOR


2

Apresentação Geral A Oficina de Análise de Produtos Similares tem como objetivo capacitar os integrantes dos grupos produtivos comunitários de maneira que possam identificar as características de produtos similares. Desta forma perceberão pontos a melhorar em seus produtos, mudando a percepção que alguns grupos tem de que o produto que fazem é perfeito. Ao criarmos esta oficina, pretendemos capacitar os participantes nas etapas de análise de produtos similares e possibilitar que identifiquem as tendências e moda dos produtos similares e concorrentes. Desta forma, Oficina de Análise de Produtos Similares mais do quê um curso, é uma tentativa de instigar os integrantes dos grupos produtivos a se conscientizarem da importância da análise de produtos similares para inovarem em valor e atingirem melhores resultados. O propósito deste encontro é propiciar condições para que se desenvolva competência para:

1. Dimensão Cognitiva •

Compreender a importância da análise de produtos similares observando que os produtos podem absorver aspectos positivos e neutralizar aspectos negativos, conforme o que perceberem durante a análise.

2. Dimensão Atitudinal •

As principais características que se pretende fomentar nos participantes é a pró-atividade e inovação. A partir da análise de produtos similares esperase que o participante busque inovar em valor nos produtos que irá desenvolver, na busca por novas soluções e melhorias constantes.

3. Dimensão Operacional – de aplicação Pretende-se que os participantes estejam aptos a realizar análise de produtos similares, identificando diversos aspectos que podem ser aplicados no seu produto. Permitir que essa análise seja convertida em redesign dos produtos do grupo.


3

ESTRUTURA DO CURSO ETAPA 1 – INOVAÇÃO DE VALOR ETAPA 2 – ANÁLISE DE PRODUTOS SIMILARES ETAPA 3 – REDESIGN DE UM PRODUTO

CARGA HORÁRIA DA OFICINA 4 horas PÚBLICO – ALVO Empreendedores que estão planejando a melhoria no processo de criação de novos produtos


4

PLANO DA OFICINA ANÁLISE DE PRODUTOS SIMILARES TEMAS Abertura

ATIVIDADES ATIVIDADE DE ABERTURA APRESENTAÇÃO DO EDUCADOR, DO CURSO E DAS COMPETÊNCIAS GERAIS.

ESTRATÉGIAS

EXPOsIÇÃO dialogada LANÇAR

ETAPA 1 - Inovação de Valor

Atividade 2 APRESENTAÇÃO

DE

SLIDES

QUESTIONAMENTOS E PERMITIR QUE OS PARTICIPANTES EXPONHAM SUAS OPINIÕES

RECURSOS

• •

Computador e projetor Slide 1

5’

• •

Guia do Orientador Slides 2 ao 19

60’

intervalo

10’ ORGANIZAR

ETAPA 2 - ANÁLISE DE PRODUTOS SIMILARES

intervalo

TEMPO

ATIVIDADE 3 – Matriz de

Avaliação de Produtos Similares

OS PARTICIPANTES EM EQUIPES (MÍNIMO DE 4 E MÁXIMO DE 8 ) PARA ANALISAREM PRODUTOS SIMILARES ATRAVÉS DA PLANILHA/TABELA, PA IDENTIFICAREM O QUE ESTÁ NA MODA E QUAIS AS TENDÊNCIAS .

• • •

Planilhas impressas (guia do Orientador) Cartolina e pincel atômico Material de apoio conforme o grupo: revistas para recortes, power point com imagens de produtos semelhantes do grupo; ou ter solicitado para o grupo trazer produtos similares para essa oficina Slide 19, 20 e 21

60’

10’


5

ORGANIZAR OS

ETAPA 3 - REDESIGN DE PRODUTO

ENCERRAMENTO

Atividade 4 Redesign de produto(s) do Grupo

ATIVIDADE 5 ENCERRAMENTO

PARTICIPANTES EM EQUIPES DIFERENTES (MÍNIMO DE 4 E MÁXIMO DE 8 ) PARA PROTOTIPAREM O REDESIGN DE UM DOS PRODUTOS DO GRUPO (OS GRUPOS PODE FAZER PRODUTOS DIFERENTES OU O MESMO)

EXPOSIÇÃO DIALOGADA.

Matérias, ferramentas e maquinário para executar o produto (solicitar com antecedência ao grupo) Slide 21 e 22

Slide 23

90’

5’


6

OFICINA – ANÁLISE DE PRODUTOS SIMILARES Atividade de Abertura Objetivo Promover a apresentação do educador, da Oficina e das competências gerais. Tempo 5 minutos. Recursos Necessários • •

Slide 1 Computador e Projetor de slides

Procedimentos •

Receba cordialmente o grupo, disponibilizando os recursos da sala e o material de apoio. Aguarde que todos estejam devidamente acomodados para dar início aos trabalhos.

Apresente-se de forma breve e resumida.

Informe que apresentará as competências gerais e programação da Oficina (ordem das atividades).

Apresente o slide 1 utilizando como base as informações descritas no guia do orientador

Orientações ao educador: •

Fazer uma apresentação objetiva e resumida, para evitar a monotonia comum no início de cursos;

Destaque os principais pontos que serão abordados;

Defina regras com os participantes a fim de evitar desinteresse e a não participação;

Demonstrar a importância desse curso na consolidação dos grupos produtivos e empreendimentos dos participantes.


7

ETAPA 1 – Inovação de Valor Objetivo Apresentar conceitos e instigar reflexões nos participantes para que estejam aptos e interessados em realizar a análise de produtos concorrentes Tempo 60 minutos

Recursos • • •

Exposição dialogada Slide 2 a 19 Computador e projetor de slide

Procedimentos •

Slide 3 – perguntar aos participantes o que eles notam de diferente nos celulares. Esteja atento que existem celulares com flip, slide, com teclado e touchscreem. Instigue os participantes a chegarem a essas conclusões. Pergunte:

- Quais são mais novos/recentes/modernos? - O que tem em comum? - O que tem diferente? - Qual você compraria, por que? - Para que eles servem? •

Slide 4 – Figura mostra a inovação em um vaso sanitário que reutiliza a água usada para lavar as mãos na descarga. Perguntar se eles acham que isso foi uma inovação? Se é importante? Se lembram de mais algum produto que é inovador?


8

Slide 5 – Comentar que as geladeiras foram inovando e que foram ficando mais caras. Perguntar: A inovação gera valor? Inovar custa caro? Inovar traz resultados positivos? É preciso conhecer produtos concorrentes para saber o que pode ser feito diferente? Peça para darem exemplos sobre os produtos que trabalham. Para a imagem das geladeiras retrós, destaque que nem sempre inovar é sinônimo de agregar novas funções ou investir em tecnologia de ponta. Pergunta: No que essa Geladeira Brastemp inovou (estética)? Vocês acham que ela é mais cara que as geladeiras comuns (sim ela é)? Por que ?

Slide 6 – Leitura destacando as palavras em vermelho

Slide 7 – Leitura

Slide 8 – Perguntar o que eles percebem em comum entre as canetas destacadas (cor verde)

Slide 9 – Pedir para que os participantes descrevem as formas e a quem pertencem os chapéus.

Slide 10 – Perguntar quais carros são mais caros? Por que? O que tem de similar/igual? E de diferente?

Slide 11 – Perguntar quais as cores das havainas? Perguntar se observam semelhanças e diferenças?

Slide 12 – Destacar que um mesmo objeto/produto pode ter diferentes funções, como é o caso dos vasos, que podem ser decorativos, para colocar líquidos/água ou plantas. Perguntar para os participantes, quais as funções do produto de vocês?

Slide 13 – Destacar que um mesmo produto pode ser fabricado de diferentes materiais/matéria-prima. Perguntar quais os matérias que eles conseguem perceber nas panelas (ferro, alumínio, teflon, barro/cerâmica). Perguntar de quais matérias os produtos concorrentes são feitos e quais desses matérias poderiam ser utilizado nos produtos do grupo?

Slide 14 – Destacar que a estética de um produto pode agregar valor. Perguntar qual das velas eles acham que é mais cara? Por que? Qual a mais inovadora na estática? Quais a mais comum?

Slide 15 – perguntar que estilo de pessoas usariam cada um dos tênis? ( roqueiro, jovem, crianças, skatista) o que tem de igual e diferente entre eles?


9

Qual estilo preferem e por que?(cano alto, cano baixo, com cadarço, sem cadarço) •

Slide 16 – Destacar que produtos similares podem ser de regiões diferentes, e que produtos com identidade local tendem a ser diferentes dos seus concorrentes, por utilizarem elementos e matéria-prima local, que geralmente não se repete. Exemplo das imagens dos artesanatos.

Slide 17 – destacar que com a análise de produtos similares os participantes estarão mais aptos a identificar a tendência e moda, podendo aplicar nos produtos do grupo, desde que inovem

Slide 18 – introduzir o que será a próxima atividade, explicando o que é a matriz de avaliação

Slide 19 – comentar que para a próxima atividade os participantes devem estar atentos para os itens que estão no slide ( durante a próxima atividade é interessante deixar esse slide exposto)

Orientação ao educador: Dê espaço para os participantes darem suas opiniões, não julgue se está certo ou errado,

mas

encaminhe

para

que

cheguem

nas

conclusões

indicadas

anteriormente. Após o slide 19, se for preciso, dê um intervalo e prepare o material para a próxima atividade

ETAPA 2 – Análise de Produtos Similares Objetivo Proporcionar aos participantes a experiência de analisarem produtos similares através de uma atividade em grupo. Tempo


10

60 minutos Recursos Necessários

• • • •

Planilhas impressas (guia do Orientador) – anexo 1 Cartolina e pincel atômico Material de apoio conforme o grupo: revistas para recortes, power point com imagens de produtos semelhantes do grupo; ou ter solicitado para o grupo trazer produtos similares para essa oficina Slide 19, 20 e 21

Procedimentos

• • •

ORGANIZE OS PARTICIPANTES EM EQUIPES DIFERENTES (MÍNIMO DE 4 E MÁXIMO DE 8) PEÇA PARA QUE CADA GRUPO ESCOLHA UM PRODUTO DO PRÓPRIO GRUPO REPASSAR

REVISTAS OU SLIDE COM VÁRIOS PRODUTOS SIMILARES AOS PRODUTOS

DO GRUPO

PEDIR PARA QUE O GRUPO DESENHE NA CARTOLINA A PLANILHA CONFORME MODELO ANEXO

DURANTE

O TEMPO QUE OS grupos estiverem analisando, lembre-os dos aspectos que devem analisar (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientação ao educador: Apenas esclareça dúvidas sobre o procedimento da atividade. Não ajude com opiniões sobre a atividade.

ETAPA 3 – Redesign

Objetivo Com base nas informações da análise de produtos similares, estimular que os grupos realizem o redesign de um dos produtos do grupo


11

Tempo 60 minutos

Recursos • •

Matérias, ferramentas e maquinário para executar o produto (solicitar com antecedência ao grupo) Slide 21 e 22

Procedimentos Com o Slide 19 aberto, peça para que cada equipe liste tópicos

sobre aqueles itens e com base na análise de produtos que realizaram na atividade anterior (10 minutos) •

Os grupos deverão fazer o redesign com base no que anotaram

Orientação ao educador: Mencionar que o produto que o grupo fará o redesign não deve ser muito complexo, afinal o grupo terá 60 minutos para concluir a atividade. Durante o processo de redesign certifique-se se os aspectos listados pelo grupo estão sendo considerados.

. Atividade5 – Encerramento

Objetivo Recapitular o conteúdo da Oficina Tempo 5 minutos


12

Recursos • •

Slide 23 e 24 Computador e Projetor

Procedimentos •

Pergunte aos participantes o que eles aprenderam durante o encontro, se existem dúvidas, o que gostaram e o que não gostaram;

Guia do Orientador - Análise de Produtos Similares  

Aliança Empreendedora

Advertisement