Page 1

SEM O EXCESSO DE COMUNICAÇÃO

NA CIDADE,

ALÉM DE RUAS MAIS AGRADÁVEIS,

O SEU NEGÓCIO VAI APARECER.


Mogi das Cruzes chega aos seus 450 anos com um jeito de cidade antiga, aconchegante, mas com a força e a pujança dos grandes municípios inseridos dentro do contexto e da grandiosidade do Estado de São Paulo e do Brasil. Com suas ruas estreitas, traz o charme de quem nasceu numa época onde o meio de transporte era a charrete, e chega a 2010 com a força de quem preserva o passado, respeita o presente e planeja o futuro. O Mogi Mais Viva é isso. É a proposta de sanear as necessidades humanas e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir a eficiência na manutenção destes ideais. É praticar ações planejadas que se intercalam de forma a promover a sustentabilidade, dentro do conceito que relaciona a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Uma cidade mais

Mogi Mais Viva é:

limpa.

• Calçadas mais seguras para pedestres • Acessibilidade aos portadores de necessidades especiais • Coleta e tratamento de esgoto • Ampliação da iluminação pública • Arborização de praças, avenidas e parques • Promover o turismo • Despoluir a cidade • Investir na coleta seletiva • Preservar o Patrimônio Histórico • Enxergar a Serra do Itapeti

bonita, aconchegante e

É morar numa cidade mais bonita, mais confortável, mais planejada, com mais desenvolvimento econômico e social, traduzida em melhor qualidade de vida.


É todo tipo de comunicação que utiliza componentes visuais para levar uma informação ao seu público desejado, como símbolos, imagens, desenhos, gráficos e todas as formas de comunicação que podem ser vistas. Os elementos de comunicação visual mais comuns na paisagem urbana são:

Anúncio Indicativo: Tem como objetivo identificar o prédio/estabelecimento, bem como a atividade exercida no próprio local.

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: São todas as propagandas instaladas fora do local onde a atividade é exercida. Por exemplo: outdoors, cartazes, panfletos e banners.

O QUE É

COMUNICAÇÃO,

VISUAL?

ANÚNCIO ESPECIAL: São anúncios utilizados em caráter especial, que podem ter a finalidade cultural ou educativa.

O QUE É POLUIÇÃO VISUAL? É tudo aquilo que incomoda ou atrapalha a visão. Todo o excesso de elementos ligados à comunicação visual que torna o ambiente urbano feio e desagradável. Além de promover o desconforto visual, a poluição visual dificulta o entendimento das mensagens e desvaloriza a cidade.


As regras para a nova lei são simples. Veja a seguir os tipos de comunicação que são permitidos. Em caso de dúvida, consulte sempre um profissional especializado e a Prefeitura antes de confeccionar a comunicação visual do seu estabelecimento. Se a sua fachada for menor que 10 metros de frente para a rua, avenida, praça ou largo, sua identificação visual pode ter até 1,5 m2.

DEIXE A NOSSA

CIDADE

MAIS BONITA.

Se a sua fachada for igual ou maior que 10 metros e menor que 100 metros de frente para a rua, avenida, praça ou largo, sua identificação visual pode ter até 4 m2.


Se a sua fachada for igual ou maior que 100 metros de frente para a rua, avenida, praça ou largo, sua identificação visual pode ter 2 anúncios de até 10 m2.

Se o seu estabelecimento for de esquina, você pode utilizar cada fachada para identificação da sua atividade obedecendo as áreas da lei. Você pode fazer a identificação do seu estabelecimento usando letras caixas ou pintura na própria parede, sempre respeitando o espaço permitido de acordo com a lei.

Se você utilizar suportes em forma de totens, eles devem estar dentro do seu lote, não podem ultrapassar 5 metros de altura e a área máxima permitida pela extensão da fachada.


Você pode colocar toldos para proteger portas, janelas e vitrines de seu estabelecimento, mas eles precisam ser retráteis. Você pode usar a testada do toldo para identificar sua loja/atividade mas a altura das letras e números não deve passar de 20 cm. A utilização da testada do toldo impede a utilização de uma placa indicativa.

Se o toldo for apenas para proteção sem nenhuma comunicação visual, a placa indicativa pode ser utilizada respeitando os parâmetros da lei.

Se o seu estabelecimento está no alinhamento da calçada, a sua placa indicativa não pode avançar mais que 15 centímetros. Aaltura final de fixação de sua identificação deve ter no máximo 5 metros.


Caso você queira utilizar banners, adesivos e qualquer tipo de informação publicitária, como decontos e promoções, eles devem ser fixados a 1 metro para dentro da vitrine.

Se o seu estabelecimento possui veiculos, eles podem ser identificados, mas não podem fazer propaganda de terceiros.

Se você estiver instalado em um imóvel que tenha atividades próprias e de outras pessoas, as identificações podem ser subdivididas, mas devem respeitar os limites das áreas que a lei estabelece.


Fizer a identificação do seu estabelecimento dentro da área permitida pela lei, sem colocála sobre a calçada

a nossa cidade

vai ficar mais

bonita

se você:

Não colocar anúncios publicitários em veículos como bicicletas, taxi, ônibus e carros de passeio.

Não utilizar cavaletes, cartazes e panfletos em vias públicas e praças


Não tiver publicidade de outras pessoas ou outras atividades comerciais na sua fachada.

Não usar o toldo fixo sobre a calçada. Não usar faixas e banners visíveis em via pública.

Não usar propaganda ou anúncios sonoros em vias públicas.

Não utilizar carro de som.

Não utilizar a empena dos prédios para fixar anúncios publicitários.

Não utilizar placas de propaganda que avancem sobre o passeio público.

Não colocar cartazes ou placas em postes.


O anúncio publicitário (aquele que é feito fora do estabelecimento onde se exerce a atividade) é permitido em imóveis que não tenham nenhuma edificação. Os imóveis precisam ter no mínimo 20 metros de fachada para as vias determinadas pela Prefeitura. O anúncio publicitário pode ter no máximo 5 metros de altura e estar afastado 5 metros de qualquer divisa do lote. Os anúncios publicitários devem estar distantes 30 metros de rotatórias e demais elementos do sistema viário, como trevos e alças de acesso.

Seu anúncio (outdoor) pode fazer parte de uma

cidade, mais bonita. Veja como:


Não distribua panfletos em ruas, avenidas, praças, largos e parques públicos. Não faça divulgação utilizando banners, cartazes e cavaletes. Não aplique cartazes (lambe-lambe) em postes, muros e fachadas. Não use faixas penduradas em vias ou pregadas em fachadas. Não utilize propaganda ou anúncio sonoro. Não utilize laterais de prédios para colocar anúncios. Não utilize veículos para fazer propaganda de terceiros.

a nossa cidade ficará

mais bonita

Não utilize carro de som.

se você cumprir a lei.

Viu!? É simples. A Prefeitura de Mogi está trabalhando por uma cidade melhor, mais organizada, mais limpa e mais VIVA. A sua participação é importante.

Juntos vamos construir, crescer, planejar e viver numa cidade cada vez melhor.


Anúncio Indicativo: Consulte um profissional de comunicação. Consulte a prefeitura. Mantenha sua fachada sempre em ordem. O excesso de comunicação torna-se Poluição Visual, e isto interfere de maneira negativa sobre o seu negócio.

é a nossa RESPONSABILIDADE E PRAZOS São solidariamente responsáveis os proprietários ou possuidores do imóvel, a empresa instaladora e os responsáveis pelo anúncio. Todos devem cumprir a lei para que Mogi fique mais bonita. Aproibição para cartazes, panfletos, banners, cavaletes e anúncios sonoro é imediata. A partir de 1 de fevereiro de 2010 os anúncios indicativos terão o prazo de 180 dias para se adequar à lei, e para os anúncios publicitários o prazo é de 30 dias. O descumprimento da lei acarretará aplicação de multas conforme previsto.

MOGI

cada vez melhor.


CONSELHO MUNICIPAL

DE PROTEÇÃO A PAISAGEM URBANA

fale conosco w w w . m o g i d a s cru z e s . s p . g o v . b r | m o g i m a i s v i v a @ p mmc . c o m . b r

Profile for Alexandre Rodriguez

Cartilha mogi mais viva  

Cartilha mogi mais viva  

Advertisement