Issuu on Google+

ALFACOMP LTDA.

AUTOMAÇÃO

INDUSTRIAL

O SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL REMODELA SEU SISTEMA DE TELEMETRIA COM EQUIPAMENTOS DA ALFACOMP 31 de Ago sto de 2009

Boletim Info rm ativo —Volume 2, Edição 3

SERVIÇO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE JARAGUÁ DO SUL– SC DESTAQUES > O município > Sistema de telemetria > A utilidade do sistema > Tecnologias aplicadas > A facilidade de operação

NESTA EDIÇÃO:

Rádio mo dem Alf a-

2

com p

Com uma população estimada em torno de 140.000 habitantes, Jaraguá do Sul é a cidade catarinense que mais cresceu nos últimos 3 anos. A cidade está localizada no nordeste do estado e é sede de empresas como a WEG. Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catariana, atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí.

O SAMAE foi criado em 1968 com o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e esgotos sanitários de Jaraguá do Sul. Atendendo cerca de 98% da população, que cresce em torno de 4% a.a., o SAMAE abastece 31.000 ligações e 40.000 economias.

Painé is de teleme tria 2 padro niz ado Descrição do siste ma 2

Arquitetura de rádio

3

Software Supe rvisó-

3

rio Telecom ando das remotas

4

TRABALHO

CONJUNTO

DO

SAMAE

O sistema de telemetria foi concebido com o objetivo de automatizar, telesupervisionar e telecomandar as elevatórias, boosters e reservatórios do SAMAE. Nesta primeira etapa, foram instalados painéis de telemetria em 5 reservatórios, duas repetidoras e no CCO. A Alfacomp forneceu os equipamentos e desenvolveu o supervisório em conjunto com o SAMAE, que dessa forma está qualificado para ampliar o sistema sem precisar contratar externamente. Os técnicos do SAMAE instalaram os painéis e a Alfacomp orientou a posta em marcha.

COM

A

ALFACOMP


O SAMAE DE JARAGUÁ DO SISTEMA DE TELEMETRIA DA ALFACOMP

RÁDIOS RM2060

MODEM

-ALFACOMP

O novo sistema é baseado nos rádios Alfacomp 2060LR e RM2060 e as estações comunicam em 57600 bps. Os transceptor consistem em uma solução de alto desempenho e baixo custo para comunicação wireless utilizando tecnologia Spread Spectrum na faixa dos 900 MHz, podendo substituir milhares de metros de cabos de comunicação em ambientes industriais ruidosos. Utilizando comprovada tecnologia FHSS,

2060LR

PAINÉIS

UTILIZADOS

DE

SUL COM

2060LR

REMODELA SEU EQUIPAMENTOS

Pág ina 2

E

que dispensa licença de operação junto à Anatel, os transceptores 2060 estabelece comunicação entre computadores, clps e instrumentos diversos, que possuem porta serial em padrão RS232 ou RS485 com taxas de 1200 a 115.200 bps. Para aumentar a segurança e integridade das comunicações, os transceptores 2060 permitem a encriptação dos dados. Os dois modelos são compatíveis entre si.

RM2060

TELEMETRIA

As estações remotas receberam painéis de telemetria padronizados, baseados em CLPs Atos da série Expert DX. Cada painel de telemetria possui as seguintes especificações básicas:

RF;

• Tomada e lâmpada; • Chave fim de curso indicadora da painel aberto;

• Indicação de falta de energia CA;

• Clp dotado de IHM, relógio de tempo real, uma porta serial RS232 e uma RS485;

• Fonte de alimentação com bateria, Alfacomp 2061;

• Rádio Modem Spread Spectrum de 1W, Alfacomp RM2060;

2060LR

ou

• Interfaces analógicas Alfacomp 2018 protegidas contra surtos;

• Isoladores a relé Alfacomp 2004; • Protetor trifásico contra surtos Alfacomp 9905;

• Protetor contra surtos na entrada

DESCRIÇÃO

“O sistema foi desenvolvido em conjunto pelo SAMAE e pela Alfacomp dando assim autonomia e independência ao Serviço Municipal.”

DO

SISTEMA

O sistema de automação funciona em protocolo mestre-escravo. A centralização de todas as comunicações se dá no microcomputador do CCO (Centro de Controle e Operação) localizado na ETA da Sede. A água tratada na ETA é bombeada para os reservatórios por uma rede de estações elevatórias. Os níveis e parâmetros remotos necessários para o funcionamento de cada estação são lidos e repassados pelo computador do CCO a cada UR (Unidade Remota), ou seja, a

informação de nível do reservatório para o qual uma determinada elevatória recalca água é lida do reservatório e enviada para a elevatória. Todas as comunicações partem do CCO, que é dotado de uma antena omni direcional. Os sinais de rádio são repetidos no Pico Jaraguá (morro das antenas) e no reservatório Picolli.


BOLETIM

Pág ina 3

ARQUITETURA

ARQUITETURA

SOFTWARE

DE

DAS

INFORMATIVO—VOLUME

2,

EDIÇÃO

3

RÁDIO

REMOTAS

BOOSTER

VILA

PARAGUAI

SUPERVISÓRIO

Desenvolvido em Elipse E3, o software supervisório tem interface de fácil operação e permite a operação tanto a partir do CCO quanto de outros computadores pertencentes à rede corporativa e até mesmo via Internet, utilizando o Internet Explorer. As telas principais possuem uma janela de fundo preto localizada na base onde são apresentadas as mensagens de alarmes presentes. Quando uma situação de alarme acontecer e enquanto ela estiver ativa ou não reconhecida, uma mensagem relativa à este alarme estará sendo mostrada.

“O protocolo de comunicação adotado é o MODBUS RTU, garantindo a conectividade com clps de todos os grande fabricantes.”

oftware supervisório configurado em Elipse E3


O SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL SEU SISTEMA DE TELEMETRIA EQUIPAMENTOS DA ALFACOMP

TELECOMANDO

E

TELESUPERVISÃO

DAS

REMODELA COM

Pág ina 4

REMOTAS

As telas das estações remotas apresentam os reservatórios. Cada tela apresenta: • O indicador de comunicações na forma de um rádio com o tempo em segundos desde a última comunicação com a estação; • Indicador de comunicação OK; • Indicador de painel fechado; • Indicador de energia da rede presente;

A tela das dos reservatórios apresenta a reservação total da cidade.

Os dados armazenados nos arquivos históricos podem ser visualizados na forma de tabela ou gráfico.

EQUIPE TÉCNICA DO SAMAE Leocádio Neves e Silva – Acessor em Gestão Ambiental Adriano Machado – Tecnólogo em Informática Sávio Mendes – Eletrotécnico em Automação Marcus Gomes – Técnico em Eletrotécnica Marcio Klein – Mecânico Manutenção A Alfacomp foi criada em 1992 e se caracteriza como uma empresa fornecedora de soluções em automação industrial e telemetria. Por sua experiência em instrumentação industrial e instalações de campo, aliada à sua capacitação como geradora de tecnologias de software e hardware inovadoras, a empresa tem contribuído com o desenvolvimento de segmentos como o da automação das companhias de saneamento. Rua Visconde do Herval, 1309/202 - Porto Alegre - RS CEP 90130-151 (51)3029-7161

alfacomp@alfacomp.ind.br

www.alfacomp.ind.br


Boletim Informativo SAMAE JARAGUÁ DO SUL