Issuu on Google+

e m po we rne t wo rk.co m

http://www.empo wernetwo rk.co m/bimaccessar/2013/05/09/o -que-e-o -o npage-seo /

O que é o onpage SEO Onpage SEO é uma das estratégias seguidas pelos prof issionais de Internet para conseguirem obter traf ego nos seus sites, batendo a concorrência. SEO quer dizer Search Page Optimization, ou optimização de página para buscas, e existem duas técnicas para se optimizar a inf ormação num blog ou site: onpgage SEO – Optimização na própria página/site. offpage SEO – Optimização externa ao próprio site. Neste artigo proponho-me ensinar as bases de uma boa estratégia onpage SEO, direccionado para um blog.

São 12 as ações Necessárias para um bom onpage SEO Keyword Density (Densidade de palavras-chave) >= 1%. Usar as keywords logo na primeira f rase do post. Usar as keywords na última f rase do post. Links para outras páginas do blog. rel=”nof ollow” nos links externos. tag ALT das imagens terem as keywords incluídas. Usar H1 nas Keywords Usar H2 nas Keywords Usar H3 nas Keywords Usar bold (negrito) nas keywords Usar Itálico nas Keywords Usar Underline (sublinhado) nas keywords

# 1: Keyword Density (Densidade de palavras-chave) >= 1% Em primeiro lugar vamos lá f alar do que são keywords. Quando se escreve um post num blog, pretende-se que ganhemos tráf ego (não conf undir com tráf ico, que tem mais a ver com droga…) associado a determinadas palavras chave. É assim que os motores de busca identif icam os nossos posts como passíveis de responderem ás buscas dos internautas, colocando-os na sua primeira página (ex: o google). Por exemplo, para este post, estou a trabalhar para as keywords onpage SEO (o que demonstra algum nível de


loucura, dada a competição que existe para estas keywords…) e vai ver que estou a seguir todas as 12 práticas identif icadas acima. Ora, Keyword density de pelo menos 1% quer dizer que, da quantidade total de palavras que eu escrever neste post, deverei ter pelo menos 1% dessas palavas = onpage SEO. Como exemplo, se o número de palavras deste post f orem 700, tenho de escrever 7 vezes, ao longo do texto, onpage SEO.

# 2: Usar as keywords logo na primeira f rase do post Esta parece-me f ácil de perceber, certo? Assim que comecei este post, coloquei logo na primeira linha as keywords onpage SEO. Reparou?

# 3: Usar as keywords na última f rase do post Se conseguir ler este post até ao f im, (e se eu não me esquecer) irá ver que a minha última f rase terá as keywords onpage SEO incluídas. Se eu f alhar, não se esqueça de deixar um comentário alertando-me para isso, ok? Grazié!

# 4: Usar Links para outras páginas do meu blog No texto que eu aqui colocar, haverão algumas palavras que apresentarão links para outras páginas que tenho neste blog. Por exemplo, quem costuma escrever em blogs são pessoas que se associaram ao trabalho a partir de casa, sendo portanto importante para elas que leiam outro post que eu f iz e que acabei de associar a esta f rase… reparou?

# 5: Usar rel=”nof ollow nos links externos” Sempre que incluo links para páginas que não pertencem a este blog, incluo a tag rel=”nof ollow”, dado qeu assim o google não me penaliza. E porquê? Bom esta tag é algo mal compreendida e para lhe explicar com detalhe, teria de me estender muito, mas em termos resumidos o problema é o seguinte: O google tem programas a correr a Internet aos quais chama de robots e que andam sempre á procura de novos conteúdos. Se encontra um link num site que não tem esta tag, segue esse link e pode dar-se o caso de este link já não estar a f uncionar, ou pertencer a blogers ou sites que numa altura até podiam ser bons meninos, mas depois passaram-se da carola e começaram a portar-se mal (spammers, conteudo já não relacionado, etc). Para nos precavermos de umas palmadas no rabito dadas pelo google, o melhor mesmo é usar a tag e pronto!

# 6: tag ALT das imagens incluirem as nossas keywords


Em termos de HT ML, a uma imagem, está associada uma tag que indica o texto ligado a uma imagem. Já reparou concerteza que se f izer busca de uma palavra no google e indicar que em lugar de texto quer ver imagens, ele sabe apresentar-lhe os resultados mais correctos. No código HT ML associado á imagem, devemos então colocar ALT =”identif icação da Imagem”, para que o google saiba que imagens apresentar quando lhe f or pedido este serviço. Mas existe ainda outra razão: Se por alguma razão o seu servidor não tiver conseguido carregar a imagem, no seu lugar aparece o texto inserido na tag ALT e assim o google f ica mais contente. Lembre-se que o google gosta de sites com bom conteúdo, para que os seus clientes continuem a usálo…

# 7: Usar H1 nas nossas keywords Isto quer dizer, incluir as nossas keywords num f ormato de cabeçalho standard ao qual f oi estabelecido chamar:

Header 1 (ó aqui as minhas keywords: onpage SEO) É um cabeçalho grande não é?

# 8: Usar H2 nas nossas keywords Isto quer dizer, incluir as nossas keywords num f ormato de cabeçalho standard ao qual f oi estabelecido chamar:

Header 2 (ó aqui as minhas keywords: onpage SEO) É um cabeçalho mais ou menos não é?

# 9: Usar H3 nas nossas keywords Isto quer dizer, incluir as nossas keywords num f ormato de cabeçalho standard ao qual f oi estabelecido chamar:

Header 3 (ó aqui as minhas keywords: onpage SEO) É um cabeçalho mais pequeno não é?

# 10: Usar BOLD nas nossas keywords Neste caso, como já deve ter reparado concerteza, já usei o negrito, ou bold, nas keywords onpage SEO.

# 11: Usar Underline nas nossas keywords E também já usei o underline, ou sublinhado, nas keywords onpage SEO.

# 12: Usar Itálico nas nossas keywords Finalmente já usei também o itálico, nas keywords onpage SEO. Felizmente para mim, nesta plataf orma temos um plug-in


(pequeno aplicativo) que nos ref ere todas estas acções, promovendo sempre um bom posicionamento aos nossos posts, como pode ver na imagem ao lado. Bom, nem sempre identif ica todo o trabalho que f aço; acho mesmo que o f az só para me desmoralizar . Se achar que este post f oi importante para saber o que é e como f azer onpage SEO (pensava que me esquecia, não era?) deixe o seu comentário abaixo.


O que é o onpage SEO