Page 1

!


! Conheça os tóxicos

O corpo humano absorve diversas substâncias tóxicas mesmo em pequenas quantidades, que acumula gerando problemas de saúde. Conheça os tóxicos mais comuns e porque os deve recear.

Compreenda os tóxicos

Formas de evitar os tóxicos

As crianças e os tóxicos

Referências


! Conheça os tóxicos

Compreenda Compreenda os tóxicos tóxicos os

Formas de evitar os tóxicos

As crianças e os tóxicos

Referências

COMO FUNCIONAM OS TÓXICOS? Compreenda os tóxicos para melhor se proteger.

Saiba como o seu corpo absorve os tóxicos:

INALAÇÃO Os tóxicos são dispersos para o ar no momento da fabricação dos produtos e posteriormente pelo utilizador quando os manuseia. Ambientes interiores revelam conter uma maior concentração destas substâncias.

CONTACTO A nossa pele absorve as substâncias tóxicas presentes nos cremes, perfumes, roupas e objectos diversos com que o seu corpo entre em contacto directo. As zonas da boca e dos olhos encontram-se mais susceptíveis.

INGESTÃO As fábricas, os desperdicios e o ar só por si contaminam os solos e as águas. Existe portanto, toxicidade nos nossos produtos alimentares. Os pesticidas contribuem bastante nesta área. Os tóxicos bioacumulam-se através da cadeia alimentar, pelo que se comer um peixe contaminado, estará igualmente exposto aos seus tóxicos.

Os tóxicos revelam uma nova percepção da poluição. Já não se trata somente de nevoeiros, sujidade ou barulho. A poluição agora é invisivel, é global e causa efeitos irreversíveis. A poluição está agora infiltrada dentro de nós.

Rick Smith e Bruce Lourie

CONTINUAÇÃO


! Conheça os tóxicos

COMO FUNCIONAM OS TÓXICOS? Compreenda os tóxicos para melhor se proteger.

Compreenda Compreenda os tóxicos tóxicos os

Formas de evitar os tóxicos

As crianças e os tóxicos

Referências

Os tóxicos já existiam na natureza, chamam-se toxinas, produzem-se de forma natural e desempenham o seu papel no ecossistema. Acontece que com a industrialização, ocorreu uma produção e uso excessivos destas substâncias com características extremamente nocivas a si e ao planeta. Os tóxicos são usados para diversos propósitos na manufacturação dos seus objectos e na produção dos seus alimentos. No entanto, existem métodos de cumprir os mesmos propósitos sem recorrer a tais meios. O seu corpo absorve os tóxicos através do contacto directo com a pele, da inalação de ar poluído e da ingestão de produtos contaminados.

!

Através da pele refere-se à sua utilização directa com o tóxico, seja roupa ou um creme que utilize. Zonas como os olhos e a boca estão mais susceptíveis e geralmente temos a tendência de lá levar as nossas mãos, que por sua vez entraram em contacto directo com as substâncias tóxicas. Mas os seus objectos não prejudicam só quando entram em contacto consigo. Quando uma empresa manufactura o seu produto, quantidades destes tóxicos muito mais elevadas do que as que chegam directamente até si são libertadas para o ar e para os rios. O que leva a uma igual poluição dos solos, onde os seus alimentos crescem. Assim não afectamos só quem usa objectos, afectamos todos os seres vivos, mesmo nas zonas mais remotas. É poluição 100% global. Os alimentos, para além de serem tratados com pesticidas, são agora embalados em tóxicos. Caixas e sacos de plástico onde compra os seus alimentos estão a contaminá-los. E claro, o que acontece quando estes objectos deixam de ser nossos? Deixam de intoxicar alguém? Os tóxicos são persuasivos e bioacumuláveis. Isto quer dizer que, para além de não se decomporem naturalmente, acumulam-se em si e transmitem-se de si para os restantes.


! Conheça os tóxicos

COMO FUNCIONAM OS TÓXICOS? Compreenda os tóxicos para melhor se proteger.

Compreenda Compreenda os tóxicos tóxicos os

Formas de evitar os tóxicos

As crianças e os tóxicos

Referências

Como? Através da procriação, o feto está contaminado logo desde o início, especialmente se a sua mãe estiver bastante, através da ingestão de seres tóxicos, que ocorre em toda a cadeia alimentar até chegar a nós e, através do seu corpo posteriormente, quando se decompõe. Deparamos-nos com um problema universal e persistente, que não desaparece em décadas e que nos acumula o planeta com lixo não-reciclável e não biodegradável!

!

Este é um problema que não podemos isolar. Especialmente porque se fechar em casa, está a expor-se ainda mais. Ambientes interiores e não arejados contêm quantidades significativamente mais elevadas. Desde 1930 até 2000 a produção de tóxicos químicos aumentou de 1 milhão para 400 milhões de toneladas e o pior é que só há conhecimento público de 14% dos químicos utilizados. Diversos exemplos como os DDT e os PBEs foram banidos e mesmo assim foram encontrados em crianças nascidas após proibição. É uma questão que ainda precisa de muitos estudos, no entanto está comprovado que estes tóxicos existem e que se infiltram em si, causando danos severos. A luta para que as corporações deixem de os usar é difícil, organizações como a Greenpeace já estão a batalhar. No entanto, você como indivíduo e consumidor, tem a opção de escolher o melhor para si. VOLTAR


! Conheça os tóxicos

Compreenda os tóxicos

Formas de evitar os tóxicos

PARA OBTER UM AMBIENTE MAIS LIMPO E SAUDÁVEL NA SUA VIDA EXISTEM DIVERSAS ATITUDES QUE PODE TOMAR Tome as devidas precauções pois é possível através delas evitar grandes quantidades de tóxicos e proteger-se a si, aos seus e ao seu planeta.

Seja um consumidor activo

As crianças e os tóxicos

Referências


! Conheça os tóxicos

Compreenda os tóxicos

Formas de evitar os tóxicos

Amaciador de roupa

Durante a lavagem da roupa, adicione uma chávena de vinagre branco na máquina de lavar. Isso ajuda a amaciar a roupa e a esbater quaisquer odores que permaneçam na roupa. O cheiro do vinagre dissipa-se rapidamente, as suas roupas não vão cheirar a vinagre depois de secas.

Limpar a pia

As crianças e os tóxicos

Referências

Desinfectar o microondas

Misture uma chávena de água e 1/4 de chávena de vinagre numa tigela. Coloque-a no microondas até que a solução ferva e, em seguida, desligue-o. Deixe a tigela aí fechada durante cinco minutos. Por fim, retire-a e limpe as superfícies interiores do electrodoméstico. A sujidade e gordura nas paredes do microondas tornam-se assim fáceis de remover.

Combine meia chávena de bicabornato de sódio (fermento) com 6 gotas de óleo essencial (como lanvanda, alecrim, limão, lima ou laranja). Lave bem o lavatório com água quente. Polvilhe a combinação no lavatóri e adicione um quarto de uma chávena de vinagre. Esfregue com uma esponja ou pano húmido e volte a lavar com água quente.

Lavar o forno

Champô para a carpete

Se não quer soluções de limpeza tóxicas perto dos seus utensílios culinários, uma óptima alternativa é ter um frasco em spray com uma solução de água e vinagre.

Misture 3 chávenas de água, três quartos de chávena de sabonete liquido de vegetais e 10 gotas de óleo essencial de menta. Esfregye a espuma nas áreas sólidas com uma esponja. Deixe secar e aspire.

Detergente para azulejos

Misture vinagre e bicarbonato de sódio e esfregue em círculos com a ajuda de uma escova de cerdas duras de nylon.

Coloque no forno água numa taça resistente ao calor . Ligue o forno e deixe o vapor libertar a gordura. Quando estiver frio, esfregue com uma pasta feita a partir de partes iguais de sal, bicabornato de sódio (fermento) e vinagre.

Limpar pequenos utensílios de cozinha

Limpar o pó

Não utilize polidores. Use tecido microfibras feito a partir de fibras sintéticas que captam mais eficientemente o pó. Se necessário coloque um pouco de azeite que age como um bom polidor.


! Conheça os tóxicos

Compreenda os tóxicos

Formas de evitar os tóxicos

As crianças e os tóxicos

Referências

As cianças absorvem os tóxicos e incluem-nos no seu crecimento, causando efeitos graves.

As crianças ainda não desenvolveram totalmente os seus corpos e as suas defesas. Tudo o que comem e absorvem é utilizado pelo corpo para crescer. Existem grandes efeitos causados pelos perturbadores hormonais, como deformações e menstruação precoce. Mas não são só os perturbadores hormonais que afectam as crianças. Os tóxicos ao acumularem-se no ar, transmitem-se para o pó. As crianças, para além da vulnerabilidade dos seus corpos, são também mais expostas devido ao grande tempo que passam no chão e à sua tendência de levar tudo à boca (local mais sensível à absorção de tóxicos). Ao incorporarem estas substâncias no seu crescimento, as crianças podem ter problemas de desenvolvimento, mesmo a nível cerebral. Efeitos como perturbações na capacidade de memória e de aprendizagem. Surge assim uma maior necessidade de proteger os seus mais pequenos. Actualmente já existem marcas que produzem os seus brinquedos e acessórios para crianças sem Bisfenol-A e Ftalatos. Faça a escolha adequada.

6 formas simples de evitar tóxicos nos produtos dos bébes


! Conheça os tóxicos

Compreenda os tóxicos

Formas de evitar os tóxicos

Existem diversas organizações e plataformas on-line que abordam e enfrentam este tema dos tóxicos. Seguem-se algumas referências utilizadas e que poderá consultar para uma maior compreensão do tema dos tóxicos. Slow Death By Rubber Duck Environmental Working Group Environmental Protection Agency World Wide For Fund Greenpeace Suzuki Foundation Formas de evitar os tóxicos Formas de evitar os tóxicos nos bebés

As crianças e os tóxicos

Referências

Website nocivamente  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you