Issuu on Google+


PARA PARAQUE QUESERVEM SERVEMOS OS MAPAS MAPAS

Os MAPAS são instrumento fundamental para se orientar e se localizar no

espaço. Os Mapas também servem para conhecermos melhor o espaço geográfico, ou seja, o mundo em que vivemos. Por exemplo, existem mapas que nos permitem conhecer a distribuição mundial da população, das reservas de ouro, onde se localizam as principais áreas de pesca e caça marítimas do mundo, etc. Você já reparou que a maioria dos estudos de geografia vem acompanhado de mapas? Isso acontece porque os mapas são um instrumento indispensável para a geografia. Mas você sabe exatamente o que é uma mapa? CARACTERÍSTICAS CARACTERÍSTICASDE DEUM UMMAPA MAPA

O mapa é uma representação:  em uma superfície plana, como uma folha de papel;  em escala reduzida de um espaço qualquer, ou seja, todo mapa é uma “miniatura” do espaço representado;  selecionada das informações contidas no espaço; uma vez que não é possível representar no mapa tudo o que temos no espaço.


O mapa pode representar um terreno, (a área ocupada pela escola, por exemplo), um bairro (Ponte Preta), um município (juiz de Fora), um país (Brasil), o mundo, etc..

BAIRRO

PAÍS

MUNDO

Costuma-se comparar o mapa a uma foto. A semelhança entre eles é a seguinte: uma fotografia é o registro da imagem de uma pessoa ou de uma paisagem em um determinado instante, e o mapa também é a representação ou a imagem em um determinado momento.


DIFERENÇAS DIFERENÇASENTRE ENTREFOTO FOTOEEMAPA MAPA

Contudo, elaborar um mapa é bem diferente de tirar uma foto. Enquanto uma foto é obtida por meio de uma câmera fotográfica, o mapa é uma espécie de desenho bastante elaborado, que procura mostrar os elementos que existem no espaço representado: ruas ou avenidas (no caso de mapa ou planta de uma cidade), estados e principais países (nos mapas políticos de uma país), países do mundo (no caso de um mapa-mundi político) e assim por diante.

Antes de produzir uma mapa é necessário conhecer muito bem a área a ser mapeada:  sua dimensão ou tamanho;  os objetos que queremos destacar;  e onde eles se localizam no espaço.

Portanto, antes da elaboração de um mapa, é preciso que haja toda uma fase de levantamento e identificação da área.


Atualmente, os mapas elaborados pelos cartógrafos (profissionais que fazem os mapas) apresentam informações obtidas por meio de fotografias aéreas e imagens de satélites. Além desses recursos, o cartógrafo, muitas vezes, percorre os locais a serem mapeados, verificando ou coletando informações para que a representação se torne mais correta possível.

Cartógrafo, em campo, usando Instrumentos como o teodolito para coletar dados como a altitude e as distâncias entre os elementos da paisagem.

Aviões equipados de máquinas especiais sobrevoam as áreas que querem mapear.

Fotografia aérea


SatĂŠlite artificial giram em grandes altitudes, captando imagens do planeta

Cidade de SĂŁo Paulo e municĂ­pios vizinhos


Os primeiros mapas Muito antes da invenção da escrita, diferentes grupos humanos faziam representações para indicar os lugares onde viviam e os caminhos que percorriam. A necessidade que o homem tem de desenhar os caminhos por onde passa é tão antiga quanto a própria história da humanidade. Eles tinham de descobrir e trocar informações acerca de onde se encontravam tribos inimigas, onde havia caça, em que região era possível trocar produtos. A medida que o tempo foi passando, a sociedade humana foi se tornando mais complexa. Sobreviver significava muito mais do que buscar alimentos ou evitar o inimigo. Era necessário defender o território, conquistar novas áreas. Assim, a medida os homens foram adquirindo mais conhecimento sobre a Terra, este conhecimentos passam a ser registrados para que pudessem ser transmitidos a outras pessoas.


Cada povo fez seus mapas de diferentes formas: gravados em argila, em papiro, em pedras, em madeira e conchas. Hoje em dia, além dos mapas feitos em papel e dos globos terrestres, podemos consultar mapas digitais que podem mostrar ao mesmo tempo muitas informações diferentes.

MAPA de Ga-Sur, feito de argila data de 4500 a.C. Acredita-se que ele representa o rio Eufrates e as montanhas da região nordeste da antiga Mesopotâmia.


Fragmentos de um mapa feito pelos egípcios em papiro há cerca de 3.200 anos.

MAPA PAPIRO: espécie de papel feito com a planta chamada Papiro. Mapas feito pelos esquimós talhado em madeira.

Carta feita em pergaminho usada para navegação.

MAPA PERGAMINHO: espécie de papel feito com pele de ovelha ou de cabra.


Mapas Digitais

FIM Imagens obtidas por satĂŠlite


Mapas