Page 1


FENÕMENO NATURAL Devido a presença do dióxido de carbono (CO2)

É a chuva que causa grave problemas resultante da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos por certas atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.

Chuva comum

pH em torno de 5,4

Faz com que ocorra um aumento considerável do acúmulo de gases que vão fazer com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.


A queima de combustíveis fósseis

Libera dióxido de carbono e uma série de outros gases, tais como os óxidos de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NO), que se transformam em ácidos (sulfúrico e nítrico) quando em contato com o vapor de água atmosférico. Esses ácidos permanecem nas nuvens e posteriormente precipitam-se junto com as chuvas.

CARVÃO

PETRÓLEO

GÁS NATURAL


AS CHUVAS ÁCIDAS PROVOCAM

 As águas dos mares, rios e lagos tornam-se ácidas, matando peixes, algas e outros seres vivos;  Nas florestas e lavouras, as plantas são queimadas pelos ácidos e muitas delas morrem ou ficam enfraquecidas;

 Alteram os solos cultiváveis (aumento da acides e possível perda da fertilidade);  Nas cidades pode causar graves danos ao patrimônio histórico e cultural, corroendo mo-numentos e fachadas de prédios.

Floresta temperada (Jizera, República Checa).


Europa Ocidental, sendo o caso mais clássico a deterioração da Floresta Negra alemã, atribuída a emissões provenientes da Inglaterra e levadas pelos ventos de oeste da Europa Atlântica até a Europa continental; grande parte do nordeste dos Estados Unidos e do sudeste do Canadá, principalmente. BRASIL Há algumas décadas, centros industriais como São Paulo, Rio de Janeiro e Cubatão (SP), assim como algumas cidades da região carbonífera de Santa Catarina, vêm apresentando aumento nos índices de acidificação das chuvas devido à poluição do ar.


Atualmente é muito difícil acabar completamente com esse fenômeno, pois significa enfrentar sólidos interesses industriais e político. SOLUÇÕES:  Controlar a emissão dos poluentes que a provocam – dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio;  Mudar as fontes de energia usadas pelas chamadas energias limpas (solar e eólica);  Aplicar punições aos veículos desregulados;  Organização de campanhas governamentais para o uso de transportes públicos ou solidários (o rodízio de carona);  Melhorar as condições do transporte público; BIBLIOGRAFIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida http://www.significados.com.br/chuva-acida http://www.suapesquisa.com/chuvaacida/ http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/

/

Chuva ácida  

Abordagem sintética sobre Chuva Ácida.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you