Issuu on Google+

Um passeio com OsGemeos por S達o Paulo

MoDa e GraFFiti

Arte eM 3D

GraFFiti eM CaSA

revista.indd 1

12/04/13 21:51


2

revista.indd 2

12/04/13 21:51


Um rolé por SP com

OsGemeos Destas duas mentes transbordam todas as cores e sabores da imaginação. Lá tudo é possível e qualquer sonho se torna realidade. A inspiração para tantos desenhos e fábulas mágicas vem da forma com que a dupla Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como OSGEMEOS,refletem em seu interior a realidade e a fantasia que lhes rodeiam. Cada pequeno detalhe, porque são através deles que suas obras assumem esta forma já tão reconhecível, são componentes importantes na criação do mundo fantástico, cheio de histórias cotidianas em forma de poesia.

O mundo encantado em que vivem todos os seus personagens e que funciona como a janela da alma única dos irmãos gêmeos é repleto de uma mistura harmoniosa entre realismo e ficção. Suas histórias dançam entre dois importantes pilares. O olhar sonhador que possibilita a materialização de um mundo cheio de fantasias e suas críticas incisivas sobre as dificuldades enfrentadas por tantos cidadãos espalhados pelo mundo,vitimas de um modelo socioeconômico que se encontra em grande transformação.

3

revista.indd 3

12/04/13 21:51


Quem passou pelo Vale do Anhangabaú dia 14 de Fevereiro de 2012 percebeu que algo estava diferente na paisagem. Um grafite gigante feito pela dupla osgemeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, sumiu. No seu lugar, uma pintura malfeita ocultava ainda o semblante da obra que reproduz a imagem de um cangaceiro. A obra foi produzida em 2009, ano em que um espetáculo feito com bonecos gigantes infláveis desenhados pela dupla iluminou a cidade durante a peça francesa “O Estrangeiro”.

Imagem feita pelos artistas (dir.) e apagada pela prefeitura (esq.).

Os artistas publicaram em seu site oficial uma nota sobre o assunto. Eles estavam fazendo trabalhos nos EUA, mas disseram que já pensam em uma nova obra permanente para a cidade. “Estamos fora do Brasil e recebemos hoje a noticia sobre a obra apagada no Vale do Anhangabaú. Essa pintura foi um projeto acordado entre o SESC/Prefeitura de São Paulo/Plasticien Volant e nós, realizado em 2009 como parte das

comemorações do Ano da França no Brasil e que desde o inicio sabíamos que sua exibição seria temporária, pois o prédio seria demolido. É realmente triste ver que o “Estrangeiro” se foi, mas, pelo amor que temos por São Paulo e pela arte, estamos pensando em uma nova obra permanente para a cidade. Agradecemos o carinho expressado pelas mensagens que recebemos. -Osgemeos”

4

revista.indd 4

12/04/13 21:51


MODA &

GRAFFITI

A arte das ruas para os croquis A moda sempre se inspirou no universo descolado das ruas. Os jovens com suas tribos e atitude super descolada sempre dão grandes idéias a estilistas e criadores. E agora essa ligação está mais forte do que nunca. Com o graffiti sendo elevado à categoria de arte, as cores e formas das pinturas nos muros das grandes cidades invadiram o estilo outono/inverno e são forte referência para a estação.

revista.indd 5

5

12/04/13 21:51


6

revista.indd 6

12/04/13 21:51


7

revista.indd 7

12/04/13 21:51


3D A maior arte de rua em

Para promover o novo Reebok Crossfit, a marca (Reebok) chamou os artistas Joe e Max para criar a maior e mais larga obra de arte de rua em 3D. A pintura levou uma semana para ficar pronta no Canary Wharf em Londres, medindo nada menos que 1.160,3 metros quadrados, se tornando a maior e mais larga  arte de rua em 3D pelo Guinnes Book. Depois que tudo ficou pronto as pessoas podiam se exercitar na obra de arte.

8

revista.indd 8

12/04/13 21:51


A origem do

GRAFFITI

O  Graffiti  é uma forma de manifestação artística que se dá em espaços públicos através de inscrições feitas em paredes e muros. Acredita-se que o hábito de deixar escritos nos ambientes tenha surgido no Império Romano com os grandes exércitos e a política imperialista. O Graffiti propriamente dito teria origem na década de 70 nos Estados Unidos. Alguns jovens de Nova Iorque começaram a deixar sua marca nos muros da cidade e com o tempo elas se transformaram em desenhos e foram adquirindo cada vez mais técnica. No nosso país o Graffiti foi iniciado no estado de São Paulo e não parou por aí. Além de ganhar força o movimento ganhou características próprias do povo brasileiro e hoje é reconhecido como um dos melhores grafites do mundo. Por ser uma manifestação artística, o Graffiti está ligado a vários movimentos musicais como o Hip Hop, onde os desenhos expressam a realidade, das ruas. Algo que gera muita polêmica é a mania que algumas pessoas têm de confundir graffiti com vandalismo e pichação. Vale lembrar que o graffiti necessita da autorização do dono do muro ou do espaço diferente da pichação que é feita sem qualquer legalidade e com a intenção de depredar.

9

revista.indd 9

12/04/13 21:51


CASA

GRAFFITI EM

A ARTE DO

DESAPEGO

Renegados por muito tempo nos muros das cidades, os graffiti ganharam, definitivamente, status de obra de arte. Em um movimento natural desse processo, os graffiti passaram a dividir espaço com as pinturas clássicas também nas paredes residenciais. Seja na casa de colecionadores ou simplesmente de quem quer completar a decoração com um toque de modernidade exclusiva.

10

revista.indd 10

12/04/13 21:51


11

revista.indd 11

12/04/13 21:51


revista.indd 12

12/04/13 21:51


Revista Art Magazine